Gravador "funciona" mas não é detectado na BIOS

Desde sistemas de som, leitores e gravadores, colunas, joysticks...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Gravador "funciona" mas não é detectado na BIOS

Mensagempor Chac.a.l » Terça Abr 17, 2007 8:32

Boas, tenho um gravador Samsung DVD/CD 16x e outras coisas que não me lembro.

O problema é que o pc não detecta a presença dele... apesar de ter todos os cabos (IDE e alimentação) correctamente ligados. Ele abre e pisca a luz mas não faz mais nada.

Quando vou à BIOS, não é detectado, e sempre assim claro que também não aparece no windows.
Verifiquei se as no ecrã onde aparece as IDE's e apenas aparece o meu disco rígido: IDE Secundary Master, se bem me lembro esta configuração está correcta. O dgravador deveria aparecer IDE Primary Master, acho eu, e não é detectado.

Imagem
(não é a imagem do meu BIOS)

Já tentei fazer um Load dos Fail-Save Default, também já actualizei o firmware do motherboard. Tenho um Shuttle SB75G2.

Se alguém poder esclarecer como solucionar isto. :wink:
Chac.a.l
Novato
Novato

Registado: Terça Abr 10, 2007 20:27

Mensagempor LuisFilipe » Terça Abr 17, 2007 9:54

Quando temos um problema desse género temos que ir por partes.

O écran de BIOS que mostras tem em Primary Master um Disco Western Digital e como Secondary Master uma unidade de CD (Unit).

Se era isso que tinhas (e tens) e adicionas-te o DVD como Primary Slave e ele não é reconhecido...

Desliga o CD e liga o DVD como Master no canal secundário. (Se alteraste os jumpers do Disco tens que repor), assim testas se ele é ou não é reconhecido.

Resumindo
Código: Seleccionar todos
IDE Primary    Disco Rígido jumper no Master (ou stand alone)

IDE Secondary DVD jumper no Master
               CD  jumper no Slave.

Para ligar um só dispositivo num canal IDE este deve estar como Master ou conforme o fabricante indique (existem algumas configurações para stand alone)

Para ligar dois dispositivos num canal IDE um tem que ser configurado como Master e o outro como Slave.

É aconselhável ter o Disco Rígido do Sistema Operativo no primeiro canal IDE como Master e se possível não misturar com unidades ópticas.

fica
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor cyberj » Terça Abr 17, 2007 10:18

Pois... pelo que percebi da tua conversa tens um problema de jumpers....
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor alr_tech » Terça Abr 17, 2007 15:10

boas

X3
diz lá se tens tb dois canais IDE

por defeito e questões de performance os discos colocam-se no 1º IDE
e leitores opticos no 2 IDE

assim o disco de arranque deve estar como master no 1º IDE
(Primary Master) (ligado numa ponta do cabo de 80vias IDE)
gravador (Samsung) configurado como Master e aparece como Secondary Master (ligação ponta no cabo IDE) ligado no IDE2
outro leitor optico como Slave e deverá aparecer como Secondary Slave (ligado ao conector intermédio do cabo) ligado na IDE2...

No caso de só teres um IDE e o teu disco de arranque for IDE..
esse disco continuará como master, e o Samsung passará a Slave..
(mas, aviso que esta configuração será muito lesiva para a performance do sistema, pois o IDE trabalhará a 33 Mhz, na melhor das hipoteses a 66 Mhz)

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Chac.a.l » Terça Abr 17, 2007 18:33

LuisFilipe Escreveu:O écran de BIOS que mostras tem em Primary Master um Disco Western Digital e como Secondary Master uma unidade de CD (Unit).

Se era isso que tinhas (e tens) e adicionas-te o DVD como Primary Slave e ele não é reconhecido...

Desliga o CD e liga o DVD como Master no canal secundário. (Se alteraste os jumpers do Disco tens que repor), assim testas se ele é ou não é reconhecido.

Resumindo
Código: Seleccionar todos
IDE Primary    Disco Rígido jumper no Master (ou stand alone)

IDE Secondary DVD jumper no Master
               CD  jumper no Slave.

Para ligar um só dispositivo num canal IDE este deve estar como Master ou conforme o fabricante indique (existem algumas configurações para stand alone)

Para ligar dois dispositivos num canal IDE um tem que ser configurado como Master e o outro como Slave.

É aconselhável ter o Disco Rígido do Sistema Operativo no primeiro canal IDE como Master e se possível não misturar com unidades ópticas.

fica

Boas, esse screen que pus não é do meu bios, era só para "ajudar" a explicar-me disso do IDE.

Eu apenas tenho um disco rígido SATA 120Gb e um gravador de DVD Samsung SH-W162C 16x16.

Pelas que dizem, parece que tenho de meter o disco rigido no IDE Primary MAster certo?! e como isso se faz? é que o meu disco é tem ligação através de Serial ATA (SATA) :oops:

EDIT: já consegui por o disco rigido em IDE Primary Master, mas continua a não detectar o dvd. O computador agora tar sempre com a ram em idle, um dos processos svchost está a consumir 54.824K de memoria. 8O
Chac.a.l
Novato
Novato

Mensagempor LuisFilipe » Terça Abr 17, 2007 21:05

Chac.a.l Escreveu:Boas, esse screen que pus não é do meu bios, era só para "ajudar" a explicar-me disso do IDE.

Eu apenas tenho um disco rígido SATA 120Gb e um gravador de DVD Samsung SH-W162C 16x16.

Pelas que dizem, parece que tenho de meter o disco rígido no IDE Primary MAster certo?! e como isso se faz? é que o meu disco é tem ligação através de Serial ATA (SATA) :oops:
o enredo adensasse.

Caso tenhas comprado o DVD agorinha mesmo tenta ir trocar por um SATA que também há e o preço é quase o mesmo.

Caso contrário passo a explicar.

IDE é um tipo de ligação ATA (Parallel ATA) que existia antes de ter aparecido a ligação Serial ATA.

http://en.wikipedia.org/wiki/AT_Attachment
Ligação IDE (PATA) motherboard (place mãe) (o azul e o preto primary IDE, secondary IDE, suportam dois dispositivos (disco/ CD/ DVD) cada)
Imagem
Cabo IDE (PATA) (este com 40 pinos existem com 80 pinos que devem ser utilizados pelo menos nos discos rigidos)
Imagem

http://en.wikipedia.org/wiki/SATA
Ligação SATA motherboard (placa mãe)
Imagem
Cabo de dados SATA e cabo de energia SATA
ImagemImagem

Assim se tens o disco rígido SATA tens com certeza um canal se não dois IDE (PATA) vazio.

Basta ligares o DVD com o cabo apropriado IDE 40 ou 80 pinos e configurares o dispositivo para Master.
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor Chac.a.l » Terça Abr 17, 2007 21:20

LuisFilipe Escreveu:Assim se tens o disco rígido SATA tens com certeza um canal se não dois IDE (PATA) vazio.

Basta ligares o DVD com o cabo apropriado IDE 40 ou 80 pinos e configurares o dispositivo para Master.

Obrigado pela explicação!
Exacatamente isso, tenho um IDE (pata) vazio, o meu problema era que tinha ligado o Serial ATA ao nº2 e deveria ser ao nº1, o problema do disco rigido está resolvido.

Ainda não consigo é fazer com que o pc detecte o gravador. Já confirmei as ligações IDE e de alimentação. O gravador está aparentemente funcional. (abre...pisca e parece que fica a ler o dvd por algum tempo)

RESOLVIDO! :wink:
Era uma configuração no bios. Em que não sei como só destectava/adicionava ao IDE componentes SATA.
Tudo operacional.
Obrigado pela ajuda a todos!
Chac.a.l
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Quarta Abr 18, 2007 10:27

boas

bém me parecia que era problema de configuração...

já agora, não definas um disco SATA como IDE (PATA) pois perdes performance
(algumas boards permitem isso... mas só se deve utilizar em casos muito especiais)

Exacatamente isso, tenho um IDE (pata) vazio, o meu problema era que tinha ligado o Serial ATA ao nº2 e deveria ser ao nº1, o problema do disco rigido está resolvido.

sei que já resolveste...
mas, explica lá isso que agora fiquei confuso...
como viste acima os SATA não se ligam a um cabo ATA...
não mistures configurações de hardware com software (bios)
:?

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Chac.a.l » Quarta Abr 18, 2007 18:15

alr_tech Escreveu:boas

bém me parecia que era problema de configuração...

já agora, não definas um disco SATA como IDE (PATA) pois perdes performance
(algumas boards permitem isso... mas só se deve utilizar em casos muito especiais)

sei que já resolveste...
mas, explica lá isso que agora fiquei confuso...
como viste acima os SATA não se ligam a um cabo ATA...
não mistures configurações de hardware com software (bios)
:?

cumps

Pois... :lol: já deu para ver que não percebo disto. Mas creio que a minha board dá para ter um disco rigido com ligação serial ATA e/ou IDE (pata) pois até nos livros do computador veem lá uma figura de um disco com ligação IDE, mas o meu é apenas por Serial. :wink:

Pensava que o BIOS era algo como o "softaware" de base do hardware. :roll: mas como disse sou um mero newbie nisto.
Chac.a.l
Novato
Novato

Voltar para Multimédia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes