com esta grafica aguento-me por dois anos?
Creio que a "duração" da gráfica terá a ver com a resolução que pretendes ter no monitor e das aplicações que pretendes "correr".
No caso mais comum, e não necessariamente o teu, para jogos, essa gráfica já está preparada para DX10, apesar de eu ainda não ter "posto as unhas" em cima de um jogo com o mesmo.
Por outro lado, se tiveres um monitor de 23" ou mesmo 22" e quiseres jogar à resolução máxima, isso vai encurtar a "vida" da placa. Isto, porque os jogos vão sendo cada vez mais exigentes. E chegarás a um ponto onde já não vais poder jogar a dois-mil-e-qualquer-coisa-por-mil-novecentos-muitos.
Nas aplicações de "produção", só poderás ter problemas de desempenho se te puseres a fazer modelagem 3D (tens as Quadro para isso) e afins.
Por outro lado tens aí a série R6xx, da ATI, a sair. Actualmente, a Nvidia está no topo da pirâmide do desempenho e características, mas não sei como vai ser quando sair as novas da ATI.
O melhor conselho que te posso dar é compra quando puderes, porque se vais estar à espera que saia qualquer produto, vais estar sempre à espera, porque estão sempre a sair novos e melhores produtos.
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".