Porquê o Ubuntu?

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Porquê o Ubuntu?

Mensagempor Tonux » Segunda Abr 23, 2007 0:06

http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=50338

Porque razão a distro Ubuntu tem sido a mais votada?
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 22, 2004 21:16

Mensagempor Kayn » Segunda Abr 23, 2007 2:17

Por muita coisa.

Pormenores tecnicos aparte (debian-based, etc) é das distribuições mais completas que anda por aí.

Junta-lhe isso à facilidade de utilização crescente que tem sido implementada nele e ja começas a ter um vencedor.

- É um sistema operativo completamente gratuito.

- Completissimo

- Com uma facilidade de utilizar que, quanto a mim, ja tem pontos onde começa a ser superior ao windows. Por estranho que pareça, instalar software, é uma delas.

Detesto ter que estar no windows, querer um programa e ter que ir ao google investigar, procurar sites pra download, provavelmente ser só uma demo que nem tem a função que eu quero, provavelmente ate ja existe nova versao que nao é a que eu sakei, blablabla BORING!

Demasiado trabalho quando comparado.

No ubuntu, pra instalar as bases de tudo e sempre actualizado, uso o Automatix e nem penso em mais nada. Ele trata de instalar o resto. (codecs, players, plugins pro browser, gravador dvd, programas p2p, software compressor/descompressor, java, etc, etc, etc)

Depois, precisando de um programa, abro o Synaptic, procuro o que quero por descrição, escolho da lista que ele me mostra, marco uma caixa pra instalar e ele faz o resto e eu nao me preocupo com mais nada. Muito mais simples. e pros old school ainda ha sempre apt-get com superCOW powers :P via linha de comandos.

Ele trata logo de ir buscar a versao mais actual, faz o download, quase de certeza que nao tem registos e serials manhosos a mistura (quase todos free), instala e provavelmente ainda me cria um atalho logo no menu correcto (no menu audio, se for um leitor de mp3, por ex)

- Provavelmente ele até ja detectou todo o hardware que eu tenho no pc e ta tudo a trabalhar sem sequer eu querer configurar um unico driver. Mas agora ate a instalar drivers ta mais facil, principalmente os das graficas (nvidia é um classico).

- Uma instalacao do Sistema Operativo via livecd em que o windows nem a sonhar: é um wizard cagativo de configurar, e depois enquanto está a instalar de fundo, podes tar na net ou a ouvir musica ou a fazer o que quiseres... porque podes).

- Importa os settings das tuas contas do windows e até te cria logo um dual boot linux/windows sem problemas

- Beryl. E facilimo de instalar, ja agora. É eyecandy. Qual Vista qual caralh*. Isto é extremamente LEVE, funciona com praticamente todas as placas que tenham aceleracao 3D e ainda fica TAO melhor que tudo que o windows possa atirar prá comparação.

- Codeweavers CrossOver. Nao é uma vantagem em relacao as outras distros, mas é tao bom que tem que ser mencionado. Possibilita o uso de programas windows-only da mesma maneira que no windows. Agora a falta do Microsoft Office ja nao é desculpa pra nao usar linux. E ha MUITO software que passa a correr em linux (uTorrent é bom exemplo, mas ate alguns jogos correm)
Nao é gratuito, mas da pra experimentar por 30 dias. E se for pra comprar, nao custa mais que a volta de 25€, o que é de borla por uma coisa destas.

- Tem varias vantagens em relação a muitas distros (quais, depende do que se tiver a comparar). Mas tem definitivamente altas vantagens em relacao ao windows.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Tonux » Segunda Abr 23, 2007 19:05

O que interessa aqui, no fundo, é promover o uso do Linux, independentemente da distro. Estou satisfeito com o Fedora Core 6, mais ainda hei-de experimentar o ubuntu, sem prescindir do fedora. Talvez possa usar os dois. Saber não ocupa espaço...
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 22, 2004 21:16

Mensagempor CR9 » Segunda Abr 23, 2007 19:37

Nada como exprimentar, o Ubuntu nem é preciso instalar para testá-lo.

Por o menos gostei muito.
Não sabe assinar
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 27, 2005 15:48

Mensagempor LuisFilipe » Segunda Abr 23, 2007 21:55

Kayn Escreveu:...
No ubuntu, pra instalar as bases de tudo e sempre actualizado, uso o Automatix e nem penso em mais nada. Ele trata de instalar o resto. (codecs, players, plugins pro browser, gravador dvd, programas p2p, software compressor/descompressor, java, etc, etc, etc)

Depois, precisando de um programa, abro o Synaptic, procuro o que quero por descrição, escolho da lista que ele me mostra, marco uma caixa pra instalar e ele faz o resto e eu nao me preocupo com mais nada. Muito mais simples. e pros old school ainda ha sempre apt-get com superCOW powers :P via linha de comandos.

Ele trata logo de ir buscar a versao mais actual, faz o download, quase de certeza que nao tem registos e serials manhosos a mistura (quase todos free), instala e provavelmente ainda me cria um atalho logo no menu correcto (no menu audio, se for um leitor de mp3, por ex)
...

Definitivamente tenho que instalar o ubuntu.
E qual a versão ?
Tenho a 5.10 live e install mas já vai na 7.10 (mais un download...)
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor lordanubis » Terça Abr 24, 2007 14:51

Concordo com o Kayn em todos os pontos menos num: A facilidade de utilização não começa a ser superior à do windows: já é :P

O vista é posto a um canto: os burros da MS ainda devem estar a olhar para o código a tentar perceber porque que o vista usa 1gb de ram para correr decentemente e o ubuntu com menos de metade corre.

O eye-candy do vista que toda a gente achava um espectaculo que era a imagem do futuro, yadda, yadda: posto no bolso pelo beryl.

Quando faço updates sei que não me vão instalar spyware antipirataria no meio sem meu conhecimento

Em comparação com outras distros de linux o ubuntu é de longe o mais fácil de configurar e utilizar, e com o apt-get/Synaptic instalar software é brincadeira...
lordanubis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Ago 21, 2005 20:56

Mensagempor lpadua » Terça Abr 24, 2007 16:08

Pena não funcionar bem com placas da ati,mas isso é mesmo problemas da ati em não construir uns drives de jeito pa linux... :cry:
lpadua
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Abr 30, 2002 1:07

Mensagempor Posturas » Terça Abr 24, 2007 17:33

Ao porquê do ubuntu, eu acrescentaria mais um: número de utilizadores. Há muitas distros que oferecem quase tudo o que o ubuntu ofecere, no entanto perdem para este por dois motivos (que são derivados do mesmo): não há utilizadores suficientes a publicitar e não fornecem pacotes em tão grande número (exactamente porque tem menos utilizadores para os testarem).

OFFTOPIC: Em relação à ati, eu tenho duas e posso garantir que ambas funcionam adequadamente; pecam em funcionalidades e em performance face às nvidia, mas para uso apenas em ambiente gráfico são mais que suficientes. Não quero com isto desculpar a ati, até porque acho muito mal que a minha gráfica não tenha no linux nem metade do desempenho que tem no windows; e por isso também nao recomendo ati, para quem tem o linux em mente.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor lpadua » Terça Abr 24, 2007 18:01

O meu pc com uma x1600 nem arranca dá logo erro no servidor x... :? :?
lpadua
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Abr 30, 2002 1:07

Mensagempor lordanubis » Terça Abr 24, 2007 22:02

lpadua Escreveu:Pena não funcionar bem com placas da ati,mas isso é mesmo problemas da ati em não construir uns drives de jeito pa linux... :cry:

Eu tenho uma ati x700 e funca bem com o driver proprietario da ati. Até dá para por o beryl a dar se deres umas voltas.

lpadua Escreveu:O meu pc com uma x1600 nem arranca dá logo erro no servidor x... Confused Confused

Não sei se te dá erro logo antes de instalar, mas se só crasha depois de instalares vai ao xorg.conf e muda na secção da gráfica em driver de ati para vesa. Se nem ao LiveCD chega, tenta com o alternate cd...
lordanubis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Ago 21, 2005 20:56

Mensagempor asturmas » Terça Abr 24, 2007 22:52

Não vai na 7.04
Aqui fica um link para download tuga:
http://darkstar.ist.utl.pt/ubuntu/releases/7.04/
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 14, 2006 16:50

Mensagempor Atseer » Quarta Abr 25, 2007 1:23

Eu tenho o Fedora Core 6 instalado no pc (com XP também), e eu estou a dar-me um bocado mal com aquilo...principalmente porque não consigo meter o aMSN nem o Winamp "qq coisa" 2 para o Linux, além de uns plugins para ouvir mp3...enfim...

Como posso ultrapassar isso??Já agora, o beryl dá no Fedora 6?Eu tenho uma Ati 9600XT...era engraçado colocar um ambiente 3d...eheh
Amd XP 1700+
Asus a7s333
1GB DDR 266 (2x256+1x512)
Seagate 320GB 8MB cache
Maxtor 120GB 2MB cache
Sapphire 9600XT 128MB
Lcpower supersilent rev.2 550w
Imagem
Atseer
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Nov 25, 2005 16:14

Mensagempor Kayn » Quarta Abr 25, 2007 2:26

Beryl no fedora, dá. Partindo do principio que consegues por drivers e tal a funcionar primeiro sem problemas.

Tens bons tutorials aqui:
http://wiki.beryl-project.org/wiki/Install/Fedora_Core

Quanto ao resto nao te posso ajudar (principalmente se nao sei mais sobre o teu problema). Se fosse no ubuntu, dizia-te pra usares o Automatix.

Esqueci-me de dizer mais uma vantagem. Automatix parece que é especifico do Ubuntu (ou debian, nao sei bem).

Nao funciona em Fedora, mas definitivamente, é uma simplificação de vida pra instalar as aplicações base que toda a gente usa. É perfeitamente possivel faze-lo a mao, mas nao justifica o trabalho quando tenho um programa que o faz por mim. Preguiça rulez.

(PS: pra quem tiver a instalar o Beryl no ubuntu 7.04 com uma nvidia,
é usar o os drivers que aparecem nos Restricted Drivers do Ubuntu e nao os que o Automatix instala. Eu tive alguns problemas com os drivers que o automatix me meteu.)
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes