Boot com o XP e o Vista instalados no mesmo disco

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Boot com o XP e o Vista instalados no mesmo disco

Mensagempor flaviozinho » Quarta Fev 28, 2007 23:34

Boas a todos, esta questão que vou colocar se calhar está bem respondida em outra parte do fórum mas não a encontrei, nesse caso agradecia que me reencaminhassem.
Ora bem, tenho um portátil com um disco de 100 gb e 3 partições. Comecei por instalar o vista no C:, e o XP no D:, ficando o E: para dados.
Ao fim de instalar o vista iniciava normalmente, após instalar o XP apenas consigo iniciar o XP, não aparece a operação de boot no vista..
Como posso fazer? O objectivo era que aparece-se no inicio qual dos sistemas operativos queria escolher..

Aguardo as vossas respostas.

Com os melhores cumprimentos,

Flaviozinho
flaviozinho
Novato
Novato

Registado: Quarta Mai 03, 2006 22:28

Mensagempor SuckThis » Quinta Mar 01, 2007 14:41

Penso que se fizeres o boot pelo dvd do vista, irá aparece lá uma opção para reparar o boot, uma vez que já tens instalado o vista.
SuckThis
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 02, 2006 17:10

Mensagempor flaviozinho » Terça Mar 06, 2007 22:04

Optei por uma via mais complicada.. mas entretanto já tenho o dual boot a funcionar, se alguem precisar de ajuda de como fazer é só perguntar.
Cumpz
flaviozinho
Novato
Novato

Mensagempor SuckThis » Quarta Mar 07, 2007 12:49

flaviozinho Escreveu:Optei por uma via mais complicada.. mas entretanto já tenho o dual boot a funcionar, se alguem precisar de ajuda de como fazer é só perguntar.
Cumpz

Coloca aqui a tua solução, assim quem tiver o mesmo problema já sabe como fazer! :)
SuckThis
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor flaviozinho » Quarta Mar 07, 2007 22:13

oki. Tão isto basicamente acaba por ser super simples, agora se te pões a inventar como eu ou na sabes a coisa acaba por ser complicada. Antes de mais, claro, fazer uma copia de segurança dos dados. Depois fazes o seguinte: O xp instalado numa partição, e outra partição livre, pelo que li por aí, dizem que 40GB ou mais é a melhor solução apesar de claro, pores aquilo que entenderes. Depois, e com o XP ligado, metes o dvd do vista, e mandas instalar na tal partição livre e ele faz tudo sozinho.
Notas: - Ao instalares o vista ele acaba por "tomar conta do sistema" por isso detecta anteriores versões instaladas, e no boot aparece "anterior versão do windows".
- Para mudar a ordem dos sistemas operativos, ou o que arranca primeiro, ou o nome deles, instala o Vistabootpro, eu tenho a versão 3.1. também podes fazer atraves do Windows, mas aquilo faz tudo sozinho.
- Para desinstalar algum deles, nomeadamente o Vista, já li varias coisas sobre isso, e já tenho ideia como fazer, mas para não induzir as pessoas em erro vou tar calado lol.
No que puder ajudar, MP me.
Cumpz
flaviozinho
Novato
Novato

Mensagempor SuckThis » Quinta Mar 08, 2007 23:22

flaviozinho Escreveu:oki. Tão isto basicamente acaba por ser super simples...

LOL Super simples é como quem diz, tu foste pelo caminho mais longo, mas ok reinstalar tudo também é solução. :wink: :)
SuckThis
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor aDoF96 » Sexta Mar 09, 2007 20:39

SuckThis sabes outra maneira mais simples?

é que estou com o mesmo problema :? e não me apetecia estar a instalar o vista de novo.. :roll:

e até já experimentei fazer, por o DVD do Vista e correr a cena para corrigir o arranque mas agora, ele só detecta o Vista, o XP foi-se :?
aDoF96
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Set 26, 2004 14:34

Mensagempor SuckThis » Sábado Mar 10, 2007 12:56

aDoF96 Escreveu:e até já experimentei fazer, por o DVD do Vista e correr a cena para corrigir o arranque mas agora, ele só detecta o Vista, o XP foi-se :?

Ok depois desse passo instala no Vista o EasyBCD e tenta adicionar uma entrada para o Windows NT/2k/XP/2k3.

Podes experimentar também com o Vistabootpro, como disse o flaviozinho.

Não sei se irá funcionar porque não tive o Vista instalado durante muito tempo e na altura que o instalei já tinha agendado um format ao disco que incluía a partição do xp, foi mesmo só para experimentar. :mrgreen:

ps: regra de ouro no que respeita à instalação de vários sistemas operativos, instala-se sempre da versão mais antiga para a mais recente, por exemplo se quiseres instalar 3 sistemas operativos, sendo eles o XP, o Vista e o Win98, começas por instalar o 98, depois o XP e no fim o Vista. :wink:
SuckThis
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor aDoF96 » Quarta Mar 14, 2007 17:33

Já testei os dois programas e não funciona. Tanto um programa como o outro não configuram bem as cenas para o XP, apenas o boot para o Vista funciona :?

pois o ideal era instalar primeiro o XP e depois o Vista, mas o que vinha de raiz era o vista e então só se formatasse, o que não me apetecia muito..

tipo, ninguém sabe se dá para configurar isso através do ficheiro boot.ini do XP ?
aDoF96
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Set 26, 2004 14:34

Mensagempor SuckThis » Sexta Mar 16, 2007 18:20

aDoF96 Escreveu:tipo, ninguém sabe se dá para configurar isso através do ficheiro boot.ini do XP ?

O problema é mesmo esse, não podes usar o boot.ini do XP porque simplesmente o XP já não mete o bedelho no boot.

Será que a utilização de uma máquina virtual não te resolve o problema. Podes usar uma máquina virtual a correr por cima do Vista, tudo depende do hardware que possui o teu PC e da utilização que vais dar ao XP.
SuckThis
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor net_shark » Terça Mar 20, 2007 16:16

o boot.ini e o ntloader acabaram no xp.

O Vista tem um novo boot loader, e como tal devem usar os utilitarios referidos aqui para gerirem o boot loader ou usarem algo ainda mais flexivel como boot loader, por exemplo o grub do linux.

Alex
net_shark
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Ago 03, 2004 9:08

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes