Ubuntu 7.04

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ubuntu 7.04

Mensagempor zinko_pt » Terça Abr 17, 2007 15:36

Decidi abrir este tópico porque este SO está a ser uma enorme surpresa. Mas não pretendo que seja qualquer tipo de guia (não tenho os conhecimentos, nem o tempo), mas sim o início de troca de conhecimentos sobre esta nova versão de linux.

Além disto, já tinha abordado, de uma forma muito ligeira aqui o que esta nova versão poderia trazer a mais.

Embora a beta 7.04 (Feisty Faw) ainda tenha cerca de 3 dias de uso num desktop p4 e no acer8000, já deu para ver que este "pegou" no 6.10 e tornou-o muito melhor.

ASPECTO VISUAL (qual Vista, qual quê :twisted: )
Em primeiro lugar, creio que o 7.04 faz mais e melhor do que o Vista, requerendo menos potência para o fazer. Uma NVIDIA MX440 AGP e uma ATI Mobility 9700 deram muito boa conta do recado, sem soluços.

O Feisty tem duas aplicações principais (creio que tem outras) que permitem melhorar muito o desktop e a forma como se interage com este.
Em primeiro lugar é preciso ter em conta que nem todas as placas ATI e NVIDIA poderão ter compatibilidade 3D com o 7.04.
Segundo é necessário activar a placa no "Gestor de Controladores Restritos" que se encontra em "Sistema/Administração". Ele vai dar um aviso que poderá não funcionar, etc. Mas regra geral do que já li e experimentei, funciona.
Terceiro, o Ubuntu permite, desde há algumas versões (só conheço desde o 6.06), ter várias áreas de trabalho. Quer isto dizer que tendo um monitor, poderemos ter vários desktops. Isto permite que tenhamos i.e. o Firefox no desktop 1 e o Evolution (e-mail) no desktop 2. Para trabalho com várias aplicações em simultâneo é mais fácil de te-las organizadas.

Efeitos do Ambiente de Trabalho - Permite, logo assim que se instala definitivamente o SO, passar a ter animações3D. Esta aplicação está em "sistema/preferências". Tem algumas opções de animação, mas nada que se compare com o Beryl.

Beryl - Uma aplicação que se pode instalar seguindo as instruções aqui descritas. Estas são em exclusivo para NVIDIA.
Instruções específicas para ATI podem ser encontradas aqui

O resultado final pode ser este:
Imagem

O que se vê aqui é uma imagem exterior de um cubo. Cada face (4, duh!) deste cubo mostra a imagem de cada um dos 4 desktops que se podem ver. Na verdade, nunca experimentei mais do que 4, mas sei que pode suportar muitos mais.

Na face da esquerda pode-se ver 3 janelas de aplicações em "cascata", o que é o mesmo que o Vista faz num dos modos de animação de desktop.

Existe ainda a opção de poder ver dentro do cubo.

Imagem

Para os mais "tradicionalistas" os desktops podem mudados, clicando no ícone respectivo no canto inferior direito, com teclas de atalho, com o movimento do rato até uma das extremidades do ecran (espectacular, mas requer habituação) , mover a roda do rato quando o ponteiro está sobre a zona dos ícones de desktops, etc.

Na versão anterior (Edgy Eft ou também conhecida por 6.10) para ter estas animações de desktop em forma de cubo, tive que recorrer ao 3ddesktop. E funcionava bem, embora a ATI não gostasse muito dos drivers.

Todas as opções de configuração podem ser facilmente acedidas ao ícone que fica na barra superior. Os menus são muito intuitivos
Imagem

e permitem fazer aleatoriedades nas animações. Estas animações podem ser desde as janelas aos menus, pop-ups, etc. A lista de tipos de animações é bastante variada (16) e permitem mais níveis de personalização, como a duração de cada animação.

No limite, poderemos ter o desktop como uma árvore de Natal :lol:, porque as animações são mais que muitas e o comportamento do desktop pode ser muito variado.

WIRELESS
Sem perguntar nada o 7.04 instala, se detectar correctamente, tudo o que é necessário para o wifi funcionar. Caso não detecte pode-se sempre usar o ndiswapper. Quando uma rede é detectada, aparece logo o ícone com a força do sinal na barra superior.

IMPRESSORAS
Quando ligado a uma rede (creio que é o caso mais complexo) o 7.04 pode detectar logo as impressoras de rede. No meu caso detectou umas 20. Depois é só seleccionar qual se pretende e instalar o controlador da lista. Se não estiver na lista é uma questão de procurar aqui ou no google :evil: pois mesmo em USB, já existe uma enorme base de controladores desenvolvidos.

Os clientes de Exchange Server gostarão de saber que o suporte para este servidor de e-mail continua. Pelo menos no Evolution, pode-se seleccionar este tipo de conta (as outras não parecem tão complexas, já que a M$ gosta pouco de partilhar com outros SO :evil: ), embora a ligação seja feita através de URL OWA, ou seja com SSL.

O QUE É QUE NÃO SE PODE FAZER NO 7.04 QUE O WINDOWS SUPORTE?
Quanto a mim, nada, tirando os jogos. E mesmo assim, talvez dê através de aplicações como o Wine.
Por exemplo, no 6.06, para ter Shockwave Flash, tinha-se (poderiam haver outros métodos, mas desconheço) que instalar o Internet Explorer. Sim, esse mesmo.
Instalando o Wine (diz que é uma espécie de emulador :lol:) e depois o IE6, já poderíamos ter a visualização das páginas tal como elas são. Para Java, creio nunca ter havido problemas de maior, mas implica uma instalação fora do browser.
De resto, para quem faz de tudo um pouco, excepto jogos, ficam bem servidos. Talvez o OpenOffice requeira um pouco de habituação.

Wish List
1 - Todas as imagens aqui postadas foram tiradas do 8003LMi, que tem um LCD15" ao lado. Mas inda não investiguei a fundo como se comportará o "extended desktop" nesta versão do Ubuntu.
2 - Compatibilidade com controlador JMicron, uma vez que o PC lá de casa está à espera :evil:

Homepage do Ubuntu. Faltam 3 dias para o lançamento oficial.

Espero que os mais "tux-sábios" me corrijam caso tenha colocado alguma informação errada :wink:
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor zinko_pt » Terça Abr 17, 2007 16:49

Em relação a ter desktop extendido (dual-head, dois monitores) já vi que os guias referem-se a usar drivers xorg-driver-fglrx. Ora, são exactamente estes os NÂO recomendados para usar o Beryl.

A pesquisa continua... :evil:
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor skyruner » Terça Abr 17, 2007 18:52

Tenho de experimentar, mas vou esperar pela versão final.

Mesmo para jogos, consegue-se correr uma série deles perfeitamente, como é o caso do UT, ET etc.

Instalei a 6.10 e adorei!
Apenas tive de desinstalar por falta de espaço no disco, pois não me permitia ter Windows e Linux...
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor CR9 » Terça Abr 17, 2007 19:56

Muito bom!

Não fosse o problema das compatibilidades punha ja o Windows de parte. Do que já vi do Ubuntu gostei muito.

Cumps.
Não sabe assinar
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 27, 2005 15:48

Mensagempor skyruner » Terça Abr 17, 2007 20:32

CR9 Escreveu:Muito bom!

Não fosse o problema das compatibilidades punha ja o Windows de parte. Do que já vi do Ubuntu gostei muito.

Cumps.
É rápido, intuitivo e bem catita! E quando tens o Opera/FF, GIMP, OpenOfice, e por aí abaixo, penso que para a maior parte dos users linux chega perfeitamente, principalmente porque é tudo a borla…

Pelo menos para mim que tenho um PC fraco, em que não me é permitido jogar quase nada, ainda não migrei definitivamente porque não sou o único a usar o PC cá e casa.

Para não falar existe “N” software e boas alternativas aos softwares que usamos normalmente. Basta procurar um pouco!
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor Tonux » Terça Abr 17, 2007 22:25

Zinko_pt, consegues trabalhar dentro desses ambientes em 3D? Acho que isso não é possivel. É mesmo só para mostrar o efeito. Tenho o Zod (fedora core 6)e também lá tenho o beryl e (ainda?) não consegui trabalhar dentro do cubo rotacional. Tenho que esperar que ele pare e mostre só uma face 2D para que consiga trabalhar normalmente.

Não sei se no Vista (Vi$a) se consegue trabalhar no ambiente aero.
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 22, 2004 21:16

Mensagempor zinko_pt » Quarta Abr 18, 2007 11:28

Tonux Escreveu:Zinko_pt, consegues trabalhar dentro desses ambientes em 3D? Acho que isso não é possivel. É mesmo só para mostrar o efeito. Tenho o Zod (fedora core 6)e também lá tenho o beryl e (ainda?) não consegui trabalhar dentro do cubo rotacional. Tenho que esperar que ele pare e mostre só uma face 2D para que consiga trabalhar normalmente.

Creio que tal como no Vista e muitos outros SO, o Ubuntu "anima" o ambiente de trabalho. Não consigo trabalhar no cubo, nem iria querer. Creio que isto faz sentido.
Não dá muito jeito teres uma imagem 3D e trabalhares nela. Podes é ter uma imagem 2D com uma sensação de profundidade e trabalhares nela.

O que mais me impressiona são 2 coisas:
1- Os baixos requisitos de HW
2 - A animação que o Beryl faz do ambiente de trabalho.

Se acham que o "cubo" é engraçado, haveriam de ver as animações dos pop-ups, janelas, menus, etc.

Eu já posto uma imagem, já que não tenho tempo para filmes.

EDIT: Aqui está um bom exemplo de quando se puxa uma das esquinas da janela.

Imagem
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Tonux » Quarta Abr 18, 2007 12:16

zinko_pt Escreveu:
Tonux Escreveu:Zinko_pt, consegues trabalhar dentro desses ambientes em 3D? Acho que isso não é possivel. É mesmo só para mostrar o efeito. Tenho o Zod (fedora core 6)e também lá tenho o beryl e (ainda?) não consegui trabalhar dentro do cubo rotacional. Tenho que esperar que ele pare e mostre só uma face 2D para que consiga trabalhar normalmente.

Creio que tal como no Vista e muitos outros SO, o Ubuntu "anima" o ambiente de trabalho. Não consigo trabalhar no cubo, nem iria querer. Creio que isto faz sentido.
Não dá muito jeito teres uma imagem 3D e trabalhares nela. Podes é ter uma imagem 2D com uma sensação de profundidade e trabalhares nela.

O que mais me impressiona são 2 coisas:
1- Os baixos requisitos de HW
2 - A animação que o Beryl faz do ambiente de trabalho.

Se acham que o "cubo" é engraçado, haveriam de ver as animações dos pop-ups, janelas, menus, etc.

Eu já posto uma imagem, já que não tenho tempo para filmes.

EDIT: Aqui está um bom exemplo de quando se puxa uma das esquinas da janela.

Imagem

Sim, quando temos transparência nas janelas não activas, temos a sensação de profundidade em 2D (dependendo do tamanho e posicionamento das janelas), e nesse ambiente pode-se trabalhar à vontade.

Como dizes, há outros efeitos espactaculares, muitos. Um deles é "destruir" a janela que se fecha "queimando-a" com um efeito de fogo, como se fosse uma folha de papel a que deitassemos fogo. Outro efeito é dividi-la em pedacinhos pequenos (efeito de explosão). Outro ainda é o de mostrar uma miniatura da janela quando está minimizada e se passa por cima dela, na barra, com a seta do rato. Há muito efeitos mais e muito interessantes. E tudo isto com um hardware não artilhado, ao contrário do que exige o Vista (VI$A), cujas imagens não são na realidade 3D, somente simulam 3D. O beryl constroi, de facto, imagens 3D.
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 22, 2004 21:16

Mensagempor Bad_Cop » Quarta Abr 18, 2007 22:42

zinko_pt Escreveu:EDIT: Aqui está um bom exemplo de quando se puxa uma das esquinas da janela.

esse é sem duvida o meu efeito preferido.

eu tinha beryl no 6.10 e gostei bastante, mas como tinha ati, é o que se sabe. pode ser que agr que a amd a comprou dêm um pco mais de atençao aos driveres para outros so's.

faltam 20 min, lol.. daqui a pco já se experimenta a versao final.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor zinko_pt » Quarta Abr 18, 2007 23:12

Bad_Cop Escreveu:
zinko_pt Escreveu:EDIT: Aqui está um bom exemplo de quando se puxa uma das esquinas da janela.

esse é sem duvida o meu efeito preferido.

eu tinha beryl no 6.10 e gostei bastante, mas como tinha ati, é o que se sabe. pode ser que agr que a amd a comprou dêm um pco mais de atençao aos driveres para outros so's.

faltam 20 min, lol.. daqui a pco já se experimenta a versao final.

Tudo o que aqui postei foi feito no 8003LMi com ATI Radeon 9700 64MB. Creio que já não há problemas com a ATI. No 6.10 "sofri" com alguns bugs, mas não no 7.04.
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor lordanubis » Quinta Abr 19, 2007 0:33

Já passa da hora e ainda não está a versão final para download... Queria por isso a sacar de noite mas parece que vai mesmo ter que ficar para amanhã... :?
lordanubis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Ago 21, 2005 20:56

Mensagempor zinko_pt » Quinta Abr 19, 2007 10:03

lordanubis Escreveu:Já passa da hora e ainda não está a versão final para download... Queria por isso a sacar de noite mas parece que vai mesmo ter que ficar para amanhã... :?

E o servidor deles está ultra-pesado. Devem 500 mil macacos a tentarem sacar. Mesmo no IST ainda não está disponível.

Uma informação adicional quanto à rotação do cubo: Consegue-se ver as janelas dos vários desktop em funcionamento. Ou seja, não são "snapshots" que ficam nas faces do cubo, mas sim as aplicações em funcionamento real.

Apenas quando se está a ver um filme, este deixa de se ver, quando se roda o cubo. Mesmo quando estamos a ver as "costas" de um desktop, este não se vê. Tudo o resto sim.
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor lordanubis » Quinta Abr 19, 2007 10:51

Eu nem consigo entrar, dá timeout... os mirrors não devem ter hoje (penso eu)
lordanubis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Ago 21, 2005 20:56

Mensagempor [PT]CableGuy » Quinta Abr 19, 2007 11:07

http://releases.ubuntu.com/7.04/

Estou a descarregar desse link. :wink:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor lnogueir » Quinta Abr 19, 2007 11:27

Uma questão:

Tenho um core 2 duo, processador que suporta tecnologia 64bits. Devo fazer download da versão 32bits? A versão 64 bits é exclusiva para processadores AMD???

Obrigado desde já!
lnogueir
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Nov 16, 2006 13:29

Próximo

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes