Bancos vão apertar na concessão de crédito

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor skorzen » Quarta Set 19, 2007 0:46

battlenet Escreveu:Agora ter um emprestimo para ter uma casa e um carro mas dentro das possibilidades financeiras eu não critico ninguem, mas pedir credito para pagar ferias eu critico porque considero extravagancia.

Quase que concordo completamente contigo, excepto no assunto do carro. Considero que hoje em dia, ter carro é um luxo, para além de que ter um carro é uma despesa ENORME no orçamento (ainda para mais) reduzido de uma família portuguesa. Penso que o direito à habitação deveria ser "assegurado" pelo Estado, dando incentivos fiscais e certas regalias a famílias com menos posses, tendo em conta o constante aumento dos juros no crédito à habitação.
skorzen
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Fev 06, 2006 17:02

Mensagempor Azarael » Quarta Set 19, 2007 0:53

O direito à habitação é assegurado pelo estado. Pelo menos no papel, pouca gente sabe disto mas na Constituição diz lá o seguinte:

Artigo 65.º

(Habitação e urbanismo)

1. Todos têm direito, para si e para a sua família, a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar.

2. Para assegurar o direito à habitação, incumbe ao Estado:

a) Programar e executar uma política de habitação inserida em planos de ordenamento geral do território e apoiada em planos de urbanização que garantam a existência de uma rede adequada de transportes e de equipamento social;

b) Promover, em colaboração com as regiões autónomas e com as autarquias locais, a construção de habitações económicas e sociais;

c) Estimular a construção privada, com subordinação ao interesse geral, e o acesso à habitação própria ou arrendada;

d) Incentivar e apoiar as iniciativas das comunidades locais e das populações, tendentes a resolver os respectivos problemas habitacionais e a fomentar a criação de cooperativas de habitação e a autoconstrução.

3. O Estado adoptará uma política tendente a estabelecer um sistema de renda compatível com o rendimento familiar e de acesso à habitação própria.

4. O Estado, as regiões autónomas e as autarquias locais definem as regras de ocupação, uso e transformação dos solos urbanos, designadamente através de instrumentos de planeamento, no quadro das leis respeitantes ao ordenamento do território e ao urbanismo, e procedem às expropriações dos solos que se revelem necessárias à satisfação de fins de utilidade pública urbanística.

5. É garantida a participação dos interessados na elaboração dos instrumentos de planeamento urbanístico e de quaisquer outros instrumentos de planeamento físico do território.

Passar à prática é que já é mais lixado. :lol:

Portugal é um dos unicos paises onde se tem lucro com a habitacao por causa dos juros.

Não sei se percebi bem o que escreveste, provavelmente não, mas estás-me a dizer que nos outros países o crédito à habitação é concedido apenas por bondade dos bancos ?
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor pagc » Quarta Set 19, 2007 8:16

battlenet Escreveu:Voces já viram se um pessoa pede um empréstimo para comprar uma casa vêm quanto o banco lucra?? É imenso e basta ver a prestação de cada mês porque paga-se mais de juros do que o empréstimo que foi pedido.

Depende do prazo do empréstimo. Se fizeres simulações variando o prazo vais ter algumas surpresas com o que se poupa, tirando 5 ou 10 anos e o pouco que a prestação sobe. Aqui é que entra a esperteza dos bancos e o vaidade das pessoas, porque quando lhes propõem prazos enormes, baixando artificialmente a prestação, isso apenas significa que se vai comprar uma casa mais cara e não que se vai ter uma prestação menor. A maioria das pessoas endividou-se no limite das capacidades dessa forma e esqueceu-se de manter uma margem de segurança. Basta algo correr menos bem e depois queixam-se.

Azarael Escreveu:O direito à habitação é assegurado pelo estado. Pelo menos no papel, pouca gente sabe disto mas na Constituição está lá.

Depende, basta veres as quantidades de dinheiro já gastos e que continua a gastar o Estado e pelas autarquias em PERes (programas realojamento especial) e as criticas mais ou menos veladas (e em demasiados casos justas) acerca desses projectos e dos respectivos beneficiários.

Além da pouca vergonha que eram os juros bonificados, em que apesar das boas intenções, eram abusos por todo o lado. Os filhos compravam vivendas e os pais eram os fiadores e nós pagámos a bonificação. Embora já tenham acabado com isso, continua-nos a custar muito milhões por anos

Cumps
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor XMAN » Quarta Set 19, 2007 8:48

battlenet Escreveu:Voces já viram se um pessoa pede um emprestimo para comprar uma casa vêm quanto o banco lucra?? É imenso e basta ver a prestação de cada mês porque paga-se mais de juros do que o emprestimo que foi pedido.

Se compararem entre Portugal e Espanha vêm que em Portugal o Estado tem lucro com a Habitação e se repararem que dá o emprestimo é o banco e não o estado. Portugal é um dos unicos paises onde se tem lucro com a habitacao por causa dos juros.

Agora ter um emprestimo para ter uma casa e um carro mas dentro das possibilidades financeiras eu não critico ninguem, mas pedir credito para pagar ferias eu critico porque considero extravagancia.

ao contrário do que se pensa o crédito à habitação é dos produtos em que actualmente os bancos tem menos lucro, a margem bruta num credito à habitação é o spread, sendo o resto dos juros a indexação à euribor ( dinheiro que o banco vai pagar ao BCE ), os bancos apostam muita no credito à habitação por ser um produto de longa fidelização (25-50 anos), e com essa base tentar vender outros produtos muito mais rentaveis como: cartões de credito, creditos pessoais etc.
XMAN
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Dez 04, 2003 10:32

Mensagempor Im-Ho-Tep » Quarta Set 19, 2007 10:10

Pin Escreveu:Tb acho que as pessoas teem de "prever" o futuro e tentar fazer poupança, dou-te este exemplo eu comprei uma casa atraves de financiamento com a intenção não de habitar(neste momento) mas com a intenção de a alugar(investimento), neste momento a renda que me pagam pouco sobra para pagar o financiamento, mas desde que a comprei fui juntando algum dinheiro para me precaver de subidas da tx de juro(ke efectivamente aconteceu e esta a acontecer)...é um exemplo pequeno mas com algum significado

Abraços

Nao querendo me meter na tua vida, mas o dinheiro que tu juntas-te para te precaveres sa subida da taxa de juro não teria sido melhor aplicado para pagar uma parte do emprestimo? se o tiveses feito podias ter diminuido a prestação e (dependendo da tua poupança) até poderias ficar com a prestação mais baixa depois da subida da taxa de juro que antes de amortizar a divida.

Eu consegui amortizar 10.000€ no meu credito o que diminuio a prestaçaõ em cerca de 60€.

E claro que tambem tens de "manter" um pe de meia para alguma eventualidade :wink:
Im-Ho-Tep
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Ago 21, 2005 21:30

Mensagempor battlenet » Quarta Set 19, 2007 11:31

Im-Ho-Tep Escreveu:
Pin Escreveu:Tb acho que as pessoas teem de "prever" o futuro e tentar fazer poupança, dou-te este exemplo eu comprei uma casa atraves de financiamento com a intenção não de habitar(neste momento) mas com a intenção de a alugar(investimento), neste momento a renda que me pagam pouco sobra para pagar o financiamento, mas desde que a comprei fui juntando algum dinheiro para me precaver de subidas da tx de juro(ke efectivamente aconteceu e esta a acontecer)...é um exemplo pequeno mas com algum significado

Abraços

Nao querendo me meter na tua vida, mas o dinheiro que tu juntas-te para te precaveres sa subida da taxa de juro não teria sido melhor aplicado para pagar uma parte do emprestimo? se o tiveses feito podias ter diminuido a prestação e (dependendo da tua poupança) até poderias ficar com a prestação mais baixa depois da subida da taxa de juro que antes de amortizar a divida.

Eu consegui amortizar 10.000€ no meu credito o que diminuio a prestaçaõ em cerca de 60€.

E claro que tambem tens de "manter" um pe de meia para alguma eventualidade :wink:

Achas que foi uma coisa certa em amortizar 10.000€ e no entanto só baixou 60€ na prestação. (Atenção eu não estou a criticar, simplesmente dei a minha opinião)
Quando aumenta os juros é sempre na ordem de 30€ em média.
Agora concordo em fazer uma poupança para nós próprios porque nunca sabemos o dia de amanhã.
battlenet
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Mar 07, 2006 11:12

Mensagempor skorzen » Quarta Set 19, 2007 11:42

O problema é que essas poupanças são difíceis de se conseguir, tendo em conta a prestação a pagar ao banco, no caso do crédito à habitação e do reduzido salário da maioria dos portugueses. É aí que acho que o Estado deve actuar, pois, voltando a frizar este ponto, acho que o direito à habitação deveria ser assegurado (apesar do que está dito na Constituição).
skorzen
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Fev 06, 2006 17:02

Mensagempor pagc » Quarta Set 19, 2007 12:51

battlenet Escreveu:Achas que foi uma coisa certa em amortizar 10.000€ e no entanto só baixou 60€ na prestação. (Atenção eu não estou a criticar, simplesmente dei a minha opinião)

A questão é que se não se amortizar, acaba muitas vezes por se gastar e se fizeres uma amortização de vez em quando, ao fim de alguns anos, baixas significativamente a prestação. É pouco de cada vez mas somando vários poucos, dá algum.

Skorzen Escreveu:O problema é que essas poupanças são difíceis de se conseguir, tendo em conta a prestação a pagar ao banco, no caso do crédito à habitação e do reduzido salário da maioria dos portugueses. É aí que acho que o Estado deve actuar, pois, voltando a frizar este ponto, acho que o direito à habitação deveria ser assegurado (apesar do que está dito na Constituição).

O melhor que o Estado pode fazer é desburocratizar a construção, para se poder retirar custos estúpidos. Quando um projecto demora 2 anos a aprovar, significa que tens uma data de dinheiro investido cujos custos financeiros irão reflectir-se no preço final. Uma certa câmara só demorou 6 meses a corrigir um engano (deles) no valor de uma licença de construção, pelo que estivemos esse tempo parados porque alguém se enganou a somar 3 parcelas. Sabes quanto é isso custou? Quem é que vai pagar? Os suspeitos do costume
Imagem
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Azarael » Quarta Set 19, 2007 14:05

pagc Escreveu:
Azarael Escreveu:O direito à habitação é assegurado pelo estado. Pelo menos no papel, pouca gente sabe disto mas na Constituição está lá.

Depende, basta veres as quantidades de dinheiro já gastos e que continua a gastar o Estado e pelas autarquias em PERes (programas realojamento especial) e as criticas mais ou menos veladas (e em demasiados casos justas) acerca desses projectos e dos respectivos beneficiários.

Além da pouca vergonha que eram os juros bonificados, em que apesar das boas intenções, eram abusos por todo o lado. Os filhos compravam vivendas e os pais eram os fiadores e nós pagámos a bonificação. Embora já tenham acabado com isso, continua-nos a custar muito milhões por anos

Cumps

Sim, também tenho essa ideia.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor Im-Ho-Tep » Quarta Set 19, 2007 15:09

battlenet Escreveu:
Achas que foi uma coisa certa em amortizar 10.000€ e no entanto só baixou 60€ na prestação. (Atenção eu não estou a criticar, simplesmente dei a minha opinião)
Quando aumenta os juros é sempre na ordem de 30€ em média.
Agora concordo em fazer uma poupança para nós próprios porque nunca sabemos o dia de amanhã.

E consegui 10.000€, sie que nao é facil, mas se conseguires 1000/2000 ja podes amortizar (se ficarmos com o €€ acabamos pelo gastar as x em coisas sem grande importancia) o que ia um pouco a prestação (pouco, mas melhor que nada) e permite aumentar a poupança que vai ser depois maior para um novo abatimento.
Im-Ho-Tep
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Im-Ho-Tep » Quarta Out 03, 2007 13:01

Algumas contas simples para o pessoal ver quanto pode poupar na amortização de 5.000€.

Notas:
Valor emprestimo: ~29.000€
Prestações em falta: ~310

Prestação de 172.46€, sendo 48.29 para amortização mais 123.07 de juros.

Amortizando 5.000€ fica:

Prestação de 143.7€ sendo 40.36€ para amortização mais 102.27€ para juros.

Da uma poupança por mes de 29€

Em juros com os 29.000€ pagava-se 123*310=38.130€
apos a amortização de 5.000€ fica 102*310=31620€

Poupase mais de 6.000€ em juros
(nota eu assumi que os juros são constantes, quando acontece que eles vão dezendo aumento a amortização)
Im-Ho-Tep
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor pagc » Quarta Out 03, 2007 13:40

Im-Ho-Tep Escreveu:Algumas contas simples para o pessoal ver quanto pode poupar na amortização de 5.000€.

Notas:
Valor emprestimo: ~29.000€
Prestações em falta: ~310

Prestação de 172.46€, sendo 48.29 para amortização mais 123.07 de juros.

Amortizando 5.000€ fica:

Prestação de 143.7€ sendo 40.36€ para amortização mais 102.27€ para juros.

Da uma poupança por mes de 29€

Em juros com os 29.000€ pagava-se 123*310=38.130€
apos a amortização de 5.000€ fica 102*310=31620€

Poupase mais de 6.000€ em juros
(nota eu assumi que os juros são constantes, quando acontece que eles vão dezendo aumento a amortização)

Finalmente alguém que faz contas ao longo do empréstimo e não à prestação mensal. Boa

Cumps
Imagem
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Anterior

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes