Governo financia computadores e banda larga a preços reduzid

Comente os nossos artigos e as nossas notícias ou coloque aqui as <strong>suas noticias</strong> sobre as novidades informaticas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Azarael » Terça Jun 12, 2007 10:08

acho muito bem que comece a ser obrigatório utilizar os portais disponíveis para, pagar contas, criar empresas, declarar impostos, etc, por forma a poderemos meter na rua o excesso de mão de obra anedótica que existe na função pública.

O facto de um pc poder ser usado para fins recreativos não significa que seja usado apenas para isso. Tal como em tudo, a população tem que ter parte decisiva neste projecto. A confirmar-se tudo isto, parece-me que o governo fez, e muito bem, a sua parte.

Errr... obrigatório? Não é exagero?

Compreendo o teu raciocínio, contudo deixa-me que te diga que enviar informação via net é apenas uma parte da fórmula, interessa muito também saber depois como é processada e quais são os canais por onde têm que passar.
E há sempre informação que não pode ser disponibilizada via net.

Mas voltando ao que interessa. Isto supostamente é um projecto para ajudar o aproveitamento escolar dos putos. Agora têm mais propensão a se distrair com o pc do que outra coisa. É um facto, é a realidade.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor pagc » Terça Jun 12, 2007 11:28

Se o objectivo (muito meritório) por parte do Governo é proporcionar o acesso e utilização das novas tecnologias aos estudantes, professores e trabalhadores em formação, poderia ter optado por outras opções porventura mais eficazes.
- Criação de uma disciplina de TI em substituição de outras que existem apenas para dar emprego a professores com prazo de validade caducado
- Colocação de quadros interactivos nas escolas, os quais têm dado excelentes resultados.
- Apetrechamento ou criação de salas de TI nas escolas, geridas por alguém que saiba e que não estejam quase sempre fechadas por falta de vontade ou para que os utilizadores não sujem a sala.
- Ligação dos computadores existentes nas escolas à Internet, porque apesar de a ligação existir nem sempre os PC que nas salas estão ligados.

Tenho uma filha que vai para aescola secundária, onde, na semana passada estive a falar com a responsável da sala de TI. Segundo ela metade do seu trabalho é bloquear MSNs e sites que pouco importam para a escola. Poucos são os alunos que vão para lá fazer algo de útil. Isto não augura nada de bom e é uma sala com todos os monitores virados para a porta. Na escola primária é a minha filha que ensina a professora a mexer no computador.

De todas as reuniões que tive em 4 anos, quer na assembleia geral do agrupamento quer na escola, não encontrei a mínima vontade de aprender ou mudar o que é que quer que seja. E sem vontade não se muda nem se aprende nada por muitos recursos que lá se coloquem. Havia lá professores com portáteis distribuídos pela escola e comentavam nas reuniões que tinham de ver se aprendiam a mexer naquilo, mas como faltava pouco para reforma se calhar não valia a pena

Tal como está, esta medida para além do populismo óbvio, parece-me uma forma de mandar dinheiro a um problema a espera que ele se resolva e pouco mais será do que oferecer consolas de jogos ou uma forma de os alunos fazerem trabalhos Copy Paste.

Numa análise mais cínica para além do governo e dos fabricantes do equipamento quem é que fica a ganhar? Qual é o SO dessas máquinas? Haverá alguma relação com a disponibilização de licenças MS Vista aos universitários? Juntas parece-me uma forma de precaver o futuro, não vá alguém lembrar-se de aprender algo diferente e gratuito.

Cumps
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor Nukke » Quarta Jun 13, 2007 4:03

Mas querem o quê, obrigar os putos a aprender a força? É quase como dizer que não serve de nada escola publica de se metade dos putos não vão lá fazer nada. É verdade que o Governo faz muita coisa mal, mas please, vamos la ser racionais q evitar criticar tudo.

Nukke.
I was five and he was sixWe rode on horses made of sticksHe wore black and I wore whiteHe would always win the fightBang bang He shot me downBang bang I hit the groundBang bang That awful soundBang bang My baby shot me down
Nukke
Moderador
Moderador

Registado: Terça Jan 20, 2004 19:23

Mensagempor Azarael » Quarta Jun 13, 2007 12:54

Nukke Escreveu:Mas querem o quê, obrigar os putos a aprender a força? É quase como dizer que não serve de nada escola publica de se metade dos putos não vão lá fazer nada. É verdade que o Governo faz muita coisa mal, mas please, vamos la ser racionais q evitar criticar tudo.

Nukke.

Huh? Explica como é que interpretas que a posição de quêm não concorda é "obrigar os putos a aprendar à força" ?

Estamos a ser completamente racionais. Prova disso é que estamos a justificar tudo o que escrevemos. Por exemplo, o pagc explicou muito bem o problema.
A simples verdade é que esta "ferramenta" que o governo quer "dar" vai ser usada mais para msns, hi5 e afins do que outra coisa.
É populismo puro.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor Mr_coelho » Quarta Jun 13, 2007 14:10

Fica aqui as características dos portateis (acho que ainda ninguem as postou):

Processador 1,8 Ghz
1 Giga Byte de memória RAM
Leitor de DVD e CD
Placa Gráfica OnBoard XVGA
Sistema de áudio com colunas e microfone incorporado
Placa de rede OnBoard 10/100 Mb

in http://eescola.pt/
Mr_coelho
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Set 09, 2003 19:00

Mensagempor aDoF96 » Quarta Jun 13, 2007 17:37

Acho uma piada a esta gente que só critica..

Pra já, o governo não vai andar a distribuir nada a ninguém de casa em casa, só compra o portátil quem quiser, e cada um é que sabe para o que vai usa-lo.

E aí entra o papel dos pais que têm de controlar os filhos, se o rendimento na escola não é aceitável tira-se as coisas, tão simples!

Eu acho muito bem esta medida do governo porque só vai fazer com que a maioria das pessoas e o país evolua a nível tecnológico.

E aos que criticam, que isto só vai trazer distracção pelos hi5's e msn's, se calhar a maioria ainda anda na escola e só gostava de ver a reacção deles se agora não tivessem o seu computadorzinho com internet, e que talvez sem saberem são dependentes disso, e que parece que querem impedir a todo custo que os outros tenham as mesmas oportunidades que eles de poderem usar as novas tecnologias e actualizarem-se.

Enfim..
aDoF96
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Set 26, 2004 14:34

Mensagempor Vtech » Quarta Jun 13, 2007 18:45

Offtopic: Cadê o pacote que tinhas no avatar????? :twisted:
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor alfatek » Quarta Jun 13, 2007 20:28

Como é financiado este projecto?
É financiado fundamentalmente pelos operadores móveis (Optimus, TMN e Vodafone) ao abrigo das obrigações para o desenvolvimento da Sociedade de Informação, como contrapartida pela atribuição das licenças das comunicações da terceira geração.

Jogar solitário e usar o hi5 não me parece suficiente para isto ser uma má medida... Quem não quer estudar também pode pegar nos Maias, fazer bolinhas e atirar aos colegas...

E mesmo em actividades lúdicas se aprende a usar um computador! Quem teve computador quando era mais novo concerteza que passava 99.999% do tempo no PC a jogar e isso concerteza que o ajudou à medida que ia crescendo a aproveitar melhor o PC para fins mais educativos.

Acho estranho é que não se aproveite para promover a excelência no ensino, oferecendo só estas regalias a alunos com aproveitamento e prémios aos alunos com melhor aproveitamento.

Por mim, é uma medida positiva, ainda que obviamente tenha uma forte carga de marketing pro-governo e que não seja uma medida que revolucione um país...
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor aDoF96 » Quarta Jun 13, 2007 20:50

alfatek Escreveu:Quem teve computador quando era mais novo concerteza que passava 99.999% do tempo no PC a jogar e isso concerteza que o ajudou à medida que ia crescendo a aproveitar melhor o PC para fins mais educativos.

Nem mais! Aconteceu assim comigo e com muita gente, não é porque agora se dá uma melhor oferta de compra que vai influenciar o sucesso escolar, tipo..

Concordo plenamente com o alfatek :wink:

Offtopic: Vtech agora é só para mim :twisted:
aDoF96
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Nukke » Quarta Jun 13, 2007 21:56

A minha frase derivava de dizerem que não vale a pena os pc's porque os putos podem não os querer usar para o bem. E eu digo que isso não é justificação. Tem de ser dadas oportunidades. Do mesmo modo que a escola é uma oportunidade, e muitos não a usam, e não é por isso que a vamos extinguir.

Nukke.
I was five and he was sixWe rode on horses made of sticksHe wore black and I wore whiteHe would always win the fightBang bang He shot me downBang bang I hit the groundBang bang That awful soundBang bang My baby shot me down
Nukke
Moderador
Moderador

Mensagempor pagc » Quinta Jun 14, 2007 8:51

aDoF96 Escreveu:Acho uma piada a esta gente que só critica..
Enfim..
Eu tenho o direito de criticar desde que o fundamente. Que aches piada ou não depende do teu sentido de humor.

A questão é saber qual o retorno que enquanto país vamos ter de um investimento destes e na minha modesta opinião é muito pequeno.

Em actividade lúdicas pode-se aprender a mexer num PC, mas acrescenta muito pouco aquilo que um empregador procura, alguém que seja capaz de produzir mais em menos tempo utilizando uma ferramenta.

Cumps
Imagem
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor aDoF96 » Quinta Jun 14, 2007 9:13

pagc Escreveu:Em actividade lúdicas pode-se aprender a mexer num PC, mas acrescenta muito pouco aquilo que um empregador procura, alguém que seja capaz de produzir mais em menos tempo utilizando uma ferramenta.

Mas quem disse que esta medida do governo era com intenção de aumentar a produtividade do país ou tornar as pessoas mais "rentáveis".

Será difícil compreender que isto é só para ajudar as pessoas a modernizarem-se e possibilitar, aos que ainda não tiveram hipótese, de entrar no mundo das novas tecnologias?

E também para os que continuam sempre a bater no ceguinho com o investimento e os custos disto, o governo não vai gastar nenhum com isto, esta é apenas uma parte do acordo que o governo fez há uns tempos com as operadoras móveis, e esses é que suportam os custos.

É que ainda não percebi qual é o problema que alguns vêem nisto, sinceramente. :roll:
aDoF96
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor pagc » Quinta Jun 14, 2007 9:29

aDoF96 Escreveu:Mas quem disse que esta medida do governo era com intenção de aumentar a produtividade do país ou tornar as pessoas mais "rentáveis".

Se não for para aumentar a produtividade ou tornar as pessoas mais rentáveis, então é mandar dinheiro à rua. A escola serve ou devia servir também para preparar as pessoas para uma vida profissional activa e produtiva.
Cumps
Imagem
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor aDoF96 » Quinta Jun 14, 2007 10:52

Existem montes de pessoas que nem sequer sabem ligar um computador, e na minha opinião, não saber trabalhar minimamente com um computador é o analfabetismo dos tempos modernos. E hoje em dia é raro o trabalho em que não se use um computador, logo quem não sabe fica excluído.

O governo dá uma óptima possibilidade, principalmente para essas pessoas, de poderem-se instruir e "não ficarem para trás".

E tu achas que "é mandar dinheiro à rua".. :roll:
aDoF96
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Nukke » Quinta Jun 14, 2007 11:24

E os gastos não me parece que sejam assim tãooo grandes... Os pc's são para uma franja da população, e certamente não vêm com LCD's 32"....

Nukke.
Nukke
Moderador
Moderador

AnteriorPróximo

Voltar para Artigos e Notícias

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes