Sinceramente, na minha modesta opinião, a não ser que sejas um entusiasta de benchamrks e de dar provas que o teu PC é um topo de gama mas de topo, topo

, o teu CPU ( se é um PentiumIV 2.8MHz) ainda dá perfeitamente para os gastos muito bem.
O teu maior problema deve ser na memória. Não disseste quanto tinhas, mas no mínimo deverás ter 1Gb.
Placas AGP até 100 euros é complicado, mas tenta uma X800 GTO que vi porcerca de 120€ (procura na net) e aí notas bem a diferença.
Se não és um "gamer", se nao fazes muita edição de vídeo, então mais vale gastares 100 ou 200 € nesse PC e so trocas mesmo quando esse já nao dr mesmo pros gastos (1 ano, 2, 3, etc...depende da tua utilização e da forma como evoluir a informatica)..
Eu falo assim, porque actualmente o meu PC Desktop é utilizado basicamente so pra jogar (tenho portatil dado pela empresa e o trabalho é feito aí), é um P IV 3.0 (nao é muito mais que o teu), 1 Gb de memoria e uma X600 XT, PCI-e (devo trocar em breve por uma 7600 GT ou algo dentro da gama) e digo-te que da na boa pra maior parte das coisas... Jogo Oblivion (1024x768), NFS Carbon (quase tudo no maximo), etc, e dá bem pra jogar. No Oblivion as vezes salta um pouco em partes com muito fumo oui actividade, mas nada demais e que da perfeitamente pra jogar sem stress (a nao ser que se seja um purista e que nao se admita o minimo de falhas).
Quanto à placa, tenta encontrar essa X800 GTO, mete memoria que chegue e ja notas muitas melhorias (
http://www.kuantokusta.pt/produtos.php? ... d_ID=23011 )
(é claro que ha processadores dual core xpto, 4 Gb de memoria, placas de 700 euros em SLI, etc e aí os jogos vão correr muito melhor, mas ha que ver o que se quer e procurar o certo)
Cumprimentos
T.Pereira, "Attila"