[AJUDA] processador queimado????

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

[AJUDA] processador queimado????

Mensagempor proa_p » Sexta Mai 18, 2007 7:21

Quais são os sintomas de um proc queimado? O computador pode chegar a fazer o 'bip' inicial? É que ontem a fan do cpu intel 3.2 ghz parou devido a um fio e o processador aqueceu até o pc de desligar automaticamente. Eu deixei arrefecer tudo durante a noite e, hoje de manha, montei outra vez. Da primeira vez que o liguei, disse-me no arranque que tinha detectado um novo processador e pedia-o para o configurar na BIOS. Depois desligou-se e, agora, so se aguenta ligado dois ou tres segundos. Será que queimou?

(A temp ontem a noite era de cerca 90 ºC) :S
proa_p
Novato
Novato

Registado: Quinta Jan 04, 2007 23:08

Mensagempor Hellblazer » Sexta Mai 18, 2007 10:20

Isso deve ser problemas na fonte... não deve de ser do processador... penso que com o processador queimado o computador nao se desligaria sozinho...

Cumps
A mente que se abre a uma ideia jamais voltará ao seu tamanho original. By: Albert Einstein
Hellblazer
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jan 29, 2005 12:53

Mensagempor Eddie » Sexta Mai 18, 2007 10:22

É possivel, esperimenta fazer um Clear CMOS com o jumper, e tenta voltar a arrancar com o PC. :idea:

Fiquem bem :!: 8)
->DFI Lanparty DK P35-T2RS
->Intel Core2 Duo E8400@4005MHz + Thermalrigth XP-90C
->Western Digital Raptor 150GB
->Sapphire ATI Radeon HD4870 512MB GDDR5
->Team Group Xtream DDRII 800MHz@890MHz (2x1024MB)
->LC-Power Hyperion 700W Modular
Eddie
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Mar 06, 2004 12:29

Mensagempor GigaManiac » Domingo Mai 20, 2007 3:10

Eu já tive um problema desses, quando ligava o pc as ventoinhas e o disco arrancavam mas depois ia logo tudo abaixo. Um amigo meu fez-me uns testes ao pc e com um osciloscópio descobriu que tinha sido o circuito de alimentação na board que tinha pifado, o problema foi que ao queimar levou-me as memórias a gráfica e o processador atrás. Já exprimentas-te por o teu processador noutra board? E já agora diz-me qual é a tua fonte de alimentação e o que é que tens ligado no pc..... exprimenta também desligares tudo o que não é essencial para o arranque do pc da fonte de alimentação.
GigaManiac
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Mar 23, 2007 5:50

Mensagempor GigaManiac » Domingo Mai 20, 2007 3:21

Para saberes como testares a tua fonte clicka neste link...

http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=41160
>>--SkylineGTR--<<

Para ver se é a board clicka neste que embora não se enquadre com todos os casos acho que vale a pena tentar... é que normalmente quando há uma sobrecarga na board há sempre coisas que têm tendencia para arrebentar ou inchar... clicka e vais ver do que é que estou a falar.

http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=41520
>>--VTech--<<

Neste fórum arranja-se de tudo 8)
GigaManiac
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor ed_gari » Domingo Mai 20, 2007 10:29

O dissipador está a funcionar correctamente?

Se o processador arrancou, e arranca uns segundos não deverá ser do processador, tenta testar com outra fonte, e outro dissipador, o problemas deverá estar num desses componentes.

Cumprimentos.
ed_gari
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Mai 12, 2007 21:18

Mensagempor GigaManiac » Domingo Mai 20, 2007 12:07

ed_gari Escreveu:O dissipador está a funcionar correctamente?

Se o processador arrancou, e arranca uns segundos não deverá ser do processador, tenta testar com outra fonte, e outro dissipador, o problemas deverá estar num desses componentes.

Cumprimentos.

O dissipador :!: 8O :!:
O dissipador é uma simples peça de metal (normalmente de alumino ou cobre) e a sua unica função é estar encostado ao processador com massa térmica para conduzir o calor fazendo com que ele arrefeça, não se avaria. Agora se falares em coller a conversa já é outra e mesmo que o coller não esteja a funcionar é completamente impossivél o cpu sobreaquecer em poucos segundos ao ponto de se desligar. E o facto de o pc ligar uns segundos não quer dizer que processador esteja bom. Eu já queimei vários e os pc's continuavam a ligar (com ecrãs de erro fatal :evil: ). E 90ºC é mais que suficiente para lixar o socket do processador, que embora eu já tenha visto temperaturas superiores essa temperatura a longo prazo provoca danos inevitávelmente. Só o simples facto de ter chegado aos 90ºC demonstra que a board não devia de estar nos seus dias porque os P4 suportam temperaturas no máximo de 80\85ºC e quando passam essas temperaturas desligam-se logo para evitar danos neles e na board.
GigaManiac
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor alr_tech » Domingo Mai 20, 2007 15:49

boas

de qq maneira é estranho os CPUs Intel ao contrário dos AMD, quando passa a sua temp max desligam... é um circuito interno que faz isso...
pode acontecer é que como disseste um fio da fan desligou-se (partiu-se)...
mas, tal já poderia estar-se a passar a algum tempo (sem partir totalmente) com diminuição rotações e o nosso amigo não reparou no consequente aumento de temperatura..

valida de facto o socket, se apresenta o plástico torcido ou equivalente..
os condensadores e a board em geral por zonas de cor diferente...

quanto à tua questão inicial se uma board com a CPU queimada apita a resposta é sim, a maioria das boards só depois dos testes iniciais é que activa a CPU... se falhar devia dar mais uns apitos... mas isso varia de fabricante para fabricante...

eu geralmente deixo sempre as protecções da board activas...
mas, à muita gente que as desliga..

pergunta consegues aceder à bios?
experimenta desligar tudo, só ficando gráfica um pente e a CPU...
para ver o que dá..

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Re: [AJUDA] processador queimado????

Mensagempor rui_martins14 » Quarta Mai 23, 2007 19:02

proa_p Escreveu:
(A temp ontem a noite era de cerca 90 ºC) :S

ca para mim queimou, a temps dessas não há cpu que aguente...

da uma olhade-la aqui neste topico pois ja me aconteceu algo parecido....

http://www.hardware.com.pt/forum/viewto ... sc&start=0

cumps
rui_martins14
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Abr 20, 2006 15:26

Mensagempor X-Ray » Quarta Mai 23, 2007 21:53

n m acredito k seja processador keimado.

eu ja tive o meu AMD athlonzinho 2800+ a 87 graus sem pasta térmica i n keimou pr ixo axu dificil.

ha i knd xegou aos 87 desligou soxinho.....e ao outro dia tava a trabalhar normal.

cumpx
AMD Athlon XP 2800+
ASRock K7S8X v3
1GB SiliconPwr
LC POWER SILENT GIANT V2.0 550w GREEN POWER
XPERTVISION 7600 GT 256 MB GDDR3 AGP
Monitor Asus VW193S 19´
LG DVDRW Lightscribe GSA-H12L
2xSeagate 120 +160 GB
Creative Audigy 2 NX
Logitech Z-5500
X-Ray
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Out 25, 2006 18:47

Mensagempor alr_tech » Quarta Mai 23, 2007 22:20

boas
X-Ray Escreveu:n m acredito k seja processador keimado.

eu ja tive o meu AMD athlonzinho 2800+ a 87 graus sem pasta térmica i n keimou pr ixo axu dificil.

ha i knd xegou aos 87 desligou soxinho.....e ao outro dia tava a trabalhar normal....

acredito...
mas, não foi a CPU mas sim a board que desligou...
os AMD não tem circuitos de protecção para validar a temp... (apenas o sensor térmico...)
esse factor é passado para o chip7 e é ele que deve executar a protecção a aplicar...
geralmente shutdown...

se a board tiver o circuito desligado na bios (existem vários associados..)... a CPU acabará por se destruir...
Não sei se os AMD agora já tem mecanismos de segurança internos...
mas os Athlon não tinham....

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes