Onyric Linux v0.2 - Ovelha Ranhosa

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor l2k » Quinta Ago 30, 2007 23:41

Fico contente por poder ajudar :wink:
Imagem
l2k
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Abr 08, 2006 12:48

Mensagempor _BELGA_ » Sexta Ago 31, 2007 14:46

afinal daqui a pouco já vou poder experimentar...o sapo acabou de me triplicar o limite de tráfego internacional!! :D :D
Imagem
_BELGA_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Nov 29, 2005 20:16

Mensagempor Posturas » Sexta Ago 31, 2007 17:39

Onyros Escreveu:
Em relação ao 2º pormenor, os scripts de shutdown e reboot precisam de privilégios de administração, por isso é normal ser necessária a password de root. É caso para investigar, no entanto, porque tanto GNOME, KDE e XFCE conseguem encerrar o computador ou fazer reboot sem ser necessários privilégios de root.

Adiciona o utilizador ao grupo power e já dá para desligar/reiniciar como user.

Cumps.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor Onyros » Segunda Set 03, 2007 12:56

Posturas Escreveu:
Onyros Escreveu:
Em relação ao 2º pormenor, os scripts de shutdown e reboot precisam de privilégios de administração, por isso é normal ser necessária a password de root. É caso para investigar, no entanto, porque tanto GNOME, KDE e XFCE conseguem encerrar o computador ou fazer reboot sem ser necessários privilégios de root.

Adiciona o utilizador ao grupo power e já dá para desligar/reiniciar como user.

Cumps.
Obrigado pela dica, na próxima versão já está corrigido ;)

A próxima já vai ter versão Enlightenment17 e USB. :D
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor Speed Dragon » Segunda Set 03, 2007 13:22

Onyros, grande projecto!

Não tive muito tempo para ler, mas tenho três comentários/sugestões a fazer:

- Colocar isso a arrancar através de uma PEN Drive, ou seja, mete-se a PEN, reboot, e puff :)

- Abrir programas Windows no Linux, isso não sei se é possível fazer.

- Aceder a partições NTFS
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor Onyros » Segunda Set 03, 2007 13:45

Speed Dragon Escreveu:Onyros, grande projecto!

Não tive muito tempo para ler, mas tenho três comentários/sugestões a fazer:

- Colocar isso a arrancar através de uma PEN Drive, ou seja, mete-se a PEN, reboot, e puff :)

- Abrir programas Windows no Linux, isso não sei se é possível fazer.

- Aceder a partições NTFS
Speed, mate, boas sugestões todas elas!

1.
v0.3 - Nome de código - Cão Vadio já vai sair com suporte para flash drives/pendrives. Vai ser uma edição especialmente pensada para usar on the go, com possibilidade de gravar sessões/dados na mesma pendrive. Vai é necessitar de uma pen, no mínimo de 512MB (recomendado 1GB).

Já enviei um email ao Barry Kauler, que é quem desenvolve Puppy Linux, sobre o sistema de ficheiro específico que usa na versão USB de Puppy, para evitar escrever demasiadas vezes na memória flash; seria uma adição fenomenal ao "projecto".

2.
Incluir WINE pré-configurado, é uma hipótese, já tinha pensado nisso também. Em princípio, não incluiria binários Windows, mas podia juntar um guia de uso, pelo menos.

3.
A próxima versão também vai ter escrita em partições NTFS por omissão. Também tenho que melhorar os mounts/unmounts das partições, porque é algo que não está ainda afinado.

4.
Sugestão do PapaGigas: incluir o Virtualbox, já com uma boa configuração default (incluindo as VBoxAdditions e a partilha de pastas).

Isto tem um memory footprint tão baixo que servia perfeitamente para utilizar como framework de servidores em máquina virtual.

Ou então, para quem precisa de usar outros sistemas operativos em máquinas virtuais, pura e simplesmente.

5.
Ainda sobre o Gigas, ficou falado com ele haver dois perfis do Opera na próxima versão: uma com tudo em default, praticamente; outra com uma config de segurança made by PapaGigas... ou seja, à prova de bala. E mísseis.

6.
Script de instalador (ainda) mais afinado. Ele já funciona bastante bem, mas não dá a mãozinha a ninguém. E ainda não configura como deve ser o user criado no instalador.

Algumas destas coisas já na versão 0.3 - Cão Vadio, mas isto tudo bem integrado e a funcionar como deve ser para incluir na versão estável 1.0 - nome de código Vaca Sagrada. ;)

Só para acabar, falaram-me na minha versão GNOME XPTO que também é bastante rápida e minimalista... Não vale a pena investir muito nisso: já outros fizeram e bastante melhor. (Por acaso não conheço nenhuma que boote para menos de 50MB de RAM como a que eu uso, mas enfim).

XFCE4 então, nem se fala. Quem quiser uma boa distro com esse ambiente gráfico até tem duas por onde escolher, curiosamente ambas baseadas em Slackware, simplesmente imbatíveis: VectorLinux e ZenWalk. Até para KDE há uma distro excelente para recursos mais humildes: sidux (versão KDE-Lite, a outra tem mais bagagem).
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor Posturas » Terça Set 04, 2007 12:16

Saquei a v0.2.

Ainda não tive tempo de a testar, só a vi durante algum tempo numa máquina virtual.

Parece-me bastante bom. O memory footprint está muito bom.

Não querendo ser chato mas não sei se podes incluir os drivers proprietários da ati e da nvidia. Existe uma outra distro que teve problemas:
http://kororaa.org/static.php?page=gpl
A ideia desta distro era a mesma da tua, pegar numa distro excelente e criar um livecd completamente funcional.

Pessoalmente não tenho nada contra a inclusão de software não GPL na distro, até porque o uso em todos os meus sistemas linux. Apenas achei que devia informar.

Aproveito e sugerido que adiciones 2 programas (não sei se tens isso implementado, porque como disse ainda não olhei a fundo para a distro, mas tenciono fazer):
1. partimage
2. gparted
Como isto para além de livecd, ficavamos também com rescue cd.

Cumps e continuação de excelente trabalho!
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Onyros » Terça Set 04, 2007 16:34

Posturas Escreveu:Saquei a v0.2.

Ainda não tive tempo de a testar, só a vi durante algum tempo numa máquina virtual.

Parece-me bastante bom. O memory footprint está muito bom.

Não querendo ser chato mas não sei se podes incluir os drivers proprietários da ati e da nvidia. Existe uma outra distro que teve problemas:
http://kororaa.org/static.php?page=gpl
A ideia desta distro era a mesma da tua, pegar numa distro excelente e criar um livecd completamente funcional.

Pessoalmente não tenho nada contra a inclusão de software não GPL na distro, até porque o uso em todos os meus sistemas linux. Apenas achei que devia informar.

Aproveito e sugerido que adiciones 2 programas (não sei se tens isso implementado, porque como disse ainda não olhei a fundo para a distro, mas tenciono fazer):
1. partimage
2. gparted
Como isto para além de livecd, ficavamos também com rescue cd.

Cumps e continuação de excelente trabalho!
Posturas, só para começar, obrigado pela atenção, sempre e pelas dicas ;)

E não és "chato" algum, muito pelo contrário, toda a ajuda é bem-vinda!

1.
Sobre os drivers proprietários fglrx e nvidia... Eu lembro-me da polémica com o Kororaa, inclusivamente acompanhei mais ou menos a questão na altura, até porque foi o 1ª vez que experimentei a combinação XGL+Compiz e fiquei de boca aberta.

A questão é que há distros que incluem os drivers proprietários na distro, e que não têm problemas de licenciamento (só de cabeça estou a lembrar-me de Elive, por exemplo), assim como há distros que têm problemas de licenciamento com os codecs restritos (incluindo os big kahunas, como Ubuntu) e outras que vêm com tudo pré-configurado (como Linux Mint, que é baseado em Ubuntu).

Às vezes, o problema também tem a ver com especificidades legais de cada país. Não foi o caso de Kororaa, porque é uma distro (agora quase esquecida) australiana e baseada em Gentoo, mas talvez seja o que permite que Mint tenha tudo o que é codec pré-instalado e configurado, tal como Elive (distro belga), enquanto Ubuntu não o pode fazer.

No meu caso, eu fiz uma "finta". Eu não incluo os drivers proprietários, eles não vêm incluídos em parte alguma do código da distro, nem fazem parte do LiveCD... mas no script de configuração de X, quando se escolhe, por exemplo, a gráfica ATi com drivers proprietários, o script limita-se a ir buscá-los aos repos de Arch (com a ajuda preciosa do pacman, claro!).

O problema com Kororaa foi o facto de não só incluir os drivers proprietários, mas incluir o kernel pré-compilado com os módulos proprietários. Eu só incluí a opção de instalar, logo não estou propriamente a distribuir.

Com o Opera a questão é diferente, e ainda está no ar. Inclusivamente, há artwork por licenciar (ícones, temas e afins), mas isso só será possível mais lá para a frente e depois de bem listado.

2.
Já tenho o "parted" incluído, mas também me parece uma boa ideia incluir o "gparted", para ter um gui como deve ser. O "partimage" curiosamente, foi algo que me escapou, mas também é fácil de incluir. Para ser um rescue-cd à maneira, que tal o "Clonezilla"? Também já tenho na lista os "ntfs-3g", para se poder montar e manipular partições NTFS sem problemas.

Ainda tenho que corrigir alguns problemas com a criação automática da fstab: há partições que monta, mas não consegue fazer unmount; há partições que pura e simplesmente não consegue montar, etc.

Esta versão já é suficientemente estável, ainda tem alguns bugs, mas a ideia é chegar, lá para a v0.5, a uma feature-freeze, para depois ir deixando tudo o mais limpo e funcional possível... o que pode implicar que nem haja as v0.5+ até à v1.0, a tal com o nome de código Vaca Sagrada.

edit: já agora, reparei que o tópico foi promovido a inamovível :D
Gracias!
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor Posturas » Terça Set 04, 2007 19:59

A respeito dos drivers fiquei esclarecido (tinha escolhido o driver vesa e como tal julgava que estavam incluídos).

A respeito do resto, tudo ok.

Força nisso.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Onyros » Quarta Set 05, 2007 16:03

Mais um acerto importante: reparei que na config do monitor e da gráfica, me esqueci de juntar ao script o display size correcto para ficar com 100 dpi's de resolução... o que pode fazer com que o tipo de letra fique minúsculo em resoluções acima dos 1024x768 (por exemplo, a 1440x900 fica a 89 x 87 dpi's).

Também já está corrigido para a próxima versão. ;)
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor tcouto » Sábado Set 08, 2007 16:54

Um projecto muito ambicioso para ser perseguido por uma pessoa... os meus parabéns!! ;)

Não sei se conheces o PcLinuxOS? é uma distro das mais userfriendly que conheço e tem um control center fabuloso, que permite fazer quase tudo no sistema atraves de gui!! simplesmente fabuloso.

o problema é que com o kde se torna um pouco pesado para sistemas mais antigos. a solução parecia ser o sam linux!! uma variante dp pclinuxOS, mas com Xfce... é interessante, mas mostrou alguma instabilidade.

será possivel integrar algo como o control center do pclinuxOS na tua "distro"? desculpa se a pergunta é mt estupida ;)

cumprimentos
tcouto
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Jun 10, 2006 16:22

Mensagempor Posturas » Sábado Set 08, 2007 23:13

tcouto Escreveu:Um projecto muito ambicioso para ser perseguido por uma pessoa... os meus parabéns!! ;)

Não sei se conheces o PcLinuxOS? é uma distro das mais userfriendly que conheço e tem um control center fabuloso, que permite fazer quase tudo no sistema atraves de gui!! simplesmente fabuloso.

o problema é que com o kde se torna um pouco pesado para sistemas mais antigos. a solução parecia ser o sam linux!! uma variante dp pclinuxOS, mas com Xfce... é interessante, mas mostrou alguma instabilidade.

será possivel integrar algo como o control center do pclinuxOS na tua "distro"? desculpa se a pergunta é mt estupida ;)

cumprimentos

Não sou o onyros, nem tenho o dom de oclumência mas imagino que a resposta seja algo do género:

É sempre possível a inclusão de um gui para fazer a gestão de qualquer coisa. No entanto, dúvido que o onyros o faça por dois motivos:

1. A filosofia que ele escolheu: keep it simple (and light).
2. É mais fácil/rápido alterar configs e scripts. Sobretudo sendo archbased, dá para configurar quase tudo com uma única config. Não há nada como experimentar para ficar convencido.

Mas espera pela resposta do onyros.

Cumps.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Onyros » Domingo Set 09, 2007 2:15

Posturas Escreveu:
tcouto Escreveu:Um projecto muito ambicioso para ser perseguido por uma pessoa... os meus parabéns!! ;)

cumprimentos

Não sou o onyros, nem tenho o dom de oclumência mas imagino que a resposta seja algo do género:

É sempre possível a inclusão de um gui para fazer a gestão de qualquer coisa. No entanto, dúvido que o onyros o faça por dois motivos:

1. A filosofia que ele escolheu: keep it simple (and light).
2. É mais fácil/rápido alterar configs e scripts. Sobretudo sendo archbased, dá para configurar quase tudo com uma única config. Não há nada como experimentar para ficar convencido.

Mas espera pela resposta do onyros.

Cumps.
Hehe, Posturas FTW :D

Basicamente, ele acertou na "mouche"!

Só para começar, tcouto, a pergunta não é NADA estúpida! Muito pelo contrário! As sugestões são sempre bem-vindas, e às vezes podem apontar-me ou mostrar-me coisas que eu acho úteis, especialmente no contexto daquilo que eu gostaria de fazer.

Eu conheço Sam, e acho um fork muito interessante de PCLinuxOS, que foi uma das distros que já me lembro de ter recomendado (Maio de 2006!) por aí, mesmo antes do surto de popularidade que tem tido (ao ponto de rivalizar com Ubuntu).

A filosofia de uma distro, de uma config neste caso, é muito importante. Caso não seja, há sempre alguma coisa melhor e mais bem pensada por aí, basta procurar. Ou seja, caso não se saiba bem o que se quer fazer, acaba por se tentar "reinventar a roda".

Eu percebo que ter ferramentas com GUI para configurar aspectos importantes, dos normalmente presentes num Control Center, podem ser fulcrais.

Mas eu gostava de fazer algo ligeiramente diferente, e vou dar um exemplo simples. Imagina um tutorial com exemplos GUI e um tutorial de texto.

Eu lembro-me de um, em particular, que explicava em Ubuntu como se incluíam uns repos extra em GUI e de pensar que, traduzindo aquilo para linguagem de texto se tinham poupado linhas e linhas de conteúdo.

Em GUI, havia umas 7 ou 8 imagens; em texto, havia um comando no terminal, e algumas indicações a explicar para que é que serviam.

Esse é o meu "approach": simples, rápido, eficaz, sem desperdícios! E GUI é bonito, mas nem sempre é mais eficaz, ou mais rápido. Muito pelo contrário. O terminal não é um bicho-papão... especialmente quando poupa (muito) tempo!

E, apesar de não o ter deixado claro por aí, esta config já faz algumas coisas engraçadas, que muitas distros ainda não fazem como deve ser:

1. Ferramenta (muito, muito) simples de configuração da gráfica, monitor, ecrã. Se alguém tiver a mínima ideia d'aquilo que está a usar, não vai ficar com um ecrã negro e sem saber o que fazer. Em caso de dúvida: basta escolher os defaults. Há-de sair qualquer coisa a funcionar.

2. Browser muito à frente (long live Opera), com Flash pré-configurado. (que é só uma das maiores dores de cabeça para muito pessoal que usa Linux e ainda não se entende muito bem com as configs)

3. Agora ainda não é muito bonito (ok, eu pessoalmente já acho), mas quando lançar a versão E17 vai haver pessoal a babar. E vai ser praticamente tão rápido/eficaz nos recursos como já é.

4. Programas escolhidos ao pormenor para encaixarem na filosofia de simplicidade, eficácia e rapidez! Além disso... um programa para cada função. E o que desempenha melhor essa função.

5. Algures, há uma gaja nua. E mais não digo.

Agora, muito a sério... Eu ainda não posso recomendar "Onyric" a alguém. Acho que pode ser interessante, mas não recomendo, ainda. Exceptuando a um grupo muito específico de pessoal:
a) a quem queira experimentar Arch sem instalar:
b) a quem tenha um computador antigo e queira dar-lhe vida nova, mesmo sem ser preciso instalar (pode correr do LiveCD durante dias e dias - já o testei assim, durante 4 dias seguidos);
c) a quem queira experimentar Arch Linux e instalar (tem um instalador simples incluído - para users intermédios);
d) a quem seja curioso e queira experimentar uma coisa nova.

Posso é continuar com as alíneas, da seguinte forma... Onyric é:
a) Mais rápido e menos exigente em termos de recursos do que Windows 2000, XP e Vista ou do que Ubuntu (Kubuntu, Xubuntu, Edubuntu e Fluxbuntu), SUSE, Debian, PCLinuxOS, Fedora, MEPIS ou Sabayon (mas ela por ela com Gentoo, dependendo da config), e por aí adiante;
b) Uma forma fácil de experimentar ou instalar Arch;
c) Uma forma fácil de desistir de usar Windows, e ter em menos de 2 minutos (correndo do LiveCD) um sistema operativo com programas que no Windows demoram uma catrefada de minutos a instalar, e às vezes horas a configurar;
d) Uma forma fácil de dizer adeus aos virus, aos trojans, aos worms, ao spyware, ao malware em geral...

And so on, and so on.

Só para acabar: agradeço ao user t-o-r-r-e-s pela inspiração. Foi por causa de uma "discussão" com ele que achei que podia "criar" um sistema operativo que não exigisse um computador novo para ser actual e correr tão bem num computador XPTO, como num dinossauro da era dos Pentium II (com as devidas diferenças de velocidade, mas sem limitações injustas).

Ao fim e ao cabo, aquela história de se comprar um computador ou portátil topo de gama para escrever textos no Word e ir à net, ainda continua a acontecer muito. Com Onyric faz-se isso tudo mais depressa, e com menos chatices. Seja com um Quad-Core upa-lá-lá, ou com um Pentium III a 733MHz, e com, pelo menos, 64MB de RAM (recomendo 128MB ou 256MB).

Eh pá, mas... gostava era de fazer isto... com pinta. Claro! :P

TODA a ajuda é bem-vinda!
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor Onyros » Domingo Set 09, 2007 2:23

E, entretanto, escaparam-se as notícias...

Onyric está no "tipping-point". Podia lançar já a versão 0.3, mas ainda falta acertar uns pormenores.

v0.3 já tem E17 (Enlightenment 17), que é um ambiente de trabalho fora do vulgar, com uma pinta desgraçada e que corre bem em qualquer computador que não seja um ábaco.

Também vou pôr aí uma versão experimental para usar em pendrive, com menos features que a versão de CD (o Frozen Bubble pode ir dar uma curva, por exemplo?).

Preciso de sugestões! Software light, tanto em espaço em disco, como em recursos utilizados.

A próxima versão vai ter um MUTT. Ah pois é. Toda a gente devia experimentar um cliente de email como deve ser. O que sucka menos de todos, ainda por cima. Só como alternativa ao Claws (ou ao cliente de email do Opera), claro ;)

Alguém quer refinar o script de gravação de CD's para eu deitar fora o Gnomebaker?

Alguém quer desenhar wallpapers, um logo para a pseudo-distro, novos ícones para os programas, imagem de entrada para o SLiM?

Alguém me quer lembrar porque é que eu me esqueci de incluir a resolução de 100 dpi's para cada selecção no script de configuração de X (o que faz com que a 1440x900 os caracteres fiquem minúsculos, com a Bitstream Vera Sans em tamanho 7)?

PM me!
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor Onyros » Segunda Set 17, 2007 22:15

OOOOOK, nova versão a caminho :D

Estou a ficar mais satisfeito com o caminho que isto está a levar, já parece uma coisa com pés e cabeça.

Para já, segundo os meus planos, na altura em que lançar a versão estável, já a AMD/ATi lançou os drivers para Linux com suporte para AIGLX.

Isso quer dizer que vai haver versão GNOME minimalista, Compiz-Fusion no horizonte para ATi e nVidia's (e Intel e afins) ;)

Versão de Enlightenment (E17) a bombar e à campeão. Com menos de 50MB de RAM ocupada, um DE (Desktop Environment) de babar. Pic's a caminho, também.

Isto quer dizer que, além de apresentar a minha versão minimalista de GNOME, a mais leve do "mercado", vou disponibilizar uma versão de Enlightenment que acho melhor, mais rápida e funcional do que Elive (baseada em Debian).

Além disso, matei mil e um bugs da versão anterior, e estou a caminhar para uma versão verdadeiramente como deve ser.

Alguns problemas mais recentes advêm do facto de os repos de Arch terem mudado de denominação: [current] passou a [core]. Users de Arch: beware - não há FTP installs por enquanto, até ao próximo update.

Juntei uma série de ferramentas novas à config: ivman, para montar drives externas, USB e mesmo firewire on-the-fly. Funca perfeitamente.

Juntei o emelfm2 ao PCManFM. Cumprem mais ou menos a mesma função, mas o emelfm2 é uma adaptação para GTK2 excelente de um "must" histórico nos file managers de Linux. Muito versátil e prático, menos bonito que PCManFM, e com menos dependências.

Mil e uma correcções documentadas no site que vou "estrear" dentro de uma semana dedicado à config, pseudo-distro, baseada em Arch Linux ;)
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes