Pc não consegue formatar disco...

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Pc não consegue formatar disco...

Mensagempor verderena » Domingo Jul 22, 2007 21:41

Boas,

Tenho um pc com as seguintes caracteristicas:

Owner: Luis
User: Luis
Operating System: Microsoft Windows XP Professional 5.01.2600 Service Pack 2
Report Date: domingo 22 Julho 2007 at 22:18

------------------------------------------------------------------------------------------

<<< System Summary >>>

> Mainboard : 939NF4G-SATA2

> Chipset : nVidia nForce 430

> Processor : AMD Athlon 64 3200+ @ 2000 MHz

> Physical Memory : 512 MB (1 x 512 DDR-SDRAM )

> Video Card : Nvidia Corp GeForce 6100

> Hard Disk : FUJITSU (10 GB)

> CD-Rom Drive : HUAWEI Mass Storage USB Device

> DVD-Rom Drive : TSSTcorp CD/DVDW SH-S182M

> Monitor Type : Samsung - 14 inches

> Operating System : Microsoft Windows XP Professional 5.01.2600 Service Pack 2

> DirectX : Version 9.0c

> Avast! Home Edition

> Spy Boot Search and Destroy

Como podem ver só consigo ter um disco de 10Gbytes (do meu velhinho pc) porque o pc não consegue formatar discos de maior capacidade, fica a 57% da formatação de um disco de 40Gbytes a 32% de um disco de 160Gbytes ou seja pára ai a formatação (não consigo formatar).

Também acontece que demora a ligar o pc, só liga quando tá quente :? ,
na net se abrir mais q uma página custa um pouco (demora) a ver videos não consigo ver até ao fim!!! :(

Pensei que pudesse ser algum virus mas já instalei outros anti-virus e nada detectaram.

Se alguem puder ajudar,

Cumprimentos
verderena
Novato
Novato

Registado: Domingo Jul 22, 2007 21:13

Mensagempor JCAP » Segunda Jul 23, 2007 16:28

Verifica os jumpers no teu disco, vê as posições do mesmo e verifica se não está colocado no ponto em que o limita a 32 Gb. Se for o caso coloca o jumper em master e tenta formatar novamente.

PS:
Não escrevas tudo a negrito vai contra as regras do fórum.
JCAP
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Fev 25, 2007 0:48

Mensagempor mavidoor » Segunda Jul 23, 2007 21:36

Boas...uma das primeiras coisa que deves fazer é verificares os jumpres como te disse o amigo JCAP.
Se os jumpers estiverem bem tenta ler os valores da bios por defeito(qualquer coisa do genero:LOAD DEFAULT SETUP ou LOAD OPTIMAL VALUES...).
Essa do ligar só quando esta quente assim como nao conseguires ver os filmes até ao fim,deixou-me confuso,podes explicar-te melhor?
Uma hipotese de te certificares que o disco esta bom(exclusao de partes) é conseguires arranjar alguem que to formate noutra maquina,aí ficas com certeza se o disco esta operacional ou nao .

Tenta.
AMD64 4200+ X2 stk 939
MSI K8N Platinium NF3
2x512 Twinmos dual
CLUB 3D 7600GS
Ati Tul Theater 550 pro
Sata 160G Hitachi
Zalman 7000 Alcu
Aerocool 450W
HP W2007v
mavidoor
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Mar 12, 2005 10:55

Os jumpers estão bem...

Mensagempor verderena » Terça Jul 24, 2007 16:19

Os jumpers estão bem colocados no caso do disco 40Gbytes (Western Digital) estão em Master (5 e 6), também já experimentei não colocar jumper situação de Single... mas não formata!

Em relação á caixa tenho uma caixa ATX case 420W (LPK12-23) que tem um botão de ligar/desligar atrás do pc (em cima da entrada de alimentação do pc). Tenho que ligar ai o pc deixar aquecer, desligar e voltar a ligar só assim ele arranca... O Botão do painel (...onde está também o reset...) de ligar/desligar pc não tá com as funções...penso eu...que devia ou seja para ligar Pc teria que ligar interruptor (trás do pc) depois carregar no Botão do painel e o pc deveria começar a trabalhar.

Isto não acontece, ele desliga no botão do painel mas já não liga o pc!! tenho que desligar interruptor(0)...atrás pc... voltar a ligar(-) esperar que aqueça, desligar e voltar a ligar só assim ele funciona!!!

Já vi e experimentei todas as possibilidades de ligação do front painel ao conector da placa.
verderena
Novato
Novato

Mensagempor mavidoor » Terça Jul 24, 2007 20:25

Poderas ter as configurações na bios mal feitas,tenta ler os valores por defeito na bios e experimenta. :roll:
AMD64 4200+ X2 stk 939
MSI K8N Platinium NF3
2x512 Twinmos dual
CLUB 3D 7600GS
Ati Tul Theater 550 pro
Sata 160G Hitachi
Zalman 7000 Alcu
Aerocool 450W
HP W2007v
mavidoor
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Ok...

Mensagempor verderena » Terça Jul 24, 2007 22:37

Revi as configurações da bios setup pelo manual, estão todas bem configuradas! De qualquer maneira pus tudo em default.
O problema mantem-se!

O problema de no botão do painel não conseguir "abrir ecrãn" é que me incomoda, pois ligar pc pelo interruptor ligar/esperar q esteja quente :( /desligar e logo de seguida ligar para ter "isto" a funcionar é um passo para ter qualquer avaria mais séria daqui a uns tempos!

A energia não chega pra ligar disco,etc. quando ligo pelo botão do painel a luz "laranja" não acende!

Quando ligo/...espero..desligo/ligo pelo interruptor geral de alimentação a "luz laranja" do painel acende e começa a lêr disco,etc., abrindo o "ecrâ" (monitor).

É esquisito! Pois consigo desligar pc pelo botão do painel! Ligar não! :?
verderena
Novato
Novato

Mensagempor Agassi ABIT AI7 » Terça Jul 24, 2007 23:03

boas....nao sei se tem alguma coisa a ver c o teu caso ou nao.....de qq forma o q conta e a intençao de ajudar.....
tinha um amigo meu q qd comprou o pc e o ligava em casa acontecia muitas vezes o pc n arrancar....e ter de se ligar e desligar varias x ate akilo bolir.....
xegamos a conclusao q a corrente electrica em casa dele tinha picos de corrente muito divergentes pelo facto de se situar em fim de linha electrica em relaçao a central q abastecia a casa dele. Isto pk qd levava o pc p outro lado nunca acontecia.....
dps comprou uma UPS e mesmo assim ainda acontece apesar de com menor frequencia......
Agassi ABIT AI7
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Mai 20, 2006 0:07

Mensagempor JCAP » Quarta Jul 25, 2007 14:12

Pode ser como disse o Agassi ABIT AI7, da corrente eléctrica, mas também pode ser da tua fonte. Que fonte tens?
JCAP
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor mavidoor » Quarta Jul 25, 2007 21:25

Neste caso pelo que me apercebi ou tens problemas com a fonte ou com a MB.Se tens o material em garantia reclama.Antes disso se tiveres hipotese arranja alguem que te empres-te uma fonte qualquer e experimenta.
AMD64 4200+ X2 stk 939
MSI K8N Platinium NF3
2x512 Twinmos dual
CLUB 3D 7600GS
Ati Tul Theater 550 pro
Sata 160G Hitachi
Zalman 7000 Alcu
Aerocool 450W
HP W2007v
mavidoor
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Da energia eléctrica...

Mensagempor verderena » Quarta Jul 25, 2007 21:33

Não é de certeza pois até já levei o pc para outra casa de amigos e o problema mantem-se...

Em relação á fonte de alimentação (caixa) também não é pois inicialmente pensei que fosse e comprei caixa ATX case 420W modelo LPK12-23 e o problema mantem-se...

Estou mais inclinado para qualquer problema de contactos pois só quando está quente o pc arranca ou seja quando está quente há dilatação logo há contacto... :? o problema é q não consigo ver onde pk aparentemente está tudo bem... não consigo ver nos circuitos da placa nenhuma interrupção ou deformação... nã dá mensagem nenhuma de erro! :(

Poderá ser o processador? por qk razão ter ficado "desviado" e não ter os contactos bem assentes?? mas também não dá mensagem nenhuma de erro! e eu não sei como tirar a ventoinha e o processador se souberem algum site onde exemplifiquem...

O processador é AMD Athalon (tm) 64bytes 3200+ 2,0Ghz com ventoinha n´quiet...

De qualquer maneira agradeço a todos as tentativas de solução...
Dêem mais hipoteses para eu tentar solucionar este "caso" em relação ao facto de o pc só arrancar a quente... :(

Obrigado,
verderena
Novato
Novato

Mensagempor JCAP » Quinta Jul 26, 2007 0:46

Quando compraste a nova caixa e fonte usaste o cabo de alimentação que vinha com a fonte nova ou o que já tinhas?
JCAP
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor verderena » Quinta Jul 26, 2007 2:22

Utilizei o cabo novo.

O botão do painel frontal ligar/desligar funciona quando o pc está em funcionamento ou seja consigo desligar sempre, já para ligar (através do botão) tem que ser no "momento" pois se esperar um pouco já não consigo ligá-lo . Tenho que desligar interruptor "geral" alimentação (atrás pc ) voltar a ligar esperar um minuto e tal e depois desligar e imediatamente ligar assim o pc "arranca"!!

Com a outra cx. que anteriormente tinha demorava mais tempo a ligar era uma caixa de 330W (uma cx.antiga do meu antigo pc) ás vezes era um castigo para ligar!!! :(
verderena
Novato
Novato

Mensagempor JCAP » Quinta Jul 26, 2007 14:01

Á quantos anos tens essa board? Se já forem alguns ou mesmo poucos mas usares o PC 24H/7 dias pode ser da pilha da motherboard, como também pode ser nas ligações da caixa à board. Vê se consegues verificar isso.
JCAP
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor alr_tech » Quinta Jul 26, 2007 15:08

boas

não creio a board dele é uma Gf6100 recente a bios devia ver todo o espaço dos discos novos...
e mais estranho ainda o XP SP2 devia formatar todo o espaço
quando dizes que não formata, ele pára? vai abaixo?

só uma pergunta, à quanto tempo tens a board?, se for mais de 3 anos, substitui a pilha
Faz reset à bios, e um load defaults... (não é só dizeres que validaste as opções.... faz mesmo um reset... se quiseres toma nota das opções)

retira as memórias e valida se estão/ficam bém encaixadas..
valida as memórias... corre o memstest86....

a fonte... já disseste que é de 420 W, mas que marca/modelo...
a tua mobo recebe uma ATX20 e uma 2x12V... estão ambos os conectores ocupados?....
vai à bios e reporta os valores das tensões - hardware monitor ou equivalente...
a opção da UPS pode ser uma boa ideia...

quantos leitores opticos e ligados a onde...

no disco tens um cabo de 80 ou 40...

o que acontece quando estás a ver videos?
crasha? bloqueia?

já reparei que a tua board tem video onboard, desligaste a dita quando colocaste a gráfica externa?

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Re: Pc não consegue formatar disco...

Mensagempor papaminis » Quinta Jul 26, 2007 18:07

verderena Escreveu:
Também acontece que demora a ligar o pc, só liga quando tá quente :? ,
na net se abrir mais q uma página custa um pouco (demora) a ver videos não consigo ver até ao fim!!! :(

Boas. Foi o que mais me chamou a atenção. O meu pc tb so ligava a segunda (quando estava quente). quando o desmontei comecei a olhar bem para os condensadores e so tinha 8 inchados. Só foi ao sitio com 1 nova :( Analisa bem todos os condensadores pois tenho quase a certeza que esse problema é causado pela mobo.
Cumps
papaminis
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jun 05, 2007 16:23

Próximo

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes