fontes em websites

PHP, Java, JavaScript, XML, XHTML, HTML, CSS, ASP, Delphi, Assembly, LaTeX, C, UML, Flash, Perl, SQL, Python, Zope, Pascal, WML. Se conhece mais de 3 siglas referidas, este é o forum para si.

Moderadores: Administradores, Moderadores

fontes em websites

Mensagempor iceangel » Sexta Mar 16, 2007 17:51

olá a tds!
penso k aki é o sítio certo para colocar este tópico, e k este mesmo ainda não existe...s n for o sitio certo ou já existe, peço, desde já, desculpas.

Como é de conhecimento geral, só ao utilizarmos fontes no nosso website convém usar fontes que existam em tds os PC's: arial, times, comic,etc..O que eu keria saber é se há alguma maneira de usar uma font n tão usada, k n existe normalmente nos PC's por defeito, ms claro, k esta apareça. Faço esta pergunta, pois ouvi dizer k isto era possível copiando a 'font' para o directorio do website. Mas eu já tentei isso e n funciona...
entretanto fiz uma pekena pesquisa, e:
http://www.ivogomes.com/blog/tipos-de-f ... webdesign/

onde podemos verificar:
Sempre que queremos incluir um texto com um tipo de letra diferente do habitual, temos que o fazer através da inclusão de uma imagem no HTML

ms n sei o k kerem dizer com isto :?

help me, please!

cumps :wink:
...a minha assinatura é grande demais para caber aqui...
iceangel
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Mar 02, 2007 14:06

Mensagempor JoaoRosa » Sexta Mar 16, 2007 19:36

pelo que me parece é teres o texto em imagem...

escrever num editos de imagem, o texto com aquele tipo de letra xpto...
mas com isso vem muitos problemas... a indexação por parte de um motor de busca, a usabilidade a acessibilidade, o peso tanto da parte do servidor como da parte do cliente... não é nada recomendável....

cps
Portátil: LG LW65-P4XP c/ upgrade: Seagate Momentus 7200.1 (2.5" IDE 7200rpm 80Gb) & 2x1GB Kingston PC 4200 533 MHz DDR2
Disco Externo: Caixa Point of View Hdd Enclosure 2.5" & Disco Fujitsu MHV2080AT (2.5" IDE 4200rpm 80Gb)
JoaoRosa
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Nov 03, 2005 21:38

Mensagempor pm_am » Sexta Mar 16, 2007 21:17

JoaoRosa Escreveu:pelo que me parece é teres o texto em imagem...

escrever num editos de imagem, o texto com aquele tipo de letra xpto...
mas com isso vem muitos problemas... a indexação por parte de um motor de busca, a usabilidade a acessibilidade, o peso tanto da parte do servidor como da parte do cliente... não é nada recomendável....

cps

Em vez de escreveres o texto no site vais criar, por exemplo uma tabela, e lá pôr a imagem com o texto escrito. Assim aquilo vai ser aberto pleo site e vizualizado com um texto só que é uma imagem e se o utilizador tentar copiar/seleccionar o texto não vai dar.
pm_am
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jan 30, 2007 12:25

Mensagempor JoaoRosa » Sábado Mar 17, 2007 0:44

mas tem o problema da indexação!!!

cps
Portátil: LG LW65-P4XP c/ upgrade: Seagate Momentus 7200.1 (2.5" IDE 7200rpm 80Gb) & 2x1GB Kingston PC 4200 533 MHz DDR2
Disco Externo: Caixa Point of View Hdd Enclosure 2.5" & Disco Fujitsu MHV2080AT (2.5" IDE 4200rpm 80Gb)
JoaoRosa
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Nov 03, 2005 21:38

Mensagempor alfatek » Sábado Mar 17, 2007 2:04

JoaoRosa Escreveu:mas tem o problema da indexação!!!

cps

certo. Mas fontes mais "esquisitas" devem ser só usadas para titulos e coisas do género, portanto não é grave.

Se queres colocar todo o site numa fonte esquisita, muda de ideias :) Um bom design de fonts é um design simples e eficaz e não o uso d fontes esquisitas. As fonts servem para ajudar a ler o texto melhor, não para complicar.

(a questão da indexação é discutivel.. se usares imagens mas definires o alt/title delas com a descrição da imagem, n há problema)
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor pm_am » Sábado Mar 17, 2007 11:33

alfatek Escreveu:
JoaoRosa Escreveu:mas tem o problema da indexação!!!

cps

certo. Mas fontes mais "esquisitas" devem ser só usadas para titulos e coisas do género, portanto não é grave.

Se queres colocar todo o site numa fonte esquisita, muda de ideias :) Um bom design de fonts é um design simples e eficaz e não o uso d fontes esquisitas. As fonts servem para ajudar a ler o texto melhor, não para complicar.

(a questão da indexação é discutivel.. se usares imagens mas definires o alt/title delas com a descrição da imagem, n há problema)

A melhor solução é mesmo usar nos textos as fonts normais e para os titulos se quiseres usar algo diferente so mesmo com imagem.
pm_am
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jan 30, 2007 12:25

Mensagempor iceangel » Sábado Mar 17, 2007 17:21

alfatek Escreveu:fontes mais "esquisitas" devem ser só usadas para titulos

Exacto.A minha ideia era só colocar em titulos, claro.
A ideia da imagem tbm ja m passou pela cabeça, e aliás ja experimentei. Ms da maneira k tenho o site organizado n dá mt jeito colocar uma imagem nakele sítio....

Mas n falaram disto:
pois ouvi dizer k isto era possível copiando a 'font' para o directorio do website.

Existe alguma maneira d fazer isto, ou foi so uma informação errada k m transmitiram?

cumps :wink:
...a minha assinatura é grande demais para caber aqui...
iceangel
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Mar 02, 2007 14:06

Voltar para Programação

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes