Netcabo: verdade sobre os torrents

Os malditos provedores de acesso à Internet, dúvidas, problemas, comentários e porque não: sugestões

Moderadores: Administradores, Moderadores

Netcabo: verdade sobre os torrents

Mensagempor net_shark » Sexta Out 05, 2007 10:48

depois de uns testes e leitura dos topicos aqui ja descobri o que se passa.

Alguem (gestão da tvcabo ou terceiras partes) convenceu a eng de rede da tvcabo a tomar medidas para filtrar p2p, ou a iniciativa partiu dos proprios engenheiros.
Como no mundo pt (leia-se portugal telecom) toda a gente esta bem habituada a não dar cavaco a ninguem por nada que faz esta medida caiu do ceu.
Claro que a confirmação oficial não existe por duas razoes:

*Desconhecimento interno na tvcabo das medidas que alguns tomaram.
*Mais grave ainda, conhecimento total da situação, mas sem admissão oficial, pois isso iria/irá prejudicar a continuidade de muitos clientes neste isp.

Enfim, a tvcabo de sempre...

Passando para a parte tecnica.
Muito provavelmente estão a ser usadas gateways QoS que analisam o trafego na camada aplicacional de rede.
Para os leigos, esta camada distinge o tipo de trafego internet que estão a fazer. Por exemplo bittorrent é diferente de http ,ftp, mail, etc. Edonkey2000 (emule) é diferente de bittorent e de todos os outros p2p, etc...
Este tipo de diferenciação anda a ser estudado em redes ha muitos anos, e já existe muita coisa a funcionar em fase beta em isps, universidades, etc...enfim tudo que sejam redes de acesso á internet com grande quantidade de utilizadores.

O sintoma de enganos é classico:

* Engano #1:os pings funcionam a uma velocidade rapida e enganosa, pq nem sequer passam pela camada aplicacional. Não servem como medida fiavel de velocidade.
* Engano #2:http e ftp são surpreendentemente rapidos e atingem frequentemente a capacidade maxima da linha, porque o administrador não faz shaping deles, pq todo o cliente usa http. Claro que os testes de velocidade online baseam-se essencialmente nisto, e o utilizador cai que nem um patinho quando estes testes lhe dizem que esta tudo bem.
* Engano #3: Protocolos p2p populares como o bittorrent, causam muito trafego e são a primeira coisa que o administrador vai controlar. O sistema QoS nunca os bloqueia efectivamente, pois ocasionalmente confunde-os com outro trafego legitimo e seria perigoso bloquear tal coisa. No entanto a maior parte do trafego (>90%) será efectivamente controlada.
* Engano #4: protocolos p2p obscuros e pouco usados atingem velocidades rapidas, porque o sistema QoS não os "conhece" e por isso não os consegue identificar, tratando-os como trafego normal (http,ftp,etc).
* Engano #5: O sistema não é a prova de bala. Não adianta nada mudar as portas que são usadas, nem trocar extensoes ao torrent, nem mudar de trackers. Ele vai sempre identificar-vos. Contudo se o trafego for cifrado, a historia e completamente diferente. Trafego p2p cifrado normalmente estabelece uma ligação não cifrada inicial, que o sistema QoS consegue identificar e controlar, mas a seguir vem tudo cifrado. Como ele não consegue identificar o tipo de pacotes, da-lhe prioridade normal. Houve um utilizador que referiu isso mesmo aqui. Com trafego cifrado, o torrent inicialmente estava lento mas depois ficou rapido.

Como funciona?

O sistema le os cabeçalhos de todos os pacotes TCP/UDP que atravessa a gateway e compara esses cabeçalhos com uma base de dados interna de padroes que possui. Um determinado protocolo tem um ou mais padroes nessa base de dados. Apos idenficação do pacote a atribui um conjunto de politicas que o administrador determinou para esse protocolo. Por exemplo, passar com a maxima prioridade, descartar, ou no caso de tcp, diminuir/aumentar o fluxo de informação.
Se um protocolo não é correctamente identificado (por exemplo o novo "xpto" que a gateway ainda nao conhece) é atribuida a politica geral que o administrador definiu para trafego desconhecido/geral.
Como os protocolos evoluem, os padrões contidos na base de dados da gateway QoS são constantemente actualizados e novos são eventualmente adicionados.

ha gateways tão simples como firewalls QoS baseadas em linux que conseguem fazer isto.
A nivel industrial existe uma empresa que so trabalha neste ramo vendendo gateways a isps e semelhantes interessados: http://www.packeteer.com/

Legalmente é perfeito para a tvcabo:

* O utilizador consegue de facto atingir a largura de banda contratada já que http, ftp e ate os jogos online funcionam as mil maravilhas.
* Devido a um contrato desleal, quem tenta mudar de isps apanha logo com a factura dos meses em falta.
* Espera lá vamos baixar a velocidade para o minimo já que não adianta tem 20mbit de lb. Somos então presenteados com mais 25 € na factura por termos baixado a largura de banda contratada.

É uma vergonha que a TVcabo não admita nada disto, por ignorancia interna, ou porque não lhe convem admitir...

Tirem as vossas conclusões.
net_shark
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Ago 03, 2004 9:08

Mensagempor rato_chino » Sexta Out 05, 2007 13:33

O "engano #5" há uns tempos atrás era válido.
Actualmente a técnica é outra. Qdo é feito o handshake o protocolo é facilmente identificavel. O que eles fazem é:
-qdo é identificado o protocolo bittorrent deixam a ligação ser estabelecida;

-a seguir, enviam um pacote forjado (parecendo com origem no par a que estamos ligados) com a rst flag activa fazendo com que a ligação estabelecida com o par termine. Man in the middle? :P

Podem comprovar activando, por exemplo, o logger do utorrent. Irão ver montes de ligações serem terminadas.

Se fizerem o mesmo teste utilizando uma vpn que ofereça acesso à net vão verificar que a quantidade de ligações terminadas é mto menor e consequentemente terão uma velocidade superior!
rato_chino
Novato
Novato

Registado: Quinta Ago 09, 2007 9:23

Mensagempor net_shark » Sexta Out 05, 2007 13:48

rato_chino Escreveu:O "engano #5" há uns tempos atrás era válido.
Actualmente a técnica é outra. Qdo é feito o handshake o protocolo é facilmente identificavel. O que eles fazem é:
-qdo é identificado o protocolo bittorrent deixam a ligação ser estabelecida;

-a seguir, enviam um pacote forjado (parecendo com origem no par a que estamos ligados) com a rst flag activa fazendo com que a ligação estabelecida com o par termine. Man in the middle? :P

Podem comprovar activando, por exemplo, o logger do utorrent. Irão ver montes de ligações serem terminadas.

Se fizerem o mesmo teste utilizando uma vpn que ofereça acesso à net vão verificar que a quantidade de ligações terminadas é mto menor e consequentemente terão uma velocidade superior!

É perfeitamente viavel. Enviam o TCP_RST para o destino com o *vosso ip*. Em portugues, sou o ISP a fingir que sou o meu cliente e digo aos outros clientes p2p que estou a terminar as minhas ligações. Esta tecnica é muito usada para terminar ligações que possam causar problemas.
A unica solução é como dizes cifrar totalmente a ligação, quando isso é possivel.
net_shark
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor methon2 » Sexta Out 05, 2007 14:45

Eles sabem, porque quando liguei para la (não foi o apoio a clientes normal, era um numero fixo mesmo próprio para estas questões) eu falei-lhes do TS que faziam, e o operador disse-me que se eu passasse para 30GB inter (tinha ilimitado) passaria a ter uma ligação menos priorizada, isto quer dizer que eles sabem o que se passa, se são todos ou só alguns não sei. :roll:

Realmente anunciar tráfegos ilimitados e aumentos de tráfego para aplicar estas politicas, é uma falta de respeito enorme.

Uma coisa é aplicar temporariamente alguma forma de os outros clientes não serem prejudicados, até a situação ficar resolvida, mas nunca da maneira que é.

Eu por exemplo tinha o tarifário de 8Mb e tinha realmente os 8Mb sempre, e comigo começaram a aplicar TS desde o inicio deste ano, o meu upload variava entre 0 e 2KB's.

Se isto são politicas de controlo da rede que para eles são aceitáveis, a netcabo não durará muito tempo.

Cumprimentos e desculpe o testamento. :wink:
C2D 8400 3Ghz * Asus P5QL Pro
2*2GB DDR2 800 * Asus 9800GTX+
Seagate 500GB * Nox Urano 600W
TFT LG L1515S * Coolermaster Elite 330
methon2
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Fev 19, 2005 19:19

Mensagempor Overclocker » Sábado Out 06, 2007 0:10

Sou da Sapo ADSL com ilimitado, e até tenho 2 mulas a bombar ao mesmo tempo......

Hoje fui ao site da Cabovisão, bem.....aquilo parece o muro das lamentações 8O 8O

So faltava alguém aparecer com uma caçadeira.

Este ISP, so tem mesmo de bom é umas meninas.......

Até fiquei a gostar do sapo.....mesmo sem ser pernas de Sapo.

É completamente retrogada o que eles fazem, e como tratam os clientes!

Podem seguir aqui a "novela":

http://foruns.netcabo.pt/index.php?show ... &start=210

Sem comentários :!:
Overclocker
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Fev 08, 2006 0:59

Mensagempor net_shark » Sábado Out 06, 2007 9:37

Overclocker Escreveu:

Quanto a isso nem sei como as feministas fanaticas ainda não se queixaram, porque este gajo tem razao no que diz:

http://www.pplware.com/2007/09/28/netca ... ent-100262

LOL
net_shark
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Cyrus3v » Sábado Out 06, 2007 12:13

Overclocker Escreveu:Sou da Sapo ADSL com ilimitado, e até tenho 2 mulas a bombar ao mesmo tempo......

Hoje fui ao site da Cabovisão, bem.....aquilo parece o muro das lamentações 8O 8O

So faltava alguém aparecer com uma caçadeira.

Mas não é só a Netcabo que faz isso, quer me parecer que a Optimus faz a mesma coisa.
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Mar 23, 2007 19:18

Mensagempor xmidt » Domingo Out 07, 2007 22:34

Se a netcabo deixasse de andar a pagar balurdios a fazer anuncio sobre as 3 meninas de rua que não interessa a ninguém o facto da tvcabo ter 3 badalhocas novas. Essas 3 gajas é que andam a gastar o tráfego todo a ligarem umas pas outras por voip a dizer que a morcona da vizinha tem purpurinas...

desculpem o desabafo...
Intel E2180 @ 2500Mhz 1.3V :: Gigabyte GA-P31-DS3L :: Corsair 675 @ 806 4-4-4-12 @ 2.0V
Connect3D 3850 512MB :: LC Power SG 550W Green :: Coolermaster Elite 331
Seagate 500GB + WD 640GB:: Asus VW222S :: Creative 5.1 P580
xmidt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Jul 17, 2005 2:38

Mensagempor Overclocker » Segunda Out 08, 2007 18:20

Ai do Sapinho que vá pelo mesmo caminho........... :evil: :evil:

Badalhocas, mesmo...

Até as alternadeiras são melhores...

Pouca vergonha! :!:
Overclocker
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Fev 08, 2006 0:59

Mensagempor Kayn » Segunda Out 08, 2007 20:04

Claranet rulez! :cool:

nada de muito novo aqui. Sao xulos, sempre foram e sempre irão ser porque a concorrencia é agressiva. Agora, nao sei o que é que eles tem na cabeça. O boato é das armas mais destrutivas. Se eles nao fazem um comunicado oficial legitimo e aberto do que se passa, acabam por nao angariar clientes e ter desistencias só pelo que o amigo do amigo disse. Continuo a nao perceber que desinteria mental se passou na cabeca daqueles gajos porque este deve ser do pior tipo de situacoes a serem criadas pela dificuldade com que deixam de existir.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor methon2 » Segunda Out 08, 2007 22:24

Comigo foi a morte deles, sempre tive um serviço bom de internet com eles, se não fosse o TS a esta hora ainda devia ter netcabo.

Simplesmente estão-se a deitar na cama que fizeram e cada dia que passa cada vez tá pior, ainda por cima ignoram as queixas dos clientes. :evil:

Resumindo uma perfeita falta de respeito pelos clientes que todos os meses pagam rios de dinheiro.
C2D 8400 3Ghz * Asus P5QL Pro
2*2GB DDR2 800 * Asus 9800GTX+
Seagate 500GB * Nox Urano 600W
TFT LG L1515S * Coolermaster Elite 330
methon2
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Fev 19, 2005 19:19

Mensagempor jluisfer » Terça Out 09, 2007 10:01

Rapidshare.com rulez!!!!! e ai ninguem toca :) pois é http
Core 2 Duo @ 2.4 / 2GB Ram a 667Mhz / 2 X 320GB Sata / Geforce 8800 320 MB / Audigy 2 / Theater Pro 550

http://www.fotodoze.blogspot.com -o meu foto blog
http://acidentesdodesporto.blogspot.com -videos de acidentes de desportos motorizados e não só
jluisfer
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 02, 2004 10:42

Voltar para ISPs

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes