KrIaXPaTaLa
Já aqui muito foi dito sobre o assunto ... umas coisas mais certas outras completamente disparatadas ...
Inicialmente a centralina basicamente controla a combustão interna do motor , ou seja diz quantos mm de combustivel vão entrar nos cilindros e envia a mesma informação á MAF para ela dizer que quantidade de Oxigénio deixa entrar nos mesmos ... dando-se assim uma maior ou menor explosão . em carros de Geometria Variavel a Centralina é mais complexa , já controla pressoes de turbo , tempos de injecção , limite de RPM's .
Mas isto sao questões tao técnicas que teria de passar horas a escrever para nao se entender nada ... só falando e entendendo é que se percebe como funciona ...
Quanto aos putos que fazem as famosas Repro's que estão tao na moda . A maioria deles fazem-nas em casas sem qualquer experiência ( Em portugal sao poucas as qualificadas) ...
Basicamente ligam um portatail á centralina , e inserem um Mapa generico para aquele modelo/marca/motor de carro que foi feito por alguem que sabe deus a formação que tem ... ou seja os carros sao todos corridos ao mesmo mapa ... o que nao deveria acontecer ...
Visto um motor mecânico , mesmo sendo feito em série nunca tem as mesmas características , uns saem com mais ou menos potencia ... não é uma ciencia certa
Uma boa repro , é uma repro em que o mapa original é analisado , depois ajustado aquele motor e voltado a inserir . Tudo isto só depois de ter verificado os pontos mecanicos do motor . Turbos , injectores (estes convem ser alterados) , segmentos etc...
Tudo o que envolve alterações de motores tem muito que se lhe diga ... passei muitas horas de volta de mapas nestas duas ultimas 2 semanas ... nem tou com paciencia para grandes explicações , até porque muitas já foram dadas.
Quanto á possibilidade de uma Repro tornar o carro mais economico , é perfeitamente possivel ... Visto que elas se baseiam muito no Binario ... Ora 2 carros iguais , mas 1 com o binario mais alto , consegue atingir a velocidade e potencia mais cedo , logo com um consumo inferior . Embora geralmente quem faça repros depois ande sempre a queimar e diz que ficou a gastar mais ... mas teoricamente pode ficar a gastar menos sem nenhum problema ... eu tenho o exemplo disso em casa .
Como sabes ( ou nao ) eu tenho um G 320 CDI (carro muito raro em Portugal) comprei-o em Estugarda , Novo em 2003, tráz 204 cavalos de origem e foi imediatamente reprogramado pela AMG , num bailar de máquinas e Engenheiros de volta do meu carro novinho , que era uma coisa só vista , foram alterados vários componentes mecanicos , e passou a debitar 240cv e de 500NM de binário passou a 650NM ou seja 30% mais ...
E relativamente aos consumos eles são mais baixos que os anunciado pela marca ... cerca de 0.5 L ... mas se eu carregar no pedal e mandar aquele monstro aos 200 Km/h (atenção é que um Todo Terreno ... ou melhor é o Todo Terreno de eleição ... nao há melhor que isto

eleitor o carro perfeito pelo topg gear ) os consumos deles disparam para 20/l 100 ...
Como em tudo ... eu poderia dizer que ficou a gastar mais ... mas é mentira , porque a 120 gasta menos que originalmente gastava .
Outra coisa ... uma repro do genero que eu fiz , custa para cima de 5 mil €... em PT fazes repros a 400€ ...