Potencia das UPS e outras questoes

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor pimpware » Sábado Ago 18, 2007 0:32

Vou pensar no assunto pois as a diferença de preços entre a 600 e a 800 não é muita uma custa 38 e outra 52...

Não faço ideia mas uma UPS deve-se fazer notar um pouco na conta da electricidade não ? As cargas das baterias, o consumo próprio, não ?

Por isso a minha "fixação" em ficar só com uma.

Já agora, li num post que se deveria testar desligando no quadro e não na tomada, gostava de saber só por curiosidade qual o motivo ? O mesmo que também não se devem desligar os electrodomesticos no fio talvez ...

Bem já pareço um gajo da PJ com tanta pergunta.

Obrigado pela ajuda :)
pimpware
Novato
Novato

Registado: Sexta Ago 17, 2007 20:31

Mensagempor ADFC » Sábado Ago 18, 2007 2:19

Olá pimpware.

Sim as UPSs gastam um pouco de energia (15W a 40W em idle e bem mais do que isso se estiverem a carregar as baterias internas).
Variará de acordo com a Topologia da UPS (on-line, off-line, etc...), potência da mesma, fabricante, etc...

Já agora, li num post que se deveria testar desligando no quadro e não na tomada, gostava de saber só por curiosidade qual o motivo ? O mesmo que também não se devem desligar os electrodomesticos no fio talvez ...

O que tu leste no POST está correcto.
As UPSs devem ser testadas desligando o disjuntor do quadro eléctrico (corte de fase e neutro).
Se desligares da tomada de alimentação, o PC ficará a funcionar em modo de "Terra Flutuante" (Fluctuating Ground).
Isto é nocivo pois acumula energia electroestática nos componentes mais sensiveis do teu PC e é também mais inseguro para o utilizador (em casos extremos causados por fugas de corrente eléctrica).
Além disso muitos componentes electrónicos digitais precisam de uma "Tensão de Referência Nula = 0Volt" para poderem funcionar correctamente, reduzindo os Metastability States (comum em CIs), Crosstalk Digital Interference (comum em cabos de discos rígidos e em barramentos de informação), etc...

Fica a recomendação.
Editado pela última vez por ADFC em Domingo Set 02, 2007 6:52, num total de 5 vezes.
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 31, 2005 2:32

Mensagempor pimpware » Domingo Ago 19, 2007 23:10

Bem desde já obrigado pela info :wink:

Em relação ao consumo, desde que tenho a UPS tenho-a sempre ligada, mesmo de noite quando desligo o PC, até cheguei a mandar um mail para a Mustek para saber qual a recomendação deles e a resposta foi de que seria indiferente, desde que o fio esteja ligado as baterias são sempre carregadas quando necessário.

Mas isto dito dum fabricante não me convence ...

Sei que por exemplo a MBoard estará sempre a consumir alguma energia mesmo desligada, mas a UPS em si consome algo digno de poupança ? Deverei desligar sempre a UPS no botão on/off ?

Cumps
pimpware
Novato
Novato

Mensagempor joaoreis00 » Segunda Ago 20, 2007 17:51

epa... nao é q perceba mt de UPS's mas como foi referido ali em cima num post, as UPS's conssomem pouco a nao ser q estejam a carregar as baterias...

grande parte do dia/dias/ e as vezes ate semana/s a ups nao esta a carregar a bateria... a nao ser q estejas numa zona mt má e passe a vida a faltar a electricidade!!

pessoalmente nao vejo necessidade em desligar a UPS do botao!
joaoreis00
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quinta Mai 05, 2005 14:36

Mensagempor Fresh_fruit » Terça Ago 21, 2007 8:47

Desligar a UPS nao faz qualquer sentido ... ela foi feita para estar sempre ligada .

Mesmo com o equipamento desligado , podes sofrer um pico de corrente ... se a UPS estiver desligada nao vai fazer o seu trabalho ...
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor alr_tech » Terça Ago 21, 2007 9:36

boas
Fresh_fruit Escreveu:Desligar a UPS nao faz qualquer sentido ... ela foi feita para estar sempre ligada .

Mesmo com o equipamento desligado , podes sofrer um pico de corrente ... se a UPS estiver desligada nao vai fazer o seu trabalho ...
se está desligada não há corrente a jusante :?

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor tntnt » Quarta Ago 22, 2007 1:10

Fresh_fruit Escreveu:Desligar a UPS nao faz qualquer sentido ... ela foi feita para estar sempre ligada .

Eu desligo a minha de noite pq faz um pequeno "chiar" que me incomoda.

cumps
-Asus P5K Pro / Q6600 @ 2400 / 4Gb Kingston HyperX 1066MHz / HD3850 256Mb
-Asus A8N-SLI / A64 X2 3800 @ 2500 @ AC Freezer / 2Gb @ 208 / X1900XT 512Mb @ Accelero X2
http://laestoueuadivagar.blogspot.com/
tntnt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Mar 18, 2006 1:13

Mensagempor Fresh_fruit » Quarta Ago 22, 2007 8:18

tntnt Escreveu:

Eu desligo a minha de noite pq faz um pequeno "chiar" que me incomoda.

cumps

É o problema de ter os PC's nos quartos ... por mais silenciosos que sejam é sempre a mesma coisa ... pelo menos a mim qualquer luz ou barulho me incomoda , até o despertador tem de ser old-school tudo analogico e muito silencioso nada daqueles que se ouve a corda a trabalhar .

É altamente desaconselhável ter PC's no quarto a trabalhar durante a noite ... mesmo que se consiga adormecer com facilidade. A barulho vai sempre incomodar o correcto descanso do cérebro.
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor joaoreis00 » Quarta Ago 22, 2007 10:45

isso depende do barulho... foi-me dificil habituar mas depois com o passar o tempo ate escorrega lool

agora durmo na boa... apesar de continuar a investir para "calar" mais o pc!

qt ao "chiar" da UPS... a minha antiga Mustek fazia 1 zumbido tal q era preferivel a dormir sempre com o pc ligado do q desligado... actualmente tenho uma APC e omfg... assim rende... nao se ouve pio... so se la foi msm ao pe dela pq se estiver a um metro dela ja nao se ouve nada!
joaoreis00
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor pimpware » Domingo Ago 26, 2007 9:09

Boas

Já tenho o pc novo q6600

Encomendei uma UPS Mustek 800VA mas só a tenho para a semana, mesmo assim arrisquei e liguei à minha velhinha Mustek 600VA (360W) :

Celeron 2.4 (com o monitor CRT ligado fora da UPS)

+

Q6600 (G0) + TFT

Tenho estado aqui a fazer montes de coisas ao mesmo tempo e a gravar DVDs com tralha de um para o outro, n tenho rede ligada, e a UPS anda nos 50% / 55% de carga, não passa disso :lol:
pimpware
Novato
Novato

Mensagempor joaoreis00 » Domingo Ago 26, 2007 18:02

se os pc's forem a baixo assim do nada ja sabes o pq :wink:
joaoreis00
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor t-o-r-r-e-s » Sábado Set 01, 2007 14:27

Boas!

Aqui vai mais uma duvida, então é:

Tenho uma UPS Mustek 1400VA, segundo tenho lido por ai, as UPS não devem ser ligadas a tomadas com protecção de corrente (picos), e a minha duvida é, porque? Não estaria tambem a proteger mais um pouco a UPS?
Tenho um extenção de tomadas com protecção da APC para o resto do material que não é ligado a UPS, sendo assim qual seria a melhor forma de ligar?

1- tomada da parede - tomada/ficha dupla - ligar UPS Mustek e tomada protecção de corrente da APC a cada saida

2- tomada da parede - protecção de corrente - ligar a UPS Mustek numa das saidas da extenção de tomadas da APC

A ver se me expliquei bem :/
t-o-r-r-e-s
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Dez 30, 2005 17:22

Mensagempor ADFC » Domingo Set 02, 2007 10:15

Olá t-o-r-r-e-s!

Tenho uma UPS Mustek 1400VA, segundo tenho lido por ai, as UPS não devem ser ligadas a tomadas com protecção de corrente (picos), e a minha duvida é, porque? Não estaria tambem a proteger mais um pouco a UPS?

De facto existem algumas razões que desaconselham a utilização de MÚLTIPLOS dispositivos de protecção em simultâneo (isto, se estes possuirem a mesma função).
Isso deve-se por exemplo, mas não só, às seguintes razões:

1) Os dispositivos de protecção (UPS, Supressores, etc...) são optimizados para funcionar e detectar problemas em tensões sinusoidais puras na entrada (pois é essa a tensão fornecida por qq Companhia Eléctrica).
Não é de facto uma situação ideal, pois ambos os dispositivos (UPS e Supressor), estarão à espera de lidar com ondas de tensão sinusoidal puras, por modo a poder corrigi-las mediante uma distorção/deformação.
Ora, isso não irá acontecer se associares UPS's de Tensão PWM com um Supressor de Picos.

2) Os dispositivos de protecção (UPS, Supressores, etc...) incluem também Protecção de Comunicações (Modem dial-up, ADSL, etc...).
Se protegeres uma linha de dados, utilizando a secção de Protecção de Comunicações da UPS e do Supressor em simultâneo, isso, resultará numa significativa perda de sinal.
Essa perda de sinal designa-se por Insertion Loss (caracteristica presente em TODOS os sistemas de Protecção de Comunicações).
Se pretenderes proteger uma linha de dados, utiliza apenas UMA das secções de Protecção de Comunicações. Nunca ambas.

3) O que estás a tentar fazer (ligar uma UPS a um Supressor de Picos), designa-se por "Daisy Chaining" e nunca foi aprovado pela UL Underwriters Laboratories Inc. e nem pela CE - ambas entidades certificadoras de normas de segurança.

4) Anulação de Garantia e/ou Seguros de Protecção de Equipamento.
A APC é um desses exemplos.
Eligibility for coverage under the Equipment Protection Policy:
You must register the product by returning to APC the warranty card provided with the product within 10 days of purchase. All information must be filled in, and you should retain a copy for your records.
All connected equipment must have a CE mark.
The APC product must be plugged into properly wired and grounded outlets; no extension cords, adapters, other ground wires, or electrical connections may be used, with the sole exception of other standard APC 230V products. The installation must not include power protection products by any manufacturer other than APC. The installation must comply with all applicable local electrical and safety codes.
Any claim under the Equipment Protection Policy must be made within 10 days of the day of alleged damage to the connected equipment.
The Equipment Protection Policy covers only those product models listed above that are used in the European Economic Area.
Vê mais aqui:
http://www.apc.com/support/service/equi ... y_emea.cfm

5) Poderão existir ainda outros conflitos entre Sistemas de Protecção.
Tudo dependerá de como é construído o Equipamento.
Daí essa recomendação por parte de muitos Fabricantes!

Tenho um extenção de tomadas com protecção da APC para o resto do material que não é ligado a UPS, sendo assim qual seria a melhor forma de ligar?
1- tomada da parede - tomada/ficha dupla - ligar UPS Mustek e tomada protecção de corrente da APC a cada saida
2- tomada da parede - protecção de corrente - ligar a UPS Mustek numa das saidas da extenção de tomadas da APC

Nenhuma das soluções é ideal (pelas razões acima descritas), mas a #1 parece-me melhor.

Espero ter ajudado.
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 31, 2005 2:32

Mensagempor t-o-r-r-e-s » Domingo Set 02, 2007 11:46

ADFC Escreveu:

Nenhuma das soluções é ideal (pelas razões acima descritas), mas a #1 parece-me melhor.

Espero ter ajudado.

Mas porque não seria a 1 uma boa solução?
Seria apenas uma tomada dupla normal sem protecção :/
t-o-r-r-e-s
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Dez 30, 2005 17:22

Mensagempor joaoreis00 » Domingo Set 02, 2007 22:01

nas instruções da minha UPS APC tb dizem para nao ligar a UPS a uma tomada com protecção de picos... dizem pra ligar directamente a ficha eletrica ou em todo o caso a uma fixa tripla mas sem protecção... uma das normais!

ja agora um pequeno offtopic... posso ligar uma TV TFT a uma UPS sem problemas?... vai dar ao msm q se tivesse um monitor TFT de computador ligado? (mas a conssumir mais energia).
joaoreis00
Membro Diamante
Membro Diamante

AnteriorPróximo

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes