Ubuntu 7.04

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor zinko_pt » Quinta Abr 19, 2007 12:06

lnogueir Escreveu:Uma questão:

Tenho um core 2 duo, processador que suporta tecnologia 64bits. Devo fazer download da versão 32bits? A versão 64 bits é exclusiva para processadores AMD???

Obrigado desde já!

Creio que podes instalar a versão 64bits. Mas existem muitas aplicações que são 32bits no Ubuntu. Se fores um noob como eu, não vais queres compilar muitos pacotes à mão.

Mas os gurus da matéria poderão ter ter uma opinião diferente.
Editado pela última vez por zinko_pt em Quinta Abr 19, 2007 22:41, num total de 1 vez.
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor lordanubis » Quinta Abr 19, 2007 12:35

[PT]CableGuy Escreveu:http://releases.ubuntu.com/7.04/

Estou a descarregar desse link. :wink:

Isso é a versão final?
lordanubis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Ago 21, 2005 20:56

Mensagempor [PT]CableGuy » Quinta Abr 19, 2007 12:56

Presumo que sim, mas ainda não concluiu o download para poder confirmar. :wink:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor lnogueir » Quinta Abr 19, 2007 13:32

:cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

Gostava de vir para aqui dizer maravilhas deste novo ubuntu, mas azar dos azares, no meu LG S1 nem sequer arranca... falha sempre a iniciar o x... mesmo em modo seguro! E na descrição do problema aparece qualquer coisa como "monitor not found". Mas se está a mostrar imagem como pode dizer isto!

Parece que depois de cerca de 1 ano sem usar linux não é desta que volto para esse mundo! Tinha grandes esperanças para este novo ubuntu!

Se alguém me poder ajudar!
lnogueir
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Nov 16, 2006 13:29

Mensagempor lordanubis » Quinta Abr 19, 2007 14:33

lnogueir Escreveu::cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

Gostava de vir para aqui dizer maravilhas deste novo ubuntu, mas azar dos azares, no meu LG S1 nem sequer arranca... falha sempre a iniciar o x... mesmo em modo seguro! E na descrição do problema aparece qualquer coisa como "monitor not found". Mas se está a mostrar imagem como pode dizer isto!

Parece que depois de cerca de 1 ano sem usar linux não é desta que volto para esse mundo! Tinha grandes esperanças para este novo ubuntu!

Qual é a gráfica? Se calhar tb vou ter problemas, a minha x700 também costuma dar trabalho...

PS: Se for uma ati e tiveres acesso à linha de comandos edita o xorg.conf (nano /etc/X11/xorg.conf) e na seccao Driver da placa gráfica se disser ati muda para vesa. Pelo menos o truque para por o X no 5.10 a dar era este...
lordanubis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor lnogueir » Quinta Abr 19, 2007 14:49

Ati mobility X1600.

Já estou a ver que isto não vai ser fácil!

E depois de configurar o x... como volto a abrir o x???
lnogueir
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor zinko_pt » Quinta Abr 19, 2007 15:35

lnogueir Escreveu:Ati mobility X1600.

Já estou a ver que isto não vai ser fácil!

E depois de configurar o x... como volto a abrir o x???

Mesmo em modo de segurança não entra?

Assegura-te que pelo menos no 1º boot não tens nenhum monitor externo ligado. Nunca tive problemas desses com a Radeon 9700, mas nunca se sabe...

Depois de editares o xorg.conf, fazes reboot e se tudo correr bem deves ter GUI.

EDIT: Já está disponível no IST.
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor lnogueir » Quinta Abr 19, 2007 17:26

Pois.... mas se fizer boot perco a configuração! Ele não arranca com o cd. E sim o modo de segurança também não arranca!
lnogueir
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Onyros » Quinta Abr 19, 2007 18:10

lordanubis Escreveu:
lnogueir Escreveu::cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

Qual é a gráfica? Se calhar tb vou ter problemas, a minha x700 também costuma dar trabalho...

PS: Se for uma ati e tiveres acesso à linha de comandos edita o xorg.conf (nano /etc/X11/xorg.conf) e na seccao Driver da placa gráfica se disser ati muda para vesa. Pelo menos o truque para por o X no 5.10 a dar era este...
A X700 funca na perfeição (fgl_glxgears = 720 fps), especialmente com os novos drivers 8.36.5 da ATi, que adicionaram suporte ao kernel 2.6.20*. Os 8.35.5 só funcavam com um patch e mesmo assim era tremido.

Não tenho quaisquer problemas com a placa em questão, mas também já fiz o upgrade há uns tempos e tirando um problemão em que montes de pessoal ficou sem conseguir bootar (mas bastava seleccionar o backup de initrd da imagem de kernel anterior), nunca cheguei a perder o XServer.

A questão não tem só a ver com a X1600, tem a ver com a definição de monitor.

Faz uma coisa simples, quando isso te acontecer, carrega em CTRL+Alt+F1. Faz o login em modo de texto, como normal e depois

Código: Seleccionar todos
sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg

Quando chegar à altura de escolher a gráfica, selecciona "vesa", em vez de "ati" ou "fglrx".

Depois disso,

Código: Seleccionar todos
sudo shutdown -r now

E já tens ambiente gráfico. A partir daí, só tens que instalar os drivers da ATi 8.36.5.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor Onyros » Quinta Abr 19, 2007 18:13

lnogueir Escreveu:Pois.... mas se fizer boot perco a configuração! Ele não arranca com o cd. E sim o modo de segurança também não arranca!
Ah, bom. Se te acontece com o LiveCD, o processo é mais ou menos o mesmo.

CTRL+Alt+F1 e sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg

Escolhes VESA, e depois, em vez de rebootares, fazes "startx". Sinceramente não tenho a certeza porque nunca usei o Desktop CD, instalei sempre através do alternate CD (e aliás, aconselho isso a toda a gente, porque o instalador do LiveCD sucka).

Se queres mesmo instalar, e não apenas experimentar, usa o Alternate CD e as instruções do post anterior aplicam-se no caso de não teres X (que é mais improvável com uma instalação pelo alternate CD).
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor lnogueir » Quinta Abr 19, 2007 18:45

Nada feito! Não resultou! Diz que não encontra monitor!

Talvez acabe por tentar o alternate cd!

Já há no forum do ubuntu pessoal a queixar-se do mesmo!
lnogueir
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor lordanubis » Quinta Abr 19, 2007 21:16

Bem, no meu a instalação funcionou às mil maravilhas (por incrivel que pareça, o meu portátil tem um historial de problemas com Ubuntu...). Só por já não ser preciso andar a "chafurdar" no wpa_supplicant para ter wireless já valeu a pena o upgrade... :twisted:
lordanubis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor lpadua » Quinta Abr 19, 2007 23:05

Confirmo,no meu s1 tb aconteceu a mesma coisa... pena...
lpadua
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Abr 30, 2002 1:07

Mensagempor lnogueir » Quinta Abr 19, 2007 23:12

Solução possível mas neste momento não tenho tempo para experimentar! Se alguém quiser tentar aqui vai:

"I'll keep this quick, even though it's cost me several sleepless nights. The "ati" driver supplied on the Ubuntu CD doesn't support many of the new ATI video cards, namely the Radeon X* series. This is how you get around it:

1. Boot from the CD and wait for the X server to crash.
2. Press CTRL+ALT+F1 to switch to the console.
3. Type sudo apt-get install xorg-driver-fglrx to download the official drivers.
4. Run dpkg-reconfigure xserver-xorg, keep the defaults, but select "fglrx" instead of "ati" when it asks you what driver to use.
5. Run startx and enjoy the LiveCD as everyone else sees it.

I hope this helps someone. "

Enjoy!
lnogueir
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Kayn » Sexta Abr 20, 2007 9:44

Apesar de eu nunca ter gostado muito da ATi, isso é pena...
Bem, instalei num Asus com uma 6200 versao portatil (nao sei bem como se chama) e o dono diz que esta tudo a correr lindamente.
nVidia rulez! :mrgreen: tinha que dizer isto :P

Ainda nao exprimentei esta nova versa muito a serio no meu pc caseiro, pra ja so o instalei e está tudo a correr bem. Logo faço mais testes. Alias, nem sao bem testes. O meu uso habitual do pc ja vai ser puxado que chegue.
No Edgy, usei quase sempre um Beryl bastante personalizado sem problemas de maior, por isso estou a espera do mesmo agora.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes