Fedora Core 6

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Fedora Core 6

Mensagempor bizki » Sexta Mar 30, 2007 10:35

Tipo é o seguinte eu tou com o windows, e como meu pc tá lento quero formatar minha unidade C (onde tenho o windows xp) e instalar o linux, e se desse continuar usando a minha unidade D (onde guardo os documentos e downloads só que tá formatado em formato NTFS, nao sei se dá para usar no linux?)

E eu fiz o download destes CD's do Fedora
(http://redhat.download.fedoraproject.org/pub/fedora/linux/core/6/i386/iso/)

Tentei gravar em CD's mas dava sempre erro, estraguei uns 10 cds. Entao fiz assim, através do 1º CD que consegui gravar correctamente, no boot: escrevi linux askmethod, que conforme dizia nos documentos dava para aceder á rede e instalar o linux através de outro computador da rede. Mas depois de digitar o linux askmethod, dá-me uns erros estranhos sobre falha no kernel e não sei o quê. Eu já passei os CD's todos (.iso) para o pc do meu irmão, ta tudo direitinho com permissoes, mas ao digitar aquilo dá erro e nao avança na instalação..

Imagem

Que que posso fazer então? Ja tentei pelo CD 1 que tá gravado correctamente, ja gravei um CD novo só com o boot.iso, e dá sempre esses erros :|

EDIT: Erro do Cd não pode ser, pois já experimentei o CD no pc do meu irmão e dá para aceder através do linux askmethod direito por là :roll:
bizki
Novato
Novato

Registado: Sexta Mar 30, 2007 9:00

Mensagempor cigano » Sexta Mar 30, 2007 11:11

É assim, em relação a esse problema pouco te posso adiantar, mas em relação á tua duvida com a partição NTFS que já tens, podes usa-la a vontade, bastando instalar no linux o "ntfs-3g" que permite leitura e escrita de drives ntfs. depois é so montar a unidade e pronto, fica a funcionar, embora nao tenhoa resultados a 100% ao nível da escrita...
Main: AMD 64 X2 3800+ @ 2.4GHz/DFI LP nf4 SLi-DR/2GB DDR400/ATi X850 XT@XT PE/250+80GB HDD
Laptop: Toshiba A200 2C5 | Pentium DC T3400/3GB DDR2 533/ATi HD 2400/320GB HDD
Media: P4 1.4GHz/MSI 850Pro2/128MB RDRAM/GeForce 2 MX/20+40GB HDD/Pinnacle PCTV
cigano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Out 08, 2004 19:47

Mensagempor bizki » Sexta Mar 30, 2007 11:36

Nao sei porquê que o meu computador nao aceita o fedora. Então como preciso urgentemente de formatar o pc e aproveitava e experimentava um pedaço o linux, vou instalar o redhat linux 9, pois é uns cds que tenho aqui que funcionam, que que acham?
Eu já tentei ha pedaço fazer isto, mas quando chega á parte para configurar as partições, eu elemino a partição C, mas depois ele pede várias coisas como tamanho para memória swap e não sei o quê. Eu só configurei naquele espaço que eleminei pus como (/) root. Mas ele depois pede o que eu ja referi. Alguem sabe como fazer esta parte?
Pq nao posso usar o assistente automático senão ele apaga-me a partição D :|
bizki
Novato
Novato

Registado: Sexta Mar 30, 2007 9:00

Re: Fedora Core 6

Mensagempor SuckThis » Domingo Abr 01, 2007 23:34

bizki Escreveu:... e se desse continuar usando a minha unidade D (onde guardo os documentos e downloads só que tá formatado em formato NTFS, nao sei se dá para usar no linux?)

Como disse o cigano podes continuar a usar partições com o sistema de ficheiros NTFS e sem limitações significativas.

The ntfs-3g driver is an open source, GPL licensed, third generation
Linux NTFS driver. It provides full read-write access to NTFS, excluding
access to encrypted files, writing compressed files, changing file
ownership, access right.

No Fedora Core 6 para teres acesso a partições NTFS vais ao terminal e digitas:
yum install ntfs-3g
yum install ntfs-config

O ntfs-config é uma ferramenta para facilitar as configurações.

Em relação ao erro não te sei ajudar.

Dúvidas com a instalação vê aqui.

Como deves particionar o teu disco para instalar o FC6:

1º crias uma partição com os gigas que aches necessários para ter o sistema operativo e os teus documentos/downloads/jogos...
2º essa partição será do tipo ext3
3º ponto de montagem: / (só a barra)
4º crias uma nova partição com pelo menos 1024 Mb e do tipo swap

Visto que te estás a iniciar no mundo do linux talvez o ubuntu seja a distro mais fácil para ti.
SuckThis
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 02, 2006 17:10

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes