Por muita coisa.
Pormenores tecnicos aparte (debian-based, etc) é das distribuições mais completas que anda por aí.
Junta-lhe isso à facilidade de utilização crescente que tem sido implementada nele e ja começas a ter um vencedor.
- É um sistema operativo completamente gratuito.
- Completissimo
- Com uma facilidade de utilizar que, quanto a mim, ja tem pontos onde começa a ser superior ao windows. Por estranho que pareça, instalar software, é uma delas.
Detesto ter que estar no windows, querer um programa e ter que ir ao google investigar, procurar sites pra download, provavelmente ser só uma demo que nem tem a função que eu quero, provavelmente ate ja existe nova versao que nao é a que eu sakei, blablabla BORING!
Demasiado trabalho quando comparado.
No ubuntu, pra instalar as bases de tudo e sempre actualizado, uso o Automatix e nem penso em mais nada. Ele trata de instalar o resto. (codecs, players, plugins pro browser, gravador dvd, programas p2p, software compressor/descompressor, java, etc, etc, etc)
Depois, precisando de um programa, abro o Synaptic, procuro o que quero por descrição, escolho da lista que ele me mostra, marco uma caixa pra instalar e ele faz o resto e eu nao me preocupo com mais nada. Muito mais simples. e pros old school ainda ha sempre apt-get com superCOW powers

via linha de comandos.
Ele trata logo de ir buscar a versao mais actual, faz o download, quase de certeza que nao tem registos e serials manhosos a mistura (quase todos free), instala e provavelmente ainda me cria um atalho logo no menu correcto (no menu audio, se for um leitor de mp3, por ex)
- Provavelmente ele até ja detectou todo o hardware que eu tenho no pc e ta tudo a trabalhar sem sequer eu querer configurar um unico driver. Mas agora ate a instalar drivers ta mais facil, principalmente os das graficas (nvidia é um classico).
- Uma instalacao do Sistema Operativo via livecd em que o windows nem a sonhar: é um wizard cagativo de configurar, e depois enquanto está a instalar de fundo, podes tar na net ou a ouvir musica ou a fazer o que quiseres... porque podes).
- Importa os settings das tuas contas do windows e até te cria logo um dual boot linux/windows sem problemas
- Beryl. E facilimo de instalar, ja agora. É eyecandy. Qual Vista qual caralh*. Isto é extremamente LEVE, funciona com praticamente todas as placas que tenham aceleracao 3D e ainda fica TAO melhor que tudo que o windows possa atirar prá comparação.
- Codeweavers CrossOver. Nao é uma vantagem em relacao as outras distros, mas é tao bom que tem que ser mencionado. Possibilita o uso de programas windows-only da mesma maneira que no windows. Agora a falta do Microsoft Office ja nao é desculpa pra nao usar linux. E ha MUITO software que passa a correr em linux (uTorrent é bom exemplo, mas ate alguns jogos correm)
Nao é gratuito, mas da pra experimentar por 30 dias. E se for pra comprar, nao custa mais que a volta de 25€, o que é de borla por uma coisa destas.
- Tem varias vantagens em relação a muitas distros (quais, depende do que se tiver a comparar). Mas tem definitivamente altas vantagens em relacao ao windows.