Criar partição

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor agreste » Domingo Fev 25, 2007 20:44

Vtech Escreveu:
agreste Escreveu:Tenho o cd de recuperação k vinha co pc. Esse cd dá pa instalar o sistema operativo de novo mesmo co disco formatado?

Tenho um disco externo sim senhor :)

Sim dá (alguns CD's de recuperação, não são mais que o CD do Windows), ou pelo menos podes por como vinha da loja.

Disco externo... Great, procuras nos sites da especialidade e instalas o Acronis True Image e fazes o CD de Boot do Acronis, depois arrancas com o CD e fazes Backup do disco onde está o SO para o disco externo, ele vai-te criar um ficheiro com o conteúdo do disco do SO (normalmente o disco/partição C) depois disto podes-te aventurar com o Vista em segurança.

Então deixa ver se percebi:
Tenho duas hipóteses: se formatar o disco ou instalo o windows com o cd q o pc trzia ou instalo com o cd feito com o acronis?

(tudo o que me interessa já tá no disco externo mesmo se acontecer algum acidente inesperado)

Se eu arranjar um cd do xp home mesmo sem o sp2 consigo usar a mnha licença do xp home c sp2? mesmo sendo a liceça oem?
agreste
Novato
Novato

Registado: Quarta Out 25, 2006 16:18

Mensagempor Mektub » Domingo Fev 25, 2007 20:57

agreste Escreveu:Mektub, esse programa tbm pode ser usado co XP?
Já agora, n me podes dar as indicações passo a passo de como trabalhar com o programa e dp como criar a partição? :oops: :oops: obg

Pode e é usado com o XP. Como é um LiveCD tens de gravar o ficheiro ISO de que fizeste download para um CD e no teu PC fazer boot do PC.

Desta maneira o(s) sistema(s) operativos que estejkam no disco não estão activos e pode-se mexer neles mais fácilmente. Essencialmente tens várias opcções: encolher uma partiçao (para fazer espaço para outra caso não haja espaço livre), gerar particões primárias ou secundárias em espaço livre e é possível tambem formatar as novas particões.

O Gparted cionhece of formatos mais usuais, FAT, FAT32, NTFS, ext2 ext3 (estas do Linux) e mais umas que não me lembro.

O melhor é veres os Screenshots aqui.

http://gparted.sourceforge.net/screenshots.php

E quando se encolhe uma partição não se perdem dados!

Tiro o meu chapéu (virtual) a quen desenvolve software deste.

Mektub
Mektub
Novato
Novato

Registado: Terça Nov 15, 2005 3:12

Mensagempor Vtech » Domingo Fev 25, 2007 21:11

agreste Escreveu:Então deixa ver se percebi:
Tenho duas hipóteses: se formatar o disco ou instalo o windows com o cd q o pc trzia ou instalo com o cd feito com o acronis?

Sim básicamente é isso, só um aparte o CD de Boot do Acronis é apenas CD de Boot precisas de ter o ficheiro de backup em outro sitio, no teu caso no disco externo.

agreste Escreveu:Se eu arranjar um cd do xp home mesmo sem o sp2 consigo usar a mnha licença do xp home c sp2? mesmo sendo a liceça oem?

Sim, mas creio que tenha de ser também um OEM, acho que o Setup do Windows diferencia entre CD's OEM e Retail e compara com a chave introduzida.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor agreste » Segunda Fev 26, 2007 18:57

Bem então vou seguir as dicas e aproveito e experimento também o Ubuntu q aqui tenho.(quem sabe se n me fico por ele :) ).
Thank you all! :P
agreste
Novato
Novato

Registado: Quarta Out 25, 2006 16:18

Anterior

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes