[(P)Review] XFX 8600gt xxx@DX10 - ainda há esperança? UPDATE

Novidades, dúvidas, respostas, problemas...

Moderadores: Administradores, Moderadores

[(P)Review] XFX 8600gt xxx@DX10 - ainda há esperança? UPDATE

Mensagempor Bad_Cop » Terça Ago 07, 2007 5:24

Introdução e Sistema Usado

aproveitei o facto do meu irmão ter ido para a borga para me apoderar do pc "familiar" que por acaso é onde está a minha 8600gt (sim, eu ando a 7300gt para o meu irmão poder jogar tudo ao máximo que o monitor permite). decidi instalar o vista e a open beta do World in Conflict da qual tenho uma key (e foi mesmo a tempo, a minha licença acaba amanha :P ).

O meu sistema é o seguinte:

Hardware:

Intel Core 2 Duo E4300 @ default (1.8 Ghz)
Gigabyte GA-965P-DS3
Gskill HK PC6400 2GB @ default (4-4-3-5)
XFX 8600GT XXX Edition @ default (620/800)
Seagate Barracuda 7200.7 120GB IDE

Software:

Windows Vista Business 32bit
Forceware 162.22 WHQL de 26 de Julho de 2007
Windows XP Professional SP2
Forceware 158.22 WHQL de 2 de Maio de 2007

fiz uma instalação limpa do vista, instalei os ultimos drivers da nvidia e da realtek e desactivei a side bar. não fiz mais tweak nenhum.

O jogo - DX9 vs DX10

iniciei o wic e fui direitinho às opções. em "graphics" tem dois separadores: o "basic" e o "advanced". no primeiro escolhe-se a resolução, o nivel de detalhe (curiosamente entre very low, low, medium, high, very high e custom) e tem o que eu procurava - um benchmark. no segundo as opções avançadas onde é possivel activar ou desactivar o "DirectX10 Rendering" entre muitas outras opções(mas mesmo muitas, nunca vi tantas opções graficas configuráveis num jogo - bem mais que o oblivion).

sem querer ser ambicioso escolhi "medium" a 1024, dado que se trata de um jogo que ainda não saiu a correr num sistema low budget e uma gráfica que custa 150€. não alterei mais nada mas fui ao menu "advanced" verificar que o directX 10 está desactivado em médio. corri o benchmark.

o benchmark consiste numa pequena (1-2 min) simulação de ambiente de batalha. tanques, helicopteros e tropas em fogo cruzado, misseis a destruir casas e uma ponte, enfim.. todas essas coisas giras.

no fim do benchmark aparece um ecra com o costume - os fps minimos, maximos e a média - mas tambem um gráfico com os fps ao longo do benchmark. tirei print screen.

depois fui às opçoes, activei o directX 10 e não mexi em mais nada, isto é, mantive todas as opções do nivel médio excepto o directx que agora está activo. é necessário reiniciar o jogo depois de activar o directx. reiniciei, fui verificar se o directx estava activo.. estava, tudo em ordem. voltei a correr o benchmark e esperava uma razia de fps. no fim apareceu o tal ecra e descobri uma coisa caricata. com o directx 10 activo não consegui fazer printscreen. a imagem era negra quando a colava no paint (btw, gosto do paint do vista). tive que recorrer À maquina digital :mrgreen:.

bom, deixo então os tais ecras (dx9 em cima, dx10 em baixo).

Imagem
Imagem

os resultados são bons e maus.

começando pelos maus, a performance é má em todo o jogo. jogando em medium a 1024 o jogo está no limite do jogável, isto é, fps min de 25 e medios de 35. é possivel jogar assim, mas se calhar não é má ideia cortar num detalhe ou outro para ter fps melhores, pelo menos sempre acima dos 30. apesar de não ter sido ambicioso ao escolher o detalhe gráfico esperava no meu subconsciente melhores resultados para esta plaquinha.

falando do que é bom, a quebra de performance de dx9 para dx10 é de 23%. comparado ao que tinha visto até agora esperava quebras superiores a 50%. o jogo está abaixo do limite jogável, não muito, mas o suficiente para não o considerar jogavel com detalhe médio a 1024. não notei grandes difrenças visuais nem um motion blur a disfarçar os baixos fps - os 25 fps médios são 25 fps médios como em 1 outro jogo.

XP vs Vista

Instalei então a open beta do wic no windows xp para ver qual era o "gap" de performance de um sistema operativo para o outro.

tive resultados interessantes :S

(dx9 no vista em cima, dx9 no xp em baixo)

Imagem
Imagem

como dá para ver ainda existe um gap de performance entre xp e vista, não muito elevado mas que permite ter todos os fps acima da barreira dos 30. acho que o jogo é completamente jogável em medium a 1024 no windows xp. talvez não exista grande margem para melhorar os drivers para vista e o (mau) desempenho da 8600gt não venha daí.

A influência do CPU

depois disto decidi fazer overclock ao cpu. passei a ter então:

Intel Core 2 Duo E4300 @ 3ghz (333*9)
Gskill HK PC6400 2GB @ 833mhz (4-4-3-5)

os detalhes estão em "medium" e a resolução é 1024*768.

Imagem
Imagem

com o cpu a 3ghz o jogo estava jogável, em medium e em dx10. fluido o suficiente para não me incomodar e quase ao nivel do benchmark em dx9 com o cpu em stock. como isto é uma (p)review da performance dx10 não corri, para já, o benchmark em dx9 com o cpu a 3ghz.

Os "tweaks"

hoje, já com mais tempo (e menos sono) para olhar para o jogo de outra forma dediquei-me às configurações gráficas. encontrei os 3 items que procurava mais um que me despertou algum interesse. o aa e o af estão presentes, como não podia deixar de ser, e tambem o HDR sob o nome de "bloom" (este é provavelmente o jogo em que vi o HDR mais bem aplicado, isto é, sem exageros e completamente adequado às situações). encontrei tambem a opção "soft shadows" que outrora dava dores de cabeça aos jogadores de F.E.A.R.. os valores destas 4 opçoes com o detalhe médio são: aa disabled, af 2x, bloom disabled e soft shadows enabled.

corri então uns pcos de benchmarks (o cpu continua a 3ghz).

desactivei as "soft shadows" para ver se são a dor de cabeça que eram no fear.

Imagem

não são. os ganhos de performance são relativamente pequenos em relação ao valor de referência.

o valor de referencia é o benchmark em medium com o dx10 activo ) com as "soft shadows" activas por defeito ) que deixo abaixo (já tinha colocado mais acima tambem).

Imagem

o passo seguinte é voltar a activar o aa a 2x.

Imagem

sim, o resultado está correcto. refiz os testes várias vezes. perde-se 1 fps min, 2 fps avg e 3 fps max. fiquei surpreendido, pode ser bug do jogo, ou dos drivers, ou ainda estar limitado pelo cpu. mas acaba por ser um resultado interessante :mrgreen: .

a seguir toca a activar o "bloom" (HDR).

Imagem

perde-se 2 fps min, 2fps medios e 6 max. não está mal.

agora com o aa a 4x.

Imagem

perde-se muito pco com o aumento de aa: 2fps min, 2 fps avg e 3 fps max.

por ultimo (no que toca a esta resolução) o af a 16x.

Imagem

mantem-se o min fps, perde-se um avg fps e o max fps até aumenta. mais uma vez voltei a repetir o benchmark e os resultados parecem válidos.

A resolução

Porque nem toda a gente vive de 1024 decedi esperimentar outra resolução - 1280*1024 - embora não tão exaustivamente como para 1024*768.

primeiro bench, sem aa e sem "soft shadows".

(1024 em cima, 1280 em baixo para todos os 3 testes)

Imagem
Imagem

há algumas perdas. 6 fps avg, 2 min e 10 max. ainda assim é jogável.

depois com aa2x, "soft shadows" e bloom.

Imagem
Imagem

as perdas praticamente que se mantêm em relação ao teste anterior: 6 avg fps, 3 min, 9 max.

por ultimo com aa 4x, af 16x, "soft shadows" e bloom.

Imagem
Imagem

As perdas aqui são demasiado elevadas, mas é natural, estamos a falar de uma placa com um bus de 128 bit a correr uma resolução algo elevada com aa a 4x.

Conclusão

não exigia a mesma performance em dx9 e dx10, obviamente, mas tambem não andava muito satisfeito com o que tinha visto por aí em Call of Juarez e Company of Heroes. Talvez por isso tenha ficado contente com perdas de "apenas" 20-25% fps. em circunstancias normais talvez não ficasse mas na ultima de transição de directx era, muito honestamente, completamente leigo nesta matéria e o interesse tambem não era muito.

os resultados que obtive são ambíguos. se por um lado o oc de 66% ao cpu pouco influenciou o resultado, activar o aa a 2x tambem pouco influencia. mesmo ao passar de 2x para 4x as diferenças são relativamente pequenas. se os resultados sem aa e hdr são maus para esta placa, o mesmo já não penso dos resultados com aa, af e hdr. não sei se será defeito do jogo, se dos drivers ou se será mesmo do cpu, embora não acredite muito dado o pequeno acrescimo de performance que tive com tanto overclock.

confesso que estes resultados com aa, af e hdr me deixaram ligeiramente mais esperançoso que esta placa ainda venha a dar (poucas) cartas em dx10.

fica a faltar os testes noutros jogos, ver se consigo isso até ao fim da proxima semana.

Nota: ao contrário do que eu pensava este jogo (e pelo que li tambem o crysis) ainda são compativeis com dx9. honestamente isso fez-me repensar a posição que tinha tomado de à uns tempos para cá de desaconcelhar placas dx9 que andam aí agora ao preço da chuva. honestamente, uma x1950pro é capaz e ainda valer a pena para o proximo ano.
Editado pela última vez por Bad_Cop em Terça Ago 07, 2007 16:55, num total de 1 vez.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor vasco fernandes » Terça Ago 07, 2007 9:19

bom resultado dessa XXX :P

já viste o OC máxima que dessa placa?? tava á espera de uma quebra maior no DX10.
Rguedes Escreveu:O B. alves... e um Grande Jogador... e nao faz entradas perigosas... muitas vezes joga no duro, mas nao e um jogador violento..
vasco fernandes
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mai 07, 2006 20:12

Mensagempor lucky » Terça Ago 07, 2007 9:28

Posto isto e o que já circulava por aí há algum tempo em termos de desempenho das novas gráficas, sinto a minha opinião ainda mais consolidada, de que estas placas de gama média são fracas, são mais fracas do que as do mesmo segmento para DX9 e não me parece que vá haver melhoras substanciais, fala-se em ficar preparado para o futuro com um placa DX10, mas qual futuro se não se conseguem ou vão conseguir jogar decentemente os jogos em DX10. O que eu mais quero é estar enganado mas parece que mais uma vez temos de ficar à espera de gráficas novas :mrgreen: :roll:
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor Ricardo.JQC » Terça Ago 07, 2007 10:00

Realmente tudo isto desilude um pouco tou a ver q n compensa comprar gráficas dx 10 d gama média qnd estas n valem absolutamente nada, sinceramente a minha opiniao se queremos dx 10 só 8800 gts para cima, pq estas 8600 e hd2600 n estao preparadas para futuro nenhum, e em gama média as dx9 arrasam qqr uma destas, portanto concordo uma x1950 pro ou ate msm a x1950xt faz o serviço q estas n fazem e para quem tem um orçamento mais curto ou junta mais uns trocos ou entao investe numa dx9, pq dizerem q x1950 pro é coisa ultrapassada como leio aqui e pura estupidez. Pq investir em placas dx10 d gama média, isso sim é deitar dinheiro á rua.

Cumps
Ricardo.JQC
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jul 07, 2007 10:20

Mensagempor vasco fernandes » Terça Ago 07, 2007 10:07

mas por acaso esta mesmo á espera de piores resultados de uma placa com uma bus de 128bits.

X1950PRO 4ever :P
Rguedes Escreveu:O B. alves... e um Grande Jogador... e nao faz entradas perigosas... muitas vezes joga no duro, mas nao e um jogador violento..
vasco fernandes
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Ricardo.JQC » Terça Ago 07, 2007 10:08

E eu q andava indeciso entre comprar uma 8600 gt ou uma x1950 xt
Ricardo.JQC
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jul 07, 2007 10:20

Mensagempor jotoa » Terça Ago 07, 2007 11:05

Portanto se com uma XXX consegues isso, eu com a minha Sonic também consigo. E como tem um cooler melhor leva com overclock à bruta e tá lá :Q
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor vasco fernandes » Terça Ago 07, 2007 11:17

jotoa Escreveu:Portanto se com uma XXX consegues isso, eu com a minha Sonic também consigo. E como tem um cooler melhor leva com overclock à bruta e tá lá :Q

tá lá é nas couves :D
vasco fernandes
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Bad_Cop » Terça Ago 07, 2007 17:02

update geral e aproveito agora para comentar algumas coisas.

@vasco fernandes, não faço ideia. o overclock nas gráficas não é coisa que me atraia muito (ou por outras palvras, não tenho paciência :mrgreen: ).

@lucky, quis esperar pelos resoltados com opções costumizadas para te responder. os resultados são algo estranhos, aa e af parece que nao faz nada. acho que só com versões finais dos jogos é que se vai conseguir tirar as teimas e ver onde está o problema. para já uma 8600gt é uma opção tão válida como uma x1950pro no que diz respeito a performance e tecnologia, mas continuo a preferir a 8600gt pelo valor no mercado de usados superior nos proximos meses.

@Ricardo.JQC, acho que este teste tambem nao te vai ajudar muito a decidir.

@jotoa, sim, há partida dá para se ir safando. não é um cenário ideal mas tambem não é o fim do mundo que os benchs de coj e coh profetizavam.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor ghost_matrix » Terça Ago 07, 2007 18:33

Bad_Cop
Hás de ver, se o teu teclado tem uma tecla que diz "Print Screen", escusas de tirar fotos. LOOL.

Btw ja criavam uma secçao de testes de hardware, software, para este tipo de topicos. Boa iniciativa Bad_Cop
ghost_matrix
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Fev 16, 2004 20:29

Mensagempor Bad_Cop » Terça Ago 07, 2007 21:16

Bad_Cop Escreveu:depois fui às opçoes, activei o directX 10 e não mexi em mais nada, isto é, mantive todas as opções do nivel médio excepto o directx que agora está activo. é necessário reiniciar o jogo depois de activar o directx. reiniciei, fui verificar se o directx estava activo.. estava, tudo em ordem. voltei a correr o benchmark e esperava uma razia de fps. no fim apareceu o tal ecra e descobri uma coisa caricata. com o directx 10 activo não consegui fazer printscreen. a imagem era negra quando a colava no paint (btw, gosto do paint do vista). tive que recorrer À maquina digital Mr. Green.

bom, deixo então os tais ecras (dx9 em cima, dx10 em baixo).

quanto À secção, penso que vai ser tratada em breve. :D
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor s1nnless » Quarta Ago 08, 2007 11:32

bad_cop, porque nao fazes isso num bonito documento em html e manda para o alfatek para ele por no site?
AMD Phenom II X4 940BE @ Titan Amanda;
Asus M3A79T-Deluxe; 2x2GB Gskill PI PC8000; Leadtek PX8800GTS 320MB; 2x250GB WD @ Raid 0; Seasonic S-12 600W; NZXT Lexa;
Intel P8400; 2x2GB PC6400; HP P45M; 9600M GT 512MB DDR2; 320GB SATA;
s1nnless
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 05, 2005 22:55

Mensagempor lucky » Quarta Ago 08, 2007 13:14

s1nnless Escreveu:bad_cop, porque nao fazes isso num bonito documento em html e manda para o alfatek para ele por no site?

Isso é que era, está aqui bastante informação e muito útil, com mais jogos então ainda ficaria melhor, e seria inclusivamente uma boa ideia para os tópicos abertos no sub-fórum reviews (que ainda há-de vir), ou seja, poderiam ser eleitos reviews para serem editadas e publicadas no site, desde que o user em questão estivesse disposto a isso claro.
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor s1nnless » Quarta Ago 08, 2007 14:07

lucky Escreveu:
s1nnless Escreveu:bad_cop, porque nao fazes isso num bonito documento em html e manda para o alfatek para ele por no site?

Isso é que era, está aqui bastante informação e muito útil, com mais jogos então ainda ficaria melhor, e seria inclusivamente uma boa ideia para os tópicos abertos no sub-fórum reviews (que ainda há-de vir), ou seja, poderiam ser eleitos reviews para serem editadas e publicadas no site, desde que o user em questão estivesse disposto a isso claro.

Actualmente esta uma mudanca maior a ser conduzida. Talvez depois surja o subforum reviews (que ja foi debatido)
AMD Phenom II X4 940BE @ Titan Amanda;
Asus M3A79T-Deluxe; 2x2GB Gskill PI PC8000; Leadtek PX8800GTS 320MB; 2x250GB WD @ Raid 0; Seasonic S-12 600W; NZXT Lexa;
Intel P8400; 2x2GB PC6400; HP P45M; 9600M GT 512MB DDR2; 320GB SATA;
s1nnless
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 05, 2005 22:55

Voltar para Placas Gráficas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes