[Segurança Informática] Como proteger a nossa rede Wireless*

Consulte aqui os tutoriais escritos pela nossa comunidade ou participe e escreva novos tutoriais!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Tretabyte » Quarta Abr 26, 2006 12:37

Boas,
blackspawn Escreveu:
Tretabyte Escreveu:Boas,
ah é verdade blackspawn se achas que esta assim tao mau, faz tu um novo...

sem mais
Tretabyte

Man não é preciso ficar assim, eu não disse que o guia estava mau... apenas que certas medidas dão mais trabalho que benefícios (no meu router por exemplo desactivar a SSID faz com que o meu portátil não se consiga ligar ao AP)

Não era minha intenção xatear ninguém nem desaconcelhar pessoas a seguir o teu guia.

epah, se desligas o SSID e deixaste de te conseguir ligar ao router entao é pq tas a ter um problema na tua placa, isso é um caso excepcional, nao impede que as outras pessoas usem essas indicações e que tenham o mesmo problema que tu.
Eu aconcelho, repido, aconcelho, se querem fazer fazem, caso nao queiram problema deles. Nunca me assumi como supra sumo do conhecimento, tenho experiencia na materia e fico-me por ai...

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor PapaGigas » Quarta Abr 26, 2006 12:51

Tretabyte Escreveu:Nunca me assumi como supra sumo do conhecimento, tenho experiencia na materia e fico-me por ai...

Nem precisas.. lol.. todos nós sabemos que felizmente tens conhecimentos que bastem (relativos a esta matéria.. e a qq outra relacionada com a informática em geral) para ensinar muito boa gente.. devo confessar que ao longo de todo este tempo no forum (desde que frequento o mesmo activamente e não só) foste das pessoas com que mais aprendi (coisa que dou graças a deus.. lol.. tb ando aqui para aprender qq coisinha.. tipo.. supra sumos não existem.. cada um sabe um bocado.. e no todo é que consiste a força da sabedoria).. obrigado por isso.. ;)

PS - Fdx.. eu devia era ir escrever qq coisa.. lol.. esta ultima frase saiu-me mesmo "inspirada".. lol.. ora digam lá que não?.. :lol: :lol: :lol:
If I offended you in anyway, please don't take it personally... it's not your fault you're an idiot!
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Mensagempor Tretabyte » Quarta Abr 26, 2006 12:53

Boas,
mannnnnnnnnn olha a baba lol

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor |Kandinsky| » Domingo Mai 28, 2006 21:56

Aqui fica um alerta a difundir através de formato A4 (colando nas portas dos prédios adjacentes ao vosso).

Imagem

De forma a diminuir a quantidade enorme de redes desprotegidas que existe, lançou-se este documento de forma a alertar os utilizadores.

Abraços
[Comunidade Wireless do Concelho de Cascais]
http://cwcascais.blogspot.com
|Kandinsky|
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Dez 30, 2004 17:08

Re: [Segurança Informática] Como proteger a nossa rede Wirel

Mensagempor AMD_MOBILE » Segunda Mar 12, 2007 22:36

Generalizando e Concluído:
Para protegerem a vossa rede, na minha humilde opinião, deverão fazer as seguintes Opções: Mudar os dados de Autenticação no router, isto é, Alterar o Username e Password; mudar e desactivar o SSID; [
Tretabyte

Quais os passos para desactivar o Broadcast do SSID no Router D Link G604T?

Procurei por tudo que me foi possivel e so encontrei a opção de esconder o SSID que não é a mesma coisa. :?:
Caixa Micro ATX 2009B Preta
RAM 4 GB Kingston KVR800D2N5
Disco Seagate 500gb
Asus P5B-VM
Asus GeForce 9500 GT 1 gb
E6300 Core 2 Duo
DVD RW Benq 1650
Logitech Bluetooth MX 5000
AMD_MOBILE
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Abr 12, 2006 17:53

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Segunda Mar 12, 2007 23:22

Não é a mesma coisa? Como assim? Ambas impedem que qualquer computador se ligue à rede sem saber o SSID da mesma à priori.

Cumprimentos,

KrIaX:
hardware.com.pt
#HCP @ PTNET
P IV 1.7 | 1 GB | 120 GB | GF4000 | SB5.1 | TFT Merd*so
TEL: voipcheap
Send Pr0n to:kria@iol.pt
Urls Inuteis: blog
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 01, 2005 17:38

Mensagempor AMD_MOBILE » Terça Mar 13, 2007 9:42

O que eu quis dizer foi o seguinte.
Nos menu do router não encontrei a palavra Broadcast do SSID.
Apenas encontrei o nome do SSID que pude mudar.
No router em questão essa mudança do nome faz-se atraves do menu setup e depois wireless, mas nenhuma janela com broadcast SSID estava por lá.

Em relação ao hidden SSID ( e não tem a palavra broadcast) encontrei no menu advanced e depois wireless performance. Onde encontro opções como sinal da antena do router, etc.

Li em foruns internacionais que o hidden SSID não deve estar activo porque trás problemas. Agora a minha duvida é a seguinte, isso é o mesmo que ter o broadcast SSID desactivado? ou sao coisas distintas? se sim onde encontro no G604T a janela para desactivar o broadcast SSID?

Cumps
Disco Seagate 500gb
Asus P5B-VM
E6300 Core 2 Duo
DVD RW Benq 1650
AMD_MOBILE
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Vtech » Terça Mar 13, 2007 10:15

AMD_MOBILE Escreveu:O que eu quis dizer foi o seguinte.
Nos menu do router não encontrei a palavra Broadcast do SSID.
Apenas encontrei o nome do SSID que pude mudar.
No router em questão essa mudança do nome faz-se atraves do menu setup e depois wireless, mas nenhuma janela com broadcast SSID estava por lá.

Em relação ao hidden SSID ( e não tem a palavra broadcast) encontrei no menu advanced e depois wireless performance. Onde encontro opções como sinal da antena do router, etc.

Li em foruns internacionais que o hidden SSID não deve estar activo porque trás problemas. Agora a minha duvida é a seguinte, isso é o mesmo que ter o broadcast SSID desactivado? ou sao coisas distintas? se sim onde encontro no G604T a janela para desactivar o broadcast SSID?

Cumps

Acho que isso é o mesmo, se não é têm os mesmos resultados, impedir que outros users detectem a rede, o objectivo disto é simples, se não souberes o que atacar, muito dificilmente o atacas :idea:
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor AMD_MOBILE » Terça Mar 13, 2007 13:49

Vtech: pronto, era isso que eu queria saber, vou já activar a opção.

Entretanto gostaria que me aconselhassem uma boa pen wireless.
A que tinha com o router D Link G604T avariou e para "remediar" tenho à consignação a SMCWUSB-G que é bastante mais lenta em relação à que a que vinha no pack com o router D Link DWL-G122 e deve ser inferior penso eu.

Cumps
Disco Seagate 500gb
Asus P5B-VM
E6300 Core 2 Duo
DVD RW Benq 1650
AMD_MOBILE
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Tretabyte » Terça Mar 13, 2007 15:33

Boas,
Disable Broadcast SSID, Hidden SSID deve de ser basicamente a mesma coisa, depois cada marca/modelo muda o nome e/ou a opção para fazer a mesma coisa.
O importante acima de tudo é não deixar que o SSID seja identificado fora da nossa rede wireless.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor AMD_MOBILE » Terça Mar 13, 2007 19:46

Disable Broadcast SSID, Hidden SSID deve de ser basicamente a mesma coisa, depois cada marca/modelo muda o nome e/ou a opção para fazer a mesma coisa.
O importante acima de tudo é não deixar que o SSID seja identificado fora da nossa rede wireless.

sem mais
Tretabyte

Viva
A confusão foi mesmo pelo facto de alguns modelos D Link terem a possibilidade de desactivar o Broadcast SSID, no caso do G604T seria então o Hidden SSID.
Desde já agradeço a ajuda e gostaria de aproveitar para perguntar recomendações de bons modelos de pen wireless.

Cumps
Disco Seagate 500gb
Asus P5B-VM
E6300 Core 2 Duo
DVD RW Benq 1650
AMD_MOBILE
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor AMD_MOBILE » Quinta Mar 15, 2007 10:10

Queria colocar uma questão acerca da rede escondida.
Quando activei essa opção não foi detectada a rede como seria de esperar e conseguía ter acesso, a ideia era essa.
Hoje de manhã quando fui ver o computador estava com a rede sem fios desligada, tive que reiniciar o router e depois ficou tudo ok.

A minha questão é a seguinte, é necessário reiniciar o router com mais frequência do que a outra situação com a rede visível? , ele só estava ligado há 1 dia.
Disco Seagate 500gb
Asus P5B-VM
E6300 Core 2 Duo
DVD RW Benq 1650
AMD_MOBILE
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Tretabyte » Quinta Mar 15, 2007 12:37

Boas,
AMD_MOBILE Escreveu:A minha questão é a seguinte, é necessário reiniciar o router com mais frequência do que a outra situação com a rede visível? , ele só estava ligado há 1 dia.

nop, o comportamento do router deverá ser exactamente o mesmo que era anteriormente.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor AMD_MOBILE » Quinta Mar 15, 2007 15:20

AMD_MOBILE Escreveu:A minha questão é a seguinte, é necessário reiniciar o router com mais frequência do que a outra situação com a rede visível? , ele só estava ligado há 1 dia.

nop, o comportamento do router deverá ser exactamente o mesmo que era anteriormente.

sem mais
Tretabyte

Então deve ser a pen wireless. Eu passo a explicar, a minha pen D-Link DWL-G122 avariou e a loja deu -me a SMCWUSB-G EU e tenho apenas há 2 dias.
Portanto penso eu que poderá ser alguma incompatibilidade entre o router visto que se trata de um D-Link.

Cumps
Disco Seagate 500gb
Asus P5B-VM
E6300 Core 2 Duo
DVD RW Benq 1650
AMD_MOBILE
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor lm_connect » Segunda Mar 26, 2007 15:28

Viva,
embora o texto do Tretabyte esteja claro, simples e sintectico, estou com dificuldades na configuração da minha rede. Penso que se outros méritos não tivesse, o texto já seria util para alguém que como eu apenas sabe o que aprendeu ao lê-lo. Para além disso, julgo que se o seguir além de dificultar a vida a quem pretender quebrar a segurança da minha rede, estarei a aprender qualquer coisa sobre o assunto o que para um leigo como eu já é merecedor dos melhores agradecimentos. Assim, mudei os dados de autenticação no router, limitei e desactivei o DHCP mas não consigo activar o WEB com password WPA-PSK porque se o fizer fico constantemente sem internet no meu "pc" portatil. Tenho um router "SMC7004WFW" e queria antes demais activar a password WPA-PSK para depois activar o MAC FILTER. Será que alguém me pode dar uma ajuda?...
lm_connect
Novato
Novato

Registado: Terça Mar 13, 2007 0:42

AnteriorPróximo

Voltar para Tutoriais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes