8800GTS 640MB vs HD 2900XT

Novidades, dúvidas, respostas, problemas...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Hellblazer » Sexta Jun 08, 2007 15:05

A HD 2900XT 1GB GDDR4 superará a 8800GTX?

Cumps
A mente que se abre a uma ideia jamais voltará ao seu tamanho original. By: Albert Einstein
Hellblazer
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jan 29, 2005 12:53

Mensagempor GigaNetBoy » Sexta Jun 08, 2007 15:09

Hellblazer Escreveu:A HD 2900XT 1GB GDDR4 superará a 8800GTX?

Cumps

Lol, boa pergunta. :lol:
Intel C2Q6600 2.4Ghz
Gigabyte GA-P35C-DS3R Chipset P35
XFX GeForce 8800GTS 320MB GDDR3 (580MHz) XXX
GSkill PC6400 HK 2x1G DDR2
Seagate Baracuda 250 Gb SATA2 SP MODEL: ST3250410AS
SyncMaster 2053BW
Aerocool 3T Black
GigaNetBoy
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Mai 05, 2007 21:43

Mensagempor AddIcTeD » Sexta Jun 08, 2007 15:46

s1nnless Escreveu:
Bad_Cop Escreveu:Sinnless as placas nao ficarem em full load num jogo nao tem sentido nenhum.. senao porque é que nao iam a full load e se ganhava mais umas frames? porque é que havemos de ter menos performanse por causa da placa nao dar o máximo? o que pode acontecer é nao se usar certos componentes do core com a parte que processa inteiros ou o controlador de memoria em todo e o folding tirar partido disso.. mesmo assim acho a difrença abusada.

Não é assim tão absurdo, principalmente nas AMD onde os shaders estão clockados á mesma velocidade do GPU. Em jogos com muitos shaders, o GPU fica limitado pelos shaders (dai a vantagem das 8800GTX em muitos jogos com shaders complexos), não sendo necessário o GPU ir a full load. Nos jogos com poucos shaders, os shaders são usados minimamente e o GPU ao maximo. É por isso que para a placa ir realmente em full load, é necessário folding (puxa pelo GPU) e jogo (puxa pelos shaders)

não sou perito no assunto, mas posso-te dizer que n fizeste sentido nenhum, o que vês no ecrã têm muito que se lhe diga, e o que mete mais stress no gpu não é tão simples nem linear como descreves, o facto é que a x2900xt é mesmo muito exigente energéticamente, e não importa o que faças, n vais dar a volta a isso.
AddIcTeD
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jun 17, 2004 21:11

Mensagempor ultrabytes » Sexta Jun 08, 2007 20:21

A grande vantagens da x2900xt é ter VIVO (Video In & Video Out)

Agora pessoalmente sempre gostei mais da NVidia, é só pena não ter o VIVO também já incluído...
Core 2 Duo E6420 + Zalman Cooler 9700 Led
Asus P5B Plus Vista Edition
Creative X-Fi
Teamgroup Elite 2GB DDR2 PC2-6400
Xfx 8800Gts 640MB 580M
Power Supply 650W Aurora PSU
ultrabytes
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Set 26, 2005 18:01

Mensagempor s1nnless » Sexta Jun 08, 2007 20:46

GigaNetBoy Escreveu:
Hellblazer Escreveu:A HD 2900XT 1GB GDDR4 superará a 8800GTX?

Cumps

Lol, boa pergunta. :lol:

Não se sabe. Não se sabe os clocks oficiais ainda (apesar de o mais provavel ser 850/2.2GHz).

AddIcTeD Escreveu:
s1nnless Escreveu:
Bad_Cop Escreveu:Sinnless as placas nao ficarem em full load num jogo nao tem sentido nenhum.. senao porque é que nao iam a full load e se ganhava mais umas frames? porque é que havemos de ter menos performanse por causa da placa nao dar o máximo? o que pode acontecer é nao se usar certos componentes do core com a parte que processa inteiros ou o controlador de memoria em todo e o folding tirar partido disso.. mesmo assim acho a difrença abusada.

Não é assim tão absurdo, principalmente nas AMD onde os shaders estão clockados á mesma velocidade do GPU. Em jogos com muitos shaders, o GPU fica limitado pelos shaders (dai a vantagem das 8800GTX em muitos jogos com shaders complexos), não sendo necessário o GPU ir a full load. Nos jogos com poucos shaders, os shaders são usados minimamente e o GPU ao maximo. É por isso que para a placa ir realmente em full load, é necessário folding (puxa pelo GPU) e jogo (puxa pelos shaders)

não sou perito no assunto, mas posso-te dizer que n fizeste sentido nenhum, o que vês no ecrã têm muito que se lhe diga, e o que mete mais stress no gpu não é tão simples nem linear como descreves, o facto é que a x2900xt é mesmo muito exigente energéticamente, e não importa o que faças, n vais dar a volta a isso.

A HD2900XT é exigente energeticamente, disso não há duvida. mas é mais exigente em termos de intensidades que em potência. A gráfica deixa de funcionar mais rapidamente por falta de qualidade nas tensões de 12V do que por potência a menos.

Sobre o que disse, isso tem a ver com o novo modo de poupança das Rxx. Claro que no R600, não está muito desenvolvido, mas é em parte graças a isso que a HD2600XT tem um TDP de apenas 45W, por exemplo.

Actualmente, UM GPU está mais próximo de multi-processamento do que processamento em singular. Os shaders são processadores separados do core propriamente dito (mais na nVidia que na AMD, tanto que até usam velocidades diferentes, graças a arquitecturas diferentes), e funcionam em grande parte independemente. Foi a grande surpresa da nVidia no desenho do G80, shaders completamente independentes do core, ao ponto de funcionarem ao dobro da velocidade. E é a base de toda a eficiencia das 8800. Caso os shaders das 8800 funcionassem em 1:1 com o GPU, como no caso da arquitectura AMD (que é mais virada para o DX10.1, com uma nova função cujo nome não me recordo), o desempenho seria muito muito inferior.

A capacidade de processamento puro do R600 é ligeiramente superior ao G80. A grande vantagem do R600 é o bandwidtch, algo que não é aproveitado devidamente actualmente. As culpas são atribuidos a: mau aproveitamento do novo ring-bus (tal como acontecia nas X1800 alias) e shaders com velocidades demasiado limitativas. No G80,não acontece nada disso: a largura de banda não é enorme, mas é completamente aproveitada, ao ponto de se notar bastantes diferenças em altas resoluções entre 320MB e 640MB, no caso das 8800GTS e os shaders sao muito mais eficazes (por não estarem em 1:1 com o GPU, como já disse). Essa abordagem tem enormes vantagens a nivel da eficiencia. No entanto, as G80 não tem capacidade para reduzir o consumo ao minimo dos shaders (apesar das G84/6 já o terem), enquanto as R600 tem. É esse o principal motivo alias para que o CUDA não esteja a ser usado. Peço desculpa pelo palavreado e pelo testamento, mas tentei explicar tudo bem. Caso haja alguma duvida, digam

ultrabytes Escreveu:A grande vantagens da x2900xt é ter VIVO (Video In & Video Out)

Agora pessoalmente sempre gostei mais da NVidia, é só pena não ter o VIVO também já incluído...

Depende. A unica desvantagem face à 8800GTS é o consumo. Face à 8800GTX, a grande vantagem é a relação qualidade preço (pagas menos 200€ quase por uma gráfica que só dá menos 5FPS nuns jogos e que até faz mais noutros). Outras vantagens são o HDMI (há quem use, eu não), melhor qualidade de imagem (principalmente em desktop, as 8800 são bem piores que até as ATI X1000 nesse assunto, eu que o diga). Perde no consumo em full-load e no desempenho puro.
AMD Phenom II X4 940BE @ Titan Amanda;
Asus M3A79T-Deluxe; 2x2GB Gskill PI PC8000; Leadtek PX8800GTS 320MB; 2x250GB WD @ Raid 0; Seasonic S-12 600W; NZXT Lexa;
Intel P8400; 2x2GB PC6400; HP P45M; 9600M GT 512MB DDR2; 320GB SATA;
s1nnless
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 05, 2005 22:55

Mensagempor Hellblazer » Sexta Jun 08, 2007 21:08

A mente que se abre a uma ideia jamais voltará ao seu tamanho original. By: Albert Einstein
Hellblazer
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jan 29, 2005 12:53

Mensagempor nioxys » Sexta Jun 08, 2007 22:20

s1nnless Escreveu:Outras vantagens são o HDMI (há quem use, eu não), melhor qualidade de imagem (principalmente em desktop, as 8800 são bem piores que até as ATI X1000 nesse assunto, eu que o diga). Perde no consumo em full-load e no desempenho puro.

Podias explicar esta parte? pior qualidade de imagem como? em videos por exemplo?

cumps :wink:
Imagem
nioxys
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Fev 17, 2007 17:08

Mensagempor s1nnless » Sábado Jun 09, 2007 11:44

nioxys Escreveu:
s1nnless Escreveu:Outras vantagens são o HDMI (há quem use, eu não), melhor qualidade de imagem (principalmente em desktop, as 8800 são bem piores que até as ATI X1000 nesse assunto, eu que o diga). Perde no consumo em full-load e no desempenho puro.

Podias explicar esta parte? pior qualidade de imagem como? em videos por exemplo?

cumps :wink:

Não. Mais no ambiente de trabalho. As coisas estão menos definidas que com a minha antiga X1900. Mais tremidas até. E uso os mesmos settings (1600*1200, 75hz)
Asus M3A79T-Deluxe; 2x2GB Gskill PI PC8000; Leadtek PX8800GTS 320MB; 2x250GB WD @ Raid 0; Seasonic S-12 600W; NZXT Lexa;
s1nnless
Moderador
Moderador

Mensagempor AddIcTeD » Sábado Jun 09, 2007 12:46

HD2900XT é exigente energeticamente, disso não há duvida. mas é mais exigente em termos de intensidades que em potência. A gráfica deixa de funcionar mais rapidamente por falta de qualidade nas tensões de 12V do que por potência a menos.

para começar, P=I*T isto diz-te alguma coisa? se não te diz eu explicote, significa que se precisas de mais intensidade estás a receber mais potência.

As razão que tenho visto apontadas do fraco desempenho da x2900xt n é só mau aproveitamento do ring bus, é o facto de o AA ter que ser feito usando hardware dedicado aos shaders, ninguem sabe porque, mas faz com a x2900xt tenha uma quebra bastante grande com AA activado em muitos jogos, outra razão que eu tenho visto apontada várias vezes é o uso de Very long intruction word, que é criticado por não ser muito eficiente, se n me engano as geforce fx usavam isso e a série 6 n sei se tb usava.

Não. Mais no ambiente de trabalho. As coisas estão menos definidas que com a minha antiga X1900. Mais tremidas até. E uso os mesmos settings (1600*1200, 75hz)

Isso é muito relativo, tenho a sorte de me passarem placas de ambas ATI e Nvidia, e a unica coisa que te posso dizer é que não há uma padrão para isso, já vi placas da ATI e nvidia com qualidade bem ranhosa e o contrário, até em modelos iguais ás vezes a qualidade parece diferente, o que te posso dizer é que depende mais da sorte do que de outra coisa qualquer, se axares que a imagem da tua está com problemas, o melhor que tens a fazer é pedir para trocar.
AddIcTeD
Gurus
Gurus

Mensagempor soreal » Sábado Jun 09, 2007 14:03

Bad_Cop Escreveu:btw, a razer estava a oferecer keys para a closed beta do world in conflict, alguem sabe quando é que isso sai?

o jogo sai em setembro.

http://www.gamespot.com/news/6172250.ht ... op;title;4

sorry pelo offtopic.
Intel CoreDuo E6600 / Asus P5B Deluxe WiFi / PowerColor X1900XTX / WD 250Gb / 2Gb DDR2 / Aerocool Baydream
soreal
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Segunda Out 17, 2005 17:58

Mensagempor s1nnless » Domingo Jun 10, 2007 1:35

AddIcTeD Escreveu:
HD2900XT é exigente energeticamente, disso não há duvida. mas é mais exigente em termos de intensidades que em potência. A gráfica deixa de funcionar mais rapidamente por falta de qualidade nas tensões de 12V do que por potência a menos.

para começar, P=I*T isto diz-te alguma coisa? se não te diz eu explicote, significa que se precisas de mais intensidade estás a receber mais potência.

Não. Mais no ambiente de trabalho. As coisas estão menos definidas que com a minha antiga X1900. Mais tremidas até. E uso os mesmos settings (1600*1200, 75hz)[/quote]

Estava a falar em qualidade não em quantidade. Falou-se que por exemplo, as Nox, apesar de ter intensidades decentes, muitas vezes não conseguiam arrancar as HD2900XT. Houve um teste francês que provou isso, que fontes com maior qualdiade (Corsair, Seasonic, OCZ, Tagan, etc) não tinham problemas enquanto que nalgumas fontes mais ranhosas (as LC Power 550W mais antigas, algumas thermaltake, etc) tinham mais problemas.

AddIcTeD Escreveu:

Isso é muito relativo, tenho a sorte de me passarem placas de ambas ATI e Nvidia, e a unica coisa que te posso dizer é que não há uma padrão para isso, já vi placas da ATI e nvidia com qualidade bem ranhosa e o contrário, até em modelos iguais ás vezes a qualidade parece diferente, o que te posso dizer é que depende mais da sorte do que de outra coisa qualquer, se axares que a imagem da tua está com problemas, o melhor que tens a fazer é pedir para trocar.

Ya, isso é relativo. Mas falo do meu caso e de mais alguns que tenho ouvido. mas em jogos, as 8800 tem melhor qualidade que as X1000, se houver filtros envolvidos. Disso não há duvidas

AddIcTeD Escreveu:

As razão que tenho visto apontadas do fraco desempenho da x2900xt n é só mau aproveitamento do ring bus, é o facto de o AA ter que ser feito usando hardware dedicado aos shaders, ninguem sabe porque, mas faz com a x2900xt tenha uma quebra bastante grande com AA activado em muitos jogos, outra razão que eu tenho visto apontada várias vezes é o uso de Very long intruction word, que é criticado por não ser muito eficiente, se n me engano as geforce fx usavam isso e a série 6 n sei se tb usava.

Sobre o AA; os 7.5 "anularam" essa critica, uma vez que o desempenho com AA subiu muito. Os antigos drivers é que tinham um bug quanto a isso.
s1nnless
Moderador
Moderador

Mensagempor AddIcTeD » Domingo Jun 10, 2007 10:18

Sobre o AA; os 7.5 "anularam" essa critica, uma vez que o desempenho com AA subiu muito. Os antigos drivers é que tinham um bug quanto a isso.

resolveram alguns problemas, mas o defice de performance continua lá.
AddIcTeD
Gurus
Gurus

Mensagempor s1nnless » Domingo Jun 10, 2007 11:39

AddIcTeD Escreveu:

SIm. Mas podemos esperar algumas melhorias.
s1nnless
Moderador
Moderador

Mensagempor PauloJorge » Domingo Jun 10, 2007 13:46

s1nnless Escreveu:
AddIcTeD Escreveu:

Vamos esperar melhorias mas tb nao se pode dizer ai e tal e uma ganda grafica temos e que esperar por drivers fixes, penso que pelo que tenho lido o problema da ati e mesmo a nivel de hardware a placa em relacao qualidade/preço pode ser boa mas tb nao vamos fazer dela o que nao e .
PauloJorge
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 25, 2006 0:41

Mensagempor s1nnless » Domingo Jun 10, 2007 18:21

PauloJorge Escreveu:
s1nnless Escreveu:
AddIcTeD Escreveu:

Vamos esperar melhorias mas tb nao se pode dizer ai e tal e uma ganda grafica temos e que esperar por drivers fixes, penso que pelo que tenho lido o problema da ati e mesmo a nivel de hardware a placa em relacao qualidade/preço pode ser boa mas tb nao vamos fazer dela o que nao e .

Ela é melhor que a 880=GTS e actualmente está muito próxima da 8800GTX. Pode vir a ser melhor a essa ultima, ou não, mas no mercvado dela, já é uma vencedora
s1nnless
Moderador
Moderador

AnteriorPróximo

Voltar para Placas Gráficas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante