PCLinuxOS 2007 põem o Beryl a funkar com a minha ATI!

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

PCLinuxOS 2007 põem o Beryl a funkar com a minha ATI!

Mensagempor SuckThis » Quarta Mai 23, 2007 19:00

Boas!

Para quem (como eu) tentou instalar o Beryl no famoso Ubuntu, para o pôr a trabalhar com uma gráfica ATI e nunca o consegui-o mesmo depois de seguir um tutorial, então a solução (pelo menos para mim) é instalar esta distro. A minha ATI é uma Mobility Radeon 9000 e funka na boa nesta distro, agora as minhas janelas tá bem já ardem! :mrgreen: :P :P (e é tão fácil por o Beryl no aço, que até mete nojo) :roll: :roll:

Para mim só tem um problema... KDE!

Já agora alguma "publicidade":

Texstar and the Ripper Gang are pleased to announce the final release of PCLinuxOS 2007. Featuring kernel 2.6.18.8, KDE 3.5.6, Open Office 2.2.0, Firefox 2.0.0.3, Thunderbird 2.0, Frostwire, Ktorrent, Amarok, Flash, Java JRE, Beryl 3D and much much more. Almost 2 gigs of software compressed on a single self bootable livecd that can be installed to your hard drive provided it is compatible with your system and you like the distribution. Over 5000+ additional packages available after hard drive install through our Synaptic Software Manager. Please note PCLinuxOS does not ship with Win32codes or DVD decryption software. Proprietary Nvidia and ATI drivers available after hard drive install.

Fonte: PCLinuxOS
SuckThis
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 02, 2006 17:10

Re: PCLinuxOS 2007 põem o Beryl a funkar com a minha ATI!

Mensagempor Onyros » Quarta Mai 23, 2007 21:11

SuckThis Escreveu:Boas!

Para quem (como eu) tentou instalar o Beryl no famoso Ubuntu, para o pôr a trabalhar com uma gráfica ATI e nunca o consegui-o mesmo depois de seguir um tutorial, então a solução (pelo menos para mim) é instalar esta distro. A minha ATI é uma Mobility Radeon 9000 e funka na boa nesta distro, agora as minhas janelas tá bem já ardem! :mrgreen: :P :P (e é tão fácil por o Beryl no aço, que até mete nojo) :roll: :roll:

Para mim só tem um problema... KDE!

Já agora alguma "publicidade":

Texstar and the Ripper Gang are pleased to announce the final release of PCLinuxOS 2007. Featuring kernel 2.6.18.8, KDE 3.5.6, Open Office 2.2.0, Firefox 2.0.0.3, Thunderbird 2.0, Frostwire, Ktorrent, Amarok, Flash, Java JRE, Beryl 3D and much much more. Almost 2 gigs of software compressed on a single self bootable livecd that can be installed to your hard drive provided it is compatible with your system and you like the distribution. Over 5000+ additional packages available after hard drive install through our Synaptic Software Manager. Please note PCLinuxOS does not ship with Win32codes or DVD decryption software. Proprietary Nvidia and ATI drivers available after hard drive install.

Fonte: PCLinuxOS
Em Ubuntu, garanto-te, com a mesma gráfica também tens Beryl (com AIGLX), até porque após a instalação e sem precisares de mexer uma unha, tens os Desktop Effects a funcionar com a MR9000.

Os Desktop Effects não são mais que Compiz, em conjunto com AIGLX. Ou seja, em Ubuntu basta-te instalar Beryl e 'tá a andar.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor SuckThis » Quarta Mai 23, 2007 21:53

Onyros Escreveu:Em Ubuntu, garanto-te, com a mesma gráfica também tens Beryl (com AIGLX), até porque após a instalação e sem precisares de mexer uma unha, tens os Desktop Effects a funcionar com a MR9000.

Os Desktop Effects não são mais que Compiz, em conjunto com AIGLX. Ou seja, em Ubuntu basta-te instalar Beryl e 'tá a andar.

Boas, Onyros!

Foi precisamente o que fiz, instalei o Beryl e este não funcionou de maneira alguma. Já não me lembra o que fiz depois, mas sei que nada resultou, apenas consegui estoirar o x ao seguir um tutorial que também dizia ser canja por o Beryl a funkar numa ATI 9000/9200. :nada:

A sério que fiquei desanimado, ainda por cima com um tópico aqui no fórum "todo vaidoso" sobre o ubuntu 7.04 e o Beryl! :cry: :mrgreen: (quem é que me manda ter um "chaço" de um portátil lol)

Eu também prefiro o ubunto, mas neste tenho alguns problemas com a gráfica e que só acontece nesta distro. O mais curioso é que consegue apresentar todas as resoluções suportadas pelo o LCD, mas apenas funka a 1024 x 768, todas as outras ficam distorcidas. :roll: :?

Agora deixando o Ubuntu de lado, acho que o PCLinuxOS por já trazer o Beryl instalado de raiz e por ser simples activa-lo, pode ser uma solução para quem quiser experimentar os tão famosos efeitos sem ter que partir a "moleirinha". (penso eu de que) :mrgreen:

Cumps.
SuckThis
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Onyros » Quarta Mai 23, 2007 22:10

É estranho, só estou a ver que tenhas problemas com a resolução e precises de instalar drivers para a gráfica se tiveres a MR9000 e um ecrã wide, será isso? Caso seja esse o caso, talvez tenhas que incluir a definição wide no teu xorg.conf. Tens duas maneiras de o fazer, por exemplo, fazendo um

Código: Seleccionar todos
sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg

e incluis a definição wide quando chegar à altura de escolheres as definições. Experimenta com os drivers ati ou radeon.

Ou então, editas directamente o teu xorg.conf com

sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

e inseres a resolução no princípio de cada profundidade de cor, antes dos 1024x768, por exemplo ;)

Porque de resto, Beryl funciona com os drivers incluídos por default, que são os drivers opensource (radeon, em vez dos proprietários fglrx).

Eu tenho dois portáteis que funcam maravilhosamente out of the box com AIGLX e os drivers opensource: um é um Fujitsu Siemens já com uns bons 4 ou 5 anos, que tem um Pentium IV a 2.53GHz, e 512MB de RAM e a MR9000 - mas num ecrã de 15" convencional; e o outro um IBM Thinkpad X31 com um Centrino Banias a 1.4GHz, 768MB de RAM e uma MR7000 de 16MB. Sim, de 16MB e funca maravilhosamente com Beryl. Gostava de ver o Aero a correr nesta gráfica :P

A única coisa que precisei de fazer em ambos os casos, com um fresh install de Feisty foi instalar Beryl que em Feisty já está nos repos, mai'nada, porque os Desktop Effects (Compiz) funcionavam out of the box em ambos.

----

Desculpa ter "roubado" o destaque a PCLinuxOS. Já foi das distros que mais recomendei, e sempre foi uma boa distro. Há uns tempos até tinham uma versão específica só para jogos, com um montão de coisas pré-instaladas, e é bom saber que continuam a fazer jus ao seu bom nome. Chegaram a passar aí por uns tempos conturbados (as más-línguas chegaram a anunciar o fim da distro!), mas é muito bom saber que caíram de pé.

Eu continuo a preferir sempre distros GNOME, mas cada vez há menos que sejam boas. As distros KDE andam a dar cartas (Sabayon! por exemplo, grande distro), mas eu pura e simplesmente não me atino com KDE.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor SuckThis » Quinta Mai 24, 2007 20:46

Onyros Escreveu:É estranho, só estou a ver que tenhas problemas com a resolução e precises de instalar drivers para a gráfica se tiveres a MR9000 e um ecrã wide, será isso? Caso seja esse o caso, talvez tenhas que incluir a definição wide no teu xorg.conf. Tens duas maneiras de o fazer, por exemplo, fazendo um

sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg

e incluis a definição wide quando chegar à altura de escolheres as definições. Experimenta com os drivers ati ou radeon.

Ou então, editas directamente o teu xorg.conf com

sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

e inseres a resolução no princípio de cada profundidade de cor, antes dos 1024x768, por exemplo ;)

Neste caso não se trata de um ecrã wide, é um de 15" UXGA que suporta resoluções de 1024x768, 1280x1024 e 1400x1050. O Ubuntu detectas mas distorce as duas últimas, funcionando apenas a 1024x768 @ 60Hz (e devia de dar 200Hz mas isso eu não sei configurar :mrgreen: :oops: ).
Ainda assim obrigado pela ajuda! :wink: :)

Onyros Escreveu:Eu tenho dois portáteis que funcam maravilhosamente out of the box com AIGLX e os drivers opensource: um é um Fujitsu Siemens já com uns bons 4 ou 5 anos, que tem um Pentium IV a 2.53GHz, e 512MB de RAM e a MR9000 - mas num ecrã de 15" convencional; e o outro um IBM Thinkpad X31 com um Centrino Banias a 1.4GHz, 768MB de RAM e uma MR7000 de 16MB. Sim, de 16MB e funca maravilhosamente com Beryl. Gostava de ver o Aero a correr nesta gráfica :P

O meu portátil é um ASUS com um Pentium IV 2.8GHz, também com 512 de memória e a MR9000. Se fosse hoje não o comprava, é que aquece muito, até faz suar as mãos. :evil: Em relação ao Vista, o Aero não está disponível para a MR9000 quanto mais para a MR7000. lol Já para não falar que os efeitos no linux (Beryl) estão muito à frente, faz inveja ao Aero do Vista, que eu já o vi em acção. :roll: rotflol

Onyros Escreveu:Eu continuo a preferir sempre distros GNOME, mas cada vez há menos que sejam boas. As distros KDE andam a dar cartas (Sabayon! por exemplo, grande distro), mas eu pura e simplesmente não me atino com KDE.

Pois, o KDE para mim é muito mau, simplesmente não o suporto. Apesar disso sempre que uso o GNOME acabo por ter que instalar o kppp visto que não tenho um substituto com as mesmas funcionalidades para GNOME (pelo menos desconheço), o K3b e o amarok.

Ainda não experimentei o Sabayon, estava na dúvida entre o PCLOS e o Sabayon, mas acabei por experimentar o primeiro. O Sabayon fica para outra ocasião, é que este também vem com o KDE por defeito. :roll:

Agora quero experimentar o F7, só espero que o yum já esteja bem melhor.
SuckThis
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor lordanubis » Quinta Mai 24, 2007 21:04

Eu no Ubuntu segui pai 3/4 tutoriais diferentes e a coisa mais interessante que aconteceu foi o X rebentar :lol:
Mas depois achei um tutorial que só mandava instalar os restricted drivers, adicionar os repositorios do beryl à sources.list e instalar. E deu à primeira, quando eu ja achava que Beryl+ATI=Impossibilidade. :roll:

PS: KDE sucks... :wink:
lordanubis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Ago 21, 2005 20:56

Mensagempor SuckThis » Sexta Mai 25, 2007 20:08

lordanubis Escreveu:Eu no Ubuntu segui pai 3/4 tutoriais diferentes e a coisa mais interessante que aconteceu foi o X rebentar :lol:

Eu só segui um mas o resultado foi tão interessante como o teu. :lol:

lordanubis Escreveu:Mas depois achei um tutorial que só mandava instalar os restricted drivers, adicionar os repositorios do beryl à sources.list e instalar. E deu à primeira, quando eu ja achava que Beryl+ATI=Impossibilidade. :roll:

Por acaso não tens o endereço ai à mão? Nunca se sabe se a versão 7.10 não irá precisar do mesmo milagre para correr o Beryl. Em principio a 7.04 já não entra no meu pc, mas tudo depende daquilo que vou encontrar no Fedora 7.
SuckThis
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor zinko_pt » Sexta Mai 25, 2007 22:16

Funcionou com a minha AMR9700.
Aliás, se fores ver as specs do ACER8003LMI, vais ver que já não é nada recente.

Mas funca. Partiu-me a cabeça para encontrar o tutorial certo, mas deu.
Sem espinhas.

O link é este. O mesmo do post vaidoso: Ubuntu free e melhor do que M$.
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor Tonux » Sexta Mai 25, 2007 22:55

Qual é o teu problema com o KDE?
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 22, 2004 21:16

Mensagempor SuckThis » Sábado Mai 26, 2007 23:06

zinko_pt Escreveu:Funcionou com a minha AMR9700.
Aliás, se fores ver as specs do ACER8003LMI, vais ver que já não é nada recente.

Mas funca. Partiu-me a cabeça para encontrar o tutorial certo, mas deu.
Sem espinhas.

O link é este. O mesmo do post vaidoso: Ubuntu free e melhor do que M$.

Acho que também experimentei o tutorial que indicaste, mas o resultado foi então o mesmo, "o fim" do x. :(

Não leves a mal a cena do "post vaidoso" :mrgreen:, o tópico está bastante bom e até me foi útil. :wink: :)
SuckThis
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor SuckThis » Sábado Mai 26, 2007 23:32

Tonux Escreveu:Qual é o teu problema com o KDE?

Já estou como Onyros, "pura e simplesmente não atino com o KDE". :roll:
SuckThis
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor mcaires » Terça Mai 29, 2007 16:17

O PCLinuxOS é para mim das melhores distros do linux... (então no meu portatil funciona melhor que no Win XP)

para quem quer gnome no PCLinuxOS

http://www.pclinuxos.com/index.php?opti ... pic=6494.0

e ainda no mesmo post

http://www.pclinuxos.com/index.php?opti ... c=6494.165

e screenshoot

http://www.linuxgator.org/Gnome/gnome_p ... t_full.png
mcaires
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jan 23, 2005 17:15

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado: