Como se limpa a pasta térmica?

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor sergio.pontes » Sexta Ago 24, 2007 9:49

SkylineGTR Escreveu:
lucky Escreveu:A cor da AS5 é igual à da pasta que vem de origem nos stock coolers da Intel. Acho estranho o aumento de 3-5º na temperatura, deveria ser mais 0-2º mas espera os 8 dias para ver o que acontece.
Em relação à quantidade, essa que puseste é o ideal, do tamanho de um grão de arroz. Eu já espalhei de diversas formas e nunca notei diferenças, ou espalho com um cartão de crédito, ou é mesmo com o dedo protejido por celofane, também já fiz como disseste, por a pasta no centro do cpu e depois o cooler directamente em cima, e se queres que te diga, também não notei diferença, no fundo o que interessa é que fique bem espalhada e com "aquela" quantidade.

Pasta de fácil aplicação é a da Zalman. Aquele sistema estilo verniz é excelente, muito fácil e super rápido de aplicar.
Quando uso da Arctic também espalho com o auxilio de um cartao de crédito.

e a da zalman é boa? na loja onde comprei a artic silver 5 tinha lá a zalman (com pincel) - qual é a melhor?
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Jun 03, 2007 23:02

Mensagempor HidEaL » Sexta Ago 24, 2007 9:52

sergio.pontes, estas a pôr questões bastante pertinentes, mas antes de mais tenho de perguntar... Estás a ver a temperatura em idle ou em full? Depois, caso uma das retenções do cooler não esteja como deve ser, lógico que o contacto diminui... Também falaste "num grão de arroz" de pasta, bem, eu ponho menos que isso, mas também não me parece que algo do género de um grão de arroz tenha um efeito capacitador "grande".

Mas para já, confirma o delta T. Se estiver menor, mesmo assim como está já compensou, mesmo que a temp em idle seja maior. Depois vê lá se a pressão do cooler é igual em todos os pontos (pressiona ligeiramente o cooler - não o mecanismo de retenção - em cada um dos cantos correspondentes aos clips e vê se notas mais folga nalgum dos cantos), e por fim podes pensar em re-aplicar a pasta (limpando o melhor possível a base do dissipador, algo que a maioria se esquece).

sergio.pontes Escreveu:e a da zalman é boa? na loja onde comprei a artic silver 5 tinha lá a zalman (com pincel) - qual é a melhor?

A Zalman é tão boa como a AS5. Pessoalmente (talvez por teimosia / hábito) ainda prefiro a AS5 (até prefiro a AS3, mas pronto).

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor sergio.pontes » Sexta Ago 24, 2007 10:09

HidEaL Escreveu:sergio.pontes, estas a pôr questões bastante pertinentes, mas antes de mais tenho de perguntar... Estás a ver a temperatura em idle ou em full? Depois, caso uma das retenções do cooler não esteja como deve ser, lógico que o contacto diminui... Também falaste "num grão de arroz" de pasta, bem, eu ponho menos que isso, mas também não me parece que algo do género de um grão de arroz tenha um efeito capacitador "grande".

Mas para já, confirma o delta T. Se estiver menor, mesmo assim como está já compensou, mesmo que a temp em idle seja maior. Depois vê lá se a pressão do cooler é igual em todos os pontos (pressiona ligeiramente o cooler - não o mecanismo de retenção - em cada um dos cantos correspondentes aos clips e vê se notas mais folga nalgum dos cantos), e por fim podes pensar em re-aplicar a pasta (limpando o melhor possível a base do dissipador, algo que a maioria se esquece).

sergio.pontes Escreveu:e a da zalman é boa? na loja onde comprei a artic silver 5 tinha lá a zalman (com pincel) - qual é a melhor?

A Zalman é tão boa como a AS5. Pessoalmente (talvez por teimosia / hábito) ainda prefiro a AS5 (até prefiro a AS3, mas pronto).

Cumps.

Olá,

olha é em média nos dois, ou seja 3 a 5º a mais, tanto em comparação em idle, tanto como em full. ou seja, o normal teria passado de 52º para 58 a 59º em idle, e de 62 a 65ºC para 69º ou 70ºC, mesmo muito em full (testo da seguinte forma - abro o outlook, windows explorer, ie7, firefox - onde abro 11 tabs, mula a bombar e everest a fazer brenchmark's - tudo aberto e a funcionar ao mesmo tempo claro! e depois vejo as temps "em full"), em idle, simplesmente abro só o everest e vejo as temps!

ps: o que é o delta T?
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor lucky » Sexta Ago 24, 2007 10:25

Delta T é a diferença de temperaturas entre idle e full

Talvez fosse melhor voltares a tirar o cooler e limpar, e depois aplicar uma camada mesmo fininha de pasta térmica.
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor sergio.pontes » Sexta Ago 24, 2007 10:30

pois é isso que eu vou fazer, e acho que vou optar por o cooler da coolermaster... não sei o nome, e a loja não tem site.

mas é mesmo muito parecido com o stockcooler da intel, só que em principio deve ser melhor, ou então deve ser pelo menos "igual" em nivel de qualidade - e como eu tenho o encaixe do stock cooler meio empanado, se bem que ainda é possivel encaixar bem! Pelo menos fico com a certeza que o cooler vai encaixar bem e sem folgas...
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor sergio.pontes » Sexta Ago 24, 2007 11:25

outra coisa que resolvia a situação do parafuso "empanado" do stock cooler, alguem sabe se é possivel substituir o ou os (se tiverem de ser os 4) parafusos... e seria preciso desmontar a board? ter que levar alguam "porca" ou anilha por trás?
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Overclocker » Sexta Ago 24, 2007 12:21

Ainda tenho aqui algures o meu AMD 2500 M, sujo..

Talvez faça um DIY, com fotos..........

Abraço,
Overclocker
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Fev 08, 2006 0:59

Mensagempor sergio.pontes » Sexta Ago 24, 2007 13:01

Overclocker Escreveu:Ainda tenho aqui algures o meu AMD 2500 M, sujo..

Talvez faça um DIY, com fotos..........

Abraço,

DIY com fotos? 8O - não leves a mal, mas não faço ideia o que isso seja... se puderes, gostava que me pudesses explicar, sff

Abraço
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor kinxituh » Sexta Ago 24, 2007 14:13

É aconselhável retirares esse adesivo termico e colocares uma pasta termica decente pois daqui a uns tempos podes querer descolar o cpu do cooler e não conseguires, para além de ter pior performance que uma pasta termica normal.
Imagem
Notebook Asus M51Vr
kinxituh
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Ago 15, 2005 14:20

Mensagempor Paulo951 » Sábado Ago 25, 2007 15:35

sergio.pontes Escreveu:pois é isso que eu vou fazer, e acho que vou optar por o cooler da coolermaster... não sei o nome, e a loja não tem site.

Este é o mesmo que o Coolermaster mas com outro nome (Arctic Cooling Freezer 7 PRO) e custa 18,00 €

Imagem

O ASUS Triton 70 também é bom e custa 26.50 €

Imagem
CORE 2 E6850 ||TUNIQ TOWER 120||GIGABYTE P35C-DS3R 775C2D 1333||Be Quiet ATX E5 de 700W||TAKE MS 2GB KIT2 DDR2 1066MHZ MACH2||ATI X1950Pro Ultimate ||HD 74 GB WD RAPTOR 16MB 10.000RPM|+|320 GB WD SATA II 16MB||TOWER 3RSYSTEM R810||TFT-LCD HP w2207|
Paulo951
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jun 16, 2007 23:22

Mensagempor sergio.pontes » Domingo Ago 26, 2007 1:53

Pois, eu tou desconfiado que em breve vou encomendar uma arctic cooler 7 pro, pois já me disseram maravilhas dele!

Um abraço
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Paulo951 » Domingo Ago 26, 2007 9:09

sergio.pontes Escreveu:Pois, eu tou desconfiado que em breve vou encomendar uma arctic cooler 7 pro, pois já me disseram maravilhas dele!
Um abraço

Os Arctic Cooling Freezer são bons, não são ruidosos, baratos mas tem um senão (para mim pessoalmente nas montagens) é o sistema de engate tipo intel box. Agora já quase todos os Collers vem com os suportes e 4 parafusos para fixação na Board, até os da Intel (sem ser de box) já vem asssim.

Cpts
CORE 2 E6850 ||TUNIQ TOWER 120||GIGABYTE P35C-DS3R 775C2D 1333||Be Quiet ATX E5 de 700W||TAKE MS 2GB KIT2 DDR2 1066MHZ MACH2||ATI X1950Pro Ultimate ||HD 74 GB WD RAPTOR 16MB 10.000RPM|+|320 GB WD SATA II 16MB||TOWER 3RSYSTEM R810||TFT-LCD HP w2207|
Paulo951
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jun 16, 2007 23:22

Mensagempor sergio.pontes » Domingo Ago 26, 2007 22:02

Olá a todos,

Quero antes de mais agradecer a todos os que contribuiram para a minha apreendizagem tanto na aplicação da pasta térmica, como tempos de cura, como instalação de um novo cooler, etc...

Com a vossa ajuda consegui resolver a questão, estou neste momento cerca de 20º.C mais fresco, tanto em idle como em full, em comparação com as respectivas temperaturas quando tinha instalado o stock cooler da intel e a pasta térmica que tinha vindo de origem.

A solução foi limpar o cpu (novamente) com alcool isopropilico, meter artic silver 5 conforme as vossas indicações, e instalei um cooler que se chama coolermaster hyper tx2. Como na traseira já tinha uma fan artic fan 9, e a frente tenho numa noiseblocker x2, ao todo consigo as temperaturas que vos disse acima (cerca de 20.º a menos em comparação com o stock cooler, tanto nas temps em idle, como nas temps em full).

Um abraço a todos e o meu muito obrigado pela vossa excelente ajuda!

ps: eu estava inclinado para comprar o artic freezer 7 pro (pelo que li era bom, e era mais barato), mas esse cooler estava esgotado, portanto fui para a minha segunda opção, e pelos visto escolhi bem!

ps2: com este cooler, e sem a fan lateral (porque não cabe) isto até mete impressão - esta porra não faz barulho quase nenhum! :D - com as peças antigas, parecia um hercules C130 a descolar!
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Anterior

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes