por SuperMegaMau » Domingo Abr 22, 2007 22:57
Bem, eu tenho um VX2 há um mês mais ou menos, e portanto posso já dar uma opinião e talvez responder a algumas questões.
Realmente e como todos nós já reparámos, as diferenças entre o VX2 e o G1 são mínimas, mas a verdade é que não demonstro o mais mínimo arrependimento em relação à minha compra. Certamente a diferença de preço não faça grande sentido para a maioria das pessoas, e concordo que o preço esteja influenciado pela presença do nome Lamborghini.
Comparando os dois referidos pelas características principais de hardware, penso todas (diferenças) serem ligeiramente melhores a favor do VX2, não estando eu a dizer que a diferença de preço seja justificável, pelo menos nestes termos.
O processador tem mais 166Mhz (T7200 vs T7400) pouca coisa, praticamente o mesmo.
O monitor não sei se é o mesmo, nunca comparei lado a lado, mas parecem-me exactamente iguais, se bem que a asus diz que o VX2 tem uma tecnologia qualquer para eliminar mais reflexos.
Em termos de portas I/O é tudo muito parecido, pelo que vi na página da asus, o G1 tem 4 portas USB para 3 do VX2, o G1 tem uma saída DVI-D, e o VX2 tem uma saída estranha H-DVI, que depois trás uns adaptadores para DVI-D e mais n sei o quê. O VX2 tem depois um leitor de impressões digitais, que é giro e tal, mas consigo viver bem em ele, e infra-vermelhos.
Por fim, o VX2 inclui uma placa de rede wireless com suporte para o protocolo 802.11n com velocidades a partir dos 200Mbit se não me engano, que ainda não está completamente específicado e provavelmente vai sofrer alterações.
Nas restantes características e software, estão ambos a par. Alguns destes componente justificam parte da diferença no preço penso eu, mas não a totalidade.
Agora as maiores diferenças estão na construção e nos materiais utilizados. Ambos estão muito bem construidos, provavelmente acima da média, se bem a a asus sempre demonstrou boa qualidade. Eu claramente prefiro o aspecto do VX2. Tenho a versão preta, cuja parte superior (tampa), é contruida numa liga de carbono, talvez seja esta a razão pela qual o VX2 pesa menos 700g que o G1. O apoio das mãos é em cabedal, o que na minha opinião dá muita pinta, mas para algumas pessoas acredito que não seja muito agradável. O G1 vem acompanhado de uma mochila bastante porreirinha e de boa qualidade pelo que pude comprovar. Por outro lado o VX2 traz uma mala mais ao género executivo ou algo parecido, uma mala de portatil em pele escura com costuras amarelas tal como os apoios das mãos.
Não sei como é a embalagem do G1, mas a do VX2 é tipo "chique" (lol) vem dentro de um saco de veludo que vem depois metido numa caixa de cartão grosso com as letras Lamborghini marcadas ao estilo nem sei bem de quê, como se fosse um producto de colecção, o mesmo acontece com o rato. E inclui ainda uma tapete de rato que penso o G1 também ter, de cabedal também, a condizer com a mala e com o próprio portatil.
Posto isto, só na embalagem gastaram-se logo uns trocos bem como nos acessórios de transporte. Ao fim ao cabo, na minha opinião o dinheiro aparentemente injustificado e atribuido à marca é inferior ao que pode parecer. Por outro lado, penso que está aqui aplicada aquela teoria da exclusividade, normalmente atribuida aos automóveis. Uma forma de garantir que determinado produto é menos visto passa por exemplo por subir o preço.
Assim à primeira vista talvez seja adequado dizer que são portáteis para mercados diferentes, se calhar o G1 é mais virado para jovens jogadores e o VX2 para uma faixa etária superior.
Quando me decidi por comprar um novo portatil, defini que teria que cumprir certas características importantes que a minha anterior máquina não cumpria, grande resolução do monitor e boas cores em 15'' máximo, boa bateria, uma placa gráfica nvidia e muito importante, bonito e diferente. Estou certo que se me tivesse inclinado pelo G1, teria uma nvidia, teria um monitor de 15'' com boa resolução e com bom aspecto, mas este é mais agradável e simplesmente diferente, e no meu caso o preço não teve grande peso.