CoolMaster Escreveu:É preciso um perfeito idiota para achar que se devem extinguir especies só porque em grandes quantidades podem causar prejuizo... digo que só um perfeito idiota diz isso porque só um perfeito idiota é que não sabe que vivemos num ecosistema onde todas as especies de animais são importantes para o equilibrio ambiental terrestre.
Nós somos a única espécie que compreende o equilibrio da natureza, somente porque temos esta coisa maravilhosa que é a inteligência avançada (não estou a dizer que outras espécies animais não são inteligentes). As várias espécies existem para existir esse equilíbrio. Umas alimentam-se de outras, vivem em simbiose ou mutualismo, o todo funciona como um organismo.
Amigo, experimenta provocar um desequilíbrio nesse sistema: cria condições às baratas e ratos, mosquitos, que transportam doenças; experimenta permitir que uma infestação de gafanhotos devastem uma colheita, a unica forma de subsistência de uma população. O que é que acontece? Hum..... se calhar é idiota intervir, ok! Vamos deixar as nossas populações morrerem de fome ou de doenças... ok, isso não seria idiota.
O melhor é a prevenção, mas se esse equilibrio se quebra, dizes: Ah não podemos matar os bichinhos porque senão sou um idiota! Epa... Os burros usam palas para olharem só para a frente. Felizmente que nós podemos analisar e pensar sobre os casos e tomar a decisão mais sensata...
Não sei se sabes mas os ambientalistas, protectores do meio ambiente são responsáveis por "controlar" a população de várias espécies animais (leia-se matam), porque estas provocam desiquilibrios graves em vários ecossitemas, ou porque deixaram de ter predadores ou porque estão a exterminar outras espécies... Elas (estas espécies) não se preocupam com o equilibrio, querem é sobreviver...
E o pior é que está a acontecer o mesmo com a espécie humana... E não nos vamos exterminar como é óbvio. Porquê? Porque felizmente conseguimos pensar sobre isto e arranjar alternativas a isto. Não podes dizer a um rato: epa, vê lá se fo**s menos ou usas preservativo.
Penso que essa tua afirmação foi muito infeliz, e para mim mostra falta de conhecimento da realidade. Isso aprendi na escola: a natureza vive em equilibrio. Ok, mas é idiota pensar que vivemos no paraíso onde tudo é perfeito. Muitas vezes somos idiotas ao ponto de o desiquilibrar e temos de arranjar alternativas. Infelizmente na maior parte dos casos a exterminação é a melhor solução (estou a falar de ratos ou baratas) ou o "controlo" da população, agora isso que dizes...
Cumps