Programas Peer To Peer (p2p)

Todo o outro tipo de software: edição video, edição gráfica, etc

Moderadores: Administradores, Moderadores

Programas Peer To Peer (p2p)

Mensagempor melgin » Quarta Set 19, 2007 11:00

Gostaria de saber qual o programa p2p que utilizam, qual o que aconselham, vantagens, desvantagens, velocidade, etc.

Eu costumava utilizar o Emule e por vezes o Utorrent, mas tenho andado descontente com o rendimento destes, e gostava de saber se existem alternativas credíveis.
Imagem
melgin
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Mai 01, 2006 0:13

Mensagempor Azarael » Quarta Set 19, 2007 11:40

Bem, para começar é preciso separar redes p2p dos programas que usam as redes. Mas muito resumidamente:

::edonkey2000

Esta rede é boa pela biblioteca extensa. Encontras coisas não muito recentes, com velocidades razoáveis. Têm a desvantagem de coisas recentes ser dificil arranjar fontes. Aqui o método é pôr a descarregar várias coisas ao mesmo tempo, enquanto as fontes vão aparecendo.

Programa: Há vários, mas o emule é o melhor.

::Gnutella2

Uma rede do género da ed2k (edonkey2000), mas com algumas diferenças. Para mim é boa para tirar músicas soltas.

Programa: Shareaza (é multi-protocolo, mas só vale a pena pela rede gnutella2)

::Bittorrent

Esta rede é boa pela velocidade, sendo essa a ideia por detrás do protocolo (não se enquandrando nas outras). Enquanto outras redes quanto mais clientes tentam tirar a mesma coisa mais lento fica, nesta é o contrário. Aqui é pôr a descarregar poucas coisas de cada vez, porque a velocidade de download é proporcional à velocidade de upload. Ou seja, se tiverem a descarregar uns 10 torrents ao mesmo tempo, com uma velocidade individual de upload de 2 kB/s ou algo parecido, as velocidade serão menores. Além de não ser mesmo a ideia por de trás do protocolo.

Programa: Utorrent é de longe o melhor para windows.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor SuperMocho84 » Quarta Set 19, 2007 12:51

Azarael Escreveu:
::Bittorrent

Esta rede é boa pela velocidade, sendo essa a ideia por detrás do protocolo (não se enquandrando nas outras). Enquanto outras redes quanto mais clientes tentam tirar a mesma coisa mais lento fica, nesta é o contrário. Aqui é pôr a descarregar poucas coisas de cada vez, porque a velocidade de download é proporcional à velocidade de upload. Ou seja, se tiverem a descarregar uns 10 torrents ao mesmo tempo, com uma velocidade individual de upload de 2 kB/s ou algo parecido, as velocidade serão menores. Além de não ser mesmo a ideia por de trás do protocolo.

Programa: Utorrent é de longe o melhor para windows.

Quantos torrentes posso descarregar ao mesmo tempo sem afectar muito a velocidade? Nunca percebi isso muito bem, por isso tenho descarregado sempre um de cada vez.
AMD Athlon64 3500+ Winchester
ASUS A8N-SLI Deluxe
ASUS Nvidia GeForce 6800GT 256MB DDR3
4x512MB DDR400 Kingston
Western Digital 250GB SATA II + 200GB SATA + 60GB IDE
Logitech X-230 + Audigy 2
Pioneer 120S + Optiarc 7173AD
LC Power Hyperion 700W
SuperMocho84
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Dez 21, 2004 11:48

Mensagempor SkylineGTR » Quarta Set 19, 2007 13:12

Azarael Escreveu:::edonkey2000

Esta rede é boa pela biblioteca extensa. Encontras coisas não muito recentes, com velocidades razoáveis. Têm a desvantagem de coisas recentes ser dificil arranjar fontes. Aqui o método é pôr a descarregar várias coisas ao mesmo tempo, enquanto as fontes vão aparecendo.

Não concordo muito com essa afirmação, mas cada um tem a sua opinião com base na suas experiências. Mas, ficheiros recentes por norma e dependendo do ficheiro em questão têm bastantes fontes.
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Mensagempor _black_bird » Quarta Set 19, 2007 13:12

Eu nessa dos torrents ponho algumas duvidas, acho que na mula é que isso acontece. Em torrents já tive 10 coisas, como só uma e não senti muita diferença.
Pode ser mais lento só por um motivo, como limitas o windows (com patch) digamos para 500 ligações. É obvio que estarás a dividir 500 clientes por 10 ficheiros!
No emule é que há o sistemas de contas upload / download. Tanto é assim que bons sites de torrent obrigam a teres um x valor de racio para y download!
_black_bird
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Jan 17, 2003 22:06

Mensagempor Azarael » Quarta Set 19, 2007 15:04

_black_bird Escreveu:Eu nessa dos torrents ponho algumas duvidas, acho que na mula é que isso acontece. Em torrents já tive 10 coisas, como só uma e não senti muita diferença.
Pode ser mais lento só por um motivo, como limitas o windows (com patch) digamos para 500 ligações. É obvio que estarás a dividir 500 clientes por 10 ficheiros!
No emule é que há o sistemas de contas upload / download. Tanto é assim que bons sites de torrent obrigam a teres um x valor de racio para y download!

Não, estou a falar mesmo da especificação do protocolo. As tuas velocidades de download são proporcionais às de upload. Se achas que a velocidade que vais tendo já é suficiente é outra história...

E em bittorrent também existem trackers que vão mantendo contas do ratio.

SkylineGTR Escreveu:
Azarael Escreveu:::edonkey2000

Não concordo muito com essa afirmação, mas cada um tem a sua opinião com base na suas experiências. Mas, ficheiros recentes por norma e dependendo do ficheiro em questão têm bastantes fontes.

Não se compara a bitorrent, daí a minha opinião. Por exemplo, o torrent do primeiro eps. da terceira série de Prison Break (no isohunt), têm logo disponíveis 37248 seeds e 101107 clientes, e não se fica em fila de espera. E atinges só nesse download as velocidades máximas da tua ligação.
No emule, tentar fazer o mesmo (espalhar assim um ficheiro) é muito mais lento.
Logo, eu digo que para ficheiro recentes o bittorrent é imbatível, e o emule fique atrás.

Quantos torrentes posso descarregar ao mesmo tempo sem afectar muito a velocidade? Nunca percebi isso muito bem, por isso tenho descarregado sempre um de cada vez.

Depende da tua ligação, mas normalmente o pessoal vai sacando 3/4 ao mesmo tempo.
Editado pela última vez por Azarael em Quarta Set 19, 2007 15:18, num total de 1 vez.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor alr_tech » Quarta Set 19, 2007 15:16

boas

existe algum adin para o Firefox para fazer downloads de torrents..
a ideia era fazer download de alguns ficheiros de linux e outros que só existem através de este método...
sem ter de instalar um programa de torrent...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor melgin » Quarta Set 19, 2007 15:35

Pelo que estive a ver, o Pando parece ser uma solução interessante. Alguém conhece?

http://www.pando.com/
Imagem
melgin
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Mai 01, 2006 0:13

Mensagempor Azarael » Quarta Set 19, 2007 15:46

alr_tech Escreveu:boas

a ideia era fazer download de alguns ficheiros de linux e outros que só existem através de este método...

cumps

Usa o uTorrent, o programa ocupa 214 kB, em comparação com o tamanho de uma extensão para Firefox não é mesmo nada de especial.

melgin Escreveu:Pelo que estive a ver, o Pando parece ser uma solução interessante. Alguém conhece?

http://www.pando.com/

Pelo site, isso é uma solução mais comercial.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor SkylineGTR » Quarta Set 19, 2007 16:02

Azarael Escreveu:Não se compara a bitorrent, daí a minha opinião. Por exemplo, o torrent do primeiro eps. da terceira série de Prison Break (no isohunt), têm logo disponíveis 37248 seeds e 101107 clientes, e não se fica em fila de espera. E atinges só nesse download as velocidades máximas da tua ligação.
Logo, eu digo que para ficheiro recentes o bittorrent é imbatível, e o emule fique atrás.

Se usares um bom mod de eMuLe e meteres o ficheiro em PowerShare espalha bem :P
Até concordo que os ficheiros mais recentes tenham mais fontes em bitorrent, agora da maneira como disseste "ser dificil arranjar fontes" é um pouco radical.
Mas isto também é muito relativo. Depende do ficheiro em questão entre outros factores.

alr_tech Escreveu:existe algum adin para o Firefox para fazer downloads de torrents..

Já usavas Opera.. :P :twisted:
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Mensagempor Cyrus3v » Quarta Set 19, 2007 17:25

Para mim sem duvida o protocolo torrent é o melhor, repara para mim. Também uso muito o HTTP para sacar e com o Rapidshare é muito mais rápido para algumas coisas, na ordem dos <700MB. Se tiveres uma conta rapidshare melhor ainda.

alr_tech Escreveu:boas

cumps

Sei que não é grande ajuda, mas lembrei-me que pelo menos existe um site que tu colocas o torrent e ele começa a fazer o download como se fosse em HTTP.

Desculpa, não poder ajudar mais, mas já li isso á algum tempo. Vou ver se entretanto descubro.

EDIT:

http://www.foxtorrent.com/

The open source FoxTorrent Firefox extension that lets you stream torrents as they download, from your web browser, with zero configuration needed.

O tal addon. :D
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Mar 23, 2007 19:18

Mensagempor Azarael » Quarta Set 19, 2007 17:59

SkylineGTR Escreveu:
Azarael Escreveu:Não se compara a bitorrent, daí a minha opinião. Por exemplo, o torrent do primeiro eps. da terceira série de Prison Break (no isohunt), têm logo disponíveis 37248 seeds e 101107 clientes, e não se fica em fila de espera. E atinges só nesse download as velocidades máximas da tua ligação.

Se usares um bom mod de eMuLe e meteres o ficheiro em PowerShare espalha bem :P
Até concordo que os ficheiros mais recentes tenham mais fontes em bitorrent, agora da maneira como disseste "ser dificil arranjar fontes" é um pouco radical.
Mas isto também é muito relativo. Depende do ficheiro em questão entre outros factores.

Mas aí já é diferente. Eu apenas estou a comparar a base de ambos protocolos, e o bittorrent é de facto direccionado para isso. A ideia de base do bittorrent é espalhar ficheiros, daí ter sempre vantagem quando falamos de coisas recentes.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Voltar para Outro Software

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes