Será que perco a garantia?

Mensagens especificas sobre portáteis Asus

Moderadores: Administradores, Moderadores

Será que perco a garantia?

Mensagempor m16 » Domingo Abr 01, 2007 13:43

Esta questão muito provavelmente é estúpida, mas aqui vai.

Tenho um portátil ASUS a6km, já me deu problemas algumas vezes e foi para a garantia, desde a última vez que veio da garantia, à cerca de 4 meses, nunca mais tive problema nenhum.

Neste momento migrei para o Windows Vista e a minha memória é ddr333, pelo que noto que os 1024 mb de ram não fazem grande serviço, estou a pensar, neste sentido, em adquirir um so-dimm de 1024 mb ram.

A minha questão é: Se eu instalar esse dimm perco a garantia?

Há alguma forma de fazer a instalação do dimm sem perder a garantia?

Fiquem bem, abraços e obrigado, desde já, a todos os que me vão ajudar.
m16
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Jun 16, 2005 23:23

Mensagempor Semenkhare » Domingo Abr 01, 2007 14:16

Não, não perdes a garantia, está descansado. ;)
Só não entendi uma coisa: tens 1Gb de ram e vais trocar por... 1Gb de ram?! Já verificaste se não tens os 2 slots ocupados? É que se assim fôr tens 2x512Mb de ram, e terás que remover os dimms e comprar 2 de 1Gb.
.
.
- Asus P5Q / Intel C2D E8400 / 4GB 800MHz / Asus EAH4850 512MB / Asus TFT VW220D (21.6")
- Macbook Pro 15" / C2D T9400 (2.53GHz)/ 4GB 1066MHz / nVidia 9400M + 9600M GT
- Sony Ericsson X10i
- iPod Touch 3G 32GB
Semenkhare
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jun 14, 2006 22:11

Mensagempor winstroll » Domingo Abr 01, 2007 21:54

boas

acho k é mm isso k tem o portatil.2 slots cada 1 com 1 dimm de 512mb
mas acho k tb pode so comprar 1 dimm de 1Gb e ficar com 1.512 de memoria....ou ñ?

saludos
Asus G1-AK005G
winstroll
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Fev 19, 2005 10:16

Mensagempor Semenkhare » Domingo Abr 01, 2007 22:07

winstroll Escreveu:boas

mas acho k tb pode so comprar 1 dimm de 1Gb e ficar com 1.512 de memoria....ou ñ?

saludos

Sim, acho que é possível. Tenho um colega que fez isso num Acer que ele tem. Assim custa menos a dar o dinheiro, e sempre se compra mais 1Gb uns tempos depois. Pode é o portátil não suportar... mas não vejo motivos para que não funcione. Aliás, no meu LG devo fazer o mesmo.
.
.
- Asus P5Q / Intel C2D E8400 / 4GB 800MHz / Asus EAH4850 512MB / Asus TFT VW220D (21.6")
- Sony Ericsson X10i
- iPod Touch 3G 32GB
Semenkhare
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor asturmas » Domingo Abr 01, 2007 23:53

Sim pode mas assim acho que ja nao ficam em dual chanel apesar de não saber as vantagens dixo
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 14, 2006 16:50

Mensagempor aluminium » Segunda Abr 02, 2007 14:36

asturmas Escreveu:Sim pode mas assim acho que ja nao ficam em dual chanel apesar de não saber as vantagens dixo

As memórias são DDR333, por isso não são Dual Channel.
aluminium
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 13, 2006 0:06

Mensagempor Semenkhare » Segunda Abr 02, 2007 15:32

aluminium Escreveu:
asturmas Escreveu:Sim pode mas assim acho que ja nao ficam em dual chanel apesar de não saber as vantagens dixo

Estão a confundir as coisas.

As memórias DDR funcionam com o dobro da largura das antigas SDR (o que por si só é quase como se fossem "dual channel" em relação às memórias mais antigas). O DDR2 duplica esta velocidade, mas ao nível da comunicação interna das memórias e ao nível do buffer (2bits para DDR, 4bits para DDR2 e 8 bits para DDR3).

O dual channel, por outro lado, refere-se à comunicação com o resto do sistema. É aquilo que podemos considerar o equivalente ao RAID 0 para os discos, mas aplicado às memórias, criando-se assim 2 canais de 64bits, num total de 128bits (aumentando assim a velocidade do controlador de memória e diminuindo o "estrangulamento" que existe entre a ram e o cpu/periféricos). Foi criado na altura em que o FSB dos cpu's eram mais rápidos que a velocidade das memórias disponíveis de modo a diminuir a diferença, e ainda continua a ser usado actualmente, se bem que a velocidade de memórias DDR aumentaram. O dual channel é activado na board instalando dimms aos pares. No caso dos portáteis só existem 2 slots, mas nas motherboards para dektops geralmente existem 4, e para activar o dual channel é necessário ocupar os 2 ou os 4 slots, geralmente com dimms iguais (2x512Mb, 2x1Gb, etc.). Nos portáteis o dual channel é desactivado nas 2 situações: em que só 1 slot está ocupado, ou, creio eu, quando os dimms nos 2 slots são de diferentes tamanhos (1 de 512Mb e outro de 1Gb, por exemplo). Mas não ter dual channel não é por causa das memórias serem DDR a 333MHz. Aliás, quando o dual channel apareceu (apenas suportado por chipsets dedicados) usavam-se memórias DDR para o activar. O que pode acontecer é o chipset do portátil não suportar dual channel... mas pelo que li, o SiS 756 (chipset que vem neste portátil) suporta. ;)

Fiquem bem.
.
.
- Sony Ericsson X10i
- iPod Touch 3G 32GB
Semenkhare
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor aluminium » Segunda Abr 02, 2007 17:08

Semenkhare Escreveu:
aluminium Escreveu:

Estão a confundir as coisas.

As memórias DDR funcionam com o dobro da largura das antigas SDR (o que por si só é quase como se fossem "dual channel" em relação às memórias mais antigas). O DDR2 duplica esta velocidade, mas ao nível da comunicação interna das memórias e ao nível do buffer (2bits para DDR, 4bits para DDR2 e 8 bits para DDR3).

O dual channel, por outro lado, refere-se à comunicação com o resto do sistema. É aquilo que podemos considerar o equivalente ao RAID 0 para os discos, mas aplicado às memórias, criando-se assim 2 canais de 64bits, num total de 128bits (aumentando assim a velocidade do controlador de memória e diminuindo o "estrangulamento" que existe entre a ram e o cpu/periféricos). Foi criado na altura em que o FSB dos cpu's eram mais rápidos que a velocidade das memórias disponíveis de modo a diminuir a diferença, e ainda continua a ser usado actualmente, se bem que a velocidade de memórias DDR aumentaram. O dual channel é activado na board instalando dimms aos pares. No caso dos portáteis só existem 2 slots, mas nas motherboards para dektops geralmente existem 4, e para activar o dual channel é necessário ocupar os 2 ou os 4 slots, geralmente com dimms iguais (2x512Mb, 2x1Gb, etc.). Nos portáteis o dual channel é desactivado nas 2 situações: em que só 1 slot está ocupado, ou, creio eu, quando os dimms nos 2 slots são de diferentes tamanhos (1 de 512Mb e outro de 1Gb, por exemplo). Mas não ter dual channel não é por causa das memórias serem DDR a 333MHz. Aliás, quando o dual channel apareceu (apenas suportado por chipsets dedicados) usavam-se memórias DDR para o activar. O que pode acontecer é o chipset do portátil não suportar dual channel... mas pelo que li, o SiS 756 (chipset que vem neste portátil) suporta. ;)

Fiquem bem.

Exacto, mas para que seja activado o Dual Channel, as memórias têm de suportar esta funcionalidade. E se não estou em erro, as DDR333 não suportam!
aluminium
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 13, 2006 0:06

Mensagempor Vtech » Segunda Abr 02, 2007 17:45

aluminium Escreveu:Exacto, mas para que seja activado o Dual Channel, as memórias têm de suportar esta funcionalidade. E se não estou em erro, as DDR333 não suportam!

O facto de ser DDR333, não significa que o Dual-Channel não funcione, isso tem tudo a ver com a capacidade do chipset.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor ed_gari » Segunda Mai 21, 2007 23:22

Boa noite,

Um ponto que considero importante e que ainda ninguém referiu, que é, se o portátil voltar a avariar e tiver de ir novamente para reparação volta a colocar as memórias de origem, pois se o problema for relacionado com as memórias e não forem as de origem, eles vão cobrar a reparação.
Cumprimentos a todos.
ed_gari
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Mai 12, 2007 21:18

Mensagempor jim-lamego » Terça Mai 22, 2007 9:07

Semenkhare Escreveu:
winstroll Escreveu:boas

saludos

Sim, acho que é possível. Tenho um colega que fez isso num Acer que ele tem. Assim custa menos a dar o dinheiro, e sempre se compra mais 1Gb uns tempos depois. Pode é o portátil não suportar... mas não vejo motivos para que não funcione. Aliás, no meu LG devo fazer o mesmo.

Eu fiz no meu ! A ùnica diferença é que tou com 1Gb ( PC3200)+ 256 Mb(PC2700)! Até agora 100 %! :wink: :wink:
Se não os consegues vencer , [(não te juntes a eles)] ....nem sequer tentes.
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 14, 2005 14:01

Voltar para Portáteis Asus

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes