[Motherboard] Como reparar uma MotherBoard*

Consulte aqui os tutoriais escritos pela nossa comunidade ou participe e escreva novos tutoriais!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Vtech » Quarta Mai 23, 2007 22:32

Pboavida Escreveu:
Vtech Escreveu:
3ª Opção: É fazer figuras tristes como a tua, a deitar a baixo o trabalho dos outros, ajuda a dar motivação para continuar a ajudar por aqui o pessoal.

100 % de acordo contigo.

E até parece de propósito que o Tom's Hardware tem um tópico identico

Fixing Your Motherboard for $15

http://www.tomshardware.com/2007/05/18/ ... therboard/

É de louvar que o pessoal "perca" tempo a fazer um bom tutorial e acho que os "bota-a-baixo", das duas uma

-Ou fazem melhor
-Ou não postem mensagens a denegrir uma boa ideia

Obrigado pelo suporte,

ainda bem que o do Tom's é de maio deste ano, assim já os posso processar por plágio, :lol: :lol:
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor Knyght » Terça Mai 29, 2007 17:57

Tens razão quando falas fazer nós próprios, embora nos próprios consigamos instalar um SO. Não quero nunca que o meu patrão chegue-se ao pé de mim e diga-me sei que é técnico de informática e de electronica pagamos o seu salario mensalmente e não queremos comprar boards novas portando vaia ali reparar umas boards como se viu no hardware.com...
Além de um factor muito importante, não é com ferros de 15€ que fazes o trabalho bem feito, o meu multimetro custa 200€, enfim. Com isto só quero dizer que isto não se faz forá, isto não se faz para vender-se ou cobrar um serviço. Se o fizer-mos é suicidio. Consegues perceber o meu ponto de vista?
Cumpz
ImagemImagemImagem
Knyght
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jun 29, 2005 19:50

Mensagempor Vtech » Terça Mai 29, 2007 18:10

Knyght Escreveu:Tens razão quando falas fazer nós próprios, embora nos próprios consigamos instalar um SO. Não quero nunca que o meu patrão chegue-se ao pé de mim e diga-me sei que é técnico de informática e de electronica pagamos o seu salario mensalmente e não queremos comprar boards novas portando vaia ali reparar umas boards como se viu no hardware.com...

Isto não é uma decisão do patrão mas sim do cliente, explico sempre as duas formas de resolver o problema e os riscos que envolve, não é garantido que passado uma semana a board não fique igual (aconteceu-me 1 vez, mas não foi com nenhum cliente, era uma MB minha)

Knyght Escreveu:Além de um factor muito importante, não é com ferros de 15€ que fazes o trabalho bem feito, o meu multimetro custa 200€, enfim.

Tenho 2 ferros um de 25€ e outro de 18€ e com qualquer um deles faço o trabalho bem feito.

Knyght Escreveu:Com isto só quero dizer que isto não se faz forá, isto não se faz para vender-se ou cobrar um serviço. Se o fizer-mos é suicidio. Consegues perceber o meu ponto de vista?
Cumpz

Eu faço isto para mim, e faço-o no trabalho para clientes (como já foi explicado, informando devidamente as opções aos clientes), não é o meu patrão que decide nem sou eu, é o cliente.
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Knyght » Terça Mai 29, 2007 18:17

Só deixei uma opinião. Penso que num forum é bom termos opiniões, e se forem discurdantes de certo ambas partes deverão ter as suas razões.
Fizes-te bem em ensinar quem queira aprender, embora eu que já saiba não o ache justificavél hoje em dia.
Prefiro muito mais um trabalhinho como técnico a configurar uma rede do que problemas de hardware e venda de material novo sem serviço...
ImagemImagemImagem
Knyght
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jun 29, 2005 19:50

Mensagempor Scan_Ferr » Quarta Jun 13, 2007 21:05

Boas,

Tenho ali uma mobo que ta pifada. Quer dizer, a ventoinha do CPU trabalha e penso que a mobo também, só que não da imagem fica tudo preto e não se ouve aquele "pi" ao ligar. Acham que vale a pensa ver isso?
Imagem
Scan_Ferr
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:36

Mensagempor Vtech » Quinta Jun 14, 2007 8:10

Scan_Ferr Escreveu:Boas,

Tenho ali uma mobo que ta pifada. Quer dizer, a ventoinha do CPU trabalha e penso que a mobo também, só que não da imagem fica tudo preto e não se ouve aquele "pi" ao ligar. Acham que vale a pensa ver isso?

Sim, é possível que seja o teu problema, e como é de fácil diagnóstico.....
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Odracir » Segunda Jul 23, 2007 12:37

É possível retirar aquele chip EEPROM da Bios das boards?

É que eu tenho uma board que por um lado está em bom estado, nada de queimado, mas quando monto o CPU e as RAM's, ele manda um apito longo e dois curtos. Mas se colocar a gráfica, deixa de dar apitos. Estou a pensar se não será a BIOS danificada. Não tem condensadores inchados, nem nada. E antes trabalhou bem.

A board é uma L4VXA2 da ECS...
Odracir
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Jul 16, 2007 14:41

Mensagempor Vtech » Segunda Jul 23, 2007 13:24

Odracir Escreveu:É possível retirar aquele chip EEPROM da Bios das boards?

É que eu tenho uma board que por um lado está em bom estado, nada de queimado, mas quando monto o CPU e as RAM's, ele manda um apito longo e dois curtos. Mas se colocar a gráfica, deixa de dar apitos. Estou a pensar se não será a BIOS danificada. Não tem condensadores inchados, nem nada. E antes trabalhou bem.

A board é uma L4VXA2 da ECS...

Os apitos são normais se não tiveres a placa gráfica encaixada, se com ela montada não dá apitos e depreendo que também não dê imagem, é provável que seja a VGA danificada. Mas respondendo à tua pergunta, sim é possível desde que seja de encaixe, caso contrário torna-se uma tarefa ingrata, mas não deixa de ser possível.
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Odracir » Terça Jul 31, 2007 18:39

Bem.

Em relação à L4VXA2, não sei o que se passa, mas vá-se lá saber porquê. Os condensadores estão todos bons. Pode ser o pó que está na board. Eu depois vejo.

Eu também tenho aqui uma Soltek SL-85MIRB de um amigo meu que não apitava, nem fazia o POST. Estava dada como morta. E já tentei ligar com outro speaker e nada. Encostei-a por alguns meses para saber se tinha resolução.

Pois bem, posso dizer que graças a este tutorial consegui salvar a dita cuja do caixote do lixo. Eu no domingo com muito sacrifício consegui retirar 3 dos condensadores que estavam inchados no topo (1000 uf de 6,3V) e substitui-los por uns de mesma capacidade mas com 10 Volts.

Eu liguei tudo e agora sem ram já apita. Ainda falta ver como será com a ram inserida.

Sem este tutorial, muitas das boards estavam no lixo por não saberem o que se passa. E agora, muito obrigado, Vtech pelo tutorial!
Editado pela última vez por Odracir em Terça Jul 31, 2007 19:07, num total de 1 vez.
Odracir
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Jul 16, 2007 14:41

Mensagempor Vtech » Terça Jul 31, 2007 18:45

Muito obrigado Odracir pelo teu comentário, é bom saber que faz jeito a alguém e que dá resultados positivos.
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor XTR » Quinta Ago 23, 2007 1:17

Bom tópico Vtech, nem sabia que era possivel fazer isto 8O (sim sou um bocadinho ignorante no que toca a reparacoes)

1 pergunta: porque é que nao és guru???? :wink:
Só existem 2 coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana, mas não tenho tanta certeza em relação ao Universo...

Albert Einstein
XTR
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Ago 01, 2007 23:57

Mensagempor Vtech » Quinta Ago 23, 2007 8:43

XTR Escreveu:Bom tópico Vtech, nem sabia que era possivel fazer isto 8O (sim sou um bocadinho ignorante no que toca a reparacoes)

1 pergunta: porque é que nao és guru???? :wink:

Obrigado XTR, quanto ao guru isso já depende de quem os atribui, possivelmente o alfatek e/ou outros administradores, e também por alguma culpa minha, ultimamente tenho estado um bocado afastado do fórum, é que o fórum tem estado especialmente rico em tópicos sobre orçamentos/configurações de PC's e isso para mim não representa um desafio.
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor sergio.pontes » Quinta Ago 23, 2007 9:17

Vtech Escreveu:Hei qual é o problema, afinal de contas mesmo que não se sintam á vontade e se falharem, a MB continua avariada, só têm a ganhar e nada a perder.

Concordo em pleno! Muitos Parabens pelo Excelente tutorial!
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Jun 03, 2007 23:02

Mensagempor mafious » Terça Jul 21, 2009 23:17

desculpem meter-me,

eu tb tenhu uma board k liga mas u ecra do pc fica todo negro, tipo o pc arranka mas nao fax nda, e tive a ver, e a primeira vista os condensadores estao bons, ha mais alguma coisa k possa faxer?
mafious
Novato
Novato

Registado: Terça Jul 21, 2009 23:13

Mensagempor Vtech » Quarta Jul 22, 2009 8:11

mafious Escreveu:desculpem meter-me,

eu tb tenhu uma board k liga mas u ecra do pc fica todo negro, tipo o pc arranka mas nao fax nda, e tive a ver, e a primeira vista os condensadores estao bons, ha mais alguma coisa k possa faxer?

Não terá nada a ver com o relatado no tutorial, abre um tópico bem descriminado do problema que certamente terás ajuda.
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Anterior

Voltar para Tutoriais

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante