Como podem observar na publicidade da vodafone ao ADSL:
http://www.vodafone.pt/main/vodafonecasa/DuplexAdsl/tarifarios/AdslVozListaTarif.htm
Tem escrito que o tráfego é ilimitado, mas sujeito a uma limitação considerada "correcta" para um utilizador particular! por este motivo contactei por webchat para saber o que a Vodafone considera com isto e a conversa desenrolu-se desta forma:
Vodafone:
Bem-vindo ao Serviço Assistente Online da Vodafone.
Vodafone:
Prevemos atendê-lo dentro de 1 minuto. Por favor, aguarde.
S+ S+:
Boa tarde
lmoalves:
bom dia gostaria que explicassem o que querem dizer com: "níveis de utilização característicos de Clientes Particulares" em termos de adsl
lmoalves:
é ilimitada ou não!?
S+ S+:
Pode aguardar um momento, enquanto verifico?
lmoalves:
ok
S! S!:
Obrigada.
S! S!:
Obrigada por ter aguardado.
lmoalves:
de nada
S! S!:
É ilimitado.
lmoalves:
mas no entanto informam no site que não se pode abusar do tráfego e fico na dúvida!
lmoalves:
confirma qque é ilimitado
lmoalves:
para o adsl 12Mb
S! S!:
Confirmamos. Mas está sujeito a uma Política de Utilização Responsável.
lmoalves:
Sr.a Sofia, mais uma questão mas mais técnica: o modem é um modem vulgar ou é especifico para trabalhar com um cartão SIM
lmoalves:
e o que consideram uma politica de utilização responsável? Desculpe mas têm de ser mais claros!
lmoalves:
Comoo é que uma pessoa se pode reger com restrições tão amplas!
lmoalves:
Se me disse-se não pode utilizar a ligação para fins de servidor... compreendia e não o faria
lmoalves:
agora dizer que é ilimitada e utilizar de uma utilização responsavel, fico na mesma. Estou bastante interessado em aderir, mas não o farei enquanto vcs forem tão ambiguos!
lmoalves:
Sr.a Sofia, está ai?!
S! S!:
O modem da ADSL funciona por cabos.
A Conect Box e a Card funcionam com cartão sim.
lmoalves:
desculpe fiz uma outra questão sem ter concluido a primeira
lmoalves:
a Vodafone pode-me exemplificar em o que considera uma utilização não responsavel
lmoalves:
do ADSL 12Mb e do serviço telonemas grátis
S! S!:
No âmbito desta política, a Vodafone notificará, mediante o envio de um SMS, os clientes que excedam um nível de utilização razoável do serviço, reservando-se o direito, após esse aviso, de cobrar as chamadas efectuadas ou o tráfego de dados, se o nível de utilização elevado persistir.
S! S!:
Neste caso serão aplicáveis as tarifas de 2,5 cêntimos por minuto nas chamadas para as redes fixas nacionais e de €1,5/GB no tráfego de dados, IVA incluído.
lmoalves:
desculpe, mas considero que ao afirmarem ilimitado e não o sendo estão a incorrer levemente na informação duvidosa!
lmoalves:
Como é que podem anunciar um serviço ILIMITADO sendo depois limitado segundo normas que o utilizador desconhece! Não acha estranho
lmoalves:
como se estivessem a esconder algo.
lmoalves:
pelo menos façam como o srviço zapp que informam na cara dos potenciais clientes que não poderão utilizar serviços peer-to-peer
lmoalves:
é isso que a Vodafone não quer divulgar directamente?!
lmoalves:
sou cliente telecel à bastantes anos.... e nunca pensei que a Vodafone pudesse ser tão ambigua e indirecta com os seus clientes!
S! S!:
A Vodafone não está a esconder. Esta informaçãp encontra-se no site
www.vodafone.pt.
lmoalves:
Desculpe não leve a mal, mas se eu não me sinto informado. Isso significará que não estou satisfeito com a informação disponivel
lmoalves:
logo contactei a vodafone através de si
lmoalves:
e a informação que recebo é a mesma por outras palavras
lmoalves:
no fundo o que quero afirmar é que o ilimitado não é ilimitadoo, mas sim limitado ao V/ critério consoante a V/ opinião do que deve ser um trafego responsável.
lmoalves:
desculpe eu continuar a bater na mesma tecla, mas enquanto não estiver bem informado sobre as entrelinhas eu e amigos que estão interessados não iremos aderir a esse serviço
lmoalves:
que parece inivador em Portugal
lmoalves:
inovador
S! S!:
Posso ajudar em mais alguma questão?
lmoalves:
acabou de perder um cliente adsl e tlemovel hoje mesmo... obrigado
S! S!:
Obrigada pelo seu contacto. Boa tarde.
lmoalves:
obrigado pela ajuda
lmoalves:
boa tarde
Isto é que chamo um serviço de apoio a clientes! ah!