O forum programação é sobre programação?

Comente o nosso website no geral, aponte erros, dê sugestões...

Moderadores: Administradores, Moderadores

O forum programação é sobre programação?

Mensagempor CoolMaster » Quinta Mar 15, 2007 0:58

Eu ia criar um topico naquele forum mas como não ia falar de programação mais vale colocar aqui.

A ver se me explico, supostamente o forum é sobre programação mas são bastantes os topicos em que não se fala de programação. A minha duvida é se para a maior parte das pessoas existe realmente a noção do que é programação.

Basta ir ao forum e ver topicos de pessoas a pedir ajuda para instalar players de flash, dominios gratis (?!?!!?), lista webhostings?, "[pedido ajuda]preview de sons" (wtf?), radio online num forum, eliminar email?....

e a lista continua.. isto so na primeira página. O mais grave é que muitos destes exemplos são movidos para aquele forum... ora, se o o utilizador normal não sabe o que é programação -até aí entendo - agora um moderador?

Já no forum de tuturiais tem "[Programação] Como instalar um fórum phpBB2*"..
E já agora ao contrario do que muita gente pensa por aqui (pelo que tenho visto) flash tambem não é programação. Desde quando é que animações simples (ou complexas for that matter) se encaixa em programação? Aquele tuturial que esta nesse forum não tem nada a ver. Sim, eu sei que flash tem uma linguagem de programação (actionscript) mas de todos os topicos que vi nesse forum (4 ou 5) sobre flash nenhum deles falava de actionscript, logo...

E já nem falo nos topicos sobre html, html não é programação.. nunca o foi nem nunca o será, é uma linguagem de formatação, não uma linguagem de programação... e se escrever html a mão ainda escapava naquela forum pedir ajuda para usar programas WYSIWYG (frontpage, dreamweaver, nvu, etc) é que não tem mesmo nada a ver.

Não me levem a mal, na globalidade o hcp é bastante bom mas nesta area que me diz particularmente respeito acho vergonhoso isto estar assim.

Antes de finalizar digo que isto não serve para ofender ninguem muito menos para provocar uma flame war, é apenas aquilo que sinto. Sou um utilizador recente no forum e como disse esta bastante bom mas se não sabem sobre todos os assuntos (compreensivel) mais vale não ter um forum sobre esses mesmos assuntos. Um forum mais geral por exemplo, ficaria muito melhor.
CoolMaster
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 25, 2006 0:54

Mensagempor Posturas » Quinta Mar 15, 2007 9:37

Tens uma certa razão no teu ponto de vista, mas se leres a descrição desse subfórum é percebes o porquê do tipo de tópicos que lá se colocam.

Nem sei quais foram os motivos que levaram à criação do subfórum programação, nem o porquê deste ser tão abragente, mas imagino que isso passe por este fórum se chamar hardware.com.pt e não software.com.pt. Penso que esse subtópico deve ser entendido como uma espaço para discutir temas, que não se enquandram nos outros tópicos e que tem em comum o facto de exigirem algum tipo de "programação".

Agora se flash, html e afins são ou não são programação, isso é um pouco relativo. Efectivamente não vão criar executáveis, mas por outro lado é uma forma de programar alguma coisa (nem que seja o aspecto de uma página web) -- até as formulas do excel podem ser subentendidas como programação. Eu digo isto, mas quando penso em programação, normalmente penso em C / assembley / .... ; estou só a explorar o outro ponto de vista.

O ideal seria certamente exitir um subfórum para cada assunto, mas como o uso do subfórum programação é tão baixo (mesmo assim), parece-me bem assim.

Mas isto é apenas a minha opinião, tal como tu tens a tua (que como já disse compreendo).

Cumps.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor CoolMaster » Quinta Mar 15, 2007 9:55

Entendo perfeitamente o que estas a dizer, mas daí achar que o nome do forum deveria ser outro para abranger essas situações.
CoolMaster
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor drooopy » Quinta Mar 15, 2007 10:11

Com que então "flash, html e afins" não é programação??

Bem, meus caros, antes de dizerem asneiradas, primeiro se não sabem, investiguem um bocadinho, e talvez encontrem algo sobre actionscript, javascript, CSS e "afins" :lol:

Quanto á parte de "programação", tudo tem um início, nem que seja a instalação de um servidor Apache ou coisa do género. E todos esses pormenores são importantes para a programação. Contudo, concordo que esteja um pouco desorganizada a secção de programação.
_;:ª*`^*>&$#ª!*
drooopy
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Fev 25, 2006 13:54

Mensagempor Posturas » Quinta Mar 15, 2007 10:43

drooopy Escreveu:Com que então "flash, html e afins" não é programação??

Bem, meus caros, antes de dizerem asneiradas, primeiro se não sabem, investiguem um bocadinho, e talvez encontrem algo sobre actionscript, javascript, CSS e "afins" :lol:

Quanto á parte de "programação", tudo tem um início, nem que seja a instalação de um servidor Apache ou coisa do género. E todos esses pormenores são importantes para a programação. Contudo, concordo que esteja um pouco desorganizada a secção de programação.

Aprende a ler e depois vem partilhar a tua opinião. (Provavelmente perdes-te muito tempo a investigar e depois não tiveste tempo para ler...)

O que está mal neste forum nem é a organização, é mesmo que existem certos membros que primeiro mandam a "bomba" e só depois vão ler o que os outros escreveram. (Se tivesse lido o meu post vias que eu até dizia que as considerava linguagens de programação, apesar de não ser a primeira coisa que penso quando penso em programação; mas quem quer compreender, compreende; quem não quer, olha azar).

Mas sim, na paz, vou passar a investigar mais e a dizer menos asneiras.
Editado pela última vez por Posturas em Quinta Mar 15, 2007 10:46, num total de 1 vez.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor CoolMaster » Quinta Mar 15, 2007 10:46

@ drooopy

Não, html nem css... isso não é programação! Parece-me que es tu que estas a falar do que não sabes. Uma linguagem de programação rege-se por certos principios que não estão presentes no html.

Mas para quem acha que instalar um servidor apache (que não é nada mais nada menos que instalar um programa e configura-lo) é programação é porque realmente não sabe o que esta a falar e portanto não perco mais tempo contigo.
CoolMaster
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor drooopy » Quinta Mar 15, 2007 10:59

Falar do que não sei?

Talvez seja Engenheiro Informático porque comprei o curso e não o frequentei, e como tal não sei o que é programação e linguagens de programação.
Francamente...
drooopy
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor CoolMaster » Quinta Mar 15, 2007 11:25

@ drooopy

Da mesma forma que eu com 17 anos sem nunca ter tido nenhum curso de informática (nem dos mais basicos sequer) fiz trabalhos para pessoal do 4º ano de programação em C.. e porque? Porque eles não sabiam. E isto pode querer dizer o que? Que quem sai da universidade nem sempre esta qualificado na area em que se formou, porque passar é uma coisa.. saber realmente das coisas é outra.

E não, este não foi um caso isolado.. deparei-me sempre com muita gente que não percebe patavina do que se trata mas passaram e acabaram por se tornar senhores engenheiros... cursos não dão conhecimento se a pessoa não for auto-didacta.

Afinal acabei de perder mais algum tempo contigo, mas já agora que estou a falar e para terminar esta questão do HTML...

O HTML é uma linguagem de markup, existem muitas mais como por exemplo WML, DocBook, RTF.
O proprio nome o indica: HyperText Markup Language! Não programming language, certo?

O CSS que referiste é uma stylesheet language, não programming language...

Actionscript e javascript são linguagens de programação, onde é que eu disse que não eram? Javascript esta sempre (ou quase sempre) ligado a desenvolvimento web e é um complemento para fazer algumas acções (ex, alterar o HTML, verificações *rascas* e afins.) Mas javascript não é html! Javascript programação, html não!

Quotando a wikipedia
A programming language is an artificial language that can be used to control the behavior of a machine, particularly a computer. Programming languages, like human languages, are defined through the use of syntactic and semantic rules, to determine structure and meaning respectively.

Logo o HTML e css não encaixa aqui... nem nunca encaixou. E já agora quotando a wikipedia de novo
Non-computational languages, such as markup languages like HTML or formal grammars like BNF, are usually not considered programming languages.

Nem sei porque fui buscar quotes a wikipedia porque isto parece-me demasiado obvio mas assim pode ser que entendas melhor que não ando aqui a brincar quando digo que não são linguagens de programação e sei o que estou a dizer.

Eu como disse no topico, até entendo que se fale de html embora não seja uma linguagem de programação é aceitavel que se fale dela num forum de programação, ridiculo é se o assunto for usar programas WYSIWYG. HTML, CSS, programas WYSIWYG ficariam muito melhor num forum de webdesign por exemplo, mas se não há compreendo que se use o forum de programação para tal (com a excepção mais uma vez dos tais programas).
Agora isso aí não é programação.
CoolMaster
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor pm_am » Quinta Mar 15, 2007 11:35

CoolMaster Escreveu:@ drooopy

Não, html nem css... isso não é programação!

Isso discordo contigo porque tenho Bases de programação, onde supostamente se aprende programação, e abordo html

EDIT: Bem tive a informar me melhor e pelo que parece enganei me porque html nao é bem uma linguagem de programação, pelo que vi na wikipedia.
Editado pela última vez por pm_am em Quinta Mar 15, 2007 11:40, num total de 1 vez.
pm_am
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jan 30, 2007 12:25

Mensagempor CoolMaster » Quinta Mar 15, 2007 11:40

Lê o resto do post, investiga um bocado e vais ver que não é programação. O que se passa nessas cadeiras ou cursos ou whatever para darem html e css faz sentido e é para incutir alguma sensibiliade em sintaxes e semanticas, tal como organização.

Mas isso tambem não faz com que seja programação. Lembro-me que em EOTD (ja não me lembro das siglas) tambem se da vb, e o vb por si só não é nenhum dbms, tem que usar algo externo bla bla... nessa disciplina ensinava-se vb6 para integrar depois com bases de dados, até aí tudo bem mas ensinar a linguagem basic não esta relacionado...portanto.
CoolMaster
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor drooopy » Quinta Mar 15, 2007 11:45

Bem, até acredito que existam indivíduos que tirem cursos, sem saber muito, mas mesmo esses, e mais concretamente os de Engenharia Informática, estão muito acima dos que apenas aprendem informática no "Google", pois são vocacionados para engenhar, coisa que não se aprende sentadinho na cadeira de casa ou do emprego.

E já agora, quando penso em Flash, HTML e CSS, penso em actionscript e javascript, pois á partida tudo o resto é facilmente entendido pelos utilizadores comuns ( tal como tu dizes, as "linguagens de não programação").

Por aqui me fico...
drooopy
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor CoolMaster » Quinta Mar 15, 2007 11:51

drooopy Escreveu:Bem, até acredito que existam indivíduos que tirem cursos, sem saber muito, mas mesmo esses, e mais concretamente os de Engenharia Informática, estão muito acima dos que apenas aprendem informática no "Google", pois são vocacionados para engenhar, coisa que não se aprende sentadinho na cadeira de casa ou do emprego.

Se tens assim tanta certeza como é que explocas que existam tantos ignorantes que são senhores engenheiros?

E discordo totalmente contigo, os cursos dão-te bases e podem realmente ser uma mais valia para se obter maiores conhecimentos, mas esses conhecimentos mais avançados so podem surgir com leitura, experimentação e erro. A universidade não serve para ensinar a fundo, serve para dar bases, serve para preparar uma mente a ser capaz de se auto-ensinar, e cada vez mais é a realidade.
As vezes nem os professores sabem bem do que se fala, portanto é naquela.
CoolMaster
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor pm_am » Quinta Mar 15, 2007 12:09

CoolMaster Escreveu:
Se tens assim tanta certeza como é que explocas que existam tantos ignorantes que são senhores engenheiros?

E discordo totalmente contigo, os cursos dão-te bases e podem realmente ser uma mais valia para se obter maiores conhecimentos, mas esses conhecimentos mais avançados so podem surgir com leitura, experimentação e erro. A universidade não serve para ensinar a fundo, serve para dar bases, serve para preparar uma mente a ser capaz de se auto-ensinar, e cada vez mais é a realidade.

Concordo plenamente, tenho prof a ensinar e a coordenar o meu curso curso e estagio que se gava de ser "senhore informatico" por ter cursos xpto etc, e nao sabe vb... entao alguem que me explique como é ele capaz de avaliar um projecto, que vai ditar se o aluno passe de ano ou nao e com que nota, se nao sabe vb, que é utilizado para fazer o projecto de fim de curso...?!

De informatica pouco aprendi na escola, a nao ser programação, de resto o curso baseia se a teoria mas nao a pratica e nao vejo maneira melhor de aprender do que ler e depois por em pratica o que se leu. Nao sao os livro da escola a falar de hardware que te ensinam realmente a nao ser que leias e depois mexas ponhas em prarica o que leste.
A educação em Portugal ta pessima tenta se corrigir lacunas com cometendo outras e na escola pouco se aprende, o que se aprende realemente, na minha opiniao, é aprender a aprender na vida real, se é que me faco entender...
pm_am
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jan 30, 2007 12:25

Mensagempor PauloJorge » Quinta Mar 15, 2007 14:30

[/quote]

.[/quote]

Aqui concordo plenamente contigo se todos os meninos e meninas que vou para a faculdade aprender o seu curso, como se explica que tenhamos tantos ignorantes com a sigla de doutor , engenheiro e afins , digo isto porque na faculdade e muito bonito aprender o teórico mas depois são "papados por putos de 15 anos que só andaram no Google 8O " , e realmente sei bem o que se passa nesses ditos cursos pois tb passei por la.
PauloJorge
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 25, 2006 0:41

Mensagempor alfatek » Quinta Mar 15, 2007 16:17

pm_am Escreveu:
CoolMaster Escreveu:Se tens assim tanta certeza como é que explocas que existam tantos ignorantes que são senhores engenheiros?

Concordo plenamente, tenho prof a ensinar e a coordenar o meu curso curso e estagio que se gava de ser "senhore informatico" por ter cursos xpto etc, e nao sabe vb... entao alguem que me explique como é ele capaz de avaliar um projecto, que vai ditar se o aluno passe de ano ou nao e com que nota, se nao sabe vb, que é utilizado para fazer o projecto de fim de curso...?!

Bom, vou cair no off-topic mas enfim :)

Ser Engº Informático não tem nada a ver com saber linguagens de programação ou saber TODAS as linguagens de programação. A universidade não serve (ou não devia) para aprenderes todas as linguagens de programação, serve para te dar todas as bases necessárias para daqui a 10 anos poderes perceber e aprender facilmente a usar a linguagem X.

Por outro lado, um programador é diferente de um Engº Informático. Quem quer ser programador gasta melhor o seu tempo a tirar N cursos sobre várias linguagens e começar a trabalhar.

Mas pronto, era só um àparte.

Quanto à questão levantada, concordo que se formos rigorosos há ali siglas que não são linguagens de programação e que dúvidas sobre como usar o Dreamweaver não são questões de programação.

Mas o forum não é rigoroso. Este é um forum sobre hardware em que a questão do software só foi criada por "exigência" da comunidade e para evitar a acumulação de mensagens não organizadas no "conversa da treta". Desta forma o forum de programação abrange +- quase tudo o que se possa relacionar com o desenvolvimento de aplicações, sites, etc...

Até agora não tive ideia para um nome melhor para o forum que consiga abranger todas estas áreas... sugestões?
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Próximo

Voltar para Comentários e Sugestões

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes