Firewall só é importante por exemplo, para quem tem Online-Banking em casa no PC ou dados importantes, por exemplo, quem tem uma empresa e em casa ainda faz algumas coisas no PC ou Notbook.
Os Hacker´s enviam um Troiano que pode ser recebido atravéz de um e-mail desconhecido e que ao ser aberto esconde-se no sistema e transforma certos Windows Files para seu uso proprio. Este mesmo envia-se outra vez sozinho atravéz de e-mail e juntamente com dados ou todos os dados de um PC ao Hacker, que por sua vez só tem que abrir o arquivo recebido e procurar o que tem valor.
Por Ex.: Contas de Banco, depositos feitos para outras empresas, projectos de nova software...
Aí se ele encontra coisa do género pode vir a ser perigoso.
De resto nao é preciso um Firwall, nenhum Hacker quer saber de fotos ou jogos ou filmes ou musica...
Um bom programa anti-virus chega, posso receitar o Norton da Symantec,
eu proprio uso o Sophos anti-virusque também nao é mau, aqui o endereco para os interessados, a teste versao vale por 3 meses:
http://www.sophos.com
Há que ter também cuidado com os Dialers, muitos instalam-se sozinhos aquando por exemplo visita-se uma homepage sem imagem( em Branco)
ou as proprias HP´s do meio hacker.
Os mesmos fazem a ligacao sozinhos de um numero especial, como os numero do telefon-sex pr ex., atravéz de Ports abertos que eles mesmo já abriram, e a pessoa pode vir a ter uma conta bem bonita no fim do mês, que para ainda pior, é obrigada por lei a pagá-la, pois existe uma lei na EU que diz que nós somos responsaveis pela seguranca dos nossos computadores quando em ligacao com a internet.
Anti dialers para Portugal nao conheco, infelizmente, mas há que procurar, sao quase todos Freeware e é seguranca garantida.
By...
.