Velocidade do processador: 2.8 ou 1.6 GHz??

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Velocidade do processador: 2.8 ou 1.6 GHz??

Mensagempor bintoito » Terça Jul 06, 2004 23:57

Boas, tenho aqui uma duvida, que gostava que alguma alma caridosa ma esclarecesse.
entao aqui vai:
tenho um compaq presario 2530 em que a vel. de processador anunciada era de 2.8GHz.
Acontece que não sei se isso é de facto verdade, pois aparece-me nuns quantos programas tipo batmon e WebTemp que a veloc. é de apenas 1594 MHz.
Mesmo no propriedades do sistema aparece-me:
Genuine Intel(R) CPU 2.80GHz
Versão: x86 Family 15 Model 2 Stepping 9
Velocidade: 1594 MHz

A minha questão é: afinal em que pé fico?? 2.8 ou ~= 1.6?????

É que tenho reparado tb que no portatil da minha namorada (um toshiba 3.06) akilo nas props. do sistema bate certo, e certo tb é que quando ligamos os pc´s ous desligamos ao mesmo tempo o dela bate sempre o meu aos minutos inteiros!!!
tanto o dela como o meu têm sensivelmente o mesmo espaço de disco duro ocupado e 4200 rpm c/ 512 MB RAM DDR
Disco local
Capacidade total: 55.88 GB
Sum of Hard Disks: (C: )
Utilizado: 15.41 GB

Livre: 40.46 GB)

anyway, desde já fico agradecido pelo vosso tempo ao ler isto.

bintoito
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jul 06, 2004 17:35

Mensagempor filipe__silva » Quarta Jul 07, 2004 0:17

pois nao sei o que possa ser talves se tenham enganado a por o cpu (foste enganado) ou os prog. andan a ver a vel. mal das 2 uma

[]'s fiquem bem
Intel P4E 3.0Ghz @ 3.4Ghz
MSI 865PE Neo2-P Platinum
XFX GeForce 6800 Ultra @ 450/1200
2x512 Patriot XBLK (tccd) @ 2-3-3-5
OCZ PowerStream 420W
Watercooled
filipe__silva
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Mai 31, 2004 15:05

Mensagempor filipe__silva » Quarta Jul 07, 2004 0:18

há e seja bem vindo ao forum boa sorte

[]'s fiquem bem
Intel P4E 3.0Ghz @ 3.4Ghz
MSI 865PE Neo2-P Platinum
XFX GeForce 6800 Ultra @ 450/1200
2x512 Patriot XBLK (tccd) @ 2-3-3-5
OCZ PowerStream 420W
Watercooled
filipe__silva
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Paulo-M » Quarta Jul 07, 2004 0:23

Boas 8)

bintoito... no stress... não é caso para ficares alarmado... é normal..
Há uma coisa que referiste nas características que explica tudo!!
"Genuine Intel(R) CPU 2.80GHz
Versão: x86 Family 15 Model 2 Stepping 9"

esse processador tem a tecnologia speed stepping da intel.... ou seja, quando não tás a puxar muito pela máquina, ele reduz a velocidade de modo a poupar bateria; quando tás a jogar jogos, por exemplo, a velocidade aumenta de modo a render os tais 2.8 Ghz.

Relativamente ao encerramento... isso é muito vago...
O encerramento tem a ver com vários factores... por exemplo, os programas a decorrer no momento, os programas instalados, a versão do Windows instalado... etc... não fiques preocupado acerca disso... fica preocupado é quando ele não encerrar... eh eh :wink:

Cumprimentos,
paulo M
"Um relógio parado tá certo 2xs por dia."
Paulo-M
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Fev 28, 2004 16:07

Mensagempor filipe__silva » Quarta Jul 07, 2004 0:26

filipe__silva Escreveu:pois nao sei o que possa ser talves se tenham enganado a por o cpu (foste enganado) ou os prog. andan a ver a vel. mal das 2 uma

[]'s fiquem bem

ou então não lol
filipe__silva
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Paulo-M » Quarta Jul 07, 2004 0:33

Quero corrigir uma cena que disse...

Stepping não significa a tecnologia speed stepping...
Stepping é a revisão, ou seja, stepping 9 é a revisão 9 que fizeram ao processador...

Não creio que tenha sido enganado... porque não é muito normal, ainda para mais num portátil... mas acho k tem a ver com aquilo que eu disse... o portatil provavelmente tem essa tecnologia, que é o que tem integrado os ultimos modelos P4 M de maneira a poupar energia.

Portanto, só retiro o que disse acerca do "stepping" significar que tem a tecnologia speed stepping... de resto mantenho tudo, continuo a achar que tem essa tecnologia.

Cumprimentos,
paulo M
Paulo-M
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor bintoito » Quarta Jul 07, 2004 3:35

brigadão...já tou mais descansado.
entretanto tb já tinha por aqui andado a ver posts e aproveitei pra sacar um prog de diagnostico do pc...como não encontrei o tal acho que era aida 32 (ja foi a umas horas e dpx em plena epoca de exames a minha cabeça já nao ta pra grandes obras lol) sakei um outro que encontrei...o belarc advisor.aproveito pra mostrar aqui um excerto da análise ao meu pc e a ver se amanha ponho o resto na tal secção que a malta tá a fazer de reviews de portáteis.

Operating System System Model
Windows XP Home Edition Service Pack 1 (build 2600) Hewlett-Packard Presario 2500 (DP890E) KH.F.14
System Serial Number: CNF3421YX1
Processor a Main Circuit Board b
1,60 gigahertz Intel Pentium 4
8 kilobyte primary memory cache
512 kilobyte secondary memory cache Board: Hewlett-Packard 0850 NS570 Version PQ1B57
BIOS: Phoenix Technologies Ltd. KF_KH.F.14 09/12/2003
Drives Memory Modules c,d
60,00 Gigabytes Usable Hard Drive Capacity
43,58 Gigabytes Hard Drive Free Space

SONY DVD+RW DW-P50A [CD-ROM drive]
Unidade de disquetes [Floppy drive]

FUJITSU MHT2060AT [Hard drive] (60,01 GB) -- drive 0, s/n NN3LT3913F8A, rev 009A, SMART Status: Healthy 448 Megabytes

Installed Memory

Slot 'J400' has 256 MB
Slot 'J401' has 256 MB

obrigadão pelas vossas respostas em such short notice
abraço
bintoito
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor ruimartins » Quarta Jul 07, 2004 9:29

boas!

a razão para veres esses valores de clock diferentes dos máximos que são alcançados pelo processador, tem unicamente a ver com o modo de energia.

para veres a actual velocidade do teu processador fazes windows + pause break e estás directamente nas propriedades do sistema!

depois, alteras as tuas definições de energia para máxima performance (nada de poupar baterias :D)... voltas a fazer windows + pause break e tens lá os 2.8GHz com certeza!

no que respeita á diferença de tempos a iniciar/arrancar, a velocidade do processador conta qualquer coisa, (poes as definições de energia no máximo e exeperimentas), mas penso que mais importante nesta situação será o acesso ao disco, desfragmentação do mesmo, etc.

espero ter ajudado.

cumprimentos
Imagem
ruimartins
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 02, 2004 12:12

Mensagempor XReason » Sábado Jul 24, 2004 17:25

Como é que faço para por a energia em máxima perfomance?

Já fui as definições do ambiente de trabalho, na parte de screensaver tem la a opção de ENERGIA, mas não tem nada disso da máxima perfomance...

Fiquem Bem
XReason
Novato
Novato

Registado: Domingo Jan 11, 2004 21:55

Mensagempor bintoito » Sábado Jul 24, 2004 19:00

Pois....se só te aparece, como a mim, o gestor de energia do sist. operativo (xp), não deve dar. O que ele se tava a referir devia ser uma funcionalidade própria do pc, tipo toshiba power management.( mto porreirinho por sinal). agpra sendo um compaq acho que não deve ter isso.
mas já agora se alguem nos puder ajudar nisto agradecia.
abraço
bintoito
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor ruimartins » Domingo Jul 25, 2004 15:52

boas!

realmente eu tenho uma aplicação que é fornecida pela Asus, que é o Power4gear e que permite fazer esse tipo de ajuste.

no entanto, se clicarem com o lado direito no desktop, properties, screen saver, power, power schemes, aí podem escolher os difentes modos.

entre os quais: portable/laptop; max battery, always on, etc! estes são os modos que correspondem á maxima performance e á maxima durabilidade da bateria.

o que o power4gear faz é criar configurações que são activadas automáticamente, sem precisar para isso de andar a alterar os settings todas a vezes que quero poupar bateria, e ou, ter máxima performance. no entanto, pode-se fazer isso manualmente como acabei de explicar.

espero ter ajudado.

cumprimentos,
Imagem
ruimartins
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor bintoito » Domingo Jul 25, 2004 23:21

Pois mas nos nossos não vêm nada dessas funcionalidades com mta pena minha. No props.>Energia>Esquemas de energia tem de facto os vários perfis mas as unicas opções que aí tem dizem respeito a apenas Desligar o monitor, discos rigidos, hibernar etc...quando ligado à corrente ou quando a trab. com bats. não tendo em lado nenhum opções pra pôr a vel de relogio do processador sempre ao máx (2.8 no meu caso).
Já agora aproveito pra perguntar: será que com o gestor de energia que veio com o portatil da minha namorada (Toshiba A30-714), conseguirei pôr isso no meu?? Eu sei que é um "long shot" mas que era altamente se desse....lol
Abraço e obrigado
bintoito
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Paulo-M » Domingo Jul 25, 2004 23:36

já experimentaste com ele ligado à corrente?

Esses valores deve ser quando estás a usar apenas a bateria...não?

Cumprimentos,
paulo M
Paulo-M
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor bintoito » Segunda Jul 26, 2004 1:32

Paulo-M, não sei bem se estavas a falar pra mim quando perguntaste "já experimentaste com ele ligado à corrente?

Esses valores deve ser quando estás a usar apenas a bateria...não?"

Mas eu já corri o gestor de energia todo e em lado nenhum vi uma opção para ajustar a vel. do processador.
Não me sabes dizer se instalando um utility gestor de energia num pc de outra marca, no meu se aquilo dará??
bintoito
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor ruimartins » Terça Jul 27, 2004 13:56

boas!

bintoito, acho muito estranho não teres essas definições onde te disse. lembro-me de ver essas definições desdo o tempo do windows 98. definições de computador de secretária (sempre ligado / max power), portátil (optimização de bateria) etc.

quanto a usares aplicações espeificas de outras marcas.... não me parece boa ideia. nesse caso sugiro que uses um que não seja especifico, julgo que deves encontrar qualquer coisa para esse fim se fizeres uma breve pesquisa no google!

cumprimentos
Imagem
ruimartins
Membro de Prata
Membro de Prata

Próximo

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes