Será que é 1 de Abril ?

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Será que é 1 de Abril ?

Mensagempor Azarael » Sexta Ago 03, 2007 11:02

O conselho de ministros, presidido esta quinta-feira pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, aprovou um decreto-lei que cria uma comissão interministerial para regular as condições de acesso a profissões, escreve a Lusa.

O diploma, aprovado esta quinta-feira na generalidade para consulta, estabelece os princípios do novo Sistema de Regulação de Acesso a Profissões.

O sistema destina-se a regulamentar o acesso a profissões que «por razões de interesse colectivo ou por motivos inerentes à capacidade do trabalhador, obrigam a restringir» o princípio constitucional da liberdade de escolha da profissão.
(...)
Vieira da Silva referiu que há «um conjunto de profissões com requisitos especiais como por exemplo a vossa profissão [jornalistas]», apontando «em particular profissões de enorme sensibilidade social e relevância para o bem-estar público e comum» como por exemplo «piloto de companhia aérea».

http://www.portugaldiario.iol.pt/notici ... div_id=291

Vi isto... e sinceramente estou à procura do Wally... é que ainda me parece díficil que estejam de facto a pensar em tretas destas...
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Sexta Ago 03, 2007 11:14

Isso é completamente impossível de implementar e nem vale a pena estarem a gastar o nosso dinheiro em tempo para isto.

Mas numa sociedade ideal, seria 100% a favor de um maior controlo sob esta questão.

Só pode ir para professor universitário quem tenha uma paciência infinita, e uma vontade de partilhar conhecimento e condiçoes para o fazer;

Só pode ir para médico quem queira genuinamente ajudar e curar as pessoas;

O exemplo do jornalista, dispensavam-se alguns borregos que não têm o mínimo respeito por ninguém ou pelo conceito de privacidade.

Mas esperar isto é absurdo. Pensar que é possível de ser posto em prática é de uma ingenuidade demasiado grande. Se forem para a frente com isto, é para arranjarem maneira de colocar nos belos postos apenas os amigos. Factor C a dominar.

Cumprimentos,

KrIaX.

EDIT: e n esquecer a discriminação que pode surgir a partir de uma lei destas.
Editado pela última vez por KrIaXPaTaLa em Sexta Ago 03, 2007 11:21, num total de 1 vez.
hardware.com.pt
#HCP @ PTNET
P IV 1.7 | 1 GB | 120 GB | GF4000 | SB5.1 | TFT Merd*so
TEL: voipcheap
Send Pr0n to:kria@iol.pt
Urls Inuteis: blog
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 01, 2005 17:38

Mensagempor alexey78 » Sexta Ago 03, 2007 11:14

Estejam a pensar? Vai ser de certeza, ou tens dúvidas?? O Salazarzinho do Sócrates e companhia quando as pensam é já pra pôr em prática, estamos na era do quero, posso e mando por parte do governo da treta.

" ah, és pobre?? então não vais poder ser piloto de avião, vais pra arrumador que é bem bom!!", será mais ou menos isto.

Agora também pode ser que queiram "regular o acesso" no sentido de as profissões mais sensíveis se coadunarem com as pessoas em causa, mas mesmo assim acho que é uma afronta à nossa liberdade constitucional de escolha da nossa vida.

Só espero que quando sair a lei que nos vai obrigar a "abrir o cuzinho", eu não seja dos primeiros, para me poder rir um pouco antes de chorar... :lol:
alexey78
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Mar 31, 2005 19:42

Mensagempor pagc » Sexta Ago 03, 2007 11:32

Das duas um:

Ou se pretende retirar às diversas ordens profissionais o monopólio de controle de acesso às diversas profissões o que seria muito desejável, uma vez que na maioria dos casos, elas apenas pretendem proteger os interesses de quem já lá está e por consequência dificultar quem quer entrar. Porque é que há-de um aluno com um diploma de uma faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação, ter de fazer um estágio para se poder inscrever numa Ordem e exercer uma profissão? Se não passar o curso não prestava?

Ou trata-se de uma medida para proteger ainda mais algumas profissões ao impedir o acesso de novos. É que quando menos forem, mais ganham e já sabemos quem é que fica de fora. Os suspeitos do costume num pais de cunhas.

É o mercado é que tem de fazer a selecção, não um burocrata qualquer.
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor Azarael » Sexta Ago 03, 2007 12:00

O que me preocupa foi os exemplos que deu: "há «um conjunto de profissões com requisitos especiais como por exemplo a vossa profissão [jornalistas]»". Não me cheira que seja mesmo acabar com ordens... e de qualquer maneira pôr o estado a substituir as ordens não me deixa mais descansado... Mas ainda estou à espera de encontrar o Wally...
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor alr_tech » Sexta Ago 03, 2007 16:08

boas

toda a gente sabe que o Salazar e os bons da altura eram admiradores dos sistemas controlados do tipo fascista....
mas, nem ele se lembrou de uma dessas... pelo menos descaradamente...
a própria sociedada da altura era dividida pelo ter ou não ter dinheiro... fazia a separação das coisas... ou se podia estudar e ganhar algo mais (desde que não se fizesse muitas ondas..) ou então arranjava-se um trabalho...

Ora..
numa sociedade tida como democrática seria a própria oferta e a procura do mercado que deve controlar tudo incluindo a profissão exercida...
estar colocar filtros (mais para FP do que para o resto)... é uma maneira pura e simples de tornar legal algo que é ilegal , o factor C...

é apenas mais uma ideia destes Idiotas, que querem justificar os lautos ordenados que auferem..
mas, não pensem que se a cor mudar de Rosa para Laranja as coisas mudam...
infelizmente, muita gente muito bém "arrumada" não vai queres fazer ondas afinal os telhados são de cristal.. e tem de se proteger o vizinho senão ainda partem o deles..

eu nos últimos tempos leio cada coisa... que se não tivesse a idade que tenho emigrava novamente...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 0 visitantes