AEP quer despedimentos mais fáceis

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor forunista » Quinta Set 20, 2007 10:32

XEDAS Escreveu:Fala-se muito da flexisegurança. Eu ainda nao tenho opinião formada. O sistema é eficiente, agora não sei se em portugal é fácil de implementar.

Aqui um documento sobre a flexisegurança.

http://www.airo.pt/Download.aspx?x=138d10ec-8eee-40d8-9742-0c10f0b5acdc

Flexisegurança = Despedimentos sem justa causa.

Para perceber o que a flexisegurança é, tem de se conhecer a opinião dos dois lados: patronato e sindicatos.
O link que colocaste é do lado do patronato.
E o exemplo modelo da Dinamarca é uma realidade muito diferente da portuguesa. Na Dinamarca há uma verdadeia Protecção Social, coisa que cá não existe.

Se o patrão dos patrões propõe despedimentos mais flexiveis, entenda-se sem justa causa, será que a flexisegurança, também por ele defendida será boa para o mundo do trabalho ?
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Fev 01, 2007 14:53

Mensagempor forunista » Quinta Set 20, 2007 10:56

Já agora, ainda relativo à Flexisegurança, aqui fica o 1º parágrafo escrito por Marisa Antunes Aqui.

"É flexível para as empresas e seguro para os trabalhadores — assim dita o conceito do modelo de trabalho que está na ordem do dia um pouco por toda a Europa e em Portugal. Em teoria, a flexisegurança traz vantagens para as entidades patronais porque lhes dá facilidade para aumentar ou diminuir os postos de trabalho ou ainda dispensar quem não se ajusta à evolução do mercado onde se insere a empresa. Para os trabalhadores, é suposto o modelo garantir mais segurança e protecção social em caso de despedimento, pois o valor do subsídio de desemprego é reforçado, sendo assegurado ainda o acompanhamento do Estado na procura do novo emprego."

Seguro para os trabalhadores ? Despedir é uma segurança ?
Mais uma vez, aqui está o capital a funcionar:
O patrão pode despedir porque a segurança social garante mais segurança no caso de despedimento, reforçando o sub-desemprego e ajudando o trabalhador a procurar novo emprego...
Ou seja, quem é que paga os despedimentos do patrão ? O Estado, porque aumenta o sub-desemprego!
Ora aí está, o Estado a dar dinheiro ao capital...Não custa nada! 8)
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Azarael » Quinta Set 20, 2007 11:29

jim-lamego Escreveu:Não estou a falar de extorsão , a sensação que tenho é que os bancos em geral estão se a aproveitar da crise . Apartir de que ano é que os bancos começaram a dar lucros na ordem dos 30% ( em alguns até mais).

Aonde foste buscar esses valores? E de qualquer maneira uma coisa é a sensação outra é a realidade.
De facto, com as dificuldades de hoje em dia, é possível que muita gente peça emprestimos para consumo para aguentar um nível de vida que já não é suportavel. Agora, não posso deixar de pensar que as pessoas também têm que ter cabecinha, não é ? A informação está disponível e os bancos estão a apenas a vender o seu produto, por mais que também me irrite muitos dos seus anúncios.

@forunista
A ideia da flexi-segurança é também que como o patrão terá mais facilidade em despedir, sente-se mais à vontade para contratar no primeiro lugar.
É que o reverso da medalha da nossa legislação actual é que como é muito díficil despedir alguém, o patrão também não está muito à vontade para contratar no primeiro lugar.
E depois ainda temos o escandalo dos recibos verdes...
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor pagc » Quinta Set 20, 2007 12:14

Azarael Escreveu:@forunista
A ideia da flexi-segurança é também que como o patrão terá mais facilidade em despedir, sente-se mais à vontade para contratar no primeiro lugar.
É que o reverso da medalha da nossa legislação actual é que como é muito difícil despedir alguém, o patrão também não está muito à vontade para contratar no primeiro lugar.
E depois ainda temos o escândalo dos recibos verdes...

A maioria das pessoas nem sabe até que ponto estas afirmações estão correctas. Há muito que isso se passa e a solução para as empresas são sempre as mesmas.
-Aumenta a carga sobre os que lá estão (temos que fazer um esforço)
-Recorre-se ao trabalho temporário (nos últimos 2 anos, então...)
-Recibos verdes (que depois para pagar menos imposto descontam para a SS pelo escalão 1 e quando precisarem recebem uma miséria, sem falar na reforma)
-A nova inovação: contractos para uma tarefa.

É que os sindicatos responsáveis que negociaram as leis que deram nisto, são os representantes dos trabalhadores e não dos desempregados, que é um pormenor sempre esquecido. Protecção e privilégios sem fim aos que têm (filiados pois então) à custa de quem não têm.

Cumps
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor forunista » Quinta Set 20, 2007 12:15

É que o reverso da medalha da nossa legislação actual é que como é muito díficil despedir alguém, o patrão também não está muito à vontade para contratar no primeiro lugar.

Nenhum patrão está pouco avontade para contratar porque o despedimento não é flexivel!
Qual é o patrão que contrata logo sem termo (efectivo) ?
A flexisegurança só iria servir para precarizar ainda mais o trabalho, liberalizando o despedimento. Os patrões ainda não têm mãos livres para despedir os funcionários que estão lá há mais tempo, a flexisegurança cai que nem uma luva e livram-se das indemnizações...
Recibos verdes ? Foram criados pelas mesmas pessoas que defendem a flexisegurança.
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor forunista » Quinta Set 20, 2007 12:28

pagc Escreveu:É que os sindicatos responsáveis que negociaram as leis que deram nisto, são os representantes dos trabalhadores e não dos desempregados, que é um pormenor sempre esquecido. Protecção e privilégios sem fim aos que têm (filiados pois então) à custa de quem não têm.

As leis que "deram nisto" não foi obra dos sindicatos, mas sim do patronato! Não são os sindicatos que defendem a flexisegurança e a precarização!
Sim, os sindicatos são os representantes dos trabalhadores e a protecção e "privilégios sem fim" não são só aos filiados. Quando os sindicatos negoceiam com o patronato(ultimamente não tem sido "negócio" porque as condições que o sindicato propõe nunca são aceites ou nem sequer são ouvidos) é para todos. Se há um aumento de salários, não é só para os sindicalizados!
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Azarael » Quinta Set 20, 2007 13:04

forunista Escreveu:

Nenhum patrão está pouco avontade para contratar porque o despedimento não é flexivel!
A flexisegurança só iria servir para precarizar ainda mais o trabalho, liberalizando o despedimento. Os patrões ainda não têm mãos livres para despedir os funcionários que estão lá há mais tempo, a flexisegurança cai que nem uma luva e livram-se das indemnizações...
Recibos verdes ? Foram criados pelas mesmas pessoas que defendem a flexisegurança.

Acreditas mesmo nisso?!
Põe-te no lugar de um empregador, vais me dizer que não ficavas preocupado em fazer uma contratação se depois tiveres grande dificuldade a despedir mesmo que tenhas razão. Se te é muito díficil despedir é óbvio que também vais ter extremo cuidado ao contratar para não ficares encalhado.

forunista Escreveu:As leis que "deram nisto" não foi obra dos sindicatos, mas sim do patronato!

Hmm... uma lei laboral que beneficia extremamente quêm já têm emprego... Claro! Têm que ser obra do patronato...
Só para ter a certeza... estava a ser sarcástico...

forunista Escreveu:Se há um aumento de salários, não é só para os sindicalizados!

Não, é para toda a gente que têm trabalho segundo a lei. Ou seja, tens um milhão de trabalhadores a recibos verdes que passam ao lado sem contar os desempregados.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor forunista » Quinta Set 20, 2007 13:27

Azarael Escreveu:
forunista Escreveu:Nenhum patrão está pouco avontade para contratar porque o despedimento não é flexivel!

Acreditas mesmo nisso?!
Põe-te no lugar de um empregador, vais me dizer que não ficavas preocupado em fazer uma contratação se depois tiveres grande dificuldade a despedir mesmo que tenhas razão. Se te é muito díficil despedir é óbvio que também vais ter extremo cuidado ao contratar para não ficares encalhado.

Mas onde é que há dificuldade em despedir ?
Se tou a contrato, quando acabo o contrato, mandam-me embora. Nem é preciso despedir.
O problema do patronato é se estiver efectivo e eles querem "flexibilizar" para despedir sem justa causa e o Estado que pague o sub-desemprego em vez de serem eles a indemnizar!

Azarael Escreveu:Hmm... uma lei laboral que beneficia extremamente quêm já têm emprego... Claro! Têm que ser obra do patronato...
Só para ter a certeza... estava a ser sarcástico...

Ainda há leis que beneficiem extremamente quem trabalha ?!
Há quem veja beneficios e regalias em tudo o que um sindicato quer negociar, pena é que não vejam o regabofe de mordomias do patronato.

Azarael Escreveu:
forunista Escreveu:Se há um aumento de salários, não é só para os sindicalizados!

Não, é para toda a gente que têm trabalho segundo a lei. Ou seja, tens um milhão de trabalhadores a recibos verdes que passam ao lado sem contar os desempregados.

Mais uma vez, os recibos verdes foram criados por aqueles que defendem a flexisegurança.
Há sindicatos a vários niveis, desde uma empresa a nacionais. Quem negoceia com as empresas são os da própria empresa ou da área a que a empresa pertence. Depois há os nacionais que negoceiam com o governo e esses propõem medidas a nivel do código do trabalho.
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor jim-lamego » Quinta Set 20, 2007 21:17

pagc Escreveu:
jim-lamego Escreveu:Os créditos Habitação no final do empréstimo pagas 3x o valor que pediste e só te emprestam 80% do valor da casa.

Não sei onde vais buscar esses valores, mas fiz hoje uma simulação online no BPI, para um crédito à habitação de 126 000€ e deu-me os seguinte resultados:
Imagem

Como podes ver ficam ainda longe das 3x que dizes. O que não significa que não existam bancos que o peçam, mas seria muito estúpido alguém não procurar no mercado, qual a alternativa mais barata

Bem , para 50 anos 126000x3=378000 para 345000 existe assim tanta diferença? ok não são 3x mais são 2.7 x a mais . :roll:
E as despesas que tens para alem da prestação ? (seguros por ex.)

pagc Escreveu:
jim-lamego Escreveu:Quanto por exemplo a créditos pessoais pedes 5000€ no final do crédito pagas 8000€ .

Num crédito pessoal tudo dependo dos prazos de pagamento, mas para os tes 5000€, a 12 meses pagas 5421€, a 24 pagas 5784€, a 36 meses pagas 6169€. A menos claro que te metas com os rapazes dos créditos rápidos e taxas de usura. Mas como tudo tens opções melhores, é uma questão de as procurares.

Cumps

Ora bem, fizeste uma simulação online .
Por acaso leste as letrinhas pequeninas que vem no final da página?
Qual é que é o montante que tens de pagar no final do emprestimo última prestação ?
Por acaso viste aquilo a que estas obrigado para conseguires que eles te mantenham o spred ? è que tens um conjunto de obrigações tipo teres uma poupança habitação de um valor minimo mensal , teres pagamento de luz e agua por transferencia , teres conta ordenado , teres um crédito pessoal de um valor minimo estipulado por eles, teres um saldo médio superior um valor estipulado por eles. etc etc etc ...
Se não cumprires um nº de condições que eles estipulam a prestação dispara te . o spred chega te a subir de 0.3 para 1.2 e ás vezes mais.

olha neste momento tenho 2 creditos de 5000 eur , pago 103 e 107 por cada um . ora bem 107x12 meses =1284x6anos =7704 . Ok não são 8000 € :roll:

Infelizmente sei bem do que falo , por necessidade já tive de recorrer por diversas vezes a emprestimos bancários (casa, carro , e até para empresa )e claro nas alturas em que estava mais debilitado economicamente , que é o que acontece a grande maioria do pessoal.
A opinião que tenho em relação aos bancos é que estes aproveitam se da tua má situação financeira para te cobrar taxas exorbitantes.
No papel é tudo muito bonito , mas depois ....

O pagc quem é que faz um empréstimo de 126000 eur e o paga em 15 anos?
Quem é que pede 5000 eur e o paga em 12 meses?
Não digo que não existam , mas por favor , vamos tomar a excepção como regra?
Falou se muito sobre os bancos poderem alargar o prazo máximo para consecção de créditos pk ? de certeza que não é por a mioria os pagar em 15 anos , não achas? :roll:

Eu questiono se tu vives mesmo no mesmo Portugal que eu... :lol: :lol:

Resumindo , existem aqueles que roubam ás escndidas e são presos. Os bancos roubam ás claras e nada lhes acontece.
Se não os consegues vencer , [(não te juntes a eles)] ....nem sequer tentes.
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 14, 2005 14:01

Mensagempor jim-lamego » Quinta Set 20, 2007 21:26

Azarael Escreveu:Aonde foste buscar esses valores? E de qualquer maneira uma coisa é a sensação outra é a realidade.
De facto, com as dificuldades de hoje em dia, é possível que muita gente peça emprestimos para consumo para aguentar um nível de vida que já não é suportavel. Agora, não posso deixar de pensar que as pessoas também têm que ter cabecinha, não é ? A informação está disponível e os bancos estão a apenas a vender o seu produto, por mais que também me irrite muitos dos seus anúncios.

Esses valores foram referenciados por diversas vezes nos noticiarios da RTP1 e da SIC , no ano de 2005 penso 32% o Millenium BCP.

Quando falo de emprestimos não me estou a referir a créditos para comprar Plasmas ou telemoveis. Esses acho muito bem que tenham taxas de Juro apertadas.
Agora repara , já viste algum emprestimo para investimento por exemplo com 10x sem juros?

Acho escandaloso o facto de uma pessoa pagar uma taxa de juro tão baixa para créditos ao consumo e uma tão alta para Investimento ou Habitação.
Se não os consegues vencer , [(não te juntes a eles)] ....nem sequer tentes.
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 14, 2005 14:01

Mensagempor XMAN » Sexta Set 21, 2007 8:45

jim-lamego Escreveu:
Azarael Escreveu:Aonde foste buscar esses valores? E de qualquer maneira uma coisa é a sensação outra é a realidade.

Esses valores foram referenciados por diversas vezes nos noticiarios da RTP1 e da SIC , no ano de 2005 penso 32% o Millenium BCP.

Quando falo de emprestimos não me estou a referir a créditos para comprar Plasmas ou telemoveis. Esses acho muito bem que tenham taxas de Juro apertadas.
Agora repara , já viste algum emprestimo para investimento por exemplo com 10x sem juros?

Acho escandaloso o facto de uma pessoa pagar uma taxa de juro tão baixa para créditos ao consumo e uma tão alta para Investimento ou Habitação.

lol?

o credito ao consumo é o juro mais alto entre os varios tipos de creditos, é só fazerem as contas, o que conta é o TAEG, como já disse anteriormente no crédito à habitação os bancos são obrigados a usar taxas indexadas ( EURIBOR) que não representam qualquer lucro para o banco, a sua margem é o que se designa normalmente por spread, que hoje em dia é muito inferior ao praticado na ultima decada.

quanto à flexisegurança, sou totalmente de acordo, a nossa lei laboral é completamente antiquada e desajustada da realidade actual, numa economia cada vez mais global tem que existir cada vez mais flexibilidade de maneira a potenciar a produtividade (principal factor quando se fala de concorrência).
Na minha perspectiva qualquer trabalhador que tenha uma mentalidade profissional e seja aplicado, não tem que temer a flexisegurança, já os que encaram o trabalho como apenas "um cumprir de horário, e o resto que se lixe" tem razões para se preocupar, mas é isso mesmo que Portugal necessita, mudança de mentalidades, as pessoas encararem os seus trabalhos de uma forma profissional, investirem nelas próprias, desenvolverem carreiras e competencias e não limitarem-se a cumprir o horário dia a dia até à idade de reforma sem qualquer tipo de motivação.
XMAN
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Dez 04, 2003 10:32

Mensagempor pagc » Sexta Set 21, 2007 9:03

jim-lamego Escreveu:Bem , para 50 anos 126000x3=378000 para 345000 existe assim tanta diferença? ok não são 3x mais são 2.7 x a mais . :roll:
E as despesas que tens para alem da prestação ? (seguros por ex.)

é correcto o que dizes mas se repares no quadro a diferença entre um empréstimo a 50 ou 40anos são mais 35€ por mês e menos 52283€, de 50 para 35 anos são mais 63€ e menos 77109€. Estas contas têm de se fazer para a vida inteira e não para só para o inicio. Quando não se pode ter uma casa com terraço e vista para o mar e um carro tecto de abrir (Anúncio do BCP), têm-se a casa que se pode ter e onde se pode ter

jim-lamego Escreveu:olha neste momento tenho 2 créditos de 5000 eur , pago 103 e 107 por cada um . ora bem 107x12 meses =1284x6anos =7704 . Ok não são 8000 € :roll: ..

Mas ai estás com prazos elevadíssimos, podes não poder fazer melhor mas com prazos desses, não há spread que safe, é a matemática a lixar

jim-lamego Escreveu:Falou se muito sobre os bancos poderem alargar o prazo máximo para consecção de créditos pk ? de certeza que não é por a maioria os pagar em 15 anos , não achas? :roll:

Os bancos alargaram os prazos porque o nível de endividamento estava no limite, senão não emprestavam mais dinheiro. Para as pessoas foi a forma de esticar ainda mais um pouco a corda, porque esse alargamento ao fazer baixar a prestação permitiu que eles pedissem ainda mais algum.

jim-lamego Escreveu:Eu questiono se tu vives mesmo no mesmo Portugal que eu... :lol: :lol:

EDIT
Há bocado pensei que sim, mas vê lá se é neste pais que vives.
Imagem Imagem
É que se for, vivemos no mesmo :cry:

jim-lamego Escreveu:Resumindo , existem aqueles que roubam ás escondidas e são presos. Os bancos roubam ás claras e nada lhes acontece.

Sabes onde é que eles usam e abusam? Nem é nos spreads é nas comissões que te cobram por tudo e por nada. Agarra num extracto bancário e soma lá os valores pequenos todos e vais ver quanto é que aquilo dá. Quando pagas a prestação da casa pagas despesas de processamento, cobram a manutenção da conta dos clientes, a emissão de cheques, do cartão de crédito, as transferências bancárias, as despesas com o estudo, avaliação e processamento no crédito à habitação,. Essas comissões já valem 25% do lucro dos bancos. Vê o gráfico no fim da página
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor alr_tech » Sexta Set 21, 2007 12:52

XMAN Escreveu:...quanto à flexisegurança, sou totalmente de acordo, a nossa lei laboral é completamente antiquada e desajustada da realidade actual, numa economia cada vez mais global tem que existir cada vez mais flexibilidade de maneira a potenciar a produtividade (principal factor quando se fala de concorrência).
Na minha perspectiva qualquer trabalhador que tenha uma mentalidade profissional e seja aplicado, não tem que temer a flexisegurança, já os que encaram o trabalho como apenas "um cumprir de horário, e o resto que se lixe" tem razões para se preocupar, mas é isso mesmo que Portugal necessita, mudança de mentalidades, as pessoas encararem os seus trabalhos de uma forma profissional, investirem nelas próprias, desenvolverem carreiras e competencias e não limitarem-se a cumprir o horário dia a dia até à idade de reforma sem qualquer tipo de motivação.
...
tá-se mesmo a ver que és jovem...
e tens naturalmente um curso superior....
e vives num cidade...

acredito prefeitamente na mudança de mentalidades...
quanto te referes à produtividade... falas de trabalhar até 10, 12 h diárias...
esperos que saibas que a produtividade é medida durante as horas de trabalho normais... e não com as horas extra em que trabalhas a mais...
não é por trabalhares mais que a produtividade aumenta para a empresa, mas sim o bolso do patrão porque trabalhaste mais e ele pagou-te o mesmo...

é a formação, e acompanhamento pelas chefias do trabalho a executar que eleva a produtividade... ou seja um trabalho em equipa...
é a geração e o aproveitamento das ideias de todos que eleva a mesma produtividade....

agora como formação é tida como um custo... a maioria das chefias limita-se a dar ordens e a olhar para o umbigo...

ora só resta a autoformação.... o problema é, como estudas a trabalhar com 400 a 500 €.... trabalhas 10 a 14 h diárias.... (às vezes 2 empregos)
explica lá...
nem todos tiveram a oportunidade ou o dinheiro dos pais para lhes pagar o curso... ou mesmo dinheiro próprio...

ora com o indice de escolaridade a rondar o 9 ano... e as empresas desmotivadas e sem querer mudar, investindo...
não estou a ver como a flexibilização vai fazer alguma coisa...

a não ser poupar com as indeminizações.... (que penso que é isto que realmente conta para o patrão...)

o que significa que com a SS já a arrebentar por todos os lados seria os impostos daqueles que pagam a pagar a dita flexibilização...
ou seja aqueles que tem emprego (dito para a vida)...
ora como a maioria do pessoal já usa esquemas de todo o tipo para fugir aos impostos....
a única maneira para suportar os elevados custos, de trabalhadores desempregdos de altissima duração, seria aumentar ainda mais os impostos aqueles que pagam...

como é, espero que não te importes que te cortem as vazas quando usas aqueles esquemas para fugir aos impostos, te criem uma tabela fixa em função do ganho provável e não do que declaras...

e te paguem apenas 50 %, quando um dia o teu chefe está mal disposto e te diz até qq dia...
e começas à procura e descobres que tens um milhar de outros no mesmo....
espero que tenhas um bom esquema de poupanças ou então corta no crédito.. pois não te esqueças que todos os meses... o banco vai lá pedir o que deves....

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor XMAN » Sexta Set 21, 2007 14:44

alr_tech Escreveu:
XMAN Escreveu:...quanto à flexisegurança, sou totalmente de acordo, a nossa lei laboral é completamente antiquada e desajustada da realidade actual, numa economia cada vez mais global tem que existir cada vez mais flexibilidade de maneira a potenciar a produtividade (principal factor quando se fala de concorrência).
...
tá-se mesmo a ver que és jovem...
e tens naturalmente um curso superior....
e vives num cidade...

acredito prefeitamente na mudança de mentalidades...
quanto te referes à produtividade... falas de trabalhar até 10, 12 h diárias...
esperos que saibas que a produtividade é medida durante as horas de trabalho normais... e não com as horas extra em que trabalhas a mais...
não é por trabalhares mais que a produtividade aumenta para a empresa, mas sim o bolso do patrão porque trabalhaste mais e ele pagou-te o mesmo...

é a formação, e acompanhamento pelas chefias do trabalho a executar que eleva a produtividade... ou seja um trabalho em equipa...
é a geração e o aproveitamento das ideias de todos que eleva a mesma produtividade....

agora como formação é tida como um custo... a maioria das chefias limita-se a dar ordens e a olhar para o umbigo...

ora só resta a autoformação.... o problema é, como estudas a trabalhar com 400 a 500 €.... trabalhas 10 a 14 h diárias.... (às vezes 2 empregos)
explica lá...
nem todos tiveram a oportunidade ou o dinheiro dos pais para lhes pagar o curso... ou mesmo dinheiro próprio...

ora com o indice de escolaridade a rondar o 9 ano... e as empresas desmotivadas e sem querer mudar, investindo...
não estou a ver como a flexibilização vai fazer alguma coisa...

a não ser poupar com as indeminizações.... (que penso que é isto que realmente conta para o patrão...)

o que significa que com a SS já a arrebentar por todos os lados seria os impostos daqueles que pagam a pagar a dita flexibilização...
ou seja aqueles que tem emprego (dito para a vida)...
ora como a maioria do pessoal já usa esquemas de todo o tipo para fugir aos impostos....
a única maneira para suportar os elevados custos, de trabalhadores desempregdos de altissima duração, seria aumentar ainda mais os impostos aqueles que pagam...

como é, espero que não te importes que te cortem as vazas quando usas aqueles esquemas para fugir aos impostos, te criem uma tabela fixa em função do ganho provável e não do que declaras...

e te paguem apenas 50 %, quando um dia o teu chefe está mal disposto e te diz até qq dia...
e começas à procura e descobres que tens um milhar de outros no mesmo....
espero que tenhas um bom esquema de poupanças ou então corta no crédito.. pois não te esqueças que todos os meses... o banco vai lá pedir o que deves....

cumps

Tenho 35 anos, não tirei nenhum curso superior, frequentei o 1º ano de universidade em marketing, mas devido a problemas pessoais acabei por desistir ( faleceu a minha mãe e fiquei cerca de um 1 ano desorientado, sem motivação para nada).

Comecei a trabalhar por iniciativa própria no 11º ano (só aos fim de semanas, sim quando os outros iam curtir), no 12º ano so tinha 3 disciplinas passei a trabalhar a full time.

Trabalhei em vários ramos diferentes até chegar a um que realmente gostava (audiovisuais), aí trabalhei 7 anos arduamente numa empresa, com horários malucos, muita carga horária sem qualquer renumeração extra pelas muitas horas extras, mas manti sempre uma atitude profissional, e sempre que podia tentava aprender o máximo sobre a minha profissão ( num regime auto didata), isso levou a que ganhasse muito know how, muitos contactos e me tornasse um excelente técnico na minha area, reconhecido pelos clientes, o que levou a que criasse a minha própria empresa e que muitos desses clientes continuassem a trabalhar comigo e não com a empresa antiga.
Para mim o sucesso passa pela mentalidade, pelo profissionalismo, pela motivação.
XMAN
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Dez 04, 2003 10:32

Mensagempor alr_tech » Sexta Set 21, 2007 15:57

boas

sem nada contra...
pelo contrário é de louvar....
foste explorado....

mas, tiveste sorte com o teu esforço....
se conseguires transmitir a ideia, liderar, formar os elementos que trabalham contigo, não necessitas de despedir ninguem com a nova lei...
porque neste momento a lei actual já tem mecanismos suficientes para contratares pessoas segundo as tuas necessidades...

mas, infelizmente nem todas estão dispostas a isso.... e além disso o mercado é muito pequeno para serem todos patrões...

qual é o estimulo de um tipo que ganha 400 € e vê um gaijo que é chefe dele chegar tardissimo a ganhar 3 vezes ou mais e a exigir que os outros lá fiquem quando ele já se foi embora...

aquilo que tu chamas de profissionalismo, não o é, ser profissional é ser competente técnicamente, continuar a pesquisar, formar para ainda ser melhor... e com isso ser reconhecido....
mas, trabalhar depois daquilo para que fomos contratados só depende do próprio em querer dar o seu melhor, mas não pode ser sempre...
uma coisa é dar duro no fim de um projecto para o acabar em pleno, algo que seja pontual.... mas, todos os dias não....
não é isso que aumenta a produtividade..

trabalhei durante algum tempo em Inglaterra... e as primeiras semanas fiquei um pouco à nora.... comecei dar comigo sozinho a partir de determinadas horas na empresa... isso, chocou-me mas tb só o fiz enquanto me ambientava ao trabalho.. depois entre as 17 e as 18 saia...
por dois motivos, foi logo avisado que não me pagavam mais por causa disso, e tb porque os outros não queriam...

aquilo era duro, o almoço 15 min uma sandocha e estava a andar..
de vez em quando aparecia um mail a informar que iria haver uma sessão de formação às tantas...
umas bejecas, às sextas e sábados depois do serviço..

mentalidades

só me resta desejar-te sorte com a tua empresa.... e que nunca necessites de tornar a ser assalariado..

cumps

PS- também paguei a minha formação, quase sempre à noite... de dia trabalhava...
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

AnteriorPróximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes