Já coloquei aqui mais dados sobre as desigualdades e não se trata de informação "viciada". Todos têm a mesma opinião, há empresas com lucros exorbitantes à conta do empobrecimento geral.
Quais ? E quêm são "todos" ? Nunca disse que a informação está "viciada" simplesmente dá para jogar muito com as interpretações desses números.
Isso eram trocas! Cana de açucar por combustível.
Havia uma clara ajuda economica, não eram propriamente trocas de igual para igual...
Por acaso vi excertos do noticiário de TVs privadas na Venezuela! E chamavam vários nomes ao presidente!
Pronto, e depois ? O Chavez chama vários nomes aos opositores.
Quanto muito isso é o síndroma "República das Bananas".
Pois é, o 25 de Abril também foi um golpe de estado!
Mas existem várias diferenças entre o golpe de estado de Chavez e de Carmona!
Chavez não era líder da oposição, não era apoiado pela comunicação social e grandes grupos económicos. Por outro lado, a comunicação social em bloco juntou-se para derrubar Chavez mentindo com a afirmação de que Chavez se tinha demitido e Carmona assumido a presidência! Farsa atrás de farsa!
Sim, o 25 de Abril foi um golpe de estado, mas o governo não tinha sido eleito em eleições livres no primeiro lugar, pois não ?
Quanto ao segundo parágrafo não percebi bem aonde querias chegar... Não estou a defender nenhum golpe de estado...
Há várias formas de fazer democracia!
Como disse, não é por aumentar em 1 ano a duração da presidência que já não há democracia!
Em determinadas circunstância e zonas há modelos que se adequam melhor do que outros! A Democracia não se aplica linearmente...
Na antiga Jugoslávia, por exemplo, existia rotatividade no governo, entre Sérvia, Croácia, Eslovênia, Bósnia, etc.
...esse há várias formas de fazer democracia...
Aumentar em 1 ano, intenção de levantar a limitação de mandato, reforço do poder executivo, regulação apertada da comunicação social...
E não estou a defender um tamanho único, mas não me vais dizer que não é no mínimo suspeito? Ou que nada se passa ? É fechar os olhos.
Se o Sócrates tentasse fazer isso, o que é que achavas? Dizias que não era nada demais? Eu já acho preocupante o que aconteceu com a ERC e o novo cargo de "coordenador das polícias"...
Errr... acho que a ex-Jugoslávia não é lá grande exemplo...
Sim, já passamos por muito para chegar à conclusão que assim não dá, não com o sistema actual em Portugal e na maior parte dos países.
Quanto à URSS, foi a maior "experiência" de uma viragem de sociedade e a História não termina aí. Tivemos 60 anos de transformação num país que em a 2ª Guerra Mundial obrigou a medidas extremas. O mundo está em constante mudança e sempre que haja exploração, lá está alguém para fazer oposição. Enquanto houver separação de classes, há sempre luta, Marx já dizia isso...
O canto da sirene continua forte.
Eu diria para um dia fazeres uma viagem à Polónia, conheceres as pessoas e expôres as tuas ideias, mas não te quero mal.
Outra coisa que Marx dizia: "Eu não sou Marxista."
Porque é que a CCCP dividiu a Polónia com Hitler? Porque é que deportava pessoas dentro do seu próprio país? Porque é que uma das maiores causas de incêndio na Moscovo Soviética eram televisões? Porque é que a esperança média de vida foi diminuindo na CCCP? Diz-me porque é que a CCCP implodiu?