por sithdarklord » Quinta Jun 17, 2004 7:01
Bom, já é o 2º post mas de qualquer maneira bem vindo ao fórum.
O teu processador deve facilmente chegar aos 11x200 ou parecido pq o multiplicador deve ser diferente. A primeira coisa a fazer é veres que temperaturas tens neste momento sem overclocking. Não sei se a tua board tem algum programa para isso, mas se não tiver saca o MBM5. Depois é fazeres como fizeste anteriormente, vais aumentando o fsb em 5Mhz e vês se o sistema inicia normalmente. Se sim, para comprovares a estabilidade do sistema, jogas um jogo puxado (FarCry ou UT2004) por 1 hora ou um pouco menos e se não crashar nem reiniciar sozinho o sistema está estável. Vai fazendo isso até teres o teu 1º crash ou o sistema simplesmente não iniciar. Voltas ao valor anterior e aumentas só 1 Mhz e assim sucessivamente até crashar. Se já tiveres atingido os 2200 Mhz sem mexer no vcore óptimo e parece-me que esse é o teu 1º objectivo. Não te esqueças que esse processador utiliza um multi mais alto que o 3200+ por isso se calhar vais atingir os 2.2 Ghz mas sem teres o fsb a 200. Depois de veres que já não dá mais sem mexeres no vcore, aumentas ligeiramente o vcore e voltas a aumentar o fsb até conseguires um sistema estável. Há certos pseudo limites com que as pessoas se guiam, dizem que não deves passar dos 1.8v para o dia a dia e dos 50º/55º de temp máx em load. Eu ignoro completamente esses pseudo limites e tenho o meu a 2.0v e com quase 60º em load. Atenção, se és inexperiente deves seguir os tais limites!!! Se fizeres tudo o que disse com calma, sempre a monitorizar as tenperaturas deves conseguir algum overclock sem danificar nada.
EDIT* Só uma coisa, se fizeres alguma configuração maluca na BIOS e o teu pc não iniciar e começar a apitar não te assustes, desligas da corrente e fazes clear cmos. Se não souberes fazer isso através do jumper, tiras a pilha e voltas a metê-la.
CM Stacker/OCZ 800w/P5Q Deluxe/ Q6600@3600/4 GB GSKILL 8800/GTX 280/Samsung F1 320GB/X-FI Titanium Pro