problema de temperatura

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

problema de temperatura

Mensagempor [GpL] » Terça Ago 21, 2007 11:00

Boas.
É assim, desde ontem que quando abro um jogo (Counter Strike) o pc crasha,pára tudo completamente,só fazendo reset é que dá.
Eu acho que deve ser por aquecer,mas tenho o processador com overclock já à mais de um ano,nunca tive problemas,já verifiquei,nenhuma das ventoinhas parou de funcionar nem nada,está tudo em ordem.
Verifiquei a temperatura do cpu na bios após o pc crashar,e anda à volta dos 70ºC . Mas com o pc ligado verifiquei a temperatura com o Everest ultimate edition e anda à volta dos 40ºC , mas se abrir o jogo crasha na mesma.
Já limpei a ventoinha lateral e etc .. Não sei que fazer mais.
Atenção que não tenho a certeza que o problema seja aquecer muito, mas acho que os 70º e tal que aparecem na bios mostra que é esse o problema.
Agradecia alguma ajuda

edit: o processador é um p4 1.8 com overclock a 2.4.
a board é uma matsonic ms9147C

uma coisa que tambem reparei foi na gráfica,quando lhe toco até queima É uma geforce2 64mb a 4x , sem nenhum cooler,e com overclock também pensou eu. o Everest indica temperatura do GPU à volta dos 60ºC . 8O
[GpL]
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Nov 04, 2005 23:35

Mensagempor lucky » Terça Ago 21, 2007 11:41

Se fica preso deverá ser da gráfica ou das memórias, se fosse aquecimento do processador o pc desligava, testa as memórias com o memtest86, e a gráfica, se não tem cooler é de esperar que bloqueie com o aquecimento, devias arranjar um cooler para ela, um dissipadorzeco qualquer pelo menos se não quiseres estar a gastar muito dinheiro com um ventoinha a apontar para lá.
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor kinxituh » Terça Ago 21, 2007 13:02

Eu aposto mesmo que é do aquecimento da grafica porque deves ter aumentado a FSB e assim tambem estás a fazer overclock na gráfica, logo aquece demais e bloqueia-te o pc. agora das duas uma, ou tiras o overclock ou compras um disseipador melhor para a grafica. ou ainda, compras uma grafica com arrefecimento decente :D
Imagem
Notebook Asus M51Vr
kinxituh
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Ago 15, 2005 14:20

Mensagempor sergio.pontes » Terça Ago 21, 2007 16:02

lucky Escreveu:Se fica preso deverá ser da gráfica ou das memórias, se fosse aquecimento do processador o pc desligava, testa as memórias com o memtest86, e a gráfica, se não tem cooler é de esperar que bloqueie com o aquecimento, devias arranjar um cooler para ela, um dissipadorzeco qualquer pelo menos se não quiseres estar a gastar muito dinheiro com um ventoinha a apontar para lá.

mas para ir gastar dinheiro num cooler para uma gráfica tão antiga, mais vale gastar apenas 50€ numa gráfica nova, que mesmo uma fraquinha será melhor do que a que tens actualmente...
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Jun 03, 2007 23:02

Mensagempor lucky » Terça Ago 21, 2007 16:14

sergio.pontes Escreveu:
lucky Escreveu:Se fica preso deverá ser da gráfica ou das memórias, se fosse aquecimento do processador o pc desligava, testa as memórias com o memtest86, e a gráfica, se não tem cooler é de esperar que bloqueie com o aquecimento, devias arranjar um cooler para ela, um dissipadorzeco qualquer pelo menos se não quiseres estar a gastar muito dinheiro com um ventoinha a apontar para lá.

mas para ir gastar dinheiro num cooler para uma gráfica tão antiga, mais vale gastar apenas 50€ numa gráfica nova, que mesmo uma fraquinha será melhor do que a que tens actualmente...

Sim, o ideal é sempre material novo mas um dissipador qualquer de 10€ ou isso faz bem o serviço naquela gráfica...
Imagem

Mensagempor [GpL] » Terça Ago 21, 2007 17:05

sim,limpei a ventoinha e pus pasta térmica nova no cpu .. mesmo assim aparece me a temperatura por volta dos 70º ( vejo na bios ) .. isso não é normal.. agora se tambem é problema da gráfica,isso já não sei .
mas isso de o pc ir abaixo se fosse do cpu, não é verdade. eu estou na área de informática e já tive que arranjar um computador que acontecia isso de crashar mas não ir abaixo,e o problema era não ter pasta térmica e o cooler estar fora do sitio sem ninguém ter mexido nele ( derreteu o plastico ) .
[GpL]
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor lucky » Terça Ago 21, 2007 17:19

[GpL] Escreveu:mas isso de o pc ir abaixo se fosse do cpu, não é verdade. eu estou na área de informática e já tive que arranjar um computador que acontecia isso de crashar mas não ir abaixo,e o problema era não ter pasta térmica e o cooler estar fora do sitio sem ninguém ter mexido nele ( derreteu o plastico ) .

Depende dos cpus, nestes mais recentes por norma desligam para não queimar, os mais antigos não tinham esse tipo de sistema de segurança, talvez seja por aí.
Imagem

Mensagempor [GpL] » Terça Ago 21, 2007 17:54

continuo sem perceber o problema deste pc :/

e não percebo como é q a temperatura do cpu na bios tá quase o dobro do que aparece no sensor do everest ..
[GpL]
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor lucky » Terça Ago 21, 2007 18:03

Pode haver algum problema com o Bios e estar a dar temperaturas erradas e por isso crashar o sistema :?:
Imagem

Mensagempor [GpL] » Terça Ago 21, 2007 18:35

não faço a minima.vou fazer reset a' bios a ver.

edit: já fiz e não é disso. quanto custa um bom cooler ?
[GpL]
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor pedromiguelcp » Terça Ago 21, 2007 19:23

Um bom cooler? Zalman VF900 cu 30€...

Mais vale comprares uma placa grafica nova, essa já deu o k tinha a dar, mesmo a mais fraca que possas comprar agora é muito melhor que essa.

E vais ver que o CS tambem agradece
C2D E6750 @ 3.6Ghz | cooled by TT LFB
OCZ DDR3 Gold 2x1Gb 1350mhz 8-8-8-20 @ 1.9V
Gigabyte GA-P35C-DS3R
XFX GeForce 9600GT
Seagate Barracuda 7200.11 500GB 32mb