Linux + disco externo usb! aquilo não dá de maneira nenhuma!

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Linux + disco externo usb! aquilo não dá de maneira nenhuma!

Mensagempor bintoito » Segunda Abr 09, 2007 0:35

Boas
Tentei instalar o cm desktop 10 num WD, em que deixei 25 gb para este SO. Já tentei de n-ésimas maneiras diferentes e nunca consigo instalar esta coisa...vou tentar resumir:
como não queria o GRUB a lixar-me o windows, fiz instalação manual com as 2 partições minimas obrigatorias ( root em ext 3 e /swap em swap linux). depois GRUB manual, em que adicionei tal como nas instruções o caixa magica no sda e o windows no hda. criei diskette de arranque.
reinicio o pc, e dpx ja tentei de todas as maneiras pela bios: bootar a partir do disco interno master, em que ele de facto me dava a escolher que SO queria, a partir do USB HDD, em que dava mer**(diz que não tenho nenhum boot, reiniciar e escolher o certo bla bla bla...)e a partir da diskete.
tanto da diskette como do disco interno, vai como que vai todo porreiro a carregar os controladores mas depois diz-me uma historia qqr que acho que tem a haver com o ecrã e diz-me para escolher entre uma lista de linhas e colunas (do tipo 80 por 50, 80 por 20, etc), ou para escrever scan.escrevo scan e nao acontece nada, vendo-me entao obrigado a escolher uma dakelas opções. Lá continua a carregar controladores mas às tantas....desliga-me automaticamente o disco externo!!! e depois, burro, diz-me que não encontra a root!!! 8O
outra vez que tentei instalar, lá deixei o grub instalar-se em modo auto, que é como kem diz, na MBR do disco principal. mas assim tb não deu dando-me a mesma asneirada que acima descrevi. Para piorar, se ligasse o pc sem o disco externo dava-me erro 21 e daí não passava mesmo! Lá tive eu que andar a pesquisar sobre como compor a mbr do windows. (cd do windows>repair console> fixmbr)
Desta ultima vez, voltei a tentar instalar o grub em modo manual, no 1º espaço da root do disco externo, mas desta vez decidi não criar diskette de arranque. ponho na bios outra vez para bootar do disco principal (a bootar do usb hdd uma vez mais não dá nada) e o gajo passa-me pelo grub, "como cão por vinha vindimada", i.e, bootou directamente para o windows, como se não tivesse lá coisa nenhuma.
Era a primeira vez que ia experimentar linux, e já tou a ver que as horas todas que já perdi nisto não vão dar em nada, o que é uma pena pq gostava mesmo de aprender a mexer no linux. Tb sakei o kubuntu live cd, mas achei aquilo um bocado esquisito, e pelo menos para já, nem vou tentar instalar esse. ás tantas, já náo instalo é nenhum....

Muitas desculpas pela extensão do post, e pelo desabafo. A minha ideia original até era usar o linux no disco externo ligado ao meu portatil, mas o infeliz não deixa bootar por usb hdd, tendo sido esta, logo a 1ª primeira decepção....mal eu imaginava......
bintoito
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jul 06, 2004 17:35

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Segunda Abr 09, 2007 7:20

Não tenho 100% de certeza disto, mas se queres um linux "portátil", tens que instalar uma distribuição própria para bootar de usb, e não um linux normal. A partir do momento em que isso estiver bem instalado, bastará configurares na BIOS para arrancar por usb em 1º lugar, e a partir daí ele arrancar-te-á linux se o disco tiver ligado, ou windows caso contrário.

Espero não ter dito grande asneira.

Cumprimentos,

KrIaX.
hardware.com.pt
#HCP @ PTNET
P IV 1.7 | 1 GB | 120 GB | GF4000 | SB5.1 | TFT Merd*so
TEL: voipcheap
Send Pr0n to:kria@iol.pt
Urls Inuteis: blog
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 01, 2005 17:38

Mensagempor bintoito » Segunda Abr 09, 2007 12:22

então mas qual o linux próprio para bootar de usb?! Será que o kubuntu, dá para isso? é que como já sakei o live cd, se esse desse experimentava com esse.
THx
bintoito
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor jotoa » Segunda Abr 09, 2007 12:25

Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor Mektub » Segunda Abr 09, 2007 12:47

Arrancar de USB é razoávelmente linear, mas há que ter em consideração que no arranque acontece o seguinte: primeiro é carregado um mini-linux, normalmente o initrd.

Para que isto funcione é preciso que o initrd contenha os drivers para USB. Uma boa parte das distribuições já têm esses drivers no initrd, mas aparentemente o CM não.

Usa o Ubuntu ou o Fedora.

Mektub
Mektub
Novato
Novato

Registado: Terça Nov 15, 2005 3:12

Mensagempor bintoito » Segunda Abr 09, 2007 14:50

Vou ver se posto o meu problema no forum da caixa mágica a ver se alguem ja teve este problema.

jotoa, agradeço o link, mas isso já é muita fruta para mim....queria uma coisa mto simples que tivesse tudo no mesmo sitio, e este linux knoppix, dá-me ideia que não terá quase nada, e depois tenho de andar com comandos para adicionar as tralhas que preciso, que não sei onde as encontrar, nem como as "tratar", visto o linux ser, não um mundo, mas muitos mundos, que para um noob como eu, requeria muito mais tempo de pesquisa do que o que tenho disponivel.
Se de facto o CM10 não der ainda posso tentar o kubuntu que já aqui tenho o live cd, senão, chapeu....a minha experiencia com linux terá de ficar para outra altura.
Obrigadão por tudo na mesma.
Ah, se depois souber como pôr isto a dar no disco externo como quero depois posto aqui.
Abraço
bintoito
Membro de Prata
Membro de Prata

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante