Dúvida URGENTE boot

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Dúvida URGENTE boot

Mensagempor Gloaming » Terça Jul 06, 2004 11:47

Bom Dia!

Tenho aqui 1 problema q se kerem k vos diga nem sei bem como surgiu^^

Tipo:
Há pco tempo comprei 1 gravador de dvds, qnd fui para o colocar, deparei k tinha os discos (hard drives) no IDE2 e 1 gravador de cds no IDE1! Era assim que o meu computador workava, tudo mto bonito! Ao por o dvd-rw o computador detectava só a drive dos cds antiga, sem detectar o dos dvds, e ao entrar para o windows bloqueava, mas entrava na boa para o safe mode!...

Que é q eu pensei: "hum, os cds/dvds deviam estar ligados ao IDE2, e os discos ao IDE1... Sendo assim faço isto amanha e hoje meto tudo funcional". E puff, voltei a por tudo como estava ´nas horas anteriores em q o computador funcionava normalmente! Só q ao o colocar como estava antes (discos no IDE2 e cd-rw no IDE1) ele não detectava o cd-rw, mas entrava para o windows á mesma!!

Anyway não me convinha nada formatar os discos! Pq tenho lá 1001 coisas importantes!
No dia a seguir pus tudo como disse k ia por, tudo bonito e tal detectava tudo e etc, mas qnd ia para instalar o windows BLOQUEAVA!!!... Então após várias tentativas lá consegui q ele não bloqueasse dando-me o aviso: BOOT SECTOR VIRUS CONTINUE y/N ... eu pus Y pq ja me estava a cagar :P Ele passou desse menu mas dizia então q não havia discos :O ... Quando fiz reset reparei q o nome do meu disco FUJITSU estava alterado FUJHTRU.. e o outro de 80gb continuava normal.. Mas ao pôr de novo ao IDE2, o nome dos discos aparecia normal... e detectava só 1 cd no IDE1!! Tendo este 1 nome com smiles e etc tipo virus mesmo :P

É assim, eu andava a desconfiar do meu IDE1 tar marado ou algo do genero mas hoje vim á casa do Cereal Didge, trouxe os discos, e ao colocar os meus discos no pc dele em slave, o windows nele nem arrancava e dava 1 erro do genero: SYSTEM BOOT DISK FAILURE, INSERT SYSTEM DISK TO CONTINUE, algo do genero!.. depois ao voltar ás configurações antigas dele, o computador nem arranca, não reconhece os discos... :o

Ou seja, ou é dos meus discos q se pifaram de 1 momento para o outro, assim do nada fez puff! ou é do meu IDE1 k tá completamente marado e aí tenho de despachar a minha mainboarda pá rua :P Ou é dos jumpers Master/Slave q eu duvido mto ou é do... Dêem sugestões!

Help!
1 Abraço
Nuno Vaz ;)
Gloaming
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Jul 06, 2004 11:40

Mensagempor [PT]CableGuy » Terça Jul 06, 2004 12:12

Olá:

Podes colocar aqui , a configuração dos dispositivos que ligaste às controladoras ?
É extremamente importante que indiques quais as posições dos "jumpers" nos dispositivos...
...Master , Slave ou Cable Select ? e quais as "suas controladoras" (IDE1 ou IDE2).

Tipo:

IDE1:
-Disco 80G (Master)
-Disco 20G (Slave)

IDE2:
-DVD-R (Master)
-CD-RW (Slave)

Pode ser ?
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor Gloaming » Terça Jul 06, 2004 13:05

IDE1:
-Disco 80G (Master - mas Cable Select)
-Disco 10G (Slave - Cable Select tb)

IDE2:
-DVD-R (Master)
-CD-RW (Slave)

Foi assim k kolokei... e o disco de 10g, o Fujitsu, identificava-se todo trocado! Depois desliguei o disco de 10g ficando apenas com o de 80gb, e ele corria tudo e chegava á parte de instalar o windows e dizia akilo do BOOT VIRUS e de seguida dizia k não existiam discos!

Logo vou experimentar com 1 disco k eu dantes lá tinha de 3gb, já dou news ;)
Danke =)
Gloaming
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Crouwe » Terça Jul 06, 2004 13:05

eu por acaso não concordo com o [PT]CableGuy,
na minha opinião deve ser

IDE1:
disco
dvd-r

IDE2
disco
cd-rw

pois caso os dois discos tejam no mesmo ide á o problema de tráfego quando queres passar coisas de um disco para o outro vendo na minha perspetiva, não sei se é a mais correcta mas é como eu faço
PC in Modding
Crouwe
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Jun 22, 2004 17:17

Mensagempor Gloaming » Terça Jul 06, 2004 14:44

TESTE1
IDE1:
Disco 80gb Seagate em Cable Select/Master
DVD+RW em Cable Select/Slave

IDE2 Vazio
Foi só 1 teste =)

Resultados: Disco 80gb identificou tudo bem
Dvd+rw ñ identificou bem, ou seja tudo trocado!

-

TESTE2:
IDE1:
Disco 10gb Fujitsu em CB/Mast
DVD+RW em CB/Slave

IDE2:Vazio

Resultados: Disco 10gb identificou trocado: FTJHTRU ME2102@T
Dvd+rw trocado, uns smiles manhosos como no TESTE1
-

TESTE3:

IDE1:
Disco 80gb Seagate CB/M
CD-RW CB/S

IDE2:Vazio

Resultados: Apenas identifica o Disco de 80gb, o CD-RW é Not Detected
Ora aqui está 1 coisa que eu não estava a espera...

Ele qnd identificava o DVD, identificava-o como ARMD (ATAPI removable M(nao me lembro) Drive) ñ sei pqé!

Sugestões :roll:
Gloaming
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor NetSynnas » Terça Jul 06, 2004 15:11

Partindo do pressuposto que os cabos estão a 100%, configura o IDE1 retirando-os de cable select, configurando os jumpers correctamente...

É um tiro...
NetSynnas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Nov 17, 2003 14:43

Mensagempor Gloaming » Terça Jul 06, 2004 15:21

Como Master e Slave mesmo... ok é para já. O cabo está a 100%, é novo até ;)

Vou então meter isso como dizes!

Disco Fujitsu 10gb em Master
DVD+RW em Slave

Resultado: Detectou o Fujitsu sendo FTJHTRU ME2102@T
Detectou o DVD+RW sendo Smilesmanhosos:)

Nope :( Não deu! lol

Cheers
Gloaming
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor [PT]CableGuy » Terça Jul 06, 2004 17:06

Boas:

Crouwe , o exemplo que coloquei , não passa disso mesmo...um exemplo. :wink:
Sobre "possiveis" configurações dos dispositivos que se ligam aos IDEs , vejam o seguinte link:

Configurações IDE

NOTA: Depende muito do "uso" que dão aos dispositivos...

Sobre este problema e o aviso de "BOOT VIRUS"....está relacionado com a configuração da BIOS.
Tenta aceder à BIOS e desactivar a "VIRUS DETECTION" na mesma....pode ser que resolva esse problema. :wink:
Lembro-me que "antigamente" era necessário fazer LOCK (em MS-DOS) para activar o acesso directo ao disco.
Dá uma vista de olhos ali ---> Information about the lock/unlock command
Quanto aos "caractéres malucos" que são "atribuidos" ao DVD....penso ser relacionado com a MotherBoard. :?
Já experimentaste fazer uma actualização da BIOS ?

Entretanto , tenta o seguinte:

IDE1:
-Disco 80G - Master
-Disco 10G - Slave

IDE2:
-DVD-RW - Master
-CD-RW - Slave

NOTA: Não uses Cable Select , pois alguns dispositivos são incompativeis...e podem não funcionar bem.
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Mensagempor Gloaming » Terça Jul 06, 2004 17:54

Colokei agora assim:
IDE1
Disco 80gb Master

IDE2
Disco 10gb Master
DVD+RW Slave

Aparentemente deu tudo bem mas qnd vai para começar a instalar o windows diz:

An unexpeted error (32825) ocurred at line 5137 in d:\xpclient\base\boot\setup\setup.c
Press any key to continue...

Tudo bem presso a any key :) dps chego ao Menu em k decido se kero ir para a Recovery Console ou começar a instalar o xp... Ambos os menus dão desta vez o q é 1 progresso ahah :D MASSSSs... tanto na recovery console como na instalaçao, ele só detecta o disco de 10gb :o

Eu agora vou pôr o disco de 80gb no IDE2 Como master e o Fujitsu no IDE1 como master tb... vamos a ver no q dá... ainda temos a possibilidade de ser o de 80 k tá broken, ou é o meu IDE1 :o Já dou noticias ;)
btw, a minha bios está actual :)
Thanks
Gloaming
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Gloaming » Terça Jul 06, 2004 18:23

Hum... desconfio cada vez mais do IDE1, colokei agora 1 disco de 3gb antigo, q tb já funcionou com este computador, e ele tb trocou o seu nome...

E como era de esperar na instalação do xp, só detectou o fujitsu...

Agora:
IDE1:
Fujitsu 10gb Master
IDE2:
Seagate 80gb Master
DVD+RW Slave

Funcionou tudo bem... mas... o meu disco de 80 gb k tinha 1001 coisas lá, está a dizer k está unpartionated... e era com ele k eu workava todos os dias :o ... q será agora??? :( Tipo, ao q parece é o meu IDE1 que pifou... mas e em relação ao disco!??

Tanto gb de coisa importante desde filmes á musica... perdidos?! Não me entra mesmo nada... ñ vos parece bizarro cerca de 65gb terem sido corridos do disco assim do nada?! :o
Gloaming
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor [PT]CableGuy » Terça Jul 06, 2004 19:57

Não formates... 8O

Mas afinal que motherboard tens ?
De certeza que não tem outra controladora ? (RAID)
É que se tem...precisas das drivers quando efectuares a instalação do WindowsXP.
Logo no principio da instalação , coloca a diskette com as drivers da controladora RAID e pressiona [F6].
Será ?

De qualquer maneira , a BIOS "é que manda" e se "ela" detecta os discos...estás no bom caminho. :lol:
Quanto à partição , "parecer" estar unformated...tenta colocar o disco de 80G noutro PC.
Já agora verifica se não "forçaste" 32G no disco....com os jumpers. :wink:

Boa sorte ...e independentemente do que fizeres...NÃO FORMATES , pois "a esperânça é a ùltima a morrer". :wink:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Mensagempor Gloaming » Terça Jul 06, 2004 21:18

Não formatei!^^ =) Akilo tem mta coisa... e é vdd a esperança é a última a morrer... Vou ver isso dos 32gb... nope, não sou assim tão n00b :) está master! Continua a mesma merd*, entra na instalação do xp, e diz k estão lá 76gb unpartioned :(

a motherboard é:
MSI KT3 Ultra2 MS-6380E ATX

Quanto á controladora, aí já sou n00b, explain me please :) Mas é q eu já tive akele disco a bombar na boa e nnc precisei de por drivers nem nada disso! Quanto a colocar o de 80gb noutro pc, tentei hoje de manhã, mas não detectou nada e o outro pc acabou por ficar lamme lol.. mas se calhar não experimentei com a devida calma!

=)
Gloaming
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Scorpio » Terça Jul 06, 2004 21:40

Pode não fazer diferença mas... já experimentaste fazer update à BIOS?
Scorpio
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Abr 21, 2004 22:59

Mensagempor Gloaming » Terça Jul 06, 2004 22:23

lol já disse que sim! Ela estava actual e até pq todo o hardware funcionava anteriormente

;)
Gloaming
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alfa_murcielago » Quarta Jul 07, 2004 2:03

k ganda confusao k ja vai pa ai pa..agora ate deve ser dificil de uma maneira ou outra pores isso a funcionar...monto pc´s ha ja algum tempo e a explicaçao pra isso pelo pouco k li é simples,ou incompatiblidade ou ja mexest tanto k agora mesmo k ponhas da maneira certa vai dar sempre alguma falha.vais fazer axim k isso vai dar carago.vais primeiro tentar por a bombar sem o gravador d dvd´s da seguinte maneira,ligas o disco de sistema akele k tem o windows em master sem cable select ou outro kualker so master.
o outro disco poes em slave tambem so em slave ma nada e ligas ambos ao ide 1 cuidado com os cabos a parte mais comprida é sempr ligada a board...verifica duas vezes pin´s dos discos etc pode estar algum torto d tanto mexeres.tentas axim primeiro ligar o pc pa ver o k acontece. s tudo correr bem ja sabes k axim bomba ou salvas log os dados por precauçao ou ctnuando desligas o pc.e agora poes so mais o cdrw cm master no ide2 verifica os cabos e pin´s tambem.voltas a tentar ligar se estiver tudo ok é hora da verdade,ver se o problema nao é outro tao pekeno ou tao estupido k nem da pa pensar nisso,e vais ligar o dvdrw em slave no ide2 ....em kualker dos casos nao resultar pode ser d outro kualker e nao ma montagem do pc,resta dizer k s nao der uma maneira teras k ir exprimentando sempre desde o inicio sempr kom a base k primeiro poes so os discos a funcionar e dps as drive´s opticas....s tiver tudo bem mas faltar so detectar um disco se na board estiver configurado pa auto e tb detectar é so ires ao admnistrator tools ou ferramentas de administrador em control panel,computer manegement;storage;disk manegement,e dps tentas detectar apartir dai ou importar o disco po sistema detectar ou outros k axares apropiados,importante k leia as opcoes antes d as tomares nao va teres azar ... boa sorte dps diz alguma coisa.....se tiveres mais aflito manda mail alfa_murcielago@hotmail.com
P4 2.8 1,5G ram 4scsi ibm 37G
xfx gf6800ultra refrigerado a nitro :)
alfa_murcielago
Novato
Novato

Registado: Segunda Jun 28, 2004 3:32

Próximo

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes