Bancos vão apertar na concessão de crédito

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor forunista » Terça Set 18, 2007 13:23

Azarael Escreveu:Errr... explica-me como os bancos subindo os juros desta maneira é bom para eles ? Dificilmente é um incentivo para ganharem mais clientes, ou os clientes existentes adquirirem mais crédito. Além de que se arriscam a perder clientes devido às prestações serem mais altas do que podem pagar. E depois tomarem posse por exemplo da casa também não é assim grande coisa se a não conseguirem vender...
É outra vez uma daquelas coisas que não é tão simples como parece.

Os bancos também pedem dinheiro emprestado a outros bancos, ele não aparece do nada... e daí é quase mas é outra história... Se a taxa que eles cobram entre si sobe, literalmente o preço do dinheiro, eles sobem também a dos clientes. É compreensível, não estamos propriamente a falar de entidades sem fins lucrativos, não é ?

Basicamente respondeste às tuas perguntas.
Se sobem os juros, podem não ganhar mais cliente, mas os existentes pagam mais.
Se perdem clientes é porque outro banco ofereceu melhores condições, está instituido a concorrência.
Se ficam com a casa(exemplo), é quando ganham mais dinheiro, visto que estiveram a receber de um cliente que teve de a entregar por não a conseguir pagar e asseguir outro cliente irá pagar os juros que o outro já pagou.
Não disse que o dinheiro aparece do nada, se não colocassemos o dinheirinho no banco eles governavam-se com o quê. Estão a gerir o nosso dinheiro.

Azarael Escreveu:É compreensível, não estamos propriamente a falar de entidades sem fins lucrativos, não é ?

Claro que não, só questiono o porquê de tanta beneces a bancos, fugas ao fisco, etc., quando os seus lucros são os maiores de sempre.
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Fev 01, 2007 14:53

Mensagempor TheRza » Terça Set 18, 2007 13:30

forunista Escreveu:Claro que não, só questiono o porquê de tanta beneces a bancos, fugas ao fisco, etc., quando os seus lucros são os maiores de sempre.

la isso é verdade!!!

todos os anos eles tem lucros significativos, têm um crescimento médio acima dos 37%, isto numa economia como a nossa! agora pensem...

aki vos deixo uma citação interessante:
"Se a prioridade fosse a saúde, os lucros dos quatro maiores bancos dariam para pagar os custos de construção e exploração de três hospitais semelhantes ao que vai ser construído em Cascais, com capacidade de 250 camas, durante os próximos 30 anos".

fikem bem! 8)
Imagem
TheRza
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Abr 26, 2005 2:51

Mensagempor Pin » Terça Set 18, 2007 13:33

Boas,

Eu penso o seguinte os bancos, assim como qq empresa em qq ramo da economia, tenta vender o seu produto o melhor que pode...agora depende de cada um saber se é necessario ou não...

Eu tenho uma vida razoavel, pq ao contrario da maioria dos portugueses, gasto o que tenho ou o que posso... é facil gastar o cartão de credito, o dificil é chegar ao fim do mês e paga-lo... Não me parece que isto seja culpa dos bancos..é verdade que estºao a facilitar a pessoa a gastar dinheiro mas não o obriga, isso vai depender da cabeça de cada um..

Qd fazemos algo de errado é mais facil ou culpar o estado ou os bancos... deixemos de ser "mimados"....

Custa me muito e tenho pessoas a trabalhar comigo ke assim o são: comprar ferias a credito, comprar grandes carros a credito...e depois no fim como é??

Tb conheco mt bo gente que compra carro em sistema de leasing e nem a 1 prestação paga...mas isso são extremos talvez lol

E mais qd andava na faculdade, havia pessoas que se keixavam das Propinas, mas todos os sabado eram capaz de gastar 30 euros numa noite em copos...enfim...

Eu penso assim, qd posso vou de ferias, vou jantar fora, compro uma roupa, senão puder fico triste mas prontos...é a vida

cumps
Imagem

Imagem
Pin
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 01, 2004 4:14

Mensagempor Pin » Terça Set 18, 2007 13:40

TheRza Escreveu:
forunista Escreveu:Claro que não, só questiono o porquê de tanta beneces a bancos, fugas ao fisco, etc., quando os seus lucros são os maiores de sempre.

Desculpa depositavas o teu dinheiro no Banco se ele tivesse prejuizo??

O objectivo de uma empresa não é ter lucro?

Esse argumentos dos lucro para mim não vale nada, há outros mais validos do que esses...

O Banco não tem culpa de certas pessoas pedirem desesperadamente credito ao consumo com txs a 20%...temos de ser conscientes e dizer não...credito para ferias, roupa...por amor de deus, há mt boa gente sem dinheiro para alimentação...
Imagem

Imagem
Pin
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor skorzen » Terça Set 18, 2007 13:50

Parece-me uma boa notícia tendo em conta que assim me parecem que haverão menos possibilidades das famílias recorrerem ao crédito e, consequentemente, se endividarem. Não há nada melhor que saber racionalizar o uso que se dá dinheiro.
skorzen
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Fev 06, 2006 17:02

Mensagempor forunista » Terça Set 18, 2007 13:54

Pin Escreveu:Desculpa depositavas o teu dinheiro no Banco se ele tivesse prejuizo??

Se o banco tem lucro com o MEU dinheiro, porque é que eu não recebo nada em troca ?
Por exemplo, quando ponho o dinheiro a render a prazo, porque me dão uns miseros 1% ?

Pin Escreveu:O Banco não tem culpa de certas pessoas pedirem desesperadamente credito ao consumo com txs a 20%...temos de ser conscientes e dizer não...credito para ferias, roupa...por amor de deus, há mt boa gente sem dinheiro para alimentação...

Claro que não têm culpa, para eles quando mais desesperada estiver a pessoa melhor, mais pode exigir.
A questão é, e não há quem responda: como é que os bancos têm lucros astronómicos e ninguém lhes pede contas, perdoa-se tudo ?
Até quando mantemos os olhos fechados aos grandes grupos económicos e os seus lucros crescentes à medida que o país empobrece e a vida se torna mais dificil ? A vida nunca esteve tão boa para essas grandes entidades como agora. Estamos numa época de crise ? Há falta de dinheiro ou está mal distribuido ?
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Pin » Terça Set 18, 2007 16:15

Se o banco tem lucro com o MEU dinheiro, porque é que eu não recebo nada em troca ?

Não pagas nada mas tu tb não pagas nada para depositar o teu dinheiro em conta corrente...é preferivel do que ter o risco de colocar debaixo do colchão..lol

Por exemplo, quando ponho o dinheiro a render a prazo, porque me dão uns miseros 1% ?

Desculpa contrarias mas Claro que paga mais do que 1% num deposito a prazo....agora depende como é logico da modalidade do deposito!

Claro que não têm culpa, para eles quando mais desesperada estiver a pessoa melhor, mais pode exigir.?

Desesperados como a maioria para ir de feria para as Caraibas ou para comprar um BMW....não me parece.....se fosse para comer era outra coisa agora como não é....

Concordo contigo em alguma coisas como...subida antecipado das txs de juro de referencia(Euribor), comissões por tudo e por nada... tb te digo que as vezes bastas chegar ao banco e "discutir" um bocado, para podermos melhorar certas condições...p.ex. o caso do spread no credito habitação;

Tb acho que as pessoas teem de "prever" o futuro e tentar fazer poupança, dou-te este exemplo eu comprei uma casa atraves de financiamento com a intenção não de habitar(neste momento) mas com a intenção de a alugar(investimento), neste momento a renda que me pagam pouco sobra para pagar o financiamento, mas desde que a comprei fui juntando algum dinheiro para me precaver de subidas da tx de juro(ke efectivamente aconteceu e esta a acontecer)...é um exemplo pequeno mas com algum significado

Abraços[/quote]
Editado pela última vez por Pin em Terça Set 18, 2007 16:22, num total de 1 vez.
Imagem

Imagem
Pin
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor forunista » Terça Set 18, 2007 16:18

Pin Escreveu:
Se o banco tem lucro com o MEU dinheiro, porque é que eu não recebo nada em troca ?[\quote]

Não pagas nada mas tu tb não pagas nada para depositar o teu dinheiro em conta corrente...é preferivel do que ter o risco de colocar debaixo do colchão..lol

Por exemplo, quando ponho o dinheiro a render a prazo, porque me dão uns miseros 1% ?[\quote]

Desculpa contrarias mas Claro que paga mais do que 1% num deposito a prazo....agora depende como é logico da modalidade do deposito!

Claro que não têm culpa, para eles quando mais desesperada estiver a pessoa melhor, mais pode exigir.?[\quote]

Desesperados como a maioria para ir de feria para as Caraibas ou para comprar um BMW....não me parece.....se fosse para comer era outra coisa agora como não é....

Concordo contigo em alguma coisas como...subida antecipado das txs de juro de referencia(Euribor), comissões por tudo e por nada... tb te digo que as vezes bastas chegar ao banco e "discutir" um bocado, para podermos melhorar certas condições...p.ex. o caso do spread no credito habitação;

Tb acho que as pessoas teem de "prever" o futuro e tentar fazer poupança, dou-te este exemplo eu comprei uma casa atraves de financiamento com a intenção não de habitar(neste momento) mas com a intenção de a alugar(investimento), neste momento a renda que me pagam pouco sobra para pagar o financiamento, mas desde que a comprei fui juntando algum dinheiro para me precaver de subidas da tx de juro(ke efectivamente aconteceu e esta a acontecer)...é um exemplo pequeno mas com algum significado

Abraços

Organiza aí as tuas e as mensagens do pessoal para podermos orientar...é que já não sei quem escreveu o quê :?
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Pin » Terça Set 18, 2007 16:23

Desculpa sou novato nisto mas já esta lol
Imagem

Imagem
Pin
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor forunista » Terça Set 18, 2007 16:39

Pin Escreveu:

Pago a anuidade do cartão numa conta corrente pelo seu uso.
Porque haveria de pagar para disponibilizar o meu dinheiro ?!

Pin Escreveu:

Estou a contratiar-me ? não percebi.
Qualquer se seja a modalidade de depósito, vou sempre buscar uns miseros "trocos" em comparação com um empréstimo. Podes-me dizer que tem de ter lucro. Não digo que não, a questão é a % de lucro que têm.

Pin Escreveu:Tb acho que as pessoas teem de "prever" o futuro e tentar fazer poupança, dou-te este exemplo eu comprei uma casa atraves de financiamento com a intenção não de habitar(neste momento) mas com a intenção de a alugar(investimento), neste momento a renda que me pagam pouco sobra para pagar o financiamento, mas desde que a comprei fui juntando algum dinheiro para me precaver de subidas da tx de juro(ke efectivamente aconteceu e esta a acontecer)...é um exemplo pequeno mas com algum significado

Esse não é bem um exemplo de poupança para a maioria dos portugueses! Comprar casa para alugar ? Só quando tiveram a própria casa! Isso é investimento!
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Azarael » Terça Set 18, 2007 17:14

forunista Escreveu:
Azarael Escreveu:Errr... explica-me como os bancos subindo os juros desta maneira é bom para eles ? Dificilmente é um incentivo para ganharem mais clientes, ou os clientes existentes adquirirem mais crédito. Além de que se arriscam a perder clientes devido às prestações serem mais altas do que podem pagar. E depois tomarem posse por exemplo da casa também não é assim grande coisa se a não conseguirem vender...
É outra vez uma daquelas coisas que não é tão simples como parece.

Os bancos também pedem dinheiro emprestado a outros bancos, ele não aparece do nada... e daí é quase mas é outra história... Se a taxa que eles cobram entre si sobe, literalmente o preço do dinheiro, eles sobem também a dos clientes. É compreensível, não estamos propriamente a falar de entidades sem fins lucrativos, não é ?

Basicamente respondeste às tuas perguntas.
Se sobem os juros, podem não ganhar mais cliente, mas os existentes pagam mais.
Se perdem clientes é porque outro banco ofereceu melhores condições, está instituido a concorrência.
Se ficam com a casa(exemplo), é quando ganham mais dinheiro, visto que estiveram a receber de um cliente que teve de a entregar por não a conseguir pagar e asseguir outro cliente irá pagar os juros que o outro já pagou.
Não disse que o dinheiro aparece do nada, se não colocassemos o dinheirinho no banco eles governavam-se com o quê. Estão a gerir o nosso dinheiro.

Sim, os existentes pagam mais, mas não sei se isso compensa o facto de não conseguirem mais clientes e venderem mais produtos.
Não percebeste a ideia, quando disse perdem clientes, é do género: "Declaro falência, não consigo pagar", ou seja, o banco fica de mãos a abanar. E quanto a casa não é bem assim, o mercado imobiliário não está assim tão bom também, por isso arranjar um comprador pode não ser assim tão fácil como dás a entender. E estás a assumir que se tal acontecer o cliente já pagou a casa o que pode não ser o caso...

E já estás a chegar aonde queria, os bancos não é só com o dinheiro dos depositos de outros clientes que fazem um emprestimo (desconfio de até que ponto o poderiam fazer), eles próprios pedem dinheiro emprestado a outros bancos. As próprias instituições têm certas obrigações a cumprir.

forunista Escreveu:
Azarael Escreveu:É compreensível, não estamos propriamente a falar de entidades sem fins lucrativos, não é ?

Claro que não, só questiono o porquê de tanta beneces a bancos, fugas ao fisco, etc., quando os seus lucros são os maiores de sempre.

Compara os lucros dos nossos bancos com, por exemplo, os de Espanha.
E qual é o mal de estarem a fazer dinheiro? O que me interessa aqui é se estão a fazê-lo enganando os clientes, ou algo do género.

forunista Escreveu:Pago a anuidade do cartão numa conta corrente pelo seu uso.

Cancela o cartão, e quando precisares do dinheiro vai ao banco o levantar. Estás a pagar o uso do cartão, não a disponibilização do teu dinheiro.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor Pin » Terça Set 18, 2007 17:55

Eu não pago anuidade do cartão...

Eu frisei no meu exemplo que era para investimento...tava apenas a relatar o meu caso pessoal

Abraços
Imagem

Imagem
Pin
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor forunista » Terça Set 18, 2007 19:00

Azarael Escreveu:Não percebeste a ideia, quando disse perdem clientes, é do género: "Declaro falência, não consigo pagar", ou seja, o banco fica de mãos a abanar.

Ui, nem queria pensar se o banco abri-se falência, aí é que o dinheiro que tinha lá depositado ardia!

Azarael Escreveu:E quanto a casa não é bem assim, o mercado imobiliário não está assim tão bom também, por isso arranjar um comprador pode não ser assim tão fácil como dás a entender. E estás a assumir que se tal acontecer o cliente já pagou a casa o que pode não ser o caso...

Conheço uma vivenda em que os antigos donos não conseguiram aguentar a prestação e a casa ficou para o banco. O tempo que o banco não consegue vender a casa não perde dinheiro, dado que não há nenhuma taxa por ter a casa desocupada.
E as prestações que os antigos donos pagaram ao banco vão ser ressarcidas ?

Azarael Escreveu:E já estás a chegar aonde queria, os bancos não é só com o dinheiro dos depositos de outros clientes que fazem um emprestimo (desconfio de até que ponto o poderiam fazer), eles próprios pedem dinheiro emprestado a outros bancos. As próprias instituições têm certas obrigações a cumprir.

Não digo que não Azarael, mas a maior parte do dinheiro é dos que lá depositam o dinheiro. Não é por acaso que quando queres cancelar a contar eles andam de volta de ti para pensares 2 vezes. E se, nem digo todos, mas uma grande parte dos clientes levantasse todo o dinheiro que tinham nas suas contas, o banco ia à falência!

Azarael Escreveu:Compara os lucros dos nossos bancos com, por exemplo, os de Espanha.
E qual é o mal de estarem a fazer dinheiro? O que me interessa aqui é se estão a fazê-lo enganando os clientes, ou algo do género.

Não penso assim. Acho que deveria haver uma regulação dos lucros e fortunas. Se tivessem menos lucro, o dinheiro teria de ir ou ficar em algum lado...Se cada pessoa que contraiu um empréstimo vi-se a sua prestação diminuir, teria mais dinheiro para gastar, logo, mais dinheiro circulava, aí está a economia a funcionar....

Azarael Escreveu:
forunista Escreveu:Pago a anuidade do cartão numa conta corrente pelo seu uso.

Cancela o cartão, e quando precisares do dinheiro vai ao banco o levantar. Estás a pagar o uso do cartão, não a disponibilização do teu dinheiro.

Não estava a criticar o facto de ter de pagar o cartão.
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Azarael » Terça Set 18, 2007 19:29

Conheço uma vivenda em que os antigos donos não conseguiram aguentar a prestação e a casa ficou para o banco. O tempo que o banco não consegue vender a casa não perde dinheiro, dado que não há nenhuma taxa por ter a casa desocupada.
E as prestações que os antigos donos pagaram ao banco vão ser ressarcidas ?

O banco já pagou a casa, logo está a perder dinheiro (o investimento inicial) se a casa não estiver a render.
Porque é que o banco havia de devolver o dinheiro se foi o cliente que falhou nas obrigações ?
Ou se quiseres podes pensar que foi um tipo de arrendamento, o que não foge muito à realidade.

Não digo que não Azarael, mas a maior parte do dinheiro é dos que lá depositam o dinheiro. Não é por acaso que quando queres cancelar a contar eles andam de volta de ti para pensares 2 vezes. E se, nem digo todos, mas uma grande parte dos clientes levantasse todo o dinheiro que tinham nas suas contas, o banco ia à falência!

Não sei mesmo se será...
Claro, se muita gente levantasse dinheiro ao mesmo tempo o banco ia à falência, já aconteceu até.

Não penso assim. Acho que deveria haver uma regulação dos lucros e fortunas. Se tivessem menos lucro, o dinheiro teria de ir ou ficar em algum lado...Se cada pessoa que contraiu um empréstimo vi-se a sua prestação diminuir, teria mais dinheiro para gastar, logo, mais dinheiro circulava, aí está a economia a funcionar....

Se tivessem menos lucro podia significar que estavam em problemas também... :roll:
Apenas defendo a regulação de como foi feita a obtenção de lucro, ex.: abuso de monopólio. Não a caça a fortunas só pela sua existência, isso só incentiva a elas se mudarem para outras paragens.
Vamos, reformular essa lógica, se nós todos gastassemos mais dinheiro, seríamos mais ricos? Claro que não. É o vendedor (quêm produz) que fica mais rico não o contrário. É gastando menos do que se ganha que se fica mais rico.

EDIT: De qualquer maneira os bancos não conseguem fazer esse tipo de reduções sozinhos, só pequenos ajustes. O sistema está demasiado inter-dependente e a dimensão dos bancos portugueses é demasiado pequena (além de ser o BCE a fixar os juros). As regras da economia são lixadas.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor battlenet » Terça Set 18, 2007 21:31

Voces já viram se um pessoa pede um emprestimo para comprar uma casa vêm quanto o banco lucra?? É imenso e basta ver a prestação de cada mês porque paga-se mais de juros do que o emprestimo que foi pedido.

Se compararem entre Portugal e Espanha vêm que em Portugal o Estado tem lucro com a Habitação e se repararem que dá o emprestimo é o banco e não o estado. Portugal é um dos unicos paises onde se tem lucro com a habitacao por causa dos juros.

Agora ter um emprestimo para ter uma casa e um carro mas dentro das possibilidades financeiras eu não critico ninguem, mas pedir credito para pagar ferias eu critico porque considero extravagancia.
battlenet
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Mar 07, 2006 11:12

AnteriorPróximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes