como forçar o descarregamento de bateria ?

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

como forçar o descarregamento de bateria ?

Mensagempor axel » Domingo Jul 04, 2004 4:05

Hoje supreendentemente quando decidi usar a bateria do meu Clevo 2700T, verifico que ela apenas "durou" +/- 15 minutos.

Após algumas experiências e de ter utilizado o software BatteryMon, verifico que o problema é que ele se desliga quando a carga da bateria desce até proximo dos 95%.

Leio algumas coisa na web, fico com a ideia que forçando um descarregamento total da bateria, a coisa se resolve.

O problema é: por vias normais a bateria não descarrega além dos ditos aproximados 95%. Como faço então ?

Li algo sobre usar uma resistência de 100 ohm.

Alguêm tem alguma ideia sobre como descarregar esta coisa ?

Agradeço as vossas ajudas.

axel

edit: correcção ohm.
Editado pela última vez por axel em Domingo Jul 04, 2004 22:49, num total de 2 vezes.
axel
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Fev 26, 2004 14:08

Mensagempor djspike » Domingo Jul 04, 2004 10:02

Boas,

Experimenta usar um condensador suficientemente grande e põe as patas do mesmo nos terminais da bateria. Pode ser que a descarregue pois o condensador vai carregar. agora, se vai descarregar completamente a bateria não sei. Vai depender dos farads do condensador e do tempo que o deixas a carregar.
Boa sorte
djspike
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Mar 15, 2004 18:37

Mensagempor axel » Domingo Jul 04, 2004 13:04

Pois, mas a bateria tem um conector com 7 pinos.
Fica dificil saber quais eu devo usar ...
axel
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor samtech » Domingo Jul 04, 2004 18:31

Hummm , das duas uma ou a bateria está muito , mas mesmo muito viciada, ou então á algum problema é que é estranho ela nao descer dos 95% e o portail desligar ai , ele supostamente deveria mostrar a descaregar completamente , em relação a decarregar a bateria , tens de primeiro descobrir os pinos de saida de corrente, é que ou outros são para gestão interna da carga.
Para a descaregares podes por a resistecia , mas atencão á corente que vais por para a descarregar, se meteres mete uma de 50 Ohm de 5 wat´s para na aquecer mt, vaite dar uma corernte de descarga de 240 mA , dpoi para vere se ela está mesmo morta mete um LED nos pinos da bateria em serie com a resitencia e ve se acende (Atenção que o LED tem polaridade , esperimenta trocar a ordem dos pinos se na der nada).

Samtech
LapTop System:
Acer Aspire 2012WLMi

Central System:
Chieftec Dragon Modded
Samtech LCD Bay
AMD XP 2400+
512 Mb OCZ PC3200
Asus A7N8X-eluxe
400 Gb
samtech
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jun 07, 2004 2:24

Mensagempor axel » Domingo Jul 04, 2004 23:23

Agradeço as dicas, coincidem com algumas coisas que li entretanto.
Vou ter de descorbrir os pinos certos p/ provocar a descarga ou testar.

À partida, esta bateria não deveria estar viciada considerando o excelente uso que lhe é dado.

Só mais uma coisa sobre o meu teste:
- continuando a usar o batterymon desde o inicio do carregamneto, verifico a seguinte situação: Ele começa a carregar normalmente e a partir dos 8%~10% dispara p/ os 100%.

Isto diz-vos alguma coisa ?

axel
axel
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor samtech » Segunda Jul 05, 2004 0:50

Ummm , isso assim pode ser outra coisa , muito provavemmente o Circuito integrado que controla a carga da bateria podes estar a dar informação errada e dizer que a bateria está carregada quando na realidade está apenas na casa dos 10 %, mito provavelmente tens mesmo de trocar o CI que tá ou na bateria ou no PC (muito porvavelemnte é da bateria ),e com sorte com uma nova vai ao sitio.

Samtech
LapTop System:
Acer Aspire 2012WLMi

Central System:
Chieftec Dragon Modded
Samtech LCD Bay
AMD XP 2400+
512 Mb OCZ PC3200
Asus A7N8X-eluxe
400 Gb
samtech
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jun 07, 2004 2:24

Mensagempor axel » Segunda Jul 05, 2004 7:51

Obrigado Samtech, essa é uma boa dica !

Alguêm conhece em PT ou na net alguma empresa qeu recupere baterias ?
Eu sei que lá fora há, mas não encontro na net...
Saudações, Alexandre Cunha

Crise? Qual crise?
axel
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor scrat » Segunda Jul 05, 2004 18:02

Boas, tb tou com um problema parecido.
ontem tava a escrever umas cenas no word e a bateria estava a 80% e passou repentinamente para os 4%.há alguma maneira de calibrar a bateria?
ja agora o pc e um toshiba.
se souberem de alguma coisa avisem please, nao me estava a apetecer gastar agora 150€ numa bateria nova.
fiquem bem
scrat
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Mar 21, 2004 0:22

Mensagempor dfm » Segunda Jul 05, 2004 18:26

ja vi um problema semelhante numa bateria para outro tipo de produto, e surpeendetemente o problema era q os pinos deixavam de fazer conctato quanto a bateria atingia uma determinada temperatura (por dilitação e devido a defeito de isolamento) ....

cuidado com os testes que fizeres (nao te esqueças identificar o pino q deve ligar à "massa" por segurança)!!!
CUMPRIMENTOS !!
dfm
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Jun 28, 2004 16:57

Mensagempor torch » Quarta Jul 07, 2004 12:38

tenta falar com o centro de apoio da clevo, devem ter algum programa que faça isso, penso eu

eu tenho um compaq, e ele vinha com um programa de calibração da bateria, que força o descarregamento e o carregamento desta

mas como queres ao menos descarregar por completo a bateria, instala o linux, pois ele não tem controlador de energia, pelo menos a versão 9, o que obriga a bateria a ficar a zeros
torch
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Mai 04, 2004 15:48

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes