dual-boot (fedora5 + XP)

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

dual-boot (fedora5 + XP)

Mensagempor fabiomvs » Quinta Abr 19, 2007 13:20

Boas pessoal,
Instalei o fedora5 após WinXP,e escolhi como sistema predefinido o winXP,mas ao fazer reboot, reparei k o windows n é detectado pelo preograma onde se faz a escolha do SO..aparece 2 opções fedora e other, mas quando inicio other, n é carregado o Win,pois axo k o numero da partição foi alterado..tentei alterar o ficheiro de boot do WinXP mas o fedora nao m detecta a particao do XP.
Axo que preciso de adicionar ao boot do fedora, a opcao do WinXP ou pelo menos mudar a partição a que o boot do Win XP está associado...tenho todos os meus ficheiros nessa particao e agora so consigo fazer um backup deles se iniciar com o live cd Knoppix k nem m da permissao de os alterar...
Espero não ter sido muito confuso
Agradecia a vossa ajuda...cumps
fabiomvs
Novato
Novato

Registado: Segunda Nov 14, 2005 0:10

Mensagempor kinode » Quinta Abr 19, 2007 21:41

Qual o erro que dá quando tenta arrancar com o XP?
kinode
Novato
Novato

Registado: Quinta Abr 19, 2007 20:40

Re: dual-boot (fedora5 + XP)

Mensagempor Mektub » Quinta Abr 19, 2007 21:59

fabiomvs Escreveu:Boas pessoal,
Axo que preciso de adicionar ao boot do fedora, a opcao do WinXP ou pelo menos mudar a partição a que o boot do Win XP está associado...tenho todos os meus ficheiros nessa particao e agora so consigo fazer um backup deles se iniciar com o live cd Knoppix k nem m da permissao de os alterar...
Espero não ter sido muito confuso
Agradecia a vossa ajuda...cumps

Presumo que o FC5 está a usar o GRUB, que era o default.

Tens de arrancar com o Fedora e editar o ficheiro /etc/grub.conf.

Não precisas de apagar nada, mete só estas linhas, por exemplo no fim do ficheiro:

title O meu XP Blá Blá
rootnoverify (hd0,0)
makeactive
chainloader +1

O importante é o (hd0,0).

O Grub numera as partições a partir de zero, por isso o que em muitos sítios é referenciado como primeira partição para o grub é partição 0.

Primeiro disco -- hd0
Primeira partição: 0

Se o teu XP estiver no primeiro disco, primeira partição, a linha acima está correcta.

Se o XP estiver na segunda partição do primeiro disco a linha seria:

rootnoverify (hd0,1)

Gravar e arrancar de novo. A opção acima inserida aparece e deve funcionar. 8)

Mektub
Mektub
Novato
Novato

Registado: Terça Nov 15, 2005 3:12

Mensagempor fabiomvs » Sábado Abr 21, 2007 19:38

thunks Mektub, percebi a ideia e consegui alterar aquilo, mas parece k o problem é de outr coisa qualquer porque knd selecciono o WinXP, o pc até parece k comeca a fazer a boot, mas nada mais que um ecran negro e simplesmante fica a "pensar" e nao sai dali...format c:...lol
Thunks e cumps
fabiomvs
Novato
Novato

Registado: Segunda Nov 14, 2005 0:10

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes