Linux: Firefox extremamente lento

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Linux: Firefox extremamente lento

Mensagempor Tonux » Terça Abr 10, 2007 0:00

Instalei o Fedora core 6. Tudo funciona bem, excepto o Firefox, que leva muito tempo a abrir a maior parte dos sites, terminando sempre com a mensagem de esgotamento do tempo de conexão. Nem o Google consigo abrir.
Por outro lado, o Konquerer funciona bem.

Alguém me podia dar uma dica?

Obrigado.
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 22, 2004 21:16

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Terça Abr 10, 2007 9:46

Alguma configuração de proxy por aí?

Cumprimentos,

KrIaX.
hardware.com.pt
#HCP @ PTNET
P IV 1.7 | 1 GB | 120 GB | GF4000 | SB5.1 | TFT Merd*so
TEL: voipcheap
Send Pr0n to:kria@iol.pt
Urls Inuteis: blog
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 01, 2005 17:38

Mensagempor Mektub » Terça Abr 10, 2007 11:18

Também uso o FC6.

Não dizes a versão do Firefox, mas com a 2.0.0.2 tive problemas de o FF comer o processador todo.

Depois de alguma pesquisa instalei a versão 2.0.0.3 que se encontra neste repositório:

http://remi.collet.free.fr/rpms/fc6.i386/

e tudo voltou à normalidade.

Pode ser que ajude...

Mektub

PS: Agora me lembrei. O FC6 vem com a versão IPv6 activa e o FF também. Quer dizer que o FF tenta primeiro o IPv6 e se se o server remoto diz que não tem passa a IPv4. Mas se o server está mal configurado e diz que tem IPv6 (e não tem), o FF fica eternamente à espera !

Desabilitar digitando na barra de endereços do FF:

about:config

e mudar o valor:

network.dns.disableIPv6

para 'true'.

Para desabilitar completamente o IPv6, meter em /etc/modprobe.conf:

alias net-pf-10 off
alias ipv6 off
Mektub
Novato
Novato

Registado: Terça Nov 15, 2005 3:12

Mensagempor Tonux » Quinta Abr 12, 2007 21:33

Mektub Escreveu:Também uso o FC6.

Não dizes a versão do Firefox, mas com a 2.0.0.2 tive problemas de o FF comer o processador todo.

Depois de alguma pesquisa instalei a versão 2.0.0.3 que se encontra neste repositório:

http://remi.collet.free.fr/rpms/fc6.i386/

e tudo voltou à normalidade.

Pode ser que ajude...

Mektub

PS: Agora me lembrei. O FC6 vem com a versão IPv6 activa e o FF também. Quer dizer que o FF tenta primeiro o IPv6 e se se o server remoto diz que não tem passa a IPv4. Mas se o server está mal configurado e diz que tem IPv6 (e não tem), o FF fica eternamente à espera !

Desabilitar digitando na barra de endereços do FF:

about:config

e mudar o valor:

network.dns.disableIPv6

para 'true'.

Para desabilitar completamente o IPv6, meter em /etc/modprobe.conf:

alias net-pf-10 off
alias ipv6 off

OK. Funcionou :D

Obrigado pela ajuda :wink:
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Tonux » Sexta Abr 13, 2007 3:05

Epá, nem tudo está bem!! Quando clico numa imagem correspondente a um video mpeg, o firefox (v 1.5.0.7) abre sempre o gxine, que não tem plugins.
Já tenho outro programa que abre este tipo de média, VLC. Como hei-de fazer para tornar a aparecer a caixa de diálogo que pergunta com que aplicação quer abrir?

Obrigado
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Sexta Abr 13, 2007 6:42

O firefox em linux (não sei se em windows também) tem um addon que é o "media connectivity", porreiro para configurar a forma como ele lida com os diferentes tipos de media. Ve la se te safas com isso.

Cumprimentos,

KrIaX.

EDIT: mas já agora digo-te, que o gxine bem configurado em linux, é o único que me abre tudo e mais alguma coisa em condições. O vlc não gosta de alguns .wmv.
hardware.com.pt
#HCP @ PTNET
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Tonux » Sexta Abr 13, 2007 10:32

KrIaXPaTaLa Escreveu:O firefox em linux (não sei se em windows também) tem um addon que é o "media connectivity", porreiro para configurar a forma como ele lida com os diferentes tipos de media. Ve la se te safas com isso.

Cumprimentos,

KrIaX.

EDIT: mas já agora digo-te, que o gxine bem configurado em linux, é o único que me abre tudo e mais alguma coisa em condições. O vlc não gosta de alguns .wmv.

Desde o princípio que o firefox nunca conseguiu abrir o formato mpeg, chamando automaticamente, para isso, o gxine (que instalei depois de ter instalado o SO; também instalei, depois, o xine e o caffeine que também não funcionam por falta de demuxer's), ao qual falta um demuxer, que eu não sei qual é. Resolvi investigar na net e dei com o VLC, o qual abre quase todos os formatos. O konqueror consegue abrir videos mpeg, dando-me a possibilidade de escolher, entre outros, o VLC, clicando com o botão direito do rato sobre a imagem. Porque razão o firefox não me dá a escolher como o konqueror? :cry:

Um abraço.

Edit: Alguns wmv, de facto, ficam extremamente claros no VLC.
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Mektub » Sexta Abr 13, 2007 11:45

Tonux Escreveu:
Desde o princípio que o firefox nunca conseguiu abrir o formato mpeg, chamando automaticamente, para isso, o gxine (que instalei depois de ter instalado o SO; também instalei, depois, o xine e o caffeine que também não funcionam por falta de demuxer's), ao qual falta um demuxer, que eu não sei qual é. Resolvi investigar na net e dei com o VLC, o qual abre quase todos os formatos. O konqueror consegue abrir videos mpeg, dando-me a possibilidade de escolher, entre outros, o VLC, clicando com o botão direito do rato sobre a imagem. Porque razão o firefox não me dá a escolher como o konqueror? :cry:

Um abraço.

Curiosamente nunca consegui instalar um plugin do VLC que não desse problemas.

Para ver quais os plugins instalados, na barra de endereços escrever:

about:plugins

Quanto ao xine / gxine funciona bem, mas realmente é preciso ter vãrias partes instaladas.

Eu tenho:

gxine
xine-lib
gxine-mozplugin
xine-lib-extras
xine-lib-extras-nonfree
xvidcore

(não sei se este último é absolutamente necessário)

Parte deste software não se encontra nos repositórios de base, mas sim no 'livna' e no 'freshrpms'.

Para adicionar os repositórios acima é necessário instalar a descrição dos mesmos:

rpm -ivh http://rpm.livna.org/livna-release-6.rpm
rpm -ivh http://ftp.freshrpms.net/pub/freshrpms/ ... noarch.rpm

A partir daqui já deve ser possível:

yum install xine-lib-extras

etc...

Quanto ao "media connectivity" que o KrIaXPaTaLa mencionou, não conhecia, mas vou experimentar.

Mektub :P
Mektub
Novato
Novato

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Sexta Abr 13, 2007 11:46

Como te disse: media connectivity

https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/446

Diz que é para mozilla 1.0, mas tenho-o a bombar na 1.5 em ubuntu na boa.

Cumprimentos,

KrIaX.
hardware.com.pt
#HCP @ PTNET
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Tonux » Sexta Abr 13, 2007 18:16

Mektub Escreveu:
Tonux Escreveu:

Um abraço.

Curiosamente nunca consegui instalar um plugin do VLC que não desse problemas.

Para ver quais os plugins instalados, na barra de endereços escrever:

about:plugins

Quanto ao xine / gxine funciona bem, mas realmente é preciso ter vãrias partes instaladas.

Eu tenho:

gxine
xine-lib
gxine-mozplugin
xine-lib-extras
xine-lib-extras-nonfree
xvidcore

(não sei se este último é absolutamente necessário)

Parte deste software não se encontra nos repositórios de base, mas sim no 'livna' e no 'freshrpms'.

Para adicionar os repositórios acima é necessário instalar a descrição dos mesmos:

rpm -ivh http://rpm.livna.org/livna-release-6.rpm
rpm -ivh http://ftp.freshrpms.net/pub/freshrpms/ ... noarch.rpm

A partir daqui já deve ser possível:

yum install xine-lib-extras

etc...

Quanto ao "media connectivity" que o KrIaXPaTaLa mencionou, não conhecia, mas vou experimentar.

Mektub :P

Fixe! :D Faltava-me só o pacote xine-lib-extras-nonfree para pôr o gxine a funcionar no firefox. Ficou também só com este. Não sei como se muda, por exemplo, para o xine como defeito. Antes, em versões anteriores do firefox havia sempre uma caixa de diálogo que perguntava qual era a média que queriamos usar.

Muito obrigado pela ajuda :wink:
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Tonux » Sexta Abr 13, 2007 22:43

Já experimentei o ambiente beryl 3D. Tem várias afinações e fica interessante. Quando o ambiente ainda permanece em cubo e a rodar, as janelas não são funcionais; é necessário que o cubo pare a sua rotação para serem de novo funcionais. A transparência das que estão inactivas também é interessante. Quando uma aplicação está minimizada basta levar a seta do rato para lá e aparece uma janela em miniatura da aplicação em causa. Podemos desfazer, leia-se fechar, as janelas com efeitos explosivos, fogo, etc., dando um efeito de destruição das mesmas.

Não obstante, este ambiente encrava algumas vezes (não muitas. Talvez alguma má afinação da minha parte). Normalmente, prefiro usar o ambiente padrão (gnome ou kde). Prefiro o gnome por ser mais rápido a carregar.

Agora, pergunto: relativamente ao ambiente do windows vista, perdão, VI$A, aero, as janelas são funcionais em 3D?

Um abraço.
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Mektub » Sexta Abr 13, 2007 23:37

Tonux Escreveu:[ Não sei como se muda, por exemplo, para o xine como defeito. Antes, em versões anteriores do firefox havia sempre uma caixa de diálogo que perguntava qual era a média que queriamos usar.

Muito obrigado pela ajuda :wink:

Aqui na minha versão de FF, 2.0.0.3, há uma maneira (limitada) de mudar o média que vai ser usado.

Encontra-se em:

Edit --> Preferences --> Content --> File Types

Não tenho nenhuma opção para adicionar file types, apenas a opção para mudar a acção.

Lembro-me que esta tabela aqui ha um mês ou dois teria quando muito umas 10 entradas, e agora tem para cima de 100 !

Quem é que anda adicionar entradas aqui ? Os plugins ?

Quanto à a caixa de diálogo que pergunta com que aplicação quer abrir nunca a tive, e uso o FF desde o início. Não sei como é que se consegue isso.

Mektub

8)
Mektub
Novato
Novato

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes