Olá t-o-r-r-e-s!
Tenho uma UPS Mustek 1400VA, segundo tenho lido por ai, as UPS não devem ser ligadas a tomadas com protecção de corrente (picos), e a minha duvida é, porque? Não estaria tambem a proteger mais um pouco a UPS?
De facto existem algumas razões que desaconselham a utilização de MÚLTIPLOS dispositivos de protecção em simultâneo (isto, se estes possuirem a mesma função).
Isso deve-se por exemplo, mas não só, às seguintes razões:
1) Os dispositivos de protecção (UPS, Supressores, etc...) são optimizados para funcionar e detectar problemas em tensões sinusoidais puras na entrada (pois é essa a tensão fornecida por qq Companhia Eléctrica).
Não é de facto uma situação ideal, pois ambos os dispositivos (UPS e Supressor), estarão à espera de lidar com ondas de tensão sinusoidal puras, por modo a poder corrigi-las mediante uma distorção/deformação.
Ora, isso não irá acontecer se associares UPS's de Tensão PWM com um Supressor de Picos.
2) Os dispositivos de protecção (UPS, Supressores, etc...) incluem também Protecção de Comunicações (Modem dial-up, ADSL, etc...).
Se protegeres uma linha de dados, utilizando a secção de Protecção de Comunicações da UPS e do Supressor em simultâneo, isso, resultará numa significativa perda de sinal.
Essa perda de sinal designa-se por Insertion Loss (caracteristica presente em TODOS os sistemas de Protecção de Comunicações).
Se pretenderes proteger uma linha de dados, utiliza apenas UMA das secções de Protecção de Comunicações. Nunca ambas.
3) O que estás a tentar fazer (ligar uma UPS a um Supressor de Picos), designa-se por "Daisy Chaining" e nunca foi aprovado pela UL Underwriters Laboratories Inc. e nem pela CE - ambas entidades certificadoras de normas de segurança.
4) Anulação de Garantia e/ou Seguros de Protecção de Equipamento.
A APC é um desses exemplos.
Eligibility for coverage under the Equipment Protection Policy:
You must register the product by returning to APC the warranty card provided with the product within 10 days of purchase. All information must be filled in, and you should retain a copy for your records.
All connected equipment must have a CE mark.
The APC product must be plugged into properly wired and grounded outlets; no extension cords, adapters, other ground wires, or electrical connections may be used, with the sole exception of other standard APC 230V products. The installation must not include power protection products by any manufacturer other than APC. The installation must comply with all applicable local electrical and safety codes.Any claim under the Equipment Protection Policy must be made within 10 days of the day of alleged damage to the connected equipment.
The Equipment Protection Policy covers only those product models listed above that are used in the European Economic Area.
Vê mais aqui:
http://www.apc.com/support/service/equi ... y_emea.cfm5) Poderão existir ainda outros conflitos entre Sistemas de Protecção.
Tudo dependerá de como é construído o Equipamento.
Daí essa recomendação por parte de muitos Fabricantes!
Tenho um extenção de tomadas com protecção da APC para o resto do material que não é ligado a UPS, sendo assim qual seria a melhor forma de ligar?
1- tomada da parede - tomada/ficha dupla - ligar UPS Mustek e tomada protecção de corrente da APC a cada saida
2- tomada da parede - protecção de corrente - ligar a UPS Mustek numa das saidas da extenção de tomadas da APC
Nenhuma das soluções é ideal (pelas razões acima descritas), mas a #1 parece-me melhor.
Espero ter ajudado.