boas
ultrabytes Escreveu:Nos conectores USB internos da Motherboard existe um Jumper que diz o seguinte USBPW5-8:
Está como default em +5V, mas posso meter como +5VSB
Não será esse o problema para o problema que tenho ?!
sinceramente, não sei...
vamos analisar...
quando a máquina está activa e ligas lá pens e drives, será a linha de 5V ou outra (depende da arquitectura da board) a dar a corrente necessária para alimentar os devices...
como já disse penso, que está limitada por definição a 500 mA por canal... (mais uma vez as coisas variam de board para board, algumas dão 1A fora da norma..)
de qq maneira o único sinal que está disponível na board é os 5 V Standby antes do arranque.... e esse sinal é valioso para as pens drives e similares...
pois permite dar o sinal necessário durante o arranque e permite que a bios, que o suporte, reconheça a USB em modo standart e faço o boot por ela....
por isso esse sinal tem de dar cerca de 1,5 A para permitir o arranque de HDs por USB... (para tal tem de se usar aquelas USBs duplas ou a drive ter alimentação externa..)
de outra maneira, como o resto dos devices só recebe corrente depois da bios dar o OK, a USB nunca poderia ser activada durante o boot...
outro meio de disponibilizar mais corrente é o uso de HUBs USB com alimentação externa, também servem de amplificadores de sinal...
o problema é que tem de ser de qualidade... senão lá aparecem aqueles problemas das transferências que se perdem... ou drives que desligam...
mais, os cabos que ligam à board tem de ter determinadas características eléctricas.., porque senão transformam-se em antenas e os sinais ficam corrompidos...
embora por norma as pens/drives estão limitadas a 100 Mbits (segundo a norma)
para dizer a verdade, todo o conjunto cabos, contactos tem de ter determinadas características... se a controladora detectar que determinados sinais não estão segundo as normas pode desligar esse canal... se esse canal estiver ligado a um hub interno poderá inclusive, desligar esse hub...
penso que seja esta última questão que está a acontecer...
mais umas questões, estás a usar Vista?
os drivers tb influenciam o comportamento, pois qq características fora da norma são trabalhadas por eles... qq bugs podem levar a uma má detecção dos devices ligados a essa porta....
valida também essa questão...
cumps