Pinto da Costa põe Gato Fedorento em Tribunal

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Pinto da Costa põe Gato Fedorento em Tribunal

Mensagempor SkylineGTR » Sábado Jun 30, 2007 11:44

Pinto da Costa põe “Gato Fedorento” em Tribunal

De acordo com a notícia veiculada pelo PortugalDiário, o grupo humorístico “Gato Fedorento” e o director de programas da RTP, Nuno Santos, foram acusados por Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto, de difamação, na sequência do programa televisivo “Diz que é uma Espécie de Magazine”, emitido a 5 de Novembro de 2006.

A acusação formulada por Pinto da Costa não foi acompanhada pelo Ministério Público, já que este não considerou o programa injurioso. No entanto, tratando-se de crimes particulares, a acusação é deduzida pelo queixoso e segue ainda que o procurador decida não a subscrever, o que foi o caso. Ricardo Araújo Pereira, José Diogo Quintela, Tiago Dores e Miguel Góis são acusados de “cultivar o escândalo e o sensacionalismo com afirmações e expressões altamente difamatórias e injuriosas” que o presidente portista afirma não corresponderem à verdade.

“Agiram os arguidos com o objectivo de denegrir a imagem do queixoso, objectivo esse que conseguiram”, refere a acusação, que mais adiante aduz “os arguidos sabem muito bem do prestígio, do sucesso e consideração de que goza Pinto da Costa e o clube a que preside”, acrescentando que o líder portista “é estimado por todas as pessoas que o conhecem como sendo um homem íntegro, honesto, honrado, pacífico, ordeiro e defensor dos mais elevados valores morais e sociais. Um dirigente desportivo de renome nacional e internacional”.

Pinto da Costa considera ainda que “o conteúdo do programa abalou profundamente a sua vida pessoal e profissional” pelo que ficou “profundamente revoltado e indignado com o programa e sentiu desse modo feridas a sua credibilidade, reputação, prestígio e imagem pública”.

O crime em apreço, no caso de o Tribunal dar razão a Pinto da Costa, é punido com pena de prisão até 2 anos e oito meses e pena de multa não inferior a 160 dias. Pinto da Costa não pediu qualquer indemnização, limitando-se a indicar como testemunhas o empresário Joaquim Oliveira, o médico Fernando Povoas, o seu motorista, Afonso Ribeiro, e os membros da SAD do FC Porto, Reinaldo Teles e Adelino Caldeira.

fonte: O Jogo

Definitivamente é complicado ser humorista num país como Portugal.

Só acho piada dizer que foi posto em causa o facto de ser conhecido como um homem "íntegro, honesto, honrado, pacífico, ordeiro e defensor dos mais elevados valores morais e sociais", o mesmo individuo que é arguido em 3 casos de corrupção desportiva :?

Enfim, é este o país em que vivemos... :roll:
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Mensagempor Spikleman » Sábado Jun 30, 2007 11:52

O que acho é que este tópico vai ser bloqueado em breve, bring on the flame wars :P
Quanto a noticia, pelo que me dissera a "ràbula" foi 1 quanto excessiva e o Sr. Pinto da Costa, pode ter muito bem ter levado a mal.
Pessoalmente não vi, porque já não vejo gato fedorento desde que passaram a "talk show wanna be" ou síndrome do Herman José (Quando saiu da RTP para a SIC perdeu a piada toda), por isso só me vou basear no que me disseram.

Cumps
Spikleman
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Jul 31, 2005 20:30

Mensagempor CR9 » Sábado Jun 30, 2007 11:58

Liberdade de Expressão. Epa o Pinto da Costa? :roll:
Não sabe assinar
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 27, 2005 15:48

Mensagempor DJTDias » Sábado Jun 30, 2007 12:00

Tá no direito dele. : ).
DJTDias
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Abr 10, 2005 12:33

Mensagempor skyruner » Sábado Jun 30, 2007 12:01

De facto tenho a ideia que exageraram q.b.

Epah, mas fartei-me de rir! :mrgreen:

Ele está no direito dele, e penso que se facto se sente intrujado, está no direito, como estaríamos todos nós caso acontecesse o mesmo.
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor SkylineGTR » Sábado Jun 30, 2007 12:28

Spikleman Escreveu:O que acho é que este tópico vai ser bloqueado em breve, bring on the flame wars :P

O problema não está nos temas dos tópicos, está nas pessoas. Quem souber discutir qualquer tema sem entrar em conflitos e excessos não há motivos para se criarem "flame wars".

Spikleman Escreveu:Pessoalmente não vi, porque já não vejo gato fedorento desde que passaram a "talk show wanna be" ou síndrome do Herman José (Quando saiu da RTP para a SIC perdeu a piada toda), por isso só me vou basear no que me disseram.

O "Diz que é uma espécie de magazine" um "talk show wanna be"? Desculpa lá, mas nunca deves ter visto o programa, porque não tem nada a ver com talk show. O formato é diferente, mas o humor tipico dos gatos está lá. Ainda não me desiludiram, e continuam fieis à qualidade que já nos habituaram.

Quanto ao tema e ao direito dele, temos de distinguir duas coisas. Uma coisa é o humor, que deve ser levado como tal, não é suposto ser levado a sério. Outra coisa seriam afirmações/acusações públicas!
Nos E.U.A fazem gato sapato de qualquer figura pública nas dezenas de programas cómicos e ninguém faz nada, porque são programas de humor.
Então se tivermos em conta que nos E.U.A. o principal alvo do humor é o próprio presidente do país, e que em inúmeros programas é visado muitas vezes de forma extrema, dá que pensar...
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor cigano » Sábado Jun 30, 2007 13:14

Eu quanto a isto só digo..."Quem não deve, não teme"...
Main: AMD 64 X2 3800+ @ 2.4GHz/DFI LP nf4 SLi-DR/2GB DDR400/ATi X850 XT@XT PE/250+80GB HDD
Laptop: Toshiba A200 2C5 | Pentium DC T3400/3GB DDR2 533/ATi HD 2400/320GB HDD
Media: P4 1.4GHz/MSI 850Pro2/128MB RDRAM/GeForce 2 MX/20+40GB HDD/Pinnacle PCTV
cigano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Out 08, 2004 19:47

Mensagempor skyruner » Sábado Jun 30, 2007 13:26

SkylineGTR Escreveu:Quanto ao tema e ao direito dele, temos de distinguir duas coisas. Uma coisa é o humor, que deve ser levado como tal, não é suposto ser levado a sério. Outra coisa seriam afirmações/acusações públicas!
Nos E.U.A fazem gato sapato de qualquer figura pública nas dezenas de programas cómicos e ninguém faz nada, porque são programas de humor.
Então se tivermos em conta que nos E.U.A. o principal alvo do humor é o próprio presidente do país, e que em inúmeros programas é visado muitas vezes de forma extrema, dá que pensar...
Sim, não posso discordar disso, e de facto o Bush a primeira pessoa que me veio a cabeça!

Mas temos que ver duas coisas, os E.U.A., primeiro penso que são realidades diferentes com culturas e formas de pensar também bastante diferentes.
Outra é que em grande parte dos programas em que acabam por gozar com o Bush, gozam com o que ele diz, faz, veste publicamente. É do conhecimento público e qualquer pessoa está no direito de pensar e comentar o que lhe apetecer da forma que lhe apetecer. Está lá, apareceu na e disse publicamente na TV! Não há volta a dar!
Outra coisa é fazerem um sketch em que de facto, apara além do humor (que inegavelmente exista), está bem presente o achincalhar de uma forma que aos olhos de muita gente será abusiva. Achincalhar esse, que se bem me lembro, pegou pelas prostitutas e árbitros, coisa que nem agora está provada ser verdade.

Se já tivesse sido provado era uma coisa, mas ainda está tudo em águas de bacalhau, e cada um pensa o que quer.
Mas se ele se sente indignado de alguma forma, se tem recursos humanos e financeiros para levar o processo para a frente, força.

Apesar de ser do F.C.P., atenção que com isto, não estou a defender ninguém. Até porque sou da opinião que há muita coisa por contar e também muita coisa ilegal.

Sou 100% a favor da liberdade de expressão, mas de uma forma não abusiva.
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor Azarael » Sábado Jun 30, 2007 14:02

Outra coisa é fazerem um sketch em que de facto, apara além do humor (que inegavelmente exista), está bem presente o achincalhar de uma forma que aos olhos de muita gente será abusiva. Achincalhar esse, que se bem me lembro, pegou pelas prostitutas e árbitros, coisa que nem agora está provada ser verdade.

Não, não é. Nos EUA também gozam muito com o O.J. (um tipo que foi acusado de ter asssassinado a mulher, mas depois foi ilibado em tribunal por um juri apesar de provas esmagadoramente acusatórias...) ou algo muito mais familiar como o Michael Jackson... E que eu saiba nenhum dos dois lembrou-se de pôr um processo de difamação a humoristas.

Apesar de ser do F.C.P., atenção que com isto, não estou a defender ninguém. Até porque sou da opinião que há muita coisa por contar e também muita coisa ilegal.

Sou 100% a favor da liberdade de expressão, mas de uma forma não abusiva.

Isto não considero abusivo, foi uma piada inofensiva. Tal como as piadas com o Sócrates (mas aí se formos funcionários públicos...) ou a personagem que tiver metido o pé na poça da semana.

PS: Sou portista e votaria sempre no Pinto da Costa para presidente. :lol:
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor SkylineGTR » Sábado Jun 30, 2007 14:25

skyruner Escreveu:Outra coisa é fazerem um sketch em que de facto, apara além do humor (que inegavelmente exista), está bem presente o achincalhar de uma forma que aos olhos de muita gente será abusiva. Achincalhar esse, que se bem me lembro, pegou pelas prostitutas e árbitros, coisa que nem agora está provada ser verdade.

Eles apenas pegaram em algo que já tinha sido exposto publicamente e deram-lhe um ar cómico.
As histórias das prostitutas, da fruta e dos chocolates, dos árbitros e companhia já rolaram na televisão, rádio e imprensa vezes sem conta. Não é pelo facto de alguém pegar nessa informação e lhe dar um ar cómico que vai por em causa os seus valores.

O meu ponto é, aquela matéria já era pública e para processar quem fez comédia com ela teria de processar primeiro quem a lançou e a comentou, ou seja, a comunicação social como um todo.
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor 4ndr3 » Sábado Jun 30, 2007 15:12

Eu sou fã deles, mas achei aquilo uma difamação, eu não gostava que fizessem isso a mim se fosse o PC...
4ndr3
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jul 30, 2005 20:22

Mensagempor Diltiazem » Sábado Jun 30, 2007 15:20

4ndr3 Escreveu:Eu sou fã deles, mas achei aquilo uma difamação, eu não gostava que fizessem isso a mim se fosse o PC...

Difamação?! Não me parece, a mim parece-me pura e simplesmente um sketch de humor.

Cumps.
Diltiazem
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Ago 26, 2004 21:06

Mensagempor skorzen » Sábado Jun 30, 2007 15:37

cigano Escreveu:Eu quanto a isto só digo..."Quem não deve, não teme"...

Nem mais.
skorzen
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Fev 06, 2006 17:02

Mensagempor Azarael » Sábado Jun 30, 2007 16:36

cigano Escreveu:Eu quanto a isto só digo..."Quem não deve, não teme"...

Não é bem por aí. Estados-polícia também adoram usar essa frase.

É mais que difamação é um bocado diferente do que o que o gato fedorento faz.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor Animus » Sábado Jun 30, 2007 16:46

“é estimado por todas as pessoas que o conhecem como sendo um homem íntegro, honesto, honrado, pacífico, ordeiro e defensor dos mais elevados valores morais e sociais.”

concluindo, ele eh um santo 8O
Imagem
Animus
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Fev 18, 2006 14:05

Próximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes