Erro do explorer.exe

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Erro do explorer.exe

Mensagempor BrNt » Quarta Nov 15, 2006 21:52

Boas pessoal. Depois de experimentar várias soluções existentes neste e outros fóruns, não consegui resolver o problema, por isso decidi criar este tópico na esperança de haver alguma alma iluminada que me consiga ajudar, é que já não sei mais o que fazer a não ser formatar, mas isso só em último caso mesmo...
Então é assim...estou a trabalhar normalmente com o windows, a copiar pastas ou ficheiros de um lado para o outro ou então a fazer uma procura de um fichiro qualquer e surge este erro:

Imagem

e o pc encrava e encerra as janelas que eu tinha abertas, alguém me pode ajudar a resolver isto?
BrNt
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Nov 23, 2005 19:34

Vê o relatorio de erros

Mensagempor Migas » Quinta Nov 16, 2006 10:34

Clica em ver relatorios de erros para ver se tem algum ID?...
Migas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Ago 08, 2005 23:53

Mensagempor The_Frank » Quinta Nov 16, 2006 10:35

Já exprimentas te enviar os relatorios pode ser que ele te recomende algo.

Ultimo caso formata o disco!
Escolhe o teu futuro!!
The_Frank
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Jan 26, 2006 23:54

Mensagempor asturmas » Domingo Nov 19, 2006 13:00

Tens o pc atualizado?
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 14, 2006 16:50

Mensagempor BK » Quinta Jun 14, 2007 0:23

Eh pessoal então ninguém sabe como resolver isto?

A mim acontece-me quando tenho umas poucas janelas abertas e as fecho todas na barra de tarefas com botao direito--> fechar, todas uma a uma assim de repente, ele fica mamado e depois dá erro no explorer.exe e reinicia o explorer.

Acontece-me no desktop e no portátil e tenho colegas que também sofrem do mesmo.

fechar janelas de repente = crash do explorer.exe

Já pesquisei na net e no suporte da Microsoft mas nada...
Imagem
Imagem
BK
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 24, 2005 2:06

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Quinta Jun 14, 2007 7:04

Eu voto format, e qualquer utilizador que utilize windows deveria estar pronto para um format a qualquer altura.

Podem também tentar uma repação com o cd de instalação do windows, pode (e deve) resolver esses problemas, mas o resultado de um format é bem mais fofo.

Cumprimentos,

KrIaX.
hardware.com.pt
#HCP @ PTNET
P IV 1.7 | 1 GB | 120 GB | GF4000 | SB5.1 | TFT Merd*so
TEL: voipcheap
Send Pr0n to:kria@iol.pt
Urls Inuteis: blog
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 01, 2005 17:38

Mensagempor BK » Quinta Jun 14, 2007 11:45

sim mas o format é a solução do informático da treta, que quando tem um problemasito, como não tem capacidade para mais, a unica solução é formatar... É estilo à lá Worten e derivados...

Já não formato o windows do portátil há 1 ano e tal e no desktop vai fazer 2 anos, sempre que tive problemas consegui resolvê-los sem recorrer à formatação. Dá tanto trabalho repor as definições todas!

Mas já que falas no format, o meu colega ja formatou e não resolveu porque há um update qualquer de Março que volta a fazer com que isto aconteça.
Imagem
Imagem
BK
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Tretabyte » Quinta Jun 14, 2007 11:54

Boas,
tenta o seguinte.

CD do Windows na Drive
Start - Run - CMD
SFC /SCANONCE
Reboot

basicamente esse comando serve para o windows verificar e corrigir ficheiros criticos de sistema, neste caso no proximo reboot que faças ao PC.

EOF,
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Segunda Jun 18, 2007 18:06

BK Escreveu:sim mas o format é a solução do informático da treta, que quando tem um problemasito, como não tem capacidade para mais, a unica solução é formatar... É estilo à lá Worten e derivados...

Por acaso é mais ao contrário, da treta é sonhar e pensar que se pode ter windows sem format, e andar a perder tempo à procura duma entrada de registo que resolva o problema, ou de um patch que corrija a má programação do SO. Um informático a sério tem uma configuração que lhe permite recuperar de um erro desses (que torna o SO completamente inútil, para mim) ou outro qualquer numa hora ou duas. Seja imagem, procedimento, o que for.

BK Escreveu:Já não formato o windows do portátil há 1 ano e tal e no desktop vai fazer 2 anos, sempre que tive problemas consegui resolvê-los sem recorrer à formatação. Dá tanto trabalho repor as definições todas!

Isso n dá trabalho nenhum home. E alias, esse desktop já demora alguns 5 minutos a arrancar n? Formata-o e vê se n notas diferença.

BK Escreveu:Mas já que falas no format, o meu colega ja formatou e não resolveu porque há um update qualquer de Março que volta a fazer com que isto aconteça.

Se por ventura existisse um update que fizesse isso, atingiria todos os windows, e não apenas o vosso. E seria imediatamente rectificado pela microsoft, com o lançamento de um patch. Ao enviares o relatório de erros para lá não obtens mais info? O event viewer também não te diz nada de jeito?

Cumprimentos,

KrIaX.
hardware.com.pt
#HCP @ PTNET
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor BK » Segunda Jun 18, 2007 18:19

KrIaXPaTaLa Escreveu:Por acaso é mais ao contrário, da treta é sonhar e pensar que se pode ter windows sem format, e andar a perder tempo à procura duma entrada de registo que resolva o problema, ou de um patch que corrija a má programação do SO. Um informático a sério tem uma configuração que lhe permite recuperar de um erro desses (que torna o SO completamente inútil, para mim) ou outro qualquer numa hora ou duas. Seja imagem, procedimento, o que for.

Referia-me ao informático deste lado do windows e não aos criadores. Não confudamos as coisas.

KrIaXPaTaLa Escreveu:Isso n dá trabalho nenhum home. E alias, esse desktop já demora alguns 5 minutos a arrancar n? Formata-o e vê se n notas diferença.

zero fragmentation - daily defrag
daily registry clean
entre muitos outros tweaks

e demora 22 segundos a bootar o XP.
Digamos que sei como tratar dos meus bichos :)

KrIaXPaTaLa Escreveu:Se por ventura existisse um update que fizesse isso, atingiria todos os windows, e não apenas o vosso. E seria imediatamente rectificado pela microsoft, com o lançamento de um patch. Ao enviares o relatório de erros para lá não obtens mais info? O event viewer também não te diz nada de jeito?

Está bem visto mas esqueci-me de referir que o meu amigo tem o mesmo hardware que eu. Embora presuma que não seja daí dado que o portátil sofre do mesmo. Aponto então as baterias para software. Vou experimentar stressar o explorer sem o Kaspersky para ver no que dá.

Obrigado pela contribuição ;)
Imagem
Imagem
BK
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Segunda Jun 18, 2007 22:37

BK Escreveu:Referia-me ao informático deste lado do windows e não aos criadores. Não confudamos as coisas.

Ninguém falou em criadores.

BK Escreveu:zero fragmentation - daily defrag
daily registry clean
entre muitos outros tweaks

e demora 22 segundos a bootar o XP.
Digamos que sei como tratar dos meus bichos :)

Desfragmentação diária para?

Limpeza diária de registo para?

Acho isso abuso. Em todo o caso, dizes que tens 3 pcs já com esse erro? 2 deles com o mesmo hardware. Alguma aplicação em comum entre eles, não microsoft? Alguma coisa crackada? (espero que não, aí é que era o descalabro). Ao veres as informações técnicas do erro, deves conseguir o seu código. Já googlaste por ele?

Cumprimentos,

KrIaX.
hardware.com.pt
#HCP @ PTNET
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor BK » Segunda Jun 18, 2007 23:30

Por acaso nunca googlei pelo código de erro, boa dica, mas olha, andei a tentar lixar o explorer fechando as janelas na taskbar de repente e sem o Kaspersky e nunca se lixou... às tantas é daí.

Quanto ao defrag, é o Diskeeper que todos os dias efectua desfragmentação para consolidar o espaço vazio e agrupá-lo todo. Como é feito diáriamente o nível de fragmentação é de tal ordem baixo que a desfragmentação é muito rápida.

O limpar o registo trata de limpar o lixo que vai ficando com a instalação/remoção de software, movimentação/remoção de ficheiros, etc.

De vez em quando lá passo o Bootvis para optimizar o Boot, é assim uma vida :)
Imagem
Imagem
BK
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor FeaRbRaIn » Quinta Jun 21, 2007 0:36

BK Escreveu:De vez em quando lá passo o Bootvis para optimizar o Boot, é assim uma vida :)

pois, mas o bootvis não foi feito sequer pra optimizações... quanto + pra ter resultados visíveis.. :P

"...Bootvis.exe is not a tool that will improve boot/resume performance for end users. Contrary to some published reports, Bootvis.exe cannot reduce or alter a system's boot or resume performance..."

source

o problema do windows tem a ver com um sistema de protecção de dados DEP (Data Execution Prevention), que pode ser feito por hardware e/ou software (algumas board e cpus - como A64 - suportam essa protecção). Neste caso é o explorer.exe que falha.

Experimentem:
Painel de controlo (vista clássica) -> sistema -> avançadas -> desempenho: definições -> prevenção de execução de dados -> primam tecla "v"

devem lá estar "explorador do windows" e "generic host process for win32 services", seleccionem os 2 e vejam se o explorer torna a berrar.
FeaRbRaIn
Novato
Novato

Registado: Segunda Abr 10, 2006 23:14

Mensagempor BK » Quinta Jun 21, 2007 10:55

O bootvis não consegue altererar a performance do boot?... Então como explicas que ganhe de 10 a 30 segundos? Magia?...

No meu DEP so tem o explorer.exe e um outro da HP, o generic host process for win32 services (julgo que seja o svchost.exe) não.

Eu já tinha activado apenas para o explorer e lembro-me que não tinha resolvido.

Mas eu vou continuar a trabalhar com o Kaspersky desligado para ter a certeza se interfere ou não.
Imagem
Imagem
BK
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor FeaRbRaIn » Quinta Jun 21, 2007 11:19

BK Escreveu:O bootvis não consegue altererar a performance do boot?... Então como explicas que ganhe de 10 a 30 segundos? Magia?...

será o mais provável é ser mesmo magia xD. Se os gajos que fizeram o programa dizem que não foi feito pra dar maior performance e não dá performance, porque há-de dar aí? "it's a kind of magiic" :lol:

quem continuar com problemas, mesmo depois do que disse, testem outra forma:

abram o boot.ini (na maioria dos casos localiza-se em c:\ como hidden file), tirem-lhe a propriedade de "só de leitura" e hadem lá ter "/noexecute=OptIn" ou "/noexecute=OptOut", esta última no caso de já terem feito o que eu disse no post anterior. Pois bem, coloquem lá "/noexecute=AlwaysOff" e guardem as alterações, ficará algo deste género

Código: Seleccionar todos
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /FASTDETECT /NoExecute=AlwaysOff

Isso vai por o DEP do vosso PC desligado.

source & details
Editado pela última vez por FeaRbRaIn em Sábado Jun 23, 2007 13:42, num total de 2 vezes.
FeaRbRaIn
Novato
Novato

Registado: Segunda Abr 10, 2006 23:14

Próximo

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes