Centralina - que diabo

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Centralina - que diabo

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Quarta Jul 18, 2007 16:43

Boas.

Era este tópico ou uma pm ao fresh_fruit, e para não estar a melgar só um gajo...

Ora basicamente é o seguinte, conheço alguns chavalos que compram os seus carritos, e a primeira coisa que metem na ideia é 'reprogramar a centralina' - algo que não me diz nada e nem sei se estará bem escrito. Ora, o procedimento em si não me interessa muito, mas se calhar é importante para responder à minha dúvida: Quando me falam em aumentar a potência, tudo bem, faz-me sentido que seja possível e até trivial. Agora quando me dizem que aumentam a potência ao mesmo tempo que diminuem os consumos, toda a lógica vai pela janela. Se realmente fosse possível, porque raio não viriam logo de fábrica 'reprogramados'? É possível que um puto na garagem do pai perceba mais que um eng. mecânico da VW?

Digam de vossa justiça.

Cumprimentos,

KrIaX.
hardware.com.pt
#HCP @ PTNET
P IV 1.7 | 1 GB | 120 GB | GF4000 | SB5.1 | TFT Merd*so
TEL: voipcheap
Send Pr0n to:kria@iol.pt
Urls Inuteis: blog
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 01, 2005 17:38

Mensagempor alr_tech » Quarta Jul 18, 2007 17:50

boas

básicamente... (atenção, não sou perito, apenas apaixonado)
a centralina (foram os italianos a desenvolver uma por isso o nome) é um comp. que analisa diversos parâmetros do motor e assim regula a potencia conforme se carrega no acelarador... (filtra ainda as acelarações de modo a poupar o max de combustivel nas diversas situações)
o programa de fábrica, torna os motores + comedidos nos consumos e faceis de conduzir... coloca CO nos níveis regulados, etc..
ora é num chip tipo bios (firmware) que os programas e parametros são gravados... modificando esses parâmetros pode-se de facto "aumentar" a potência.... diminuir só até um certo nivel, em certas condições... mas, muito pouco... geralmente apenas se aumenta um pouco a potencia (depende dos motores), aumenta-se a resposta ao acelarador... tornando o motor mais nervoso.... e como tal torna o comportamento dos carros mais desportivos...
como o pessoal gosta de adrenalina... acelera-se e como tal os consumos aumentam, assim como as despezas na garagem..

é de facto com modificações do programa que as fábricas para o mesmo motor possam criar motorizações com diversas potencias..
mas é claro as fabricas tb mudam outros pormenores, como caixa, distribuição, suspenções.. e mesmo orgão internos do motor... sistemas de injecção... etc...
básicamente, compras um carro em 2ª mão 3000c e aplicas 2000 a modificá-lo (às vezes mais)....
quanto À garagem do pai.. depende... numa garagem sem ter ao pé alguem que saiba... é dificil obter bons resultados...

quando era mais novo... não havia injecções e electrónica... logo era tudo mais simples
pegava-se num AX ou 205 e mudava-se o carburador e etc ... em espanha compra-se uns kits... ou quem tinha dinheiro mais longe e melhor...
melgava-se um mecânico que se conhecia e entendia alguma coisa...

modificar carros não é de agora...
lembro-me do meu pai fazer modificações no carros... e irmos a casa de amigos ver modificações...

Agora há é mais oferta... e melhor material, kits mais completos..
mas, fazer um trabalho como deve ser, fica caro...

uma coisa é certa diminuir consumos em casa sem muitos testes e equipamento, é dificil..
passei muito fim de semana a afinar os carburadores dos carros...
(lubrificar, mudar peças, etc... dá uma trabalheira)

cumps
Editado pela última vez por alr_tech em Quinta Jul 19, 2007 11:08, num total de 1 vez.
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Cr@sh_Ov3rride » Quarta Jul 18, 2007 18:03

Vamos então aumentar mais a curiosidade...

Andei com um carro (não era meu) em que dificilmente chegava aos 130km/h... e gastava mais do que o meu antigo carro (1721cc 2xcarburador)... pior este era um 1200cc!!!! Fiquei a saber passado algum tempo que a centralina foi reprogramada para andar menos... e porque é que ficou a gastar mais? Não deveria gastar menos ao "tirar potência"?

Informei-me com quem está ligado a isso e a resposta foi pronta: "Diminuis potência na centralina exiges mais do carro para que te responda!", este responder era andar normalmente (80-100)... e feito engraçadinho respondo: "Por essa lógica se aumentar a potência o consumo diminui!"... resposta:"Numa grande parte dos casos e se for alguém que saiba o que tá a fazer sim!"... Fiquei de boca aberta e não pedi mais nenhum esclarecimento...

Tenho um familiar que vai reprogramar a centralina e o carro vai ficar a consumir o mesmo (110-160)... posteriormente vai ficar a "comer" mais porque vai abrir as "borboletas"...
Imagem
Imagem
Imagem
Cr@sh_Ov3rride
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jan 23, 2005 11:08

Mensagempor Nmensis » Quarta Jul 18, 2007 19:05

Nmensis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Fev 18, 2006 12:11

Mensagempor Speed Dragon » Quarta Jul 18, 2007 19:49

Sim, é a ECU (em portugues, Centralina).

Em relação ao aumento de potencia e diminuição dos consumos, nos a gasolina isso é verificado, nos diesel não sei. Mas o aumento quase sempre é a volta dos 10Hp não mais, para carros atmosféricos, para turbinados é mais.

Provalvemente o consumo diminui por causa do Air/Fuel Ratio, aonde por cada "bocado" de gasolina entre mais ar aumentado a potencial.

Penso que seja, isso, mas não confirmo a 100%.
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor whitewolf » Quarta Jul 18, 2007 20:20

De uma forma muito reduzida mesmo, uma reprogramação á centralina não é mais que um update ao "software" do carro. O carro passa a fazer o mesmo que fazia, só que com mais eficiência, ou seja mais potencia a menor custo. Agora digo já que há alternativas a isso, dependendo do carro, disseste que era um vw, que modelo, ano e potencia?

cumps
whitewolf
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Ago 13, 2006 13:14

Mensagempor ruimartins » Quarta Jul 18, 2007 21:55

Boas!

Como já foi dito, reprogramar a centralina/ECU, a chamada ''repro'', é um procedimento muito comum nos diesel, ou mais correctamente nos turbo diesel, dado ser uma alteração relativamente fácil e que surte efeitos notórios. O que acontece na dita 'repro', é que são alterados diversos parâmetros de controlo dos mais diversos acessórios que fazem com que o motor funcione. Esta alteração vai fazer com que o motor seja utilizável, regra geral, numa gama mais alargada de regime, ou seja, no limite consegue-se retirar mais potência de um mesmo bloco.
Quanto ao 'milagre' de se aumentar a potência e reduzir consumos, é mito! A potência de um motor de combustão vem do combustível que queima! Logo, mais potência, mais combustível queimado. Aliás, um efeito prático da ''repro'' é permitir ao motor aumentar a sua capacidade de queimar combustível. Mas, como disse antes, no limite conseguir-se-á uma potência efectiva mais elevada, e para usufruir dessa potência mais elevada ter-se-á forçosamente de estar a queimar mais combustível.
Contudo, visto que, alguma vezes pondo ligeiramente em cheque o factor ambiental, se consegue uma melhor eficiência consumo/potência, o motor tende a ser mais 'forte' em todo o seu regime (além de conseguir atingir facilmente regimes mais elevados) ou seja, numa utilização normal, digamos, a cumprir os limites de velocidade legais, poder-se-á dar o caso de se conseguir uma diminuição do consumo de combustível, mas atenção, apenas nesse tipo de utilização! Isso acontece, ou poderá eventualmente acontecer em alguns casos, pelo facto de o motor estar mais eficiente, logo, numa utilização moderada, precisa de uma quantidade ligeiramente inferior de combustível para fazer o conjunto movimentar-se, digamos, a 90~100km/hr, comparativamente ao que necessitava com a ''repro'' original, mas, apenas e só nessas condições, visto que 'a fundo' o motor vai consumir mais com toda a certeza!

Acho que me alonguei no texto... mas, penso que deu para ter uma ideia do que é isso da ''repro'' e quais as suas consequências.

Rui
Imagem
ruimartins
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 02, 2004 12:12

Mensagempor Fresh_fruit » Quinta Jul 19, 2007 10:28

KrIaXPaTaLa

Já aqui muito foi dito sobre o assunto ... umas coisas mais certas outras completamente disparatadas ...

Inicialmente a centralina basicamente controla a combustão interna do motor , ou seja diz quantos mm de combustivel vão entrar nos cilindros e envia a mesma informação á MAF para ela dizer que quantidade de Oxigénio deixa entrar nos mesmos ... dando-se assim uma maior ou menor explosão . em carros de Geometria Variavel a Centralina é mais complexa , já controla pressoes de turbo , tempos de injecção , limite de RPM's .

Mas isto sao questões tao técnicas que teria de passar horas a escrever para nao se entender nada ... só falando e entendendo é que se percebe como funciona ...

Quanto aos putos que fazem as famosas Repro's que estão tao na moda . A maioria deles fazem-nas em casas sem qualquer experiência ( Em portugal sao poucas as qualificadas) ...

Basicamente ligam um portatail á centralina , e inserem um Mapa generico para aquele modelo/marca/motor de carro que foi feito por alguem que sabe deus a formação que tem ... ou seja os carros sao todos corridos ao mesmo mapa ... o que nao deveria acontecer ...

Visto um motor mecânico , mesmo sendo feito em série nunca tem as mesmas características , uns saem com mais ou menos potencia ... não é uma ciencia certa :)

Uma boa repro , é uma repro em que o mapa original é analisado , depois ajustado aquele motor e voltado a inserir . Tudo isto só depois de ter verificado os pontos mecanicos do motor . Turbos , injectores (estes convem ser alterados) , segmentos etc...

Tudo o que envolve alterações de motores tem muito que se lhe diga ... passei muitas horas de volta de mapas nestas duas ultimas 2 semanas ... nem tou com paciencia para grandes explicações , até porque muitas já foram dadas.

Quanto á possibilidade de uma Repro tornar o carro mais economico , é perfeitamente possivel ... Visto que elas se baseiam muito no Binario ... Ora 2 carros iguais , mas 1 com o binario mais alto , consegue atingir a velocidade e potencia mais cedo , logo com um consumo inferior . Embora geralmente quem faça repros depois ande sempre a queimar e diz que ficou a gastar mais ... mas teoricamente pode ficar a gastar menos sem nenhum problema ... eu tenho o exemplo disso em casa .

Como sabes ( ou nao ) eu tenho um G 320 CDI (carro muito raro em Portugal) comprei-o em Estugarda , Novo em 2003, tráz 204 cavalos de origem e foi imediatamente reprogramado pela AMG , num bailar de máquinas e Engenheiros de volta do meu carro novinho , que era uma coisa só vista , foram alterados vários componentes mecanicos , e passou a debitar 240cv e de 500NM de binário passou a 650NM ou seja 30% mais ...
E relativamente aos consumos eles são mais baixos que os anunciado pela marca ... cerca de 0.5 L ... mas se eu carregar no pedal e mandar aquele monstro aos 200 Km/h (atenção é que um Todo Terreno ... ou melhor é o Todo Terreno de eleição ... nao há melhor que isto :) eleitor o carro perfeito pelo topg gear ) os consumos deles disparam para 20/l 100 ...

Como em tudo ... eu poderia dizer que ficou a gastar mais ... mas é mentira , porque a 120 gasta menos que originalmente gastava .

Outra coisa ... uma repro do genero que eu fiz , custa para cima de 5 mil €... em PT fazes repros a 400€ ... :)
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor Speed Dragon » Quinta Jul 19, 2007 10:39

Fresh_fruit, mas tu modificaste peças :D Algumas marcas já estão a investir nisso, como a Vauxhall ...

Há ai algums programas para "brincar" com a centralina, procurem por "Open ECU", mas aconcelho a não tentar modificar no vosso carro :P

Como gosto destas coisas, já andei a ver, mas nada por ai adiante, tenho que começar a brincar (só no computador, porque para meter no carro é preciso ler muita coisa, e ter acerteza, se não pode dar sérios problemas).
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Mensagempor alr_tech » Quinta Jul 19, 2007 11:01

boas

exacto...
foi aquilo que disse...
com carburadores... eu já fazia muita pesquisa...
com electrónica.... é preciso conhecer muito bém o motor...
e infelizmente as marcas não andam a dar os livros técnicos e mapas ao pessoal...
e muito menos fazer na garagem do pai, a menos que possua uma garagem como deve ser, com equipamento e mecânicos competentes...
o que se deve contar pelos dedos...

Atenção o que não quer dizer que haja pessoal amador que gosta e se dedica a estudar o assunto... se na minha altura havia... mais, ainda deve haver agora...
desde que me casei que me deixei disso..
coisas da vida...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor PsicoPete » Quinta Jul 19, 2007 11:07

Speed Dragon Escreveu:Provalvemente o consumo diminui por causa do Air/Fuel Ratio, aonde por cada "bocado" de gasolina entre mais ar aumentado a potencial.

Nope, estás enganado.
De acordo com a estequiometria a relação Ar/gasolina tem de ser sempre a mesma, neste caso 15/1 (15 partes de ar para 1 de gasolina) portanto se aumentares o ar que entra tens obrigatóriamente de aumentar a quantidade de gasolina injectada.

O FF disse a causa do consumo baixar - "Ora 2 carros iguais , mas 1 com o binario mais alto , consegue atingir a velocidade e potencia mais cedo , logo com um consumo inferior".

Podes ver a relação estequiométrica da gasolina aqui -> http://noticias.uol.com.br/licaodecasa/ ... 07u65.jhtm

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor Speed Dragon » Quinta Jul 19, 2007 12:13

Psicopete, podes alterar isso, existem "kits" para modificar isso, pois podem dar mais potencia.

http://en.wikipedia.org/wiki/Air-fuel_r ... o_metering

Segundo parece vem todos com a norma 14.7 (stoichometric ratio) o que é a norma perfeita para trabalhar com o catalizador e poupar combustivel.
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Mensagempor PsicoPete » Quinta Jul 19, 2007 12:39

I stand corrected. Pensava que nos carros não se fazia isso.

On the other hand...
"Lean mixtures improve the fuel economy but also cause sharp rises in the amount of nitrogen oxides (NOX). If the mixture becomes too lean, the engine may fail to ignite, causing misfire and a large increase in unburned hydrocarbon (HC) emissions. Lean mixtures burn hotter and may cause rough idle, hard starting and stalling, and can even damage the catalytic converter, or burn valves in the engine. The risk of spark knock/engine knocking (detonation) is also increased when the engine is under load." in Air-fuel ratio meter - From Wikipedia, the free encyclopedia

Ou seja, se não queres aumentar os riscos de falhas, mantém a equação estequiometrica. 14.7 (~ 15 como referi)
:wink:

Nos aviões (de motor a hélice) por exemplo já é comum alterar o tipo de mistura consoante as condições de vôo. Para poupar combustível em velocidade de cruzeiro reduz-se a mistura (lean mixture) e nos momentos críticos (descolagem, aterragem ou algum tipo de manobra mais dificíl) enriquece-se a mistura.

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor Fresh_fruit » Quinta Jul 19, 2007 14:45

Os dos Catalizadores do meu G já foram á vida ... logo em Estugarda ... até levanta ehehe

Imagem
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor cyberj » Quinta Jul 19, 2007 16:26

Fresh_fruit Escreveu:Os dos Catalizadores do meu G já foram á vida ... logo em Estugarda ... até levanta ehehe

Imagem

Não quero dizer mal do teu carro.... mas que é muito feio lá isso é :D :D :D
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Próximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes