'Tentativa' de iniciação em OC

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

'Tentativa' de iniciação em OC

Mensagempor Nuno_Martins » Quinta Jul 26, 2007 15:27

Pois é, estou a pensar começar a dar uns toques. Agora de inicio tenho estas dúvidas:

Vi neste site a seguinte frase:

Then I proceed slowly. Personally, I have had much better long-term results moving my clock speeds up slowly. I understand impatience may tug at you to get going, but my best advice is to move slowly and deliberately. First, start by moving up your FSBs a few mHz a day, and running with that. You will reach a point where your system is unstable, either in memtest, or within your OS. At that point, I increase vCORE one tick at a time, to see if I can stabilize the system that way. I never increase the vCORE beyond a prudent level. I strongly advise you not to do so either. Remember, excessive vCORE is a CPU killer.

Agora, para o meu sistema, qual acham que é o limite de vCORE que eu deva aumentar?

O utilizador diz que prefere ir aumentado todos os dias um pouco a frequência do CPU e depois quando nao der mais aumentar o vCORE, etc... Acham isto uma boa ideia para começar?

Outra coisa, tenho de bloquear qualquer coisa relativa com a VGA, não é?

Indiquem-me algumas dicas e precauções a ter no começo do OC.

PS - Já li os inamovivéis :P
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor lucky » Quinta Jul 26, 2007 16:32

Convém colocares o pci-ex a 100MHz (deverá estar em Auto em default).

Essa cena dos dias é que partiu todo, só se o tipo deixar o sistema em testes de um dia para o outro de cada vez que aumenta 5MHz lol

Concordo que se deve fazer oc com pequenos aumentos de fsb de cada vez e ir testando 15-20m de orthos por exemplo para assegurar que está minimamente estável, quando der erros aumenta-se ligeiramente o vcore e volta-se à carga com o fsb and so on... Quando achares que já chegaste ao nivel de oc que queres para o cpu fazes um teste mais prolongado com o Orthos e outros programas de teste (quantos mais melhor), jogas umas horas, etc para garantires que o sistema está estável. Para um oc 24/7 a ar não aconselho mais do que 1.45v de vcore, a àgua já podes dar um nadinha mais.

Outra coisa a ter em conta são as memórias, tens de ter em conta que elas são influenciadas pelo aumento de fsb tal como o cpu, para garantires que não vais ter instabilidade da parte delas, pões o divisor no mínimo possível e os timmings bem relaxados manualmente, depois do oc feito, tens de experimentar diminuir os timmings para o minimo que conseguires, estável claro, corre sempre bastantes testes, memtest, Orthos, SPI32, jogos...

É possível que tenhas de aumentar ligeiramente as voltagens do chipset/fsb para obteres mais MHz no fsb, mas isso já deverá ser na ordem dos 500+fsb...
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Re: 'Tentativa' de iniciação em OC

Mensagempor JCAP » Quinta Jul 26, 2007 16:36

[quote="Nuno_Martins"]Outra coisa, tenho de bloquear qualquer coisa relativa com a VGA, não é?
:P[/quote

Quanto á VGA tens de procurar na BIOS uma opção PCI Lock e activar para que ao fazeres OC não interfira com a frequência da gráfica.

Em relação ao OC tens ai uma boa explicação de como deves fazer, imiciar o aumento do FSB com pequenos incrementos (5Mhz) até o sistema ficar instável e depois tens de mexer nas voltagens, ams aqui espera por conselhos do pessoal mais experiente aqui do fórum, porque eu não percebo grande coisa.
JCAP
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Fev 25, 2007 0:48

Mensagempor Nuno_Martins » Quinta Jul 26, 2007 18:21

Ora então recapitulando um bocadinho.

Aconselham-me primeiro a ir aumentando o FSB, ou a primeiro 'mexer nas memórias' e só depois começar no FSB?

Já agora, de quanto deve ser o aumento do vcore de cada vez?
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor vasco fernandes » Quinta Jul 26, 2007 18:33

Nuno_Martins Escreveu:Ora então recapitulando um bocadinho.

Aconselham-me primeiro a ir aumentando o FSB, ou a primeiro 'mexer nas memórias' e só depois começar no FSB?

1º aconselho a primeiro mecheres nas memorias, ou seja, aplicar divisores, e só depois aumentava o FSB sem problemas.

2º Nesse CPU e com estás a iniciar, por mim ainda nao mexia em vcore...
Rguedes Escreveu:O B. alves... e um Grande Jogador... e nao faz entradas perigosas... muitas vezes joga no duro, mas nao e um jogador violento..
vasco fernandes
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mai 07, 2006 20:12

Mensagempor Nuno_Martins » Quinta Jul 26, 2007 18:49

vasco fernandes Escreveu:
Nuno_Martins Escreveu:Ora então recapitulando um bocadinho.

1º aconselho a primeiro mecheres nas memorias, ou seja, aplicar divisores, e só depois aumentava o FSB sem problemas.

2º Nesse CPU e com estás a iniciar, por mim ainda nao mexia em vcore...

Eu também pensei em não mexer em vcore, pelo menos por agora.

Acerca das memórias... esses divisores, não tenho bem a noção de o que é nem como funciona... mas vou tentar ver. Que divisores me aconselhas para começar? E acerca das latências devo aumenta-las? Elas estão a 5-5-5-15, ponho a quanto?
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor l2k » Quinta Jul 26, 2007 19:05

Nuno_Martins Escreveu:Acerca das memórias... esses divisores, não tenho bem a noção de o que é nem como funciona... mas vou tentar ver. Que divisores me aconselhas para começar? E acerca das latências devo aumenta-las? Elas estão a 5-5-5-15, ponho a quanto?

Usa o divisor 1:1 e mantem essas latências para já.
Imagem
l2k
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Abr 08, 2006 12:48

Mensagempor Nuno_Martins » Quinta Jul 26, 2007 19:48

Ok. De quanto em quanto aconselham ir aumentando o FSB?
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor lucky » Quinta Jul 26, 2007 20:06

Já que é a primeira vez que fazes oc então vai devagar, aumenta de 5 em 5Mhz.
Imagem

Mensagempor Nuno_Martins » Quinta Jul 26, 2007 20:29

Fui a BIOS e quando entrei no 'CPU Host Clock Control' alterei-o para Enabled (para ter acesso a alteração do FSB). Mas apareceu-me lá a meio o seguinte:

***** System Voltage NOT Optimized!!***

" Warning: If enabled it, please set 'System Voltage Control' to 'AUTO' to optimize system voltages"

Devo então alterar isso?

Outra coisa, entrei só para ver, no 'CPU Host Control' e dizia-me para inserir um número em decimal. Mas tinha a dizer, Min:100 e Máx:700.

Será que só da para aumentar de 100 em 100? :roll:

Também não consegui encontrar aquilo para alterar os divisores.
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor lucky » Quinta Jul 26, 2007 23:43

As Gigabyte costumam ter essa mensagem sempre que se poe os settings do cpu em manual, não te preocupes, é mesmo assim.

Em relação ao CPU Host Control, isso é o fsb se bem me recordo, podes aumentar de 1 em 1 ou inseres um valor, o teu deve estar a 333Mhz, portanto é só ires subindo tipo de 5 em 5Mhz e ires testando a estabilidade.
Imagem

Mensagempor Nuno_Martins » Sexta Jul 27, 2007 0:16

Fiz então o aumento de 5MHz (338). Notei uma coisa, assim que eu fiz o aumento, as memórias passaram para 811MHz. É normal aumentarem? Só ainda não consegui descobrir onde coloco os divisores :?
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor JCAP » Sexta Jul 27, 2007 1:28

O aumento das memórias é normal e cada vez que aumentares o FSB as memórias vão aumentar também consoante o aumento do FSB.
JCAP
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Fev 25, 2007 0:48

Mensagempor lucky » Sexta Jul 27, 2007 10:03

Nuno_Martins Escreveu:Fiz então o aumento de 5MHz (338). Notei uma coisa, assim que eu fiz o aumento, as memórias passaram para 811MHz. É normal aumentarem? Só ainda não consegui descobrir onde coloco os divisores :?

É normal, quando aumentas o fsb fazes oc ao CPU e ás memórias, os divisores das memórias (neste caso são mais multiplicadores), alteras aqui (caixinha vermelha):

Imagem

O mínimo é 2 (é o que nós chamamos de 1:1), põe esse valor, que corresponde a uma frequência de 2x~333=~667 em default com esse cpu, ou seja a frequência das memórias será sempre o dobro do valor do fsb, como subiste para 338, se agora puseres o divisor/multiplicador das memórias a 2, ficas com 2x~338=~676Mhz
Imagem

Mensagempor Nuno_Martins » Sexta Jul 27, 2007 11:06

Ok. Já subi mais um bocadinho. Mas aquilo do System not optimized é que me está cá a dar a volta :P

Eu tenho estado a correr o SP2004, não sei se é bom...

Agora é só indo aumenando o fsb e correr o teste, sempre assim até dar algum erro, certo?

Qual é o máximo de temperatura no CPU que não devo ultrapassar? Tenho estado a guiar-me pelo EasyTune5.
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Próximo

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes