Asus F3JP-AP076C e os seus problemas....

Mensagens especificas sobre portáteis Asus

Moderadores: Administradores, Moderadores

Asus F3JP-AP076C e os seus problemas....

Mensagempor jorgepin » Quinta Mar 15, 2007 12:41

Caros membros do forum:

Recentemente apos alguma analise e pesquisa adquiri um poratitl marca ASUS do modelo referido...Como é obvio qd se compra um portatil questoes como a performance, fiabilidade , robustez e autonomia sao sempre de ponderar... Neste caso , foram MAL ponderadas por mim e espero que voces que ainda nao compraram possam ter mais sorte que eu...
(e o meu portatil so tem 2 semanas , comprado a 1 Mar 07)

Passo a explicar:
Enquanto que para mboards, p.graficas, etc , a ASUS sempre foi sinonimo de qualidade , em portateis é ( pelo menos nesta gama f3JP) uma vergonha !
Problemas a nivel do granulado ( ainda nao resolvido e face ao tempo que ja se vem a arrastar , ponho em causa que tenham vontade de o fazer), software instalado de fabrica que nao funciona ( ex.: ATI control center...e outros) e que me obrigou a editar manualmente fx&cgs dos drivers da ATI para por isto a funcionar e , para mim ainda mais grave ( e que poucos se aperceberam) má GESTAO DO PROCESSO DE CARGA E DESCARGA DAS BATERIAS!

Penso inclusive que o sistema ACPI da ASUS tem problema nao so nesta gama mas em outras... Se quiserem validar - experimentar , façam o download do RightMarkCPU clock , para ver valores + tenicos relativos a bateria, analisem o tab relativo a bateria , veriquem qual a carga maxima que esta deveria aguentar, e qual é a que esta a ser considerada-atingida apos uma carga maxima....Designed Capacity VS Fully Charged Capacity, façam ainda as contas elementares de automomia prevista e consumo actual-medio, dividam e vejam qto deveriam ter de autonomia, qto tem....

Alem disso o WEAR factor das baterias cresce a um ritmo alucinante, indicando mal a autonomia real ( bug do ACPI da ASUS). Para terminar as baterias nao sao carregadas ao maximo...( e nao estou a falar em overcharge )
Ninguem está a conseguir obter a autonomia que deveria ( e nao vale a ASUS enviar portateis com as de 9 celulas com mais autonomia claro, mas que mesmo assim, estas para 9 celulas tb deveriam ter uma autonomia ainda melhor)...

Em relaçao "às normais " que estao a vir nesta ultima versao do f3JP ( que deveriam ter uma autonomia media 2:30-3h - prevendo um consumo tipico de ~24000mW a 29000mW , por ex em PowerMode SilentOffice ou similar), é treta, a media é menos de 2h, chegando a ser normalmente 1:30m

Nao vou aqui entrar em discussoes tecnicas, pois cada um de voces vai argumentar as questoes dos profiles a colocar no Windows, os clocks da Grafica e modos possiveis, os clocks do CPU, as cenas do disco ( que em VISTA esta sempre que pode a fazer indexaçao, etc etc etc etc , nao tenho tempo , nem paciencia, e apenas faço isto por uma questao de alerta. E ja agora, tive o cuidado de testar isso tudo tb ...

Este meu ASUS é uma vergonha! É rapido , tem bons specs, optimo para quem quiser fazer da sua vida jogar, tem nn desempenho sem duvida....mas caros colegas, acima de tudo é um portatil !!! tem de ter autonomia, ou ao menos cumprir com a indicada (e possivel face a sua bateria), ser bem construido e nao ter firmware bugs infantis , durante tanto tempo, etc...

Ja nem quero falar dos problemas de montagem , que no meu caso, tinha a ventoinha mal montada que faz um ruido mto desagradavel, entra em vibraçao em determinadas frequencias de rotaçao...
Se calhar sou eu que sou um ranzigao e picuinhas, no entatno, ja tive Compaq, Toshiba , e LG´s, usei-os sempre mais de 2 anos e sempre contente, agora este ASUS , 2 semanas e ja estou ja descontente ! conclusoes, o desempenho bruto nao é tudo...e o ASUS f2jp-ap076c é so isso, mto bons specs e qualidade sofrivel em muitissimos aspectos!

Infelizmente, a loja nao aceita a sua devoluçao ( mais uma liçao , nao volto a comprar portateis em lojas tipo PowerOn , etc , etc) depois de o venderem , acabou, o cliente que se desenrasque..., que fale com a marca, que o arrange ele, etc; meus amigos garanto-vos, nestas situçaoes vale a pena os extra Euros qd se comprar na FNAC ...!!! 1 mes para troca! quem me dera....)
Saudaçoes Cordiais, e votos que sejam mais cautelosos e tenham mais sorte que eu.

Para terminar aqui vai um link para quem quiser validar algumas coisas:
http://www.notebookreview.com/default.asp?newsID=3537
embora o modelo nao seja o mesmo , os problemas da bateria sao similares, obviamente é um ASUS ;-( ...
jorgepin
Novato
Novato

Registado: Quinta Mar 15, 2007 12:35

Mensagempor lnogueir » Quinta Mar 15, 2007 12:54

Não sendo possuidor de um Asus o que já há algum tempo me parece estranho é a Asus continuar a não reolver o problema do granulado e mais estranho ainda continuar a enviar de fábrica modelos com esse problema! Não percebo! Porque não resolver o problema de uma vez!!!! Será assim tão dificil!! As outras marcas não têm esse problema logo deve ser simples de resolver!

Desculpa só um pequeno comentário: Se querias autonomia... nunca deverias ter escolhido esse portatil... Já muito gente falava que a autonomia deixa bastante a desejar! Eu por exemplo tenho um LG S1 a autonomia não é nada de especial mas o que me fez escolher este modelo foi o desempenho, pois tou quase sempre ligado à corrente! Devias ter ponderado entre desempenho e autonomia e ver o que mais necessitavas... as duas coisas juntas são muito mais caro que esse ASUS!
lnogueir
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Nov 16, 2006 13:29

Mensagempor Fresh_fruit » Quinta Mar 15, 2007 13:00

Quanto á autonomia ... sem comentários , se querias horas de autonomia tinhas de escolher outro portatil.
O tempo que dura o teu , é o tempo médio de qualquer portatil com essas características.
Portanto , nada de novo nesse campo.

Quanto ao granulado , nada como contactar o CAT da Asus eles resolvem.te isso em 5 ou 6 dias.
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor tntnt » Quinta Mar 15, 2007 16:04

Boas.
Tenho um F3JA e o meu primo um F3JP e até agora n há razões de queixa...

Quanto a bateria, dura-me uma média de 2:30, por vezes 3 em office. Mas como ja foi dito, se era mais q isso q pretendias, esse n é o portatil ideal. E como tu já alertaste, os vários profiles de gestão de bateria têm de ser levados em consideração.

Em relação as catalyst, tão aqui os drivers corrigidos: http://sd879.sivit.org/drivercd/ATI%20Vista%20Driver.zip

Quanto aos updates da bios e drivers actualizados, após contactos com a Asus, foi-me dito que estão em desenvolvimento. Mas há por aí uma bios que resolve esse problema. Ok, podes dizer q n é oficial, mas foi uma pré-release de um gajo da Asus. E resulta melhor do q as oficiais.

Ao q parece apenas tás descontente com a performance da bateria (q é normalíssima) e com os bugs da bios e drivers (as bios estão a ser corrigidas; os drivers pro vista ainda tão frescos, toda a gente sabe disso).

Well, good luck!

cumps
-Asus P5K Pro / Q6600 @ 2400 / 4Gb Kingston HyperX 1066MHz / HD3850 256Mb
-Asus A8N-SLI / A64 X2 3800 @ 2500 @ AC Freezer / 2Gb @ 208 / X1900XT 512Mb @ Accelero X2
http://laestoueuadivagar.blogspot.com/
tntnt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Mar 18, 2006 1:13

....ASUS f3jp

Mensagempor jorgepin » Quinta Mar 15, 2007 16:33

meus caros,

estao a confundir o essencial da questao...
A ma qualidade geral dos ASUS no ultimos tempos e a má gestao da bateria que é realizada a nivel da BIOS ... pelo menos neste F3JP-AP076C
Ja fizeram os testes e as contas relativas ao wear factor da bateria?
viram em termos de mW como está a ser feita a carga e depois gerida a autonomia?
Se sim e esta ok , parabens . Se nao prova ( nao o que eu disse , pois foi uma opiniao pessoal baseada na minha realidade) mas os factos ja confirmados por outros.
Leiam o link do primeiro POST ok.
Qto aos drivers, obrigado, mas tal como referi ja tinha corrigido isso , acho indecente é que ASUS nao tenha isso no site deles e/ou nao tenha resolvido a situação.
Em relaçao ao granulado, nem comento, acho ridiculo a situaçao...qd outros fabricantes ja resolveram oficialmente o problema.
Em relaçao ao conselho do S1 , concordo. Tem o mesmo desempenho praticamente ( apenas menos memoria :-( ) , mais autonomia e mto melhor qualidade. O meu erro foi pensar q o ASUS teria a mesma qualidade...

Para terminar, o meu post foi uma observaçao e um conselho, quem achar que pode tirar algum proveito, tire , quem achar que é irrelevante pois bem , ignore-o e força compre um igual. A ASUS agradece.

PS: ja agora , se tiverem tempo e pachorra reparem que ultima firmware da ASUS para o F3JP ja tenta resolver alguns dos problemas da gestao das bateria ...infelizmente nao todos...
Mais um vez, qd tiverem tempo testem o sistema, façam as contas, e depois decidam.

Qto a automia ser normal ou nao para o portatil , esta é resultante do consumo vs capacidade, e o que eu estou a tentar dizer é que para "x" mW de consumo medio em teste controlado a bateria nao esta a durar as "y" hh:mm de acordo com os "z"mA de capacidade que tem ...é uma simples aplicaçao da lei de Ohm R=U/I ,da formula de P=UI, e pouco mais....isso pq como podem verificar usando o programa citado , está a ser realizada uma má gestao da mesma, impedindo a sua carga completa e o seu uso/consumo completo. Leiam o link do 1 post.
jorgepin
Novato
Novato

Registado: Quinta Mar 15, 2007 12:35

Mensagempor k3nzo » Quinta Abr 19, 2007 0:26

Adquiri hoje esta maquina! Quais são então os passos a tomar para corrigir as "fraquezas"?

- Actualizar as drives da placa para corrigir o erro que surge com a Catalyst com http://sd879.sivit.org/drivercd/ATI%20V ... Driver.zip ?

e o granulado com actualização de Bios?

edit: granulado corrige-se com http://forum.notebookreview.com/showthr ... ost1919429
k3nzo
Novato
Novato

Registado: Sexta Mar 30, 2007 13:16

Mensagempor tntnt » Quinta Abr 19, 2007 2:47

Exacto. Esses 2 passos são essenciais.

Entretanto, verifica se ha novas actualizações no site da Asus.

PS: aconselho-te a não instalares a bios oficial que está no site, até novo feedback.

cumps
-Asus P5K Pro / Q6600 @ 2400 / 4Gb Kingston HyperX 1066MHz / HD3850 256Mb
-Asus A8N-SLI / A64 X2 3800 @ 2500 @ AC Freezer / 2Gb @ 208 / X1900XT 512Mb @ Accelero X2
http://laestoueuadivagar.blogspot.com/
tntnt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Mar 18, 2006 1:13

Mensagempor short_of_a_riff » Quinta Abr 19, 2007 15:16

Quanto a essa correcção para os drivers da gráfica tinha uma dúvida...será que depois não há problemas para os desinstalar quando saírem (se saírem...) os drivers oficiais? E outra coisa (bem mais importante): esses drivers "piratas" não afectam de modo nenhum as capacidades da placa gráfica (isto é se não fazem nenhum downclocking nem outro procedimento que "mutile" as suas potencialides)?
short_of_a_riff
Novato
Novato

Registado: Segunda Fev 26, 2007 23:01

Mensagempor slowdive » Sexta Abr 20, 2007 18:12

Ainda não uso vista...
O que fazem esses drivers "piratas" a mais que os disponibilizados pela asus á cerca de 1 mês?
Pelo que tenho lido o único problema dos drivers da asus é o openGL, pois o problema do CCC está resolvido.
slowdive
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Out 23, 2006 16:42

Mensagempor short_of_a_riff » Sexta Abr 20, 2007 19:18

Onde é que tiveste essa informação que o problema do Catalyst estava resolvido? É que eu ainda não encontro nada no site deles...diz-me onde encontraste esses drivers mais recentes por favor
short_of_a_riff
Novato
Novato

Registado: Segunda Fev 26, 2007 23:01

Mensagempor slowdive » Sexta Abr 20, 2007 20:44

www.asus.com - downloads - notebook - F3 - F3JP
Tem lá tudo.
Li que esse problema foi resolvido no techzone.
slowdive
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Out 23, 2006 16:42

Mensagempor brainX » Sábado Abr 28, 2007 18:39

Provavelmente os leitores aqui do fórum já leram isto noutros fóruns mas fica a informação.

Há rumores de que a ASUS lançará nos proximos tempos drivers com suporte OpenGL e uma BIOS com a correcção do famoso granulado.

Quanto à questão da bateria não me posso queixar pelo simples facto de que não tenho experiência com esta (praticamente só o uso ligado à corrente).
O Battery Calibration Utility tem algum efeito já agora?
brainX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Jul 08, 2004 13:46

Mensagempor brainX » Sábado Jun 02, 2007 13:15

Apenas para avisar os mais distraídos que já saiu uma BIOS oficial da ASUS que corrige o famoso granulado. Problem solved.

Infelizmente, nada das drivers para com OpenGL.
"No Man is a complete mistery except to himself"
brainX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor fRoHiKy » Segunda Jul 16, 2007 10:48

Estou a pensar em adquirir este equipamento...pendendo ainda entre este e o tsunami runner 8722V...

como nunca trabalhei com asus...decidi fazer um pouco de pesquisa...e este artigo assustou me....ainda mais depois de ouvir más coisas sobre a tsunami....

1º em que consiste o problema do granulado?!

2º vale mesmo a pena pagar 50€ a mais na fnac? pelo que ouvi a assistência é melhor...mas n tenho nenhum caso pratico de experiência...
fRoHiKy
Novato
Novato

Registado: Quarta Mai 30, 2007 14:57

Mensagempor brainX » Sábado Jul 21, 2007 16:22

fRoHiKy Escreveu:Estou a pensar em adquirir este equipamento...pendendo ainda entre este e o tsunami runner 8722V...

como nunca trabalhei com asus...decidi fazer um pouco de pesquisa...e este artigo assustou me....ainda mais depois de ouvir más coisas sobre a tsunami....

1º em que consiste o problema do granulado?!

2º vale mesmo a pena pagar 50€ a mais na fnac? pelo que ouvi a assistência é melhor...mas n tenho nenhum caso pratico de experiência...

O problema do granulado, já corrigido por uma BIOS oficial (208) da Asus disponível no site de updates, consistia precisamente numa espécie de "areia" que se notava no ecrã e que era particularmente intensa com cinzentos mais escuros.

O problema que havia com o Catalyst Control Center já foi também corrigido à bastante tempo estando o download também no site da Asus. No entanto, o suporte para OpenGL com drivers oficiais disponibilizados pelas Asus penso ainda não estar disponível. Além disso, os drivers da ATI no Vista têm dado alguns conflitos tanto quanto tenho lido e por experiência própria (especialmente quando ligo o TV-out) mas são ocasionais.

Para o uso que tenho dado (Office, browsing, alguns jogos, DVD; uso moderado), estou satisfeito com a compra. Não sei se actualmente haverão outras alternativas melhores na mesma gama.

Quanto à questão da FNAC se os 50€ não te fizerem muita falta talvez valha a pena mas não sei.
brainX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Próximo

Voltar para Portáteis Asus

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante