Bootchart - Linux

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Bootchart - Linux

Mensagempor Onyros » Quinta Jun 07, 2007 16:06

Vamos lá fazer uma comparação de tempos de boot em sistemas Linux.

Para instalar a ferramenta de medição (Bootchart), em Ubuntu:
Código: Seleccionar todos
sudo apt-get install bootchart

e nem é preciso configurar mais nada.

Em Debian e ArchLinux
apt-get install bootchart

(com privilégios de root - Debian)
pacman -S bootchart
(Arch, está em AUR)

e no início do boot, em Grub primam "e", seleccionem a linha de kernel a bootar e primam "e" de novo para editar a linha. Insiram o texto seguinte no fim da linha:
init=/sbin/bootchartd

e bootem com "b".

No lilo o processo é o mesmo, basta substituir o init por init=/sbin/bootchartd.

Em Zenwalk (suponho que se aplique a Slackware ou outras distros baseadas em Slack) --> http://support.zenwalk.org/index.php/topic,4060.0.html

Depois de boot, procurem pelos bootcharts em /var/log (neste caso aparece o ficheiro bootchart.tgz) ou var/log/bootchart.

(quem souber como instalar o bootchart noutras distros que grite, eu só sei nestas que são as que uso actualmente)

---------

O meu bootchart num Thinkpad X31, depois ter feito o profile ao startup --> 29 segundos ;)
(agora só quero ver os boots de Arch a derreterem a concorrência)

Imagem
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor SuckThis » Quarta Jun 13, 2007 14:29

Não consegui instalar o bootchart no fedora 7, nem com o rpmbuild. :oops: (eu sei que não percebo um cu disto)

O F7 levou 74 segundos (cronometrados por mim lol), até aparecer o cenário do login. :(
SuckThis
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 02, 2006 17:10

Mensagempor Posturas » Quinta Jun 14, 2007 22:16

Ferramenta bem interessante

Desktop 26s (Arch - Duke):
Imagem

Notebook 31s (Arch - Voodoo)
(são os 5s do wireless):
Imagem

Quando tiver tempo vou tentar melhorar, talvez consiga tirar uns segundos, o udev faz-me perder muito tempo.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor Onyros » Quinta Jun 14, 2007 22:33

O boot de Arch é tão mais linear e lógico que até faz impressão.

Eu só tenho pena de quebrar o meu uptime em Arch porque já vai em algumas semanas e queria chegar a um ano de uptime antes de mandar aquilo abaixo...

O pior boot que já vi foi o do OpenSuSe. E pelo que já escreveram por aí (foi o SuckThis?), o de Fedora Zod não está nada melhor.

ZenWalk é um bom competitor. Tenho que fazer o bootchart de ZenWalk para mostrar aí.

Já agora, quanto é que fazem de SuperPI em Linux? No portátil Toshiba sei que faz à volta de 30 segundos (teste de 1MB), no X31 faz uns 54 segundos.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor Posturas » Sábado Jun 16, 2007 13:58

Fiz um update ao notebook e aproveitei para alterar algumas coisas: nova initramfs e umas modificações ao rc.conf e rc.sysinit, de modo a realizar mais coisas ao mesmo tempo e encurtar o tempo de boot para 23s.

Imagem

Não compilei nada, continua tudo default, só mexi em configurações. Os últimos 5s do boot são mal aproveitados, portanto acho que ainda consigo tirar uns 2-3 s, sem entrar em kernels personalizados ou abandonar o udevd (que adicionam "dificuldades" a novo software/hardware).

Disto tirei algumas conclusões: a initramfs parece fazer pouca diferença, já o facto de carregar vários módulos e vários daemons em simultâneo melhorou bastante, e agora quase que não tenho tempo morto a meio do boot.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante