Este é o segundo portátil a chegar cá a casa. A minha mãe queria um para ela e foi ao Lidl comprar um. A pedido de alguns decidi fazer-lhe uma review pequena porque ando sem tempo nehum. Assim muitos benchmarks e as fotos ficam para depois. Devido a eu ter um Insystems 4003w como portátil, as comparações maiores que eu vou fazer serão com esse portátil.
O portátil tem as seguintes características :
AMD Athlon Mobile 64 2800+;
Motherboard : chip VIA K8V800 com suporte até AMD 64 3400+
15.4" WXGA Wide Screen TFT-Display 1280 x 800
ATI Mobility Radeon 9700 com 128 MB DDR-Ram
512 MB DDR-Ram 333 Mhz Infineon 1 módulo
Disco rigído 60 GB 4200 rpm Toshiba
Gravador de DVD-Multiformatos Toshiba (velocidades escrita : 4x DVD+R ; 2,4x DVD+RW ;4x DVD-R; 2xDVD-RW; 10x CD-RW;16x CD-R ; velocidades leitura : 24x CD(R); 8x DVD; 2x DVD-RAM)
Placa Wireless Lan Card mini-PCI (54 MBit/s)
MSI incorporada
Conectividade : 4 x USB 2.0, 1x Firewire (IEEE 1394), Mic-In/ Speaker-Out, 1 x saída VGA, 1 x S-Video Out, Modem (RJ11), LAN (RJ45), 1 x PCMCIA tipo II, 7-in-2 Card Reader
Comunicações : 56K V.90 Modem, 10/100 MBit LAN
Som : 2 colunas Stereo, placa de som Realtek ALC 250 stereo e saída SPDIF
3 anos de garantia com serviço pick-up e delivery
Dimensões : 355 x 45 x 265 mm
Peso : 3,6 kg com bateria
Não inclui drive de disquetes.
Incrível o que ele trazia como extra :
USB flash drive USB 2.0 64 Mb, cabo de ligação à TV, comando à distância para todas as aplicações do Windows (incluíndo o respectivo receptor de infravermelhos por USB), cabo de modem, mini rato óptico USB com 3 teclas e scrool (é nesta roda que está o terceiro botão).
Impressionante também o software que trazia, todo original e em DVD/CDs :
Microsoft Works Suite 2004 DVD (que inclui o Microsoft ® Word 2002, o Microsoft ® Works 7.0, a enciclopédia Microsoft ® Encarta Standard 2004, o Microsoft ® Picture It! Foto Premium e o Microsoft ® AutoRoute 2004),
Pinnacle Studio 9 SE,
Pinnacle Instant DVD, Cyberlink Power DVD 5.0 ,
Symantec Norton Antivirus 2004,
Ulead FotoExplorer 8 e ainda um
Windows XP Home Edition original, incluíndo a embalagem.
Este portátil é baseado num portátil da Arima (
www.arima.com.tw), o W730-K8 DTR com a 9700 como gráfica, sendo que na Europa eles são provenientes da Actebis (da qual não tenho o link). É esta Actebis que os faz especialmente para o Lidl com a marca Targa, pelo que a marca do portátil é apenas Targa (
www.targa.de), não havendo referência nenhuma a mais nenhuma marca na carapaça do portátil. Mesmo os logotipos da Targa na estrutura do portátil estão de tal maneira que parece um portátil feito por eles, o que é muito diferente dos Clevo vendidos em Portugal, que trazem uns autocolantes muito esquisitos com a respectiva marca portuguesa (Insystems, Titan, Tsunami, etc).
Uma marca que vende um portátil igual a este é a VooDoo PC com o Envy M:860, sendo o link :
http://www.voodoopc.com/systems/m860.aspx
Ao ler o manual do portátil apercebi-me de algo muito curioiso : ensinam a tirar/pôr as memórias RAM, disco rigído, placas mini-PCI e bateria. Mais à frente no manual ainda referem que só outras reparações que não estas é que devem ser feitas por técnicos, pelo que sem perda de garantia nós podemos colocar mais RAM e mudar o disco. O acesso a estes componentes é muito fácil : o disco sai de uma espécie de gaveta na frente do portátil e a memória RAM tem uma porta dedicada no fundo do portátil. Parece, segundo fóruns estrangeiros, que o acesso à placa mini-PCI é que não é tão fácil, mas sem ver não digo mais nada.
O preço do portátil foi de
1499 €.
-IMAGEM-
O monitor wide 15,4' é muito bom! Tem um excelente contraste, um brilho elevadíssimo (mais que o Insystems...!), uma luminosidade constante ao longo de todo o ecrâ e não tem ghosting. A resolução de 1280x800 é confortavel e ampla q.b.. É nesta resolução que a imagem é impressionante. Pelo menos igual ao já muito bom ecrâ do Insystems. A Radeon 9700 ajuda muito na espectacular imagem em reprodução de DVDs
-SOM-
As colunas são normais para um portátil e situam-se à frente, debaixo da base do teclado. É claro que o Insystems com o seu subwoofer faz parecer este portátil um rádio tijolo da Crown em comparação com uma aparelhagem Marantz. No entanto já ouvi pior em muitos outros portáteis de grandes marcas e a potência de som até é elevada. Com auscultadores ou colunas externas, a coisa muda de figura. Aí o som já é bom e nítido. Este som está a cargo de um chip Realtek ALC 250, que só difere do do Insystems por ser apenas de 2 canais, ao contrário dos 6 canais do outro. Mantêm-se a saída SPDIF e o equalizador e efeitos de EAX.
-TECLADO-
Teclado Português como convém. Este portatil não tem um teclado completo como o do Insystems, daí uma demora na habituação a ele no que toca a descobrir os números. O teclado (tal como o resto do portátil) é muito bonito : as teclas têm um grafismo muito moderno e legível, tem 6 teclas de acesso rápido a várias funções (uma para a função de procura do windows, outra para o programa de e-mail, outra para o Internet Explorer, outra para o Windows Media Player, uma para aumentar o volume e outra para diminuir o volume). Quando pressionadas em simultâneo, as teclas de volume fazem a função de mute do volume. Muito mais moderno que o Insystems.
As restantes funções são controladas pela tecla Fn em combinação com outra. É assim que se aumenta/diminui o brilho do ecrâ, se suspende o portátil, se alterna entre monitores, se liga a rede wireless e se controla as funções de reprodução do windows media player. Também é possível ligar um teclado numérico "virtual" na zona das teclas do lado direito, assumindo a forma do teclado numérico dos teclados de casa. Penso que será útil para quem joga ou usa muito a calculadora. Outra função interessante é aquela que desliga todos os leds e luzes, de modo a não incomodar quando se vêm DVDs. Com o comando fornecido (controla também o PowerDVD) e o ecrâ panorâmico, o convite é claro.
Não há nenhuma indicação OSD das funções descritas, mas há leds azuis muito bonitos que indicam se a função Caps Lock, Num Lock e rede wireless estão ligados. Os restantes dois leds azuis (são 5 ao todo logo abaixo do touchpad) indicam a actividade do disco rigído e se a bateria está ou não em carga.
O botão que liga o portátil também tem uma luz azul translúcida (à la Asus) muito bonita. Na zona frontal do portátil existem mais 2 luzes mas rectangulares : uma azul que indica o funcionamento do portátil e que pisca quando o portátil está em suspensão ; e outra amarela que pisca quando a bateria está fraca e se mantém acessa quando o portátil está em carga, apagando-se quando a bateria fica carregada.
A qualidade do teclado é boa, mas é mais barulhento e as teclas têm mais folga que as do Insystems. Teclados diferentes apenas, mas prefiro o do Insystems. Outros preferirão este com certeza.
-MOUSEPAD-
Normal mas com menos sensibilidade que o do Insystems. É sensível ao duplo toque e o scroll é feito não com teclas mas numa zona do pad com o desenho de umas setas onde ao passarmos o dedo se faz a função de scroll.
-QUALIDADE DE CONSTRUÇÃO, MATERIAIS e REFRIGERAÇÃO-
A qualidade de construção é muito boa, sendo um portátil quase à prova de bala. Muito melhor que os Toshiba e HP/Compaq que se vêm aí. O teclado e monitor estão muito bem assemblados, os plásticos são muito sólidos e não são pintados, pelo que não perdem a cor. Não há qualquer pressão do monitor sobre o teclado (mesmo assim é fornecido um pano espesso com letras garrafais da Targa a aconselhar colocar esse pano sobre o teclado quando se fecha o portátil). Por ser mais pequeno que o Insystems, a solidez é constante por todo o portátil, desde as pontas até ao centro. Não há folgas entre os plásticos, a unidade óptica está extraordinariamente bem encastrada e montada no corpo do portátil,... enfim inspira uma confiança que nem o Insystems se aproxima. Nem a flexibilidade ou torção do monitor existe!!! O fecho do monitor é feito no centro do portátil por um só fecho e existem 2 dobradiças que elevam o monitor. São muito sólidas e o ajuste da inclinação do ecrâ é preciso ao milimetro por causa disso. AÍ há uma grande diferença para o já bom Insystems.
Na refrigeração também há um mundo de diferenças para o Insystems. Enquento este tem 4 ventoinhas dedicadas cada uma à sua função e a toma de ar se faz por baixo, no Targa existem 2 ventoinhas (gráfica e CPU) com uma entrada única do lado superior esquerdo (muito longe para ser tapada pela mão, o que demonstra um bom estudo de ergonomia) e saídas na parte de trás do portátil e uma saída pequena do lado esquerdo do portátil. Ainda assim o portátil tem suportes de borracha no fundo para não o deixar sair do sítio e também o elevar para deixar entrar ar para as memórias RAM. As ventoinhas trabalham mais que no Insystems, mas contrariamente a este, elas são inaudíveis : só com o ouvido encostado ao portátil se nota o seu funcionamento (acreditem, não estou a exagerar!). No entanto o caudal de ar que as ventoinhas produzem é muito elevado, como se prova pela "ventania" que sai detrás do portátil.
-RUIDO e AQUECIMENTO-
Está tudo dito quanto ao barulho (ou falta dele) de refrigeração. O disco rigído é mais barulhento que o do Insystems, mas o leitor/gravador de CD/DVD é mais silencioso.
O calor é que é muito diminuto. Embora não deixe de ser um desktop replacement, só se nota calor (muito morno) após uma tarde de utilização nas temperaturas de Verão de agora.... quando se vira o portátil ao contrário e se toca na zona do CPU. Ao fim de 5 minutos desligado, já não calor nenhum mais parecendo que o portátil nunca foi ligado. Portanto no teclado nada se nota de aquecimento. Mais uma vez acreditem....NÃO ESTOU A EXAGERAR. Muito mais calor faz o ar que sai do portátil das grelhas de ventilação ou o carregador quando está a carregar a bateria do portátil!!!
Talvez se explique isto pelo processador Mobile e a maior altura do portátil em relação ao Insystems, o que lhe permite maior circulação de ar e não aquecer tanto.
Como a saída de ar não é por baixo e o portátil aquece muito pouco, a superfície onde o portátil se encontra nada aquece. Para não obstruir a passagem de ar, a ficha de ligação ao transformador fica na ponta do computador contrária às saídas de ar. No Insystems, esta ficha fica ao lado das saídas de ar e no meio do portátil, o que pode obstruir a saída de ar.
-BATERIA-
Contrariamente ao que muitos podiam pensar, a bateria deste portátil dura, usando a placa wireless para navegar na net e a escrever no Office, ao mesmo tempo que ouvia música, cerca de 2 horas e 30 minutos. Se usasse as definições minímas de energia e não ouvisse música, a bateria duraria concerteza as 3 horas. Mesmo a jogar True Crime com o PC no máximo de desempenho, a bateria durou-me 1 hora e 40 minutos apenas na segunda carga de bateria.
As definições de desempenho do computador não existem no Insystems. Como no Targa existe o AMD 64 Mobile, a frequência do CPU varia consoante as aplicações e o uso do próprio CPU. Instalando o driver do CPU e a aplicação AMD PowerNow, posso nas definições de energia seleccionar o desempenho do computador para as situações de funcionamento com bateria e funcionamento ligado à corrente eléctrica. Existem 3 opções : desempenho máximo, automático e duração máxima da bateria (esta só existe quando a funcionar com bateria). Neste último caso o CPU reduz a frequência para os 800 Mhz, em auto varia entre os 800 e os 1600 Mhz máximos consoante a aplicação e no máximo fica sempre a 1600 Mhz. Mesmo a gráfica permite isso, já que possui uma função chamada ATI PowerPlay (está no painel de controlo dos drivers Catalist no windows), que permite selecionar o desempenho da gráfica consoante a carga da bateria ou o nosso desejo de autonomia máxima
-MEMORIA RAM-
Traz um módulo Infineon 512mb DDR 333mhz CAS2.5. Muito bom para um futuro upgrade, já que deixa livre um slot. Parece que suporta DDR 400 Mhz, mas não havia disponível quando o portátil foi colocado à venda. Máximo de RAM instalada pode ir aos 2 Gb.
-BIOS-
Tem muito poucas funções, como é normal nos portáteis, mas chega para o básico. Não permite definir o AGP aperture size, o qual está a 256 Mb, o que eu não queria numa máquina com 512 Mb de RAM. Felizmente não se nota isso no desempenho (por agora!!). No entanto, o AGP da gráfica está a 8x!!
-INFRAVERMELHOS-
Não tem incorporado, mas ainda não experimentei se o adaptador de IR do comando à distância serve como receptor IR. É muito provável que sim. Digo depois.
-PORTABILIDADE-
Não trazia mala mas o meu pai comprou logo uma Samsonite muito boa para ele. Comparado com o Insystems (que eu levo numa mochila também Samsonite), este pequeno é muito leve e portátil, mas há mais leves.
Antes de entrar nos poucos benchmarks que eu já fiz com ele, queria dizer que este portátil vinha completamente configurado, com o windows actualizado (incluíndo o SP1 e todos os patches da microsoft) e em português, com todos os programas instalados, com uma partição de restauração do sistema no disco, etc assim que saiu da caixa. Eu pensava que ia ter um trabalhão a configurá-lo e a instalar o software, mas afinal bastou ligá-lo e instalar o software de benchamark para estar a funcionar a 100 % para esta review. Impressionante o cuidado de quem montou o portátil ao enviá-lo assim.
-BENCHMARKS GRÁFICOS-
Joguei o novíssimo True Crime para PC, que tinha acabado de comprar, e a 1024 x 768 com todos os detalhes no máximo não havia nenhum slowdown.
Os clocks originais desta 9700 são iguais aos dos Centrino, ou seja, 405 Mhz no núcleo e 195 Mhz nas memórias. São algo baixos para uma 9700, mas com um AMD 64 2800+ e um maluco como eu no overclock, a coisa deixou-me boquiaberto. Usei sempre o CPU nos 1600 Mhz e os drivers na qualidade miníma de imagem.
Actualizei os drivers para Omega 4.6 e começei nos testes, desta vez no 3D Mark 2003 patch 340 :
--> 3D Mark 2003 default ----> 2815 pontos
--> 3D Mark 2003 405/220 ----> 3125 pontos (sem qualquer artefacto)
--> 3D Mark 2003 460/240 ----> 3465 pontos (com artefactos mas com temperatura ambiente de 30º C)
Agora o 3D Mark 2001 SE nas mesmas condições do outro ensaio :
--> 3D Mark 2001 default ----> 10185 pontos
--> 3D Mark 2001 405/220 ----> 11063 pontos
--> 3D Mark 2001 460/240 ----> 11640 pontos
Como se vê, bate o meu Insystems 4003w nos testes do 3D Mark 2001 e no 2003 em overclock muito ligeiro. Custa a crer que este portátil custe "apenas" 1499 €. Fica agora a faltar o Aquamark 3, mas espero conseguir fazê-lo.
-BENCHMARKS DO SISTEMA-
Infelizmente ainda só fiz testes no Sandra 2003. Não tenho valores, mas lembro-me de que na teoria o AMD 64 2800+ Mobile ter um desempenho entre o P4 2800 e P4 2660 Mhz. Isso ocorre apenas nos testes do Sandra, pois verei se o valor é o mesmo nos PC Mark 2002 e 2004.
Grande clacanhar de Aquiles deste portátil é o disco rigído : é muito lento com as suas 4200 rpm, o que se nota ao abrir aplicações mais pesadas ou ao iniciar o windows. Não vai além de transferências de 15,5 Mb/s nos testes do Sandra 2003.
No entanto, convém não esquecer o preço reduzido do portátil e a sua grande qualidade em muitos aspectos. Teria que se poupar em algo! Ainda assim, quase todos os Toshiba, Acer e HP/Compaq à venda vêm com discos de 4200 rpm e são bem mais caros. Além disso tornam a sua substituição bem mais difícil que neste portátil Targa.
Em suma, nunca vi um portátil com tal relação preço/qualidade. Vendendo o disco original e gastando mais 70 € conseguia pôr um disco de 7200 rpm. A máquina ficava quase imbatível, só o sendo pelos Clevo muito mais caros, mais pesados, mais barulhentos e mais feios. Nesta gama de preço bate todos e acho que é o portátil que melhor conjuga as características de um verdadeiro portátil com muita autonomia e um portátil como eu gosto, com elevado desempenho.
Quando tiver tempo coloco as fotos e os restantes benchmarks. Fiquem bem.
Pentium 4 2,8 @ 3,40 Thermalright XP-120, MSI NEO-2 FIS2R, 1,5 Gb DDR 400 Kingston, ATI 9700, IBM 120 Gb, 2 x Seagate SATA 200 Gb RAID, Seagate SATA 320 Gb, LG DVD-/+RW, DVD 16x, SB X-Fi Fatality, SuperFlower 4 fan 420W, Logitech Z-680